+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx E BOM OU E IGUAL O GROOVE METAL

    Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx DUVIDA EM POR ESE CARTAO EM MEU AP TENHO UMA OMINI 15DB AQUARIO
    RB493 FONTE 12V 10 AH SERA QUE VO TER POBLEMAS

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx E BOM OU E IGUAL O GROOVE METAL

    O Groove Metal tem chipsets um pouco mais novos, tanto a CPU como o chipset de RF do Groove Metal é um pouco mais parudo.

    Mas se for uma RB493AH (Bem diferente da RB493), ela tem 128MB de Ram, isso faz diferença quando você faz outros usos simultâneos pra RB (AP + autenticação + balance, digamos). A RB493 tem só 64MB, e um chipset mais velho, eu diria que é uma solução bem pior que o Groove Metal (Exceto se precisar várias portas ethernet, depende do uso).

    Esse cartão é um cartão meio normal, chipset básico e potência alta. Groove Metal também só tem como diferença o dissipador de calor no amplificador de saída, é o equipamento pra quem precisa operar em potência tipo 24dBm. Mas... com omni (É uma omni 5,8GHz?) se usar potência alta vai só dar tiros nos pés, wifi é bidirecional e não adianta ter alta potência na torre se nos clientes for usar algo básico tipo NS Loco M5 (CPE de cliente nem pode colocar em potência alta, só cria distorção em pacote a toa, sinal alto com CCQ baixo não adianta nada).

    Não sei qual o alcance desejado, e que banda quer passar, mas o Groove A52HPN já vem com uma antena omni dualband de 6dBi, e a Omnitik já tem antena dupla polarização de 7,5dBi, isso é ganho suficiente pra muita coisa, dependendo da antena nos clientes pode ter cliente a 1 ou 4km. E essa solução fica mais barata que rádio+antena (Caso ainda não tenha comprado nada).

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx E BOM OU E IGUAL O GROOVE METAL

    e o seguinte os 2 sao parecido em potencia e tudo mas minha duvida e ese cartao tem a mesma eficiencia que um groove metal numa omini de 12 ou de 15 e outra questao o o o sinal fica sumindo no metal e no groove A5HPN O plastico ae qeria saber si ese cartao fica sumindo tambem pq utimamente a mikrotik ta com isso nos sxt groove e algums cartao

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx E BOM OU E IGUAL O GROOVE METAL

    Sinal sumindo é problema físico, não é questão de eficiência ou desempenho.

    Sinal sumindo é problema físico na coisa, algo entre o amplificador e o elemento dentro da antena perdendo contato as vezes. Cartão mini-pci só dá esses problemas quando se usa pigtail ruim, ou fixa eles muito mal, ou não isola a parte externa de modo a entrar água, eu sempre usei esses cartões e (De 2005 até hoje) e raramente acontece problemas, agora devo ter uns 2 anos sem sequer encostar em pigtail ou cabo em cartão mini-pci.

    Mal-contato pode acontecer em cartão mini-pci, em cartão mini-pcie, em Rocket M5, em RB912, e ver mal contato em solução tipo Bullet M5 (Concorrente do Groove) já vi, se tiver água ou areia nos conectores vai ter sinal falhando.


    E certeza que a antena está ok? Se medir sinal no lado da antena, vai ter uma noção boa, mas se ficar em baixo, em ângulo tipo a 45°, vai pegar só lóbulos secundários, e lóbulos secundários variam, um reflexo pode alterar a intensidade, não se usa lóbulo secundário de antena nenhuma, só se conecta em omni de alto ganho na lateral, não em cima ou em baixo. O ângulo vertical das omni de 12 e 15dBi é bem pequeno, nos primeiros 100m tem que ficar quase na mesma altura da omni. E se for cliente distante, veja se a zona de Fresnel está 100% limpa, porque uma zona de Fresnel apenas 80% limpa já mata cerca de 10dBm de sinal. Se tiver alguma obstrução variando de nível ou de densidade, o sinal vai variar se a visada não for perfeita.


    Antes de trocar alguma coisa sugiro revisar o que tem, bate um limpa-contato elétrico (Algum seco pra circuito eletrônico tipo SaBesto da Wuth, nunca algo oleoso tipo WD-40) nos slots, cartões, conectores e pigtails, refazer conector se for preciso porque tem cabo que envelhece no sol, e testa bem se a antena está ok, indo longe nalgum ponto com a zona de Fresnel 100% limpa testar se lá o sinal varia. E usa potência baixa do hardware, porque o amplificador aquece muito quando opera em potência alta, sinal alto mas distorcido não tem utilidade, testa coisa tipo 18 ou 20dBm de potência pra ver se fica estável.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik- Mini Pci Card R5shpn Connector Mmcx E BOM OU E IGUAL O GROOVE METAL

    muto obg boa explicação tudo de bom pr vc