Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Primeiro amigo, você precisa de uma restruturação do seu provedor, e esta restruturação depende muito da forma como você deseja trabalhar, esta disposto a investir, sair do mundo dos gatonet, na verdade sem dar pau em ninguém, mas o underlinux anda meio chato, e bem longe do que um dia isto aqui já foi, quando si posta um problema logo vem pessoal, vendendo consultorias, e pra falar a verdade, recomendo sim ter um consultor, porem são tão poucos que realmente são comprometidos com o problema, tirando este fato de lado vamos ao merito da sua questão.

    Primeiro, usar Brazil FW, o projeto é muito bacana, e da pra si fazer muita coisa, oporem peca em suporte, e dificuldade de encontrar material, usei o brasil FW por um bom tempo, e de fato faz um excelente controle de banda, Vlans, e muita, proxy.

    Mas a ideia é você ter menos dor de cabeça, menos trabalho quando surgir problema, e pensar em economia de energia, na eficiência na gestão, e controle do seu provedor. Desta forma você pode usar vários cenários, ambiente roteado, ambiente somente com Vlans, usar RB Mikrotik, usar Sw da TP-link, ThowghSwtch da ubiquiti isto mesmo fazer a rede toda em Vlan, ou complicar e colocar MPLS VPLS, tudo depende da elaboração.

    Mikrotik por padrão é equipamento usado em vários provedores, "mas ele ruim e lotado de bug" mas usa ele assim mesmo.

    Receita basica, vc irá precisar de uma RB recomendo minimo 2011, dedicada a fazer o serviço de loadbalance ( não vou comprar outro balance, vou usar este da TP-LINK load balance TL R470T ) ok, totalmente possivel utilizar este balance, si bem configurado funciona muito bem sim, mas balance feito no Mikrotik, é possivel realizar maior prioridade.

    Apos o link, vc pode usar outra RB pode ser 2011, ou 3011, você falou que possui 180 clientes, nesta outra RB vc colocaria as autenticações via PPPOE, criando servidor, pool, etc, Usar um computador no caso pode ser quad core, com 8Gb de memoria ram, minimo, HD de 500, fonte boa, e instalar ESXI e criar maquinas virtuais, uma para DNS, recomendo Usar CentOS, com Unbout, melhor compre uma edgrouter lite, e instale o unbound nela, criar maquina para ser servidor de autenticação dos clientes, e gestão financeira, recomendo usar DuoBox http://duobox.com.br/ no caso como vc esta estruturando pode usar duobox, e edgerouter como servidor PPPOE show de bola e duobox conversar com ele perfeitamente.

    Ja nas torres, tudo depende de como vc irá pensar a rede, digamos que será roteada, cada torre um router, quer que seja, Mikrotik, ou edrouter, ou si for em vlans, nas torres bastaria SW este aqui muito bom http://produto.mercadolivre.com.br/M...rt-tp-link-_JM para transmitir sinal usar basestion de 90º de 16 dbi. eu uso Rocket, mas vai depender do que vc irá usa nos clientes, si for misto, recomendo ter um trabalho de e escolher usar ubnt, mikrotik, intelbras, no radio que transmite, no cliente, para aproveitar o melhor de cada fabricante, tudo que esta ai, vc pode fazer, caso queira que eu mais parceiro de trabalho faça de forma elaborada, e deixe tudo ai funcionando so me add no skype.

    caso queira me add no skype netsouto

  2. #22

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Olha companheiro , sem receio de duvidas , contrate um sistema de gerenciamento , indico www.ixcsoft.com.br conversa com o Cleiton la e alem de tudo mais , podera contratar tbm uma acessoria tecnica e assim sem duvidas vc estara preparado para o crescimento , faça diferente , faça a diferença e mostre para os seus clientes profissionalismo , com isso vc so tem a crescer e expandir seu negocio .

  3. #23

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    1 sai fora desse tp link quandos clientes forem acessar sites de banco vai da merda.
    2 faz o balance 2016 numa rb e adeus mamae....

  4. #24

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Olha primeiramente quero agradecer a todos de verdade pelas dicas , sugestoes e ideias lançadas aqui no forum, nunca imaginei que ia ter um retorno desses, fiquei impressionado com a atenção e interesse de todos em nos ajudar ... meus sinceros agradecimentos, li cada post com muita atenção e tudo foi muito bem absolvido para aplicar em minha rede todas essas melhoras, vou ADICIONAR NO SKYPE os amigos que me deram essa liberdade .

    Muito obrigado pelas boas vindas e contem comigo no que precisarem também, aqui na cidade é eu e meu pai de sócio , fui eu que montei sozinho tudo e configurei , infelizmente nao tive um apoio de alguem expert igual os companheiros sao , mais agora creio que muita coisa vai melhorar

    Obrigado mais uma vez, estamos abertos a parcerias, somos bem conhecidos na cidade e temos umas boa influencia nao queremos de maneira alguma se prejudicar ou prejudicar alguem, vamos começar uma rede em uma cidade um pouco longe ja estamos com o projeto e pode ter certeza vai ser tudo diferente agora nessa nova rede

    meu whats é 14 981483840 fiquem a vontade para nos chamar qualquer hr

  5. #25

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    2 rbs 1100 ahx2
    eu tenho esse cenário..
    3 links balanceado
    vc coloca 1 pra balance e outra como concetrador
    hoje tenho 600 assinantes,420 online fica de boa

  6. #26

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Citação Postado originalmente por altaircarvalho Ver Post
    2 rbs 1100 ahx2
    eu tenho esse cenário..
    3 links balanceado
    vc coloca 1 pra balance e outra como concetrador
    hoje tenho 600 assinantes,420 online fica de boa
    420 clientes online ppoe ??? quais os planos e algum dos cores não fica topando ???

  7. #27

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Citação Postado originalmente por arthurteixeiramendes Ver Post
    Olha primeiramente quero agradecer a todos de verdade pelas dicas , sugestoes e ideias lançadas aqui no forum, nunca imaginei que ia ter um retorno desses, fiquei impressionado com a atenção e interesse de todos em nos ajudar ... meus sinceros agradecimentos, li cada post com muita atenção e tudo foi muito bem absolvido para aplicar em minha rede todas essas melhoras, vou ADICIONAR NO SKYPE os amigos que me deram essa liberdade .

    Muito obrigado pelas boas vindas e contem comigo no que precisarem também, aqui na cidade é eu e meu pai de sócio , fui eu que montei sozinho tudo e configurei , infelizmente nao tive um apoio de alguem expert igual os companheiros sao , mais agora creio que muita coisa vai melhorar

    Obrigado mais uma vez, estamos abertos a parcerias, somos bem conhecidos na cidade e temos umas boa influencia nao queremos de maneira alguma se prejudicar ou prejudicar alguem, vamos começar uma rede em uma cidade um pouco longe ja estamos com o projeto e pode ter certeza vai ser tudo diferente agora nessa nova rede

    meu whats é 14 981483840 fiquem a vontade para nos chamar qualquer hr
    por curiosidade amigo, qual a sua cidade ?

  8. #28

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Comprei 1 rb 11000 ahx2 ... para fazer o balanceamento e funcionar como nosso servidor aqui, to no caminho certo né ... agora , vou ver a configuração para o balanceamento ... ele vai ficar aonde chega os link nosso ...

  9. #29

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Citação Postado originalmente por arthurteixeiramendes Ver Post
    29 anos por que da pergunta ?
    Citação Postado originalmente por nEVER Ver Post
    por curiosidade amigo, qual a sua cidade ?
    Não idade amigo... é cidade... De repente alguém de nós está perto e pode te dar uma ajuda!

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    @sphreak, Mikrotik não é configurado por linha de comandos, possui esta função, mas possui interface grafica winbox, linha de comando é cisco, juniper, Vyos, linux, BSD, e até mesmo o edgrouter, que é na verdade baseado no Vyos.
    Oi Bio!! Você tem razão! Mas Mikrotik é bem no braço a coisa, quero dizer, é bem menos intuitivo que algumas interfaces... Tem que estudar ele!

  10. #30

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    A dúvida de saber a cidade é por morar no DDD 14 tbm
    .. E como disse que estava a expandir sua rede pra outra cidade, gostaria de saber qual cidade seria, na minha cidade existem 4 empresas de via rádio, mas só uma presta até onde escuto... Nao sei dizer se essa que presta realmente presta, pois sou usuário de vivo speedy...... 2 das empresas que possuem rádio, estão cabeando fibra, mas tbm não sei como está direito, escutei que uma está tendo problemas com autenticador, sempre o dono precisa fazer um novo usuário pro cliente, para de autenticar do nada.... A vivo está sem previsão de fibra...

    A experiência que tenho com Internet via rádio é muito ruim, eu já tive, vários amigos usam/usaram e sempre ouvi reclamação....
    Fica algo instável.. latência oscilando, perca de pacotes e etc, mas acredito ser pq são amadores, já ouvi dizer de pessoas de cidade maiores que rádio roda liso.. Falta conhecimento pelo jeito
    Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

  11. #31

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    A cidade que estamos indo no interior do GOIAS, depois que coloquei o RB 1100 ahx2 aqui melhoro tudo , paguei para fazer o balanceamento dos links e as configurações necessárias ... até agora nenhuma novidade, minha rede é roteada e para fazer a migracao agora para PPOE vamos apanhar um pouco, mais no final tudo da certo ...

    Bom nossa deficiência estava nos final de semana e horarios de pico, aonde estabilizou nosso ping e a velocidade, estamos trabalhando com sobra unica coisa que ainda tenho duvidas e estou observando é o PTP que traz os 3 link balanceado para nossa cidade, não sei quanto megas passa com folga, sao duas NANOBEAM 400 , nao sei se vou precisar substituir mais ai vai na telinha .... muito obrigado desde ja as dicas e ajuda de todos e estou aberto a novas sugestões para melhoria, foram muitos que se interessaram fica meus sinceros agradecimentos

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptpnano.png
Visualizações:	221
Tamanho: 	285,9 KB
ID:      	64112Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptpnano2.png
Visualizações:	162
Tamanho: 	197,9 KB
ID:      	64111


    ai esta as fotos, se eu fizer o speed test no radio ela puxa ate 75 mega, bem próximo do que tenho de link

  12. #32
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Amigo, aqui no under um um cara q faz um balance top e concentrador na msm rb com poucas regras, derrepente ele pode te ajudar, @acrônimo, aqui uso desse jeito, já q o balance vai consumir pouco processamento da rb

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  13. #33

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Caro vagner, onde encontro algo sobre como fazer esse ballance 2016

  14. #34
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Use ccrs para seus cores e migre tudo para eoip para clientes e rb 750(ruim) e 49xx (melhor opção ) nos clientes irá ter clear channel e dificilmente broadcast alem de poder gerenciar os links separadamente

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  15. #35

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Serio mesmo que vc esta recomendando usar EOIP?

    O que é o EoIP
    Ethernet over IP (EOIP) Tunneling é um protocolo de MikroTik RouterOS que cria um túnel entre dois roteadores Ethernet em cima de uma conexão IP. O túnel EOIP pode atropelar IPIP túnel, PPTP túnel ou qualquer outra conexão capaz de transportar IP.
    Quando a função de ponte do roteador está ativado, todo o tráfego Ethernet (todos os protocolos Ethernet) será superado como se lá onde uma interface Ethernet física e cabo entre os dois roteadores (com o bridging habilitado).Este protocolo faz vários esquemas de rede possível.
    Configurações de rede com interfaces EOIP:

    • Possibilidade de colmatar LANs através da Internet
    • Possibilidade de construir uma ponte sobre LANs túneis criptografados
    • Possibilidade de construir uma ponte sobre LANs 802.11b redes sem fio ‘ad hoc’

    O protocolo EOIP encapsula quadros Ethernet em GRE (protocolo IP 47) pacotes (como PPTP) e envia-los para o lado remoto do túnel EOIP.
    Notas!
    túnel-id é um método de identificação de túnel. Ele deve ser exclusivo para cada túnel EOIP.
    mtu deve ser definido até 1500 para eliminar refragmentação pacote dentro do túnel (que permite bridging transparente das redes Ethernet-like, de modo que seria possível transportar quadro em tamanho real Ethernet sobre o túnel).
    Quando ponte túneis EOIP, é altamente recomendável para definir os endereços MAC único para cada túnel para os algoritmos de ponte para funcionar corretamente. Para interfaces EOIP você pode usar os endereços MAC que estão na faixa de 00:00:05 E: 80:00:00 – 00:00:05 E: FF: FF: FF, que IANA tem reservadas para tais casos.Alternativamente, você pode definir o segundo bit do primeiro byte para modificar o endereço de auto-atribuído em um “endereço administrado localmente”, atribuído pelo administrador da rede e, assim, usar qualquer endereço MAC, você só precisa garantir que eles são únicos entre os hosts ligado a uma ponte.
    Nota: túnel EOIP adiciona, pelo menos, 42 byte complementar (8Byte GRE + 14 byte + 20 byte Ethernet IP)

    Exemplos de definição

    Vamos supor que queremos unir duas redes: ‘Escritório da LAN “e” LAN remota’. Ao usar a configuração EOIP podem ser feitas para que o Office e LANs remotas estão no mesmo domínio de broadcast Layer2.
    Considere seguinte configuração:
    http://wiki.mikrotik.com/images/4/45/Eoip-example.png
    Como você sabe estação sem fio não podem ser colmatadas, para superar essa limitação (que não envolvam WDS) vamos criar túnel EOIP sobre a ligação sem fios e transpô-la com interfaces conectadas a redes locais. Ambos os sites estão no mesmo domínio de broadcast Layer2. Você pode configurar endereços IP da mesma

  16. #36

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas


  17. #37
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Sim. Eu trabalho em.provedor e trabalho com mk desde 2007 usar eoip ainda é a melhor solução. Uso eles na rede de clientes de onde presto consultoria e os clientes são grandes...a vantagem é poder criar as limitações separadas por rede e túneis dedicados. E poderar monitorar as 2 pontas lado cliente e o seu lado.
    Se tiver pops centralizadores pode fazer ospf e gerenciar as rotas de forma automática sem precisar esquentar a cabeça com roteamento estático

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  18. #38

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Vlan nunca cheguei a implantar. Mas com ajuda e consultoria do meu amigo Arthur a cerca de 1 ano e meio implantamos ospf+mpls+vpls com pppoe centralizado. No inicio parece dificil e confuso, mas nada como a patrica e um dia apos o outro. Rede em bridge nunca mais.

  19. #39

    Padrão Re: NOS AJUDE POR FAVOR / MEGANET com 180 clientes via radio 5.8 e servidor com problemas

    Assim, tenho eu tenho muito disso aqui, atendo muito interior e faço muito load e afins com pouca verba, me manda um email aí, [email protected], acho que posso te dar uma mão gostando pouco agora, e depois quando for mudar, não sofrer muito, 200 clientes é fácil de fazer uma estrutura simples e que vai entregar boa banda aos seus clientes, manda um email aí!