+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas - Projeto GEPON

    Pessoal, boa tarde.

    Estou iniciando o primeiro projeto gepon nosso em um bairro.
    Começaremos por um bairro afastado, rede pequena, justamente para servir como primeira experiência e aprendizado.

    No que diz respeito a splitters...
    Já vi comentário que os splitters desbalanceados não são muito utilizados na pratica.

    Porém vejo, que a utilização desse tipo de splitter ajuda a ter um melhor aproveitamento da fibra.

    O que você acham?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Eu uso aki os 95-5 90-10 assim tenho uma economia nas fibras

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Amigo, o ideal é Splitter Balanceado. Mas dependendo do projeto pode usar desbalanceado, porém tem que ser muito bem planejado. Um exemplo, e uma conta simples, aqui usamos padrão saindo da OLT 1:8 e as CTO' s 1:8, com total de 64 clientes por porta PON. Já ouvi pessoas usarem splitter saindo da OLT 1:16 e nas CTO' s 1:16, mas ainda não compreendi como estes projetistas não estourou a porta da OLT que geralmente aceitam até -28 db. Qualquer dúvida estou a disposição! Abraços.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Gente, cuidado: Não tem ideal, ou não ideal. Tudo depende do projeto. Então, recomendo antes de qualquer coisa, fazer um curso de projeto de redes pra entender como usar cada splitter em cada situação. Eu, se fosse você (@ajack) não lançaria UM metro de fibra sequer sem fazer o curso, se não, vai jogar dinheiro fora. Primori é uma boa empresa de treinamento de projetos de rede.

    Att,

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Realmente Uesley Correa, você esta certo, inclusive eu fui exatamente por este caminho: CURSO!!! Abraços a todos!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    sem duvidas!!! existe toda uma tecnica para projetar redes de FO...

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Splitter desbalanceado tem vários tipos de uso. Exemplo: Sua OLT está no ponto X, você vai lançar uma fibra pra atender o bairro Y, mas o bairro Z está entre a OLT e o bairro que você iria atender á princípio. Algumas pessoas desse bairro Z querem sua internet lá, você usa um splitter desbalanceado nessa fibra, um 90/10 por exemplo. a ponta 10 você manda pro bairro Z já que é pra atender apenas alguns clientes, e a ponta 90 você manda pro bairro Y que você já iria atender á princípio.

    Entendeu ? Sim, geralmente se usa pouco o splitter desbalanceado, mas há situações nas quais ele te salva. Espero que tenha entendido o exemplo haeuiahea.

    Mas, como já disseram, te recomendo fazer um curso de Redes Ópticas Passivas, vai te dar uma noção maior na hora de fazer seu projeto. Boa sorte brother

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Não há como projetar sem utilizar Splitter desbalanceado. Sem eles a rede ficaria desbalanceada e altamente deficiente.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    voce poderia indicar alguma empresa boa?

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Mandei pelo email privado

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Boa noite, alguém tá usando OLT da fiberhome?

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    bom dia.


    aconselho a procurarem cursos na area ou profissionais que fazem projetos.
    eu trabalho com projetos de compartilhamento de infraestrutura junto as operadoras e com dimensionamento de rede em fibra optica ou cabo utp, nao
    e facil, se voce projetar errado o custo fica muito alto, vc tem que dimensionar a rede com custo baixo e a atender uma maior quantidade de clientes, ainda tem a parte de atenuaçaõ da fibra, os equipamentos GEPON
    atuam com -30dB, se diemnsionar errado sua rede fica pequena e nao tera
    uma quantia de clientes que almeja.

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas - Projeto GEPON

    Boa tarde.

    Se alguem precisar dou consultoria em projetos de redes opticas, e faço projeto de compartilhamento de postes junto a CPFL.
    [email protected]