+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Projeto servidor de internet via rádio

    Boa tarde pessoal,
    Sou novo aki no site e estou iniciando um serviço na minha cidade,
    quero prestar serviçoas na area de internet via rádio, entao estou lendo muitos topicos daki
    a respeito disso, e gostaria de montar um equipamento que possa atender com muita qualidade ate 600 clientes,
    o valor que tenho em mãos sao 20 mil reais, mais com isso ainda consigo mais uns 10 mil emprestado se necessario,
    gente ja sei que tenho q tirar a licença SCM da anatel e ter em mente os projetos iniciais, CREA, isso ja andei verificando, entao no mais seria equipamentos que eu possa estar montando, estou a procura de alguem que me de alguma acessoria nisso, ou alguem de vcs puderem me ajudar, ja vi orcamentos de torres tbem de 30 mts, mais o que estou querendo seria servidores switches os equipamentos de seguranca contra descarga atmosferica (claro que a torre ja vai ser colocada um para raio), mas no sentido de reguas d energia que me de alguma seguranca

  2. #2

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    qual área você pretende abranger, e o link vai de adsl ou dedicado !!!, quais planos pretende vender ??

  3. #3

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Qual o seu nível de conhecimento em configuração das antenas do mikrotik se você for usar ?

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Mkauth gerência erp(cloud)
    Rb1100 Server principal 1
    Painel setorial ubnt 4
    Rb912(sem protocolo ativado) 4
    Ubnt ou mk nos clientes.
    Seja feliz.
    Recomendo pondo mais grupos 4 painéis a medida que for aumentado seu provedor.Se for o caso poe um grupo com o protocolo ativado.
    Obs;de um tempo para cá os materiais de wireless ficaram muito caros.
    Quanto vc pretende cobrar para instalação no cliente?
    Tem que pensar nisso com atenção,pois o momento econômico que vivemos falar em taxa de instalação neguinho pula.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Citação Postado originalmente por netonline Ver Post
    qual área você pretende abranger, e o link vai de adsl ou dedicado !!!, quais planos pretende vender ??
    Assim o link e de uma provedora. De inicio 1 mb full planos de 1 mb 2 e 4 mb
    Pretendo negociar o link aqui vai chegar via fibra
    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Mkauth gerência erp(cloud)
    Rb1100 Server principal 1
    Painel setorial ubnt 4
    Rb912(sem protocolo ativado) 4
    Ubnt ou mk nos clientes.
    Seja feliz.
    Recomendo pondo mais grupos 4 painéis a medida que for aumentado seu provedor.Se for o caso poe um grupo com o protocolo ativado.
    Obs;de um tempo para cá os materiais de wireless ficaram muito caros.
    Quanto vc pretende cobrar para instalação no cliente?
    Tem que pensar nisso com atenção,pois o momento econômico que vivemos falar em taxa de instalação neguinho pula.

    Enviado via SM-G531M usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Qual o seu nível de conhecimento em configuração das antenas do mikrotik se você for usar ?

    Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
    Estou querendo fazer um curso mais tem um cara q trabalha em uma provedora aqui da cidade e ele vai me dar uma forca na configuracao

    Enviado via SM-G531M usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Mkauth gerência erp(cloud)
    Rb1100 Server principal 1
    Painel setorial ubnt 4
    Rb912(sem protocolo ativado) 4
    Ubnt ou mk nos clientes.
    Seja feliz.
    Recomendo pondo mais grupos 4 painéis a medida que for aumentado seu provedor.Se for o caso poe um grupo com o protocolo ativado.
    Obs;de um tempo para cá os materiais de wireless ficaram muito caros.
    Quanto vc pretende cobrar para instalação no cliente?
    Tem que pensar nisso com atenção,pois o momento econômico que vivemos falar em taxa de instalação neguinho pula.
    Quero cobrar o preco aqui que todos cobram 250 reais

    Enviado via SM-G531M usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Mais assim hj fiz a auteracao da minha empresa q ja tenho aberta para poder licenciar a provedora

    Enviado via SM-G531M usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Dai ja vou tentar axar alguem aqui na minha regiao q possa fazer os projetos para anatel. E pagar crea, quero deixar tudo certo.

    Mas uma coisa eu conversei c um rapaz aki do site ele me falou para usar nanostation como ap em vez de setorial para comecar o que vcs dizem...


    Mais uma coisa quero ja colocar um servidor dedicado para fazer cache full

    Enviado via SM-G531M usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Gandhi. Pelo amor de Deus. Deixe seu dinheiro na poupança. Melhor do que você colocar nano como AP.
    Vai de Mikrotik. Full mikrotik. Tanto nos APS quanto nos enlaces. Não caia nesse papo dos outros indicando nano station como AP nanobeam como enlace. Powerbeam. Não faça uma coisa dessa.... Se for fazer isso deixe seu dinheiro na poupança. Será um melhor investimento. Não cometa um grave erro de comprar lixo igual os outros estão cometendo

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Custo beneficio. MK em tudo. Não procure com protocolo prioritário. Preocupe com estabilidade. Gerência de equipamento.

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Projeto servidor de internet via rádio

    Tenho 1 torre aqui com 4 nano station sem protocolo ativado fechando um grupo e outro grupo com mikrotik usando rb 433ah, cartao r52hn e setorial de 19dbi com protocolo nv2 ativado, tenho uma base de 30 clientes por nano station e uma base de 40 por mk, os clientes que estão de 1000 a zero nos que estão no mikrotik, já em outras torres só uso mk e da certo, + sou mais o nano station m5 como ap. em regiões aqui que sofremos muito com interferência o nano se adapta melhor.não sou defensor da ubiquiti ao contrário adoro mikrotik, pelas funcionalidades, gerencia e tudo mais, agora na questão para atender clientes, em algumas torres minhas o mk deixou a desejar, outra coisa que eu quero deixar bem claro sobre esses debates grandes que está tendo sobre os ataques a nano station, a ubiquiti tem falhas de segurança tem, mas o administrador da rede também tem que reforçar sua segurança no seu backbone, e mandar os seus tecnicos jamais deixar senha padrão nos seus equipamentos, aqui minha rede já uso vrf para separar rede de cliente e rede de backbone, nas torres são bloqueadas as conexões nas portas de gerencias dos equipamentos e nos clientes desativado os serviços que não se usa nos equipamentos e mudado as portas de acesso ao nano, quem faz a diferença de um provedor é o seu administrador, problema com porta queimada nunca tive aqui, sempre uso protetor de surto nos clientes, tanto para mk quanto para nano. OBS: (SÓ UMA OPNIÃO).