+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mercado de acesso à Internet no DF

    Pessoal,

    Gostaria de entender o que há de errado com o mercado de acesso à Internet ou telecomunicações em geral no Distrito Federal...

    Há algum tempo vi gente falando que Brasília estava infestada de redes wireless, em um screenshot o scan dava mais de 150 redes. Esperava que essa fosse a situação de todo o DF, mas parece que isso é só no Plano Piloto.

    Pelo que vejo nas cidades do entorno, mesmo as satélites, praticamente nenhuma casa tem um CPE no telhado, não há provedores trabalhando com redes cabeadas, nada, nada. Só operadoras.

    Por quê? Em outras capitais há provedores concorrendo firme com operadoras, mas aqui parece ter algo que dificulte... o quê?

    Alguém que trabalha na região poderia dizer o motivo dessa situação?


    Desde já agradeço-lhes pela atenção.
    Até logo.

  2. #2

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Acompanhando...

  3. #3

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Talvez baixo potencial de compra nas cidades satélites o que inibe expansão das operadoras de telefonia.

  4. #4

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Talvez baixo potencial de compra nas cidades satélites o que inibe expansão das operadoras de telefonia.
    Eu não acredito muito nisso.

    Praticamente todos imóveis têm NET ou GVT/Vivo, acho que não há nem para onde as operadoras expandirem mais. Se em cidade pequena, onde a capacidade financeira das pessoas é normalmente menor, conseguem arcar com custos de instalação e do serviço, não vejo como esperar menos das cidades satélite aqui.

    Dentre esses clientes das operadoras, certamente há os que estão insatisfeitos, sempre há, por isso supostamente há mercado para provedores menores. Mas não entendo o motivo de ninguém investir para concorrer com elas, como ocorre nas regiões metropolitanas de outros estados...

    Será que é medo da Anatel, por ela estar tão perto? hehehehe

  5. #5

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Voce diz que tem operadoras NET GVT e VIVO operando la? Competir contra essas três desanima qualquer um.

  6. #6

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Voce diz que tem operadoras NET GVT e VIVO operando la? Competir contra essas três desanima qualquer um.
    Sim, tem NET e GVT/Vivo. Com exceção de uns raros e pouquíssimos que usam Sky (sinto muito por eles), o restante são todos clientes dessas operadoras.

    Mas em outras regiões metropolitanas o pessoal concorre com essas operadoras e consegue conquistar seus clientes, por que aqui isso não seria possível?

  7. #7

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    em outras regiões , ou são mais ricas , ou os operadores entraram depois , ou os operadores nao atendem toda a cidade.

    Imagina , aqui em minas a NET oferece 15Mbps por R$30 os primeiros 6 meses e depois R$79,90 , sem taxa de adessão!!!!!

    Para tirar clientes desses caras tem que cabear a cidade e isso é muito dinheiro.

  8. #8

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Realmente parece que NET e GVT/Vivo têm 100% ou quase isso de cobertura nas cidades satélite. Apenas nas menores e mais afastadas do Plano Piloto parece haver buracos na cobertura.

    Quer dizer que onde tem operadora decente (ou seja, exclui-se a Oi), não tem nem chances para provedor?
    Eu sempre mexi com provedor em interior, com no máximo a Oi para incomodar (não que eu esteja planejando iniciar operações por aqui, hehehe). Achei que nas cidades grandes os provedores estavam conseguindo incomodar as operadoras, não sabia que ainda são tão insignificantes e impotentes assim...

    Mas agora fiquei intrigado com a screenshot que vi há algum tempo das mais de 150 redes wireless de um monte de provedores por aqui. Eles falavam em Brasília, mas nunca sei se com Brasília estão falando do Plano Piloto ou do DF inteiro, mas pela quantidade de redes deve ser em região metropolitana ou cidade satélite, onde as operadoras com certeza cobrem tudo.

    Estranho que Samambaia, por exemplo, sendo uma das maiores cidades do DF, não tenha nenhuma empresa pequena concorrendo, ao menos na Sul, se em algum outro lugar aqui está cheio de provedores wireless.

  9. #9

    Padrão Re: Mercado de acesso à Internet no DF

    Pequeno provedor em capitais ou no DF é muito complicado de concorrer com as grandes, não pela qualidade de serviço, mas pela oferta de entrega que supera a nossa em 10x só no plano básico. O marketing dessas empresas são muito forte, quando chega uma vivo oferecendo planos de 50/100Mb o cliente que logo migrar.