Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cliente consumindo acima do plano contratado

    Meus amigos, venho mais uma vez tentar sanar uma dúvida que apareceu em minha rede, dando uma checada como sempre faço em meus concentradores vi um cliente de 600kbps, consumindo acima de 25 megas, para controle dos clientes uso sistema mk solutions, concentrador mikrotik, com thunder cache, alguns amigos vão dizer isso é o thunder, mais como pode ser o thunder, se no momento que esse cliente estava consumindo 25 megas, sendo que na saída do thunder estava saindo abaixo dos 22 megas?

    Existe uma explicação para isso ou apenas um bug do mikrotik?

  2. #2

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Eu sempre fico atento à forma como esta o perfil de velocidade do plano.
    Exemplo: 600Kb (K=maiusculo) faz meu MK entender Kbytes. (rx/tx = 384Kb/600Kb).
    O certo é: 600k (k= minusculo) faz meu MK entender kbits.
    (600 kbits é igual á 75 kbytes).

    Mas tem que dar uma olhada nos valores rx/tx pra ver se lá consta como ilimitado, caso já não o tenha feito.

  3. #3

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    vou dar uma olhadinha nisso, mais stylebreak, como chegou a esse calculo?

  4. #4

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Informática básica aula 1...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (3).jpg
Visualizações:	539
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	64083
    .
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bit-byte-01.png
Visualizações:	423
Tamanho: 	16,5 KB
ID:      	64084

    8 bits = 1 byte

  5. #5

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Muito bom o conteúdo... não consegui compreender direito a parte do K (MAIÚSCULO) e o k (minúsculo)

  6. #6

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    na verdade não é a letra "k" que diferencia minusculo ou maiusculo, é a letra "b".

    KB = kilobytes
    Kb = kilobit

    você vende velocidade em Kb.

  7. #7

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Na teoria a gente separa por kbites ( multiplos de 8) e kbytes (multiplos de 1024)... Mas nos equipamentos é separado em kb - k minúsculo = kbites e em Kb - K maiusculo = kbytes...


    Ou como o amigo acima falou.. Em Kb ou KB. Depende do fabricante maluco... (Geralmente quem faz a parte escrita das interfaces não são técnicos ou engenheiros) Mas em geral é isso...


    Voce vende internet de 1 mega (1024kbps) e lá no PC do cliente no download aparece 128Kb/s


    1024:8=128... Só essa a diferença...

    Joia?

  8. #8

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Rs.
    Meu amigo por acaso sua rede onde tem os concentradores PPPOE é uma Bridge? E você adicionou as interfaces na bridge?
    Ou até mesmo existe uma Bridge no seu equipamento criada?

  9. #9

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Não é perfil, pois só um cliente é que ficou fora do controle de banda.

  10. #10

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    então alguém deve ter deletado a queues dele, não será isso?

  11. #11

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    então alguém deve ter deletado a queues dele, não será isso?
    No meu caso que uso hotspot com queues dinâmicas, se a linha da queues do cliente ficar abaixo da linha gerada automaticamente pelo hotspot, o cliente fica fora do controle.

  12. #12

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    rimaraujo: sim, mais recentemente mudei todas as minhas setoriais pra VLAN, direto com meu concentrador principal. possuo somente um concentrador pppoe e nesse não é em bridge

  13. #13

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    1929, não é isso.

  14. #14

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    rimaraujo: foi o primeiro local que conferi no queues, e o cliente estava la.

  15. #15

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    1° - Quem configurou o Thunder pode ter criado regras de cache full ?

    2° - Em "Bridge>Settings" se marcar o "use ip firewall" geralmente atrapalha o controle pela queue.

    3° - Desde quando começou isso, tente lembra se fez alterações recentes nas configurações, isso pode ser a causa do problema.

    4° - Mas acho que o seu aparente problema é:
    A tempos tenho notado, é que as vezes o "reflash" do MK entra em Delay com isso pula 2 ou 3 x o "reflash" aí quando atualiza, ele mostra o acumulado. Mas isso não quer dizer que o cliente esta consumindo a banda de 25Mb e sim que ficou acumulado no "reflash". Basta olhar na interface de entrada do link.

  16. #16

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Luspmais:
    1º não estou com cache full por causa da minha rede 2.4
    2º não uso bridge
    3º como falei anteriormente fiz recentemente mudei minhas setorias todas para VLAN, autenticando em um único concentrador, mais o problema já estava antes de eu fazer essa mudança.
    4º também fiz esse acompanhamento e a média de consumo subiu também na porta de entrada do link.

    e por fim minha conclusão que desde que direcionei ip público para esse cliente ele não mais ultrapassou o controle de banda, não sei se isso tem alguma coisa haver.. mais por enquanto resolveu, ainda estou monitorando esse cliente, se alguém tiver mais sugestões é bem vindo.

  17. #17

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Tranquilo, se resolveu, ta resolvido rsrssss...Abraço.

  18. #18

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    a pergunta agora seria.

    Porque se com ip publico resolveu e com ip privado não?

  19. #19

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    1929, não é isso.
    Sim, sim, eu só citei o meu caso porque uso dinâmica as queues mas tem alguns clientes que estão com queues fixa. e se fica alguma linha de regra acima da queues do cliente ela não controla...
    Só achei estranho porque é um só cliente que está nesta situação pelo que você falou. Então a primeira coisa que me veio a mente é um posicionamento de regra.

  20. #20

    Padrão Re: Cliente consumindo acima do plano contratado

    1929: regra dentro da queues? o controle de banda e pelo mk solutions, o concentrador mikrotik esta via radius.