+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Bom dia amigos, sou novo aqui no fórum e desde já agradeço a todos que compartilharem seus conhecimentos!

    Seguinte, tenho um provedor com 37 clientes, com planos de 1Mb e 2Mb,
    entretanto ultimamente minha internet tem ficado muito lenta, e andei observando UpLoad muito alto
    pra poucos clientes, e como disse no titulo os clientes de 2mb após 10horas da manhã não passa de 1mb.
    Como tenho pouco conhecimento de Mikrotik queria a ajuda de vocês!

    Segue os print:
    Pela manha como Upload está baixo a banda passa normal!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	436
Tamanho: 	172,6 KB
ID:      	63956

    Teste da banda
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.png
Visualizações:	403
Tamanho: 	182,7 KB
ID:      	63957

    Mais ai por alguma razão o Upload sobe:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         final.png
Visualizações:	605
Tamanho: 	177,1 KB
ID:      	63958
    fiz um rastreamento e aparece o protocolo 8864(pppoe) consumindo 4mb!

    Me ajudem por favor!

  2. #2

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    De quanto é o link que chega? Se ele for adsl, o que acontece é que o adsl tem upload baixo e daí seus clientes consomem todo o upload e engasga mesmo...
    Mesmo o cliente fazendo só down ele precisa de up para responder as requisições...

  3. #3

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Esse teste foi em um cliente?

    Nota que tem muitos clientes com sinal muito ruim pro data rate em uso! Cliente chegando (RX na torre) com -64dBm de sinal é sinal ruim pro data rate de 54M.

    Testa fixar os clientes com TX Rate de 12M. Ou MCS2 caso use N (Porque está usando modo A? Os equiptos são tão antigos? Modo A é de 1999, na época uma internet de 1Mbps era um sonho impossível, ele não dá conta de muito tráfego agregado mesmo).

    A parte ruim de testar isso é que enquanto ainda tiver 2 ou 3 clientes com sinal baixo, o rádio perde tempo com eles reenviando pacote perdido, só dá pra testar efetivamente quando todos tem sinal suficiente (Uns 20dBm acima da sensibilidade do data rate em uso).

    Sinal ótimo pra 54M é de uns -58dbm pra cima (Cima: -55, -54, -53, -52...).

    Mas também pode estar tendo quebra de pacotes demais, mas aí acho que limitaria lá pelos 4Mbps pelo menos, não em 1Mbps.

    (Alias, sugeri 12M pro TX dos clientes (RX na torre) que ele passa uns 5Mbps agregado. Quem passa quase 10Mbps agregado é 18M. Eu na verdade uso 18M onde tinha modo A com equipto antigo, me parece que ele funciona bem com os mesmos níveis de sinal que 12M, mas passa throughput maior. 10Mbps agregado, ou que seja só 8Mbps agregado, acho que precisa 20 clientes com 2M de upload pra consumir, o consumo de upload é tão baixo que raramente precisa data rate muito alto)

  4. #4

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         19.png
Visualizações:	267
Tamanho: 	124,3 KB
ID:      	63974
    Rubem tenho vários APs em modo A queria saber de você qual o valor em dbm dos clientes no cartão? como você pode ver o menor dbm e de 40 e o maior é de 67 dbm o que um dbm tão alto pode atrapalhar no desempenho do AP, eu sei que um dbm tipo 15,17 indica que o sinal do cliente esta ruim por algum motivo.

  5. #5

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    não esqueça que é número negativo. -73 é sinal menor que -47...

    O que o Rubem quer dizer é que clientes com sinal -47 até -58 seriam os indicados para modular com data rates de 54mbps.
    Com aquele -73 que é o de sinal menor, não vai conseguir 54 nunca... Daí o AP fica baixando para atender ele. Depois sobe o data rates para atender os de -47. Depois baixa para atender os de -63 e assim vai.

    Se fixar num data rates de 18mbps por exemplo, não fica esta oscilação prejudicial.

  6. #6

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Pois é, 40 é completamente diferente de -40.

    Dever 73 é pior que dever 40. Logo, -73 é muito pior que -40dBm.

    Ah se minha conta no banco se transformasse de -1200 pra 1200.



    Se exagerar, com um cliente chegando com potência tão alta tipo -35dBm, isso é sinal muito perto do ponto de saturação, o ponto onde o nível de sinal é tão alto que satura a entrada de dados no ADC, então é bom equalizar os clientes, num range tipo 10dBm, digamos entre -50 e -60dBm.

    Se o cliente chega na torre com -47dBm, pra ele baixar pra -50dBm é só diminuir a potência dele em 3dBm. Se ele está em 20dBm, reduz pra 17dBm. 3dBm a menos de potência de transmissão resulta em sinal 3dBm menor (Cai de -47 pra -50dBm).

    Se o cliente tem sinal -73dBm, mesmo que tenha uma CPE de antena pequena (Tipo a Wom5000), ele só terá esse sinal se estiver muito longe (Quase 3km). Se o cliente está digamos a menos de 1km e tem sinal tão baixo, então o sinal está sendo perdido por causa da zona de Fresnel parcial. E aumentar potência em cliente com zona de Fresnel parcial não adianta nada, o nível de sinal sobe mas continua havendo perda de pacote. Nesses clientes tem que reposicionar antena, e se for uma perda de só 5 ou 8dBm até dá pra colocar CPE maior (De 19dBi, ou de 23dBi), mas o trabalho de explicar pro cliente que apesar de ele conseguir navegar, tem árvores demais no caminho, e por isso teria que colocar equipamento maior, é muito grande, eu prefiro capar a velocidade desse cliente, ligar avisando que detectou um sinal baixo e marcando visita, chegando lá pode até mostrar pro cliente (Pros que tem coragem de subir num telhado) as árvores na frente, e cancelar o atendimento se não tiver como erguer antena.

    Um sinal -73dBm que for fruto de DISTÂNCIA grande (Digamos 3km, se a torre tiver digamos setorial de 17dBi) ainda pode ser usado com data rate baixo sem problemas. Mas se o cliente fica a 200m, e o sinal é baixo por causa de falta de visada, esse cliente vai atrapalhar muito, ele fica reenviando pacote perdido e toma tempo que o AP da torre poderia estar gastando com os pacotes dos outros clientes, por isso esse 1 cliente pode afetar a conexão de outros 10 clientes (Caso seja um cliente que consome muita internet. Se for uma senhorinha que só usa WhatsApp e Facebook não incomodará muito).

  7. #7

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Peguei para ler esse conteúdo somente nessa última página. Não sei o que se passa anterior.
    Vocês estão tentando explicar o lógico. Porém o mesmo autor do tópico postou. Uso o painel em banda A.
    Se ele usa em banda A e estiver com o tdma ativo. É sábio que o AP vai pegar a banda que transmite e dividir pela quantidade de clientes online .
    Que por sinal na imagem acima tem 20 conectados. 54/20 = 2 megas e um bucado no.
    Olha a ação dele ali.
    Nem sempre as coisas complexas significam o correto. Basta apenas pensar..



    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Então vamos lá: Pensando.......

    O autor do tópico o @joaopaulolouis postou os prints... tem num 14 clientes e está despachando bem... No outro print em outro horário tem 16 clientes e está "embuchado"
    Não seriam estes dois a mais que iriam criar o problema... Além disso o fato de ter 14 ou 16 não significa necessariamente que todos estão acessando a net no mesmo momento. Pode ter gente só conectada e inativa.

    Porém eu já perguntei para ele sobre o link, se é dedicado, ou se adsl e de quanto.
    Sem isso fica mesmo complicado continuar dando sugestões do que pode estar acontecendo... mas....e sempre tem um mas....
    Se o upload sobe de repente pode indicar que o download do link não suporta todos e daí as requisições sem sucesso continuam chegando avassaladoramente e como resultado o upload sobe.
    Ou mesmo upload baixo se for adsl

    Já no segundo print que é do @Aurio ele não disse se está com problemas de estrangulamento ou mal desempenho... Só fez referencia ao nível de sinal e por isso as respostas foram condizentes com a dúvida dele...

  9. #9
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Bom dia.

    Amigo, O seu link é Adsl? é Dedicado? E também qual a velocidade Down e Up de seu link? Nosso amigo "1929" e "rubem" estão certo. Cliente com "péssima" conexão prejudica a rede e seu Upload pode está também sobrecarregado.

  10. #10

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    sobre este cliente com sinal de -73 é a primeira wom 5000 que saiu no mercado esta wom mostra no AP com sinal baixo mais dentro da wom o sinal do cliente é bom -56, o problema de baixar potência em rádios tipo proeletronic não tem o regulador de potência como as nanos,wom e outras CPEs.

  11. #11

    Padrão Re: Upload Alto internet não passa 1Mb Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Aurio Ver Post
    sobre este cliente com sinal de -73 é a primeira wom 5000 que saiu no mercado esta wom mostra no AP com sinal baixo mais dentro da wom o sinal do cliente é bom -56, o problema de baixar potência em rádios tipo proeletronic não tem o regulador de potência como as nanos,wom e outras CPEs.
    Está recebendo bom sinal com -56. Mas está enviando mais baixo com -73. O ideal seria enviar e receber com sinais semelhantes.