+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Bom Dia

    Pessoal eu estou com essa duvida sobre a aba ADVANCED nos equipamentos a ubiquiti, se imunidade a ruido é bom, pq será que vem com essas opções Enable ou Disable? não deveria ficar FIXO em enable?

  2. #2

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Vou falar o que eu penso sobre isto mas não é regra, está opção só compensa ativar se você estiver em um local com muito ruído, noise floor. Se não tiver não tem o porquê de ativar porque consome processamento

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Aonde tem essa opção, o que está escrito? Não encontrei aqui. Uso as versões 5.6.4, 5.6.5 e 5.6.6

  4. #4

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Aonde tem essa opção, o que está escrito? Não encontrei aqui. Uso as versões 5.6.4, 5.6.5 e 5.6.6
    Aba advanced segunda linha

  5. #5

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Eu só lembro de ver em coisa mais antiga tipo Bullet.

    Na aba advanced neles tem a seleção do algoritmo de seleção de data rate (O default é EWMA, mas tem opção conservadora (Diminui a troca de data rate) e otimista (Sobe de data rate toda hora, e só desce se tiver muita perda de pacotes). Logo abaixo de tem a caixinha pra marcar isso.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bullet.jpg
Visualizações:	274
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	64093


    Como só teve em 2 ou 3 equiptos, acho que não tiveram um feedback positivo dos usuários, digo, provavelmente um monte de noob ativou isso achando que faria milagres, não viu diferença, e foi xingar muito no twitter...

    Isso aí só muda o algoritmo de escolha de quais portadoras usar, não faz milagre em ambiente muito poluído, só ajuda alguma coisa onde tem poluição em pequenos trechos do espectro (Uma faixinha de 100 a 300kHz de largura, digamos de bluetooth ou telefone sem fios).

  6. #6

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu só lembro de ver em coisa mais antiga tipo Bullet.

    Na aba advanced neles tem a seleção do algoritmo de seleção de data rate (O default é EWMA, mas tem opção conservadora (Diminui a troca de data rate) e otimista (Sobe de data rate toda hora, e só desce se tiver muita perda de pacotes). Logo abaixo de tem a caixinha pra marcar isso.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bullet.jpg
Visualizações:	274
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	64093


    Como só teve em 2 ou 3 equiptos, acho que não tiveram um feedback positivo dos usuários, digo, provavelmente um monte de noob ativou isso achando que faria milagres, não viu diferença, e foi xingar muito no twitter...

    Isso aí só muda o algoritmo de escolha de quais portadoras usar, não faz milagre em ambiente muito poluído, só ajuda alguma coisa onde tem poluição em pequenos trechos do espectro (Uma faixinha de 100 a 300kHz de largura, digamos de bluetooth ou telefone sem fios).
    É verdade, foi em uma bullet2 que vi isso, agora em relação ao Spanning Tree Protocol, tem em todos os equipamentos, porque alguém deixaria desmarcado, se a função dele é evitar Loop na rede?

  7. #7

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    O STP roda num level mais baixo, consome muito processamento do controlador ethernet ou switch do equipamento, ele não usa apenas processamento da CPU principal. Onde tem um controlador ethernet pobre, ou um chipset pobre (Digamos numa RB433, o switch dela é bem pobre, nem na RB433AH ele é muito bom), deixar isso ativo come throughput na parte de ethernet.

    Se não tem como criar loop (Num roteamento), não vale a pena consumir recurso prevenindo ele. Ou pelo menos recurso de chipset basicão.

    Esses algoritmos geralmente são nativos de uns chipsets e nem tem como desativar, e ninguém fica sabendo, o que a UBNT fez na parte de wifi foi, por exemplo, fazer uma melhoria do EWMA dos Bullet, e colocar na aba Wireless como "Data rate module", provavelmente pra ir testando se os clientes relatam melhorias ou não, se relatarem melhorias vão tornar o algoritmo que está como alternativo hoje, em algoritmo padrão.

    (Ou já fizeram isso, no airOS 7 não tem mais essa função nos chipsets mais recentes)

    No caso do EWMA, isso era desenvolvido pela Atheros, a UBNT colocou outro algoritmo de escolha como opção só nos chipsets que tem essa opção. Ela também poderia ter colocado uma barra de percentual pra filtragem do algoritmo EWMA, o default acho que é 10%. Na verdade talvez as opções otimista e conversador seriam digamos 5 e 15%, nunca fui atrás desse dado exato, talvez isso foi um modo de testar que percentual de aplicação do filtro os usuários NA MÉDIA tem desempenho melhor.

    Um firmware completo teria acho que umas 500 opções pra selecionar, o fabricante coloca só algumas opções a disposição, o resto fica num default fixo ou variável, por isso as vezes você trocar um firmware da TP-Link por um OpenWRT e o desempenho muda 100%, porque no uso dado alguma feature sem opção de ser alterada estava na pior seleção pro uso que você deu ao roteador.

  8. #8

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Citação Postado originalmente por Julianolinux Ver Post
    É verdade, foi em uma bullet2 que vi isso, agora em relação ao Spanning Tree Protocol, tem em todos os equipamentos, porque alguém deixaria desmarcado, se a função dele é evitar Loop na rede?
    Não só na Bullet, mas toda a linha mais antiga sem Airmax

  9. #9

    Padrão Re: Noise Immunity, Enable ou Disable?

    Pessoal Obrigado pela atenção, esse forum esclarece muito minhas duvidas