Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Boa noite caros colegas.
    Recentemente montei uma base-station da ubnt de 120G - 16dbi com uma Rocket M5, so que me deparei com um problema nos clientes que eles se conectam porem não dava CCQ, me indicaram desabilitar o WDS que iria funcionar, enfim caros amigos.
    Que os amigos indicam para um AP-multi-ponto, WDS ativo no AP e nos Clientes ou desativado em ambos.
    Qual a melhor maneira de trabalhar atualmente.

  2. #2

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    aqui no ap preciso ativar pq faço controle na rb, do outro lado deixo desativado

  3. #3

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Volta a questão....

    Eu pergunto: para que ativar o WDS? Que topologia você usa?
    Aqui usamos AP bridge na torre e nas CPEs dos clientes são roteadas....assim separando a rede do provedor da rede interna do cliente. Tem dado ótimos resultados....
    Só fica CPE em bridge no ponto onde se monitora a rede... e mesmo nesta CPE cliente não é ativado o WDS.

    Pela definição de WDS, o uso previsto do recurso seria para repetir o sinal em outra torre por exemplo quando não se quer usar o mesmo AP para distribuir sinal e levar o sinal para outra torre, sem fazer um ponto a ponto específico para isso.

    Se optar pelo uso de WDS em cada cliente então entendo que seria o mesmo que criar dezenas de pontos de repetição como se cada cliente fosse um "POP".

  4. #4

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Volta a questão....

    Eu pergunto: para que ativar o WDS? Que topologia você usa?
    Aqui usamos AP bridge na torre e nas CPEs dos clientes são roteadas....assim separando a rede do provedor da rede interna do cliente. Tem dado ótimos resultados....
    Só fica CPE em bridge no ponto onde se monitora a rede... e mesmo nesta CPE cliente não é ativado o WDS.

    Pela definição de WDS, o uso previsto do recurso seria para repetir o sinal em outra torre por exemplo quando não se quer usar o mesmo AP para distribuir sinal e levar o sinal para outra torre, sem fazer um ponto a ponto específico para isso.

    Se optar pelo uso de WDS em cada cliente então entendo que seria o mesmo que criar dezenas de pontos de repetição como se cada cliente fosse um "POP".

    Então amigo, como tinha dito anteriormente, sou novo no ramo, gostaria de saber a melhor maneira de se trabalhar com APs sendo PTMP.
    Minha estrutura esta da seguinte maneira, na torre uma RB recebendo o link e como concentrador PPPoE, ai entra o AP, nos clientes estou querendo colocar o roteador deles para discar.
    Dai gostaria de saber a melhor maneira de trabalhar, se seria com o AP em modo bridge e com WDS ativo. O que o amigo sugere?

  5. #5

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    MichelGoulart
    so uma pergunta o porq colocar o roteador como discador.. porq nao usar a propria cpe ? uso aki wds ativo nas base e nas cpe desativado.

  6. #6

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    O WDS dos aparelhos UBNT é uma "bridge transparente". Ela não irá interferir na camada de enlace e irá permitir que a tabela MAC seja propagada por toda a rede. Basicamente permite que você receba o MAC do seu cliente. Eu sempre utilizo ativado, pois assim consigo fazer controle do MAC no meu servidor radius.

  7. #7

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por utilprovedor Ver Post
    MichelGoulart
    so uma pergunta o porq colocar o roteador como discador.. porq nao usar a propria cpe ? uso aki wds ativo nas base e nas cpe desativado.

    Entao amigo, o meu problema aqui esta sendo o seguinte, no cliente estou usando uma airgrid, ela se conecta no AP, porem nao esta dando CCQ de jeito maneira.
    Uns amigos me aconselharam a desabilitar o WDS que iria dar, fiz o teste,dasabilitei o WDS tanto no AP como na Station, conectou e deu CCQ, porem nao me deu navegação.
    Dai eu andei pesquisando, uns falam que precisa esta desabilitado nas duas pontas, outros falam que precisa esta ativo apenas no AP e no cliente não, e outros que precisam esta ativo nas duas pontas.
    Queria saber qual seria a melhor maneira de trabalhar para que não tenha problema, tanto na célula como em qualidade.

  8. #8

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Pois eu também sou leigo. Só comentei que não uso WDS pois me pareceu que a função não foi criada para atender clientes finais... Ela foi criada para replicar o sinal em outro pop quando quer usar o mesmo AP para atender clientes e fazer uma repetidora. Se eu estiver errado, podem me corrigir que não me espinho não..

    Nós fazemos o controle de MAC também e sem WDS ativado... pois temos o MAC da CPE. E este é que deve chegar no servidor.
    Se chegar o MAC do roteador dentro da casa do cliente ou chegar o MAC do PC do cliente, acho que fica meio estranho. Primeiro porque estando tudo em bridge cria um broadcasting desnecessário na rede. Segundo porque basta o cliente trocar um roteador queimado, uma placa de rede e não vai conectar mais... até cadastrar novo MAC no servidor.

    Eu penso que usando a CPE como cliente ISP ( ou seja, roteada) já dá uma organizada melhor na rede...

  9. #9

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Então, essa é uma das minhas questões aqui, saber qual seria a melhor maneira de trabalhar e que se encaixe com minha topologia que é roteada(OSPF).
    Esse AP especifico seria apenas para atender clientes no raio máximo de 7km de preferência mais próximo e que de acordo com as diferentes distancias que forem aparecendo clientes não prejudicasse a célula.
    E gostaria de saber pq não estou conseguinte ter CCQ com WDS ativo nas duas pontas.

  10. #10

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Então, essa é uma das minhas questões aqui, saber qual seria a melhor maneira de trabalhar e que se encaixe com minha topologia que é roteada(OSPF).
    Esse AP especifico seria apenas para atender clientes no raio máximo de 7km de preferência mais próximo e que de acordo com as diferentes distancias que forem aparecendo clientes não prejudicasse a célula.
    E gostaria de saber pq não estou conseguinte ter CCQ com WDS ativo nas duas pontas.
    Então porque voce não desabilita o wds nas duas pontas? E no cliente usa Station e roteado. Se não quer rotear deixa em bridge que vai passar o mac do pc do cliente. Só que daí vai ter que fixar o IP atribuído ao cliente na placa dele.
    Não tem porque ativar wds para atender cliente final.

  11. #11

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    boa tarde
    aqui eu tambem ativo o wds na ptmp e desativo nos clientes,
    o wds nas basestations (PTMP) sao para caso eu queira colocar 1 antena e cabear os clientes em um condominio ou kitnet, na cpe eu tenho que ativar tambem para passar todos os protocolos , e colocar a discagem no roteador para economizar na antena.

  12. #12

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por upnetmt Ver Post
    boa tarde
    aqui eu tambem ativo o wds na ptmp e desativo nos clientes,
    o wds nas basestations (PTMP) sao para caso eu queira colocar 1 antena e cabear os clientes em um condominio ou kitnet, na cpe eu tenho que ativar tambem para passar todos os protocolos , e colocar a discagem no roteador para economizar na antena.
    Então amigo, meu caso aqui seria é que a station(cliente) se conecta ao AP, porem não me da CCQ, mais isso com WDS ativo nas duas pontas.
    Não sei se o fato de não me dar CCQ é por essa ativo o WDS ou se pode ser sinal ruim dando isso.

  13. #13

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Então amigo, meu caso aqui seria é que a station(cliente) se conecta ao AP, porem não me da CCQ, mais isso com WDS ativo nas duas pontas.
    Não sei se o fato de não me dar CCQ é por essa ativo o WDS ou se pode ser sinal ruim dando isso.
    Me lembrei de uma coisa agora...está usando chave de criptografia? Experimenta sem a chave.

  14. #14

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Já olhou a versão do firmware dessa airgrid?
    Qual nível de sinal ela está recebendo?

  15. #15

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por Dudusat Ver Post
    Já olhou a versão do firmware dessa airgrid?
    Qual nível de sinal ela está recebendo?
    Ja sim amigo, a versão é a mais atual, e o sinal esta em -65

  16. #16

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Já tive problema com WDS mais era diferente, quando linkava e pegava sinal o rádio reiniciava, tive que deixar ativo, parou o problema.

  17. #17

    Padrão

    O que caso aqui a station(cliente) linka mais não da CCQ de jeito nem um.
    Andei reparando no gráfico do sinal, ele fica oscilando, vai de -64,-66,-70, mais sempre fica no -65.
    Não sei se pode ter sinal fraco com muito interferência que pode esta fazendo isso, mais acredito que não seja pelo fato de o sinal esta oscilando que ele não me da CCQ e sim por outro fato.
    Irei postar um desenho de como esta saindo o sinal ate o cliente e vê se os amigos podem me ajudar em relação.

  18. #18

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.jpg
Visualizações:	190
Tamanho: 	37,6 KB
ID:      	63992
    Meu cenário esta dessa maneira, a visada não esta limpa como ja tinha comentado, tem uma outra torre da mesma altura na frente e o cliente esta na direção dela.

  19. #19

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    MIchel, está usando criptografia?

  20. #20

    Padrão Re: PTMP UBIQUITI - WDS ativo ou desativado

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    MIchel, está usando criptografia?
    Sim amigo, estou, nunca tive problemas com criptografia.