+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Olá pessoal estou no seguinte dilema. Eu tinha 1 adsl de 10MB e contratei link de 10MB full.
    Para não perder a adsl eu implantei a seguinte configuração
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_B...tiple_Gateways

    Dessa forma consigo jogar cliente em um Gateway especifico apenas pelo IP dele.
    Essa config e feita marcação de pacotes nao mangle e depois criada a rota para cada gateway. esta tudo OK.

    Pergunta: como faço para implantar speedr? ele tambem faz a marcação na mangle e depois e criado a rota? muda alguma coisa? fui colocar speedr em uma rede de aproximadamente 20 clientes e ficou tudo lento.
    Maquina e Core i5 com 10gb de ram 1TB de HD não pode ser a maquina. to apanhando do mikrotik sou baby nesse assunto.
    Vou postar no forum deles tbm, se houver retorno eu volto aqui no post e deixo a solução.



    eth1 - link 10MB Full - 179.107.XXX.XX
    eth2 - MK-Auth - 172.31.255.2
    eth3 - link 10MB adsl - 100.100.0.1
    eth4 - Speedr - 192.168.254.2
    eth5 - Clientes pppoe 10.2.0.1/24
    \ Clientes HotSpot 10.5.50.1/24

  2. #2

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Só precisa configurar o IP da RB como gateway do Speedr. Se a RB faz balanceamento ou não, não importa, mas isso é feito nela, não no Speedr.

    E 1 HD de 1TB não é suficiente. Não falo pela capacidade, 1TB deve ser suficiente para 20 clientes. O problema é que HDs comuns (7.200RPM) são lentos, muito lentos em comparação a uma rede. Ter mais de um HD ameniza esse problema. Então sim, há a possibilidade de essa lentidão ser causada por essa sua máquina sim.

  3. #3

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Tem um programa que pode lhe ajudar em configurar essa distribuição de link ou fazer o balance, o problema de vc ter o cache na mesma rb que tem 2 gateway é que o cache nao usaria os dois links para baixar os arquivos para ele e depois entregar ao proximo cliente o cache sempre ira usar o mesmo link para baixar os arquivos para cache.

    Sistema abaixo pode ser que lhe ajude em algo neste sentido.

  4. #4

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    O HD não era não, a lentidão está na configuração mesmo. O grafico do HD estava bem baixo o servidor estava entrando em produção a lentidão começou.
    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Só precisa configurar o IP da RB como gateway do Speedr. Se a RB faz balanceamento ou não, não importa, mas isso é feito nela, não no Speedr.

    E 1 HD de 1TB não é suficiente. Não falo pela capacidade, 1TB deve ser suficiente para 20 clientes. O problema é que HDs comuns (7.200RPM) são lentos, muito lentos em comparação a uma rede. Ter mais de um HD ameniza esse problema. Então sim, há a possibilidade de essa lentidão ser causada por essa sua máquina sim.

  5. #5

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Deson eu não quero fazer balance pois os meus links tem upload diferentes.
    Os clientes do Grupo A cai no link dedicado onde upload e bom
    Os do Grupo B no ADSL onde upload e mais fraco. por isso não faço balance PCC

  6. #6

    Padrão

    O suporte me orientou fazer como no video porem eu tinha tentado com apenas um gateway e continuava lento. estou indo a testar o ThunderCache hoje e vamos ver se consigo usar com dois gateways. Alguém sabe se esse modo Tproxy da speedr funcionaria no meu cenário?


    "O recomendável é o balance ser separado da RB de autenticação PPPoE dos clientes e do cache, assim não havera problemas.
    No cenário que está utilizando ocorre que somente o link principal(rota default) será utilizado pelo cache, pois provavelmente não colocou a interface ou IP do Speedr para que seja balanceado suas requisições também.
    Da forma que está pode até fazer uma adaptação usando o modo Tproxy do Speedr, MAS é necessário duas interfaces de rede do cache conectadas ao Mikrotik.
    Exemplo do Tproxy: "

  7. #7

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Blz.

    Enviado via LG-E612f usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: 2 Gateways Mikrotik + Cache Speedr e possivel?

    Voltando pra esclarecer como ficou.
    Não implementei Tproxy


    O cache speedr só pega o arquivo do link principal que é o dedicado.
    Eu direciono os clientes de velocidade menor para o segundo link com uma regra na mangle abaixo da regra do speedr se eles precisar de algo no cache ele entrega normalmente se precisar de algo na web que pode ser cacheado o speedr busca pelo link dedicado.


    Enviado via D5833 usando UnderLinux App