+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanobeam M5 400 access point

    boa noite

    consigo utilizar o NanoBeam M5 400 em modo access point??
    tenho 10 clientes no raio maximo de 1km e no momento estou usando um NANO5 que tá me dando dor de cabeça.

  2. #2

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    boa noite amigo, acredito que consegue sim, tenho um senário bem parecido com o seu em um condomínio e estou usando uma Nanobeam Nbe M5 16dbi que esta rodando tranquilo com uns 20 clientes, acho ate que seja muito essa de 400 para 10 clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    obrigado pela atenção!
    Citação Postado originalmente por edersonborges Ver Post
    boa noite amigo, acredito que consegue sim, tenho um senário bem parecido com o seu em um condomínio que esta rodando tranquilo.

  4. #4

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    Amigo.. Nanobeam é de angulo estreito... O hardware dela suporta, entretanto se algum cliente ficar fora do feixe irradiado pode dar problemas...

  5. #5

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    Angulo dela e de quantos graus? pode me indicar um equipamento que possa me da suporte??
    esses clientes tão numa area de angulo de 45º de no maximo 1km.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo.. Nanobeam é de angulo estreito... O hardware dela suporta, entretanto se algum cliente ficar fora do feixe irradiado pode dar problemas...

  6. #6

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    Uma duvida: Você está usando Nanostation 5 mesmo?
    Se for, pode trocar por um Nanostation M5, que é um projeto muito mais moderno, com componentes já dessa década.

    O Nanostation5 é bem básico pros padrões de hoje, CPU de 180MHz e se não me engano 32MB de Ram, isso é bem inferior a qualquer CPE de hoje.

    Nanostation Loco M5 tem antena menor (Mas ainda atende nuns 45°), mas pelo menos é mais barato, dependendo do data rates usados nos clientes ele serve. Só não confunda com o Nanostation Loco 5, é um produto 100% diferente, o M conta. Se não servir, teria que ficar no Nanostation M5.

    Se precisar mais de 45°, a Mikrotik tem a SXT SA5, não é CPE pra cliente, é justamente uma CPE com antena de 90° pra ser AP em torre. Custa o preço de um NS M5 mas tem antena de 90° (E tem toda a customização de Mikrotik, mas customizão pra quem nunca mexer com Mikrotik na verdade é complicação, é de configuração muito mais complexa que o setup simples dos Nanostation M).

  7. #7

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    Amigo... Se voce estiver realmente falando da Nanobeam ....Nome:      images (1).jpg
Visitas:     287
Tamanho:  7,8 KB

    Pelo diagrama de irradiacao Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Diagrama_f6f5be8fd4b534f4b188907c381e9671.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	127,9 KB
ID:      	64010. Nao me parece ser maior que 10 graus.... Entao mandar sinal em 45º nem pensar...


    Por isso ela é pra enlace ponto a ponto... Pra distribuir pra clientes use Rocket + painel setorial

  8. #8

    Padrão Re: Nanobeam M5 400 access point

    As Nanobeam de 16 e 19dBi até tem antena mais aberta, mas só tem 45° se medir até onde dá -6dB (Mesmo método que a UBNT usa pra dizer que tem setorial de 120°).

    Com -3dB mal dá pra dizer que as Nanobeam de 16 e 19dBi tem 30°:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ubiquiti_airMAX_NanoBeam_NBE-M5-16_16dBi_5Ghz_front_large.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	159,2 KB
ID:      	64011

    É uma pena ter que falar que o velho Nanostation M5 pode ser a solução mais conveniente nesse caso.