+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte baixa dar ping alto?

    Olá pessoal tou com uma fonte de 12v 1 ampere em patch painel alimentando 4 equipamentos tem um equipamento que o ping sobe mas isso é anoite pode ser essa fonte?

  2. #2

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    A fonte promete e entrega 12V, mesmo que tenha 1A de consumo. Mas com que ripple?

    Uma fonte com ficha técnica meio completa ia dizer algo tipo:
    Ripple: <50mV @ 0,8A

    Mas na prática o que tem geralmente é:
    Ripple de 150mV com consumo até 0,1A
    Ripple de 50mV com consumo entre 0,2 e 0,7A
    Ripple de 200mV com consumo maior que 0,8A

    A fonte terá menor ripple, portanto tensão mais limpa, quando o consumo fica entre uns 30 e 70% da capacidade prometida. Se a fonte promete 1A, então o menor ripple provavelmente vai existir com consumo entre 0,3 e 0,7A.

    Não sei que equipamentos alimenta, mas as menores CPE's ou rádios consomem uns 4W pelo menos, 4W/12V = 4/12 = 0,33A. Ou seja, pra 1 rádio essa fonte teria ripple baixo. Pra 2 também. Mas pra 3 desses já teria ripple meio alto.

    Não adianta matar formiga com metralhadora e colocar uma fonte 12V 20A, esse seu equipamento consome provavelmente 1A somado, e 1A é apenas 5% de 20A, nessas condições de consumo tão baixo a maioria das fontes baratas vão ter muito ripple.

    (É tipo carro com ar-condicionado pesando, o carro promete 77CV de força, mas dependendo de algum problema no ar, em marcha lenta tem motor que apaga hora que liga o ar, porque o peso do ar (Equivalente a uns 5cv) é maior que a potência do motor em baixa rotação (Falta potência e falta torque em carro comum). A fonte com baixo consumo também opera bem mal, a capacidade de entregar alta potência é bem diferente da capacidade de ter baixo ripple)

    Te recomendo ver que tensão os aparelhos suportam, se for Mikrotik e Ubiquiti eles vão de 10 a 27V provavelmente, melhor colocar uma fonte 24V 1A pra eles (24*1 = 24W, o dobro da capacidade atual (12*1 = 12W)), porque se tem cabos POE longos a queda de tensão neles pode dar uma baixa tensão nos aparelho caso use fonte de 12V.

    Se for equipto apenas 12V mesmo, ainda procuraria uma fonte de 13,5V 2A, mesmo roteadores de mesa 12V aceitam pouco mais de 13V tranquilo.
    Algo tipo isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...lugue-p4-c-_JM

    Se for UBNT e MK, eu usaria no mínimo fonte de 15V tipo
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-mm-bivolt-_JM
    (Mas seu patch panel provavelmente precisa conector P4 no tamanho 5,5 por 2,5mm, cuida esse detalhe)

    Se tiver fonte de notebook decente (Nada de Philco, Amazon, STI, ou Positivo), de 15 a 20V, pode usar em MK e UBNT a vontade, tem muito menos ripple do que metade das fontes baratas. Tem fonte que promete muita potência pro preço:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...d-wireless-_JM
    Eu desconfio delas quando são muito baratas e oferecem alta potência (Tipo fonte ATX de 300W por R$ 35, são cheias de ripple). No caso dessas do último link, estou lá eu mexendo num Powerbook da Apple (Que usa fonte 24V, mal consome 40W, e essa fonte promete 72W), coloquei um adaptador de pino já que o cliente não trouxe a fonte, e liguei ela, e... o Powerbook engasgava o mouse, o HD externo não abria, era desplugar essa fonte que normalizada! Com fonte barata de 18,5V também acontece com muito notebook, você pluga a fonte que promete 80W ou mais, num netbook porcaria que mal consome 30W, e metade do netbook falha. No meu netbook da Acer eu coloquei um filtro LC interno pra poder usar nele umas fontes 18,5V da Raltek, porque elas pelo visto tem muuuuuito mais ripple que os carregadores genéricos de notebooks.

  3. #3

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    @rubem , Cada resposta uma aula, Parabéns Rapaz!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Olá pessoal tou com uma fonte de 12v 1 ampere em patch painel alimentando 4 equipamentos tem um equipamento que o ping sobe mas isso é anoite pode ser essa fonte?
    VIsso acontece porque na noite aumenta o trafego e produce mais interferenças . Verifica o espectro desse AP durante o dia e na noite.

    Se for problema de fonte aconteceria todo o tempo .

  5. #5

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    Conforme aumenta o trafego, aumenta o consumo e com certeza a noite aumenta muito o numero de clientes conectados e a quantidade de banda, por isso necessita de mais corrente consequentemente para manter a tensão. Atento para distancia do patch com a fonte para os equipamentos, dependendo se o cabo for alumínio coberto com cobre, poderá trocar a fonte e o problema persistirá. Use cabos 100% cobre ou o mais próximo disso para longas distancias entre fonte e equipamentos.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Conforme aumenta o trafego, aumenta o consumo e com certeza a noite aumenta muito o numero de clientes conectados e a quantidade de banda, por isso necessita de mais corrente consequentemente para manter a tensão. Atento para distancia do patch com a fonte para os equipamentos, dependendo se o cabo for alumínio coberto com cobre, poderá trocar a fonte e o problema persistirá. Use cabos 100% cobre ou o mais próximo disso para longas distancias entre fonte e equipamentos.
    Isso não procede. Independente do processamento o clock esta sempre na mesma frequência e o consumo é o mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    O consumo até varia, no caso de Nanostation lembro de medir conforme o tráfego, só com ping de 64B algo tipo 6W, e trafegando uns 50Mbps dava mais de 8W. Tenho que achar os valores exatos anotados, se era XM ou o que, mas era algo assim, de 6 pra 8W mudando o tráfego.

    Airgrid, RB711, SXT sextant antiga, em todos eles lembro de medir consumo com e sem tráfego alto, e mudava alguma coisa significativa tipo 2W ou mais. Nem sei se tenho isso anotado ainda.

    Mas em uso comum, com tráfego baixo de provedor pequeno, deve mudar talvez 1W. E poxa, são 4 equipamentos numa fonte de 12V 1A! Se cada um muda o consumo em 1W, são 4W a mais de consumo, tá fácil uma fonte absurdamente tão pequena ter ripple alto demais.

    Quem consome só uns 3W é modem e roteador wifi pequeno da TPlink, ou quase qualquer roteador wifi pequeno comum, um ou outro modem adsl comum consome 4W, mais que isso duvido. Switch também fica nos 3 a 4W conforme modelo, é pouco consumo mas essa fonte está pequena demais de qualquer jeito.

  8. #8

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Isso não procede. Independente do processamento o clock esta sempre na mesma frequência e o consumo é o mesmo.
    Eu acho q vc não te entendendo, com o aumento de processamento não é somente clock que deve obeservar existem n fatores e me explica o pq de uma rb 2011 com 12/1A, ao ligar a mesma baixa para 11.4v e quando está com trafego na casa de uns 50 mega a tensão baixa para uns 10.4v, será pq o consumo aumentou ?? e se vc tem 4 equipamentos alimentados com 1 A e cada um aumente coisa de 1w, pode ter certeza que e que sua tensão irá diminuir quase 2 volts e para determinados equipamentos é suficiente para aumentar ping e ficar reiniciando e se for cabo comprido a coisa piora mais ainda, isso eu falo por esperiência própria. Já tive com cabo de cerca de 8 metros uma airgrid e 2 wom 5000 e um cabo de 30cm em uma rb 750 tudo em uma fonte fonte de 12/1A, que foi coisa de somente ativar mais uma porta 1 equipamento externo fora da mesma fonte que foi suficiente para ficar pipocando e reiniciando. O clock trabalha em uma frequência e se a mesma for necessário um nivel mais alto pode ter certeza q o consumo aumenta. Senão não seria necessário trocar fonte de pc onde se compra placas de video de grande capacidade, pois ela ligar normalmente e quando o jogo começa ai começa os problemas q os mais velhos ja sabem de cabeça. Forte abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    Isso de porta extra, geralmente em switch barato a uns anos era comum o consumo aumentar coisa tipo 0,5W a cada porta extra em uso! E não é pelo led aceso (Que mal dá 0,05W).

    Era plugar um novo cabo de rede e o consumo subia 10%. Isso que switch não processa quase nada, é só encaminhar pacote conforme mac.

  10. #10

    Padrão Re: Fonte baixa dar ping alto?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Isso de porta extra, geralmente em switch barato a uns anos era comum o consumo aumentar coisa tipo 0,5W a cada porta extra em uso! E não é pelo led aceso (Que mal dá 0,05W).

    Era plugar um novo cabo de rede e o consumo subia 10%. Isso que switch não processa quase nada, é só encaminhar pacote conforme mac.
    Verdade, e esse equipamento que conectei foi em uma rb 750 e foi suficiente para dar caquinha.