+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bios

    Meu notebook é da LNV, modelo L30-L40 , ele veio com Windows 8.1 de fábrica e não aceita versões anteriores do Windows! Como faço para por o Ubuntu nele sem precisar tirar o Windows? E fica bom? Ou fica lento?
    Ele tem 4Giga de RAM, 500 de HD, Processador Dual Core

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Bios

    Amigo, dentro da bio dele procure alguma opção que permita a instalação de um sistema operacional diferente.

  3. #3

    Padrão Re: Bios

    Teve um técnico de informática que tentou uma vez(quando eu era leigo nisso) e não conseguiu...vou tentar hoje, ver se consigo fazer isso

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Bios

    Pior que tem que algumas bios são "travadas", só permitem a instalação "daquele" sistema operacional.

    O que pode ser feito é tentar atualizar a bios.

  5. #5

    Padrão Re: Bios

    E tem aqueles firmwares que são só chatos de entrar, que tem que tirar o HD (Pra não corromper dado), tirar o carregador, deixar a bateria acabar, e ligar ele com bateria bem baixa, aí vai exibir mensagem de bateria baixa demais, e vai dar tempo de aperar um F2 da vida pra entrar no setup do UEFI.

    Nuns Acer chatos tem que desligar, e com a bateria com mais de metade da carga (São chatos igual smartphone), apertar F2, plugar o carregador, e então ligar, só soltar o F2 depois que algo aparecer na tela.

    E em outros você tem que usar a ferramenta do Windows mesmo pra entrar na bios, seguindo:

    - Digite Configurações na caixa de pesquisa;
    - Clique em Configurações;
    - Selecione Atualização e Segurança;
    - Clique em Recuperação;
    - Em Inicialização avançada, clique em Reiniciar agora; O sistema irá reiniciar e mostrar o menu de inicialização do Windows.
    - Selecione Solução de problemas;
    - E então Opções avançadas;
    - Selecione Configurações de Firmware UEFI.
    - Clique em Reiniciar para reiniciar o sistema e entrar no UEFI (BIOS).
    Esse método é o único funcional acho que pra 50% dos notebooks novos.

    O problema desse método é: Se no futuro perder o dados do firmware, o default é voltar em modo UEFI, então talvez seria bom fazer uma imagem do Windows atual (Uso o Macrium Reflect, é grátis, compacta bem se apagar inutilidades tipo hibernação, temporários, proteção de sistema e memória virtual (Pagefile), sistema mínimo pra mim dá uns 4GB na imagem), pra no futuro jogar nalgum HD caso aconteça do firmware se zonear sozinho (Acontece as vezes, aparece 2 ou 3 clientes por ano assim, note de marca razoavel (Acer, Asus, Lenovo, Dell, HP) com isso, imagina quanto as nhacas nacionais (Philco, Positivo, Qbex, CCE, STI...) tem disso!

    Então eu verificaria mesmo se não tem atualização disponível. No caso da Dell, acho que 2 vezes o suporte já escapou sem querer que não é firmware travado pra impedir o acesso, é firmware que se corrompeu e não lê o teclado antes de procurar a imagem UEFI. E de fato, até uns anos atrás muita placa-mãe ATX tinha bios corrompida, nem precisava atualizar, era só sacar o CI da Rom, enviar o MESMO firmware (Por um gravador, um Willem da vida), e uns problemas diversos sumiam. Ou seja, não era problema de software feito com erro, mas de software corrompido na rom.

    (Igual quando tem malwares demais rodando, ninguém atualiza o Windows por isso, mas sim regrava/reinstala a mesma versão)

  6. #6

    Padrão Re: Bios

    E como atualiza a BIOS?

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Bios

    Mas no caso, eu não quero tirar o Windows 8.1 do notebook , eu quero apenas por o sistema Ubuntu junto!
    Nisso uso o Ubuntu pra fazer manutenção por ser mais leve e tal, e deixo o Windows para uso pessoal!
    Isso no mesmo notebook

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Bios

    Você precisa entrar no setup UEFI pra pelo menos conseguir dar boot num pendrive ou CD pra instalar o Ubuntu.

    Alias, vai ter que reparticionar o HD e não tem como serrar o galho que você está sentado, digo, não tem como o Windows reparticioar uma partição de onde ele está rodando. Teria que dar boot por outro sistema operacional pra diminuir a partição do Windows e liberar espaço pro Ubuntu.

    Tem que ver que o boot por UEFI exige uma partição legível pra essa nhaca de UEFI, que geralmente precisa ser FAT32 (Como se vivêssemos nos anos 90), lá vai ter uma imagem de boot que vai "chamar" o resto do Ubuntu em outra partição, o grosso acho que está aqui:
    https://help.ubuntu.com/community/UEFI

    Seria só basicamente redimensionar a maior partição NTFS atual pra liberar uns 50GB ou mais pro Ubuntu, deixar esse espaço livre, e então seguir o procedimento do link (Nunca fiz com Ubuntu, mas esse modo funciona pra qualquer linux).


    Sobre leveza, pro Windows ficar bem leve é só capar as firulas, tirar inutilidades tipo atualizações, antivírus, desabilitar firulas visuais e etc. Um boot só com o SO iniciando (Sem iniciar nenhuma inutilidade junto, tipo um AV) é bem rápido, o que pesa são as firulas que o usuário deixa rodando. Se encher o Ubuntu de firula, ou colocar algo que consome muito HD pra inicializar tipo um Deluge com umas centenas de torrents sendo checados a cada boot, terá a mesma velocidade baixa de um Windows no default. Alias, até o Ubuntu no default é bem mais lerdo do que poderia ser se otimizar muita coisa desabilitando firulas diversas.