+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador interferindo na rede

    Pessoal, me ajudem por favor, rede com RB 433Ah Mikrotik como AP. Tem um roteador interferindo na rede fornecendo ip, não consigo encontrá-lo nos clientes. Tem como bloquear esse tipo de interferência na RB?

  2. #2

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Você pode ir na casa de alguém que esteja pegando esse IP, acessar o roteador e desabilitar o DHCP dele, se não tiverem mudado o usuário e senha de acesso, claro.

  3. #3

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Já feito isso, consigo acessar e reconfigurar esse danado, mas alguém mexe e este volta como original de fábrica com nome original, e o problema continua.

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Se for entre clientes do mesmo AP que ocorre, desativa o default forward no AP.

  5. #5

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Não é isso, este roteador está interferindo em vários outros clientes, queria saber se tem como manter a rede (RB, sistema Mikrotik) sem essa interferência. E obrigado pela resposta.

  6. #6

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Forneça IP fixos aos seus clientes (ip + mac) Quem não estiver no IP que você foneceu ou ficar fuçando nas configs simplesmente não navega... Daí vai ter que ir atrás de você... Vai ser quando vai rolar o comidão por estar mexendo em configurações e atrapalhando o provedor...

    Outra coisa se você usa a faixa de IP 192.168.1.xxx no seu provedor mude, essa faixa dá muita treta por ser dos roteadores domésticos. Por exemplo 192.168.70.xxx.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Eu era cliente de um provedor, fiquei um ano sofrendo com isso até que eles resolveram rastrear um por um até tomarem ciência que tinha um danado desse interferindo; fato que tinha avisado eles. Foram dois dias para descobrir, como o aparelho era do cliente a solução foi dar uma nova e destruir a velha na frente do cliente sem ônus. Tive dois roteadores que com certo tempo interferia e tão rápido o troquei. Os grandes provedores já dão os roteadores para evitar isso.

  8. #8

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Eu era cliente de um provedor, fiquei um ano sofrendo com isso até que eles resolveram rastrear um por um até tomarem ciência que tinha um danado desse interferindo; fato que tinha avisado eles. Foram dois dias para descobrir, como o aparelho era do cliente a solução foi dar uma nova e destruir a velha na frente do cliente sem ônus. Tive dois roteadores que com certo tempo interferia e tão rápido o troquei. Os grandes provedores já dão os roteadores para evitar isso.
    Nao é questão de dar um roteador...

    Se a rede do provedor estiver toda em bridge (o que é um erro gravíssimo...) Ou com as antenas todas em WDS ... (Outro erro...). Ou um provedor tabajara com cabeamento UTP, sem a configuração correta e jogando IP como se fosse a internet da casa da tia, todo cheio de switches e essas coisas... É só um cliente ligar o cabo do proveador na porta LAN do roteador , que já serve pra ferrar tudo... É por isso que existe a porta WAN... Ela não joga IP pra rede...

  9. #9

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    cara, sobe um ppoe server, e nem deixe ip na lan do MK, ai só vai navegar quem se autenticar no ppoe.

  10. #10

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Obrigado pessoal pela atenção, vou seguir suas recomendações.

  11. #11

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Tem sim, nao lembro onde estão os script porem sei que tem.

  12. #12

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    recomendo nao usar dhcp, usa ip fixo ou pppoe, e usa esta regrinha direto no servidor ou na rb se ela tiver como servidor, para bloquear dhcp.
    Estava passando alguns problemas com DHCP vindo dos clientes, pesquisei e achei 02 regras muito simples e até o momento está resolvendo meu problema.


    Vale lembrar que os créditos são para CATV, autor das mesmas.




    O DHCP trabalha na camada 2, correto?? A bridge trabalha na camada 2 também, certo?


    Então você pode tranquilamente usar a bridge para bloquear tráfego da camada 2. Como?




    / interface bridge filter
    add chain=input in-interface=ether2 mac-protocol=ip src-port=67 ip-protocol=udp action=drop comment="Anti-DHCPServer-Externo" disabled=no


    add chain=forward in-interface=ether2 mac-protocol=ip src-port=67 ip-protocol=udp action=drop comment="Anti-DHCPServer-Externo" disabled=no


    Substituir a palavra clientes pelo nome das suas interfaces. Deve ser aplicado em todos os cartões.

  13. #13

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nao é questão de dar um roteador...

    Se a rede do provedor estiver toda em bridge (o que é um erro gravíssimo...) Ou com as antenas todas em WDS ... (Outro erro...). Ou um provedor tabajara com cabeamento UTP, sem a configuração correta e jogando IP como se fosse a internet da casa da tia, todo cheio de switches e essas coisas... É só um cliente ligar o cabo do proveador na porta LAN do roteador , que já serve pra ferrar tudo... É por isso que existe a porta WAN... Ela não joga IP pra rede...

    Eu acho que antes de fazer qualquer coisa, dá uma atenção ao que este companheiro citou. Se encaixa em alguma destas situações?
    Dia desses noutro tópico que incentivava o uso do WDS no clientte eu fui até criticado por condenar o uso de WDS na estação cliente... não vejo a menor necessidade disso...
    Agora o @sphreak confirmou. Nunca use WDS em clientes. WDS é para fazer pontos de repetição.
    E clientes com CPE todas roteadas...

  14. #14

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    ppoe na rede acho que é a melhor saida


    Sent from my iPhone usring UnderLinux

  15. #15

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu acho que antes de fazer qualquer coisa, dá uma atenção ao que este companheiro citou. Se encaixa em alguma destas situações?
    Dia desses noutro tópico que incentivava o uso do WDS no clientte eu fui até criticado por condenar o uso de WDS na estação cliente... não vejo a menor necessidade disso...
    Agora o @sphreak confirmou. Nunca use WDS em clientes. WDS é para fazer pontos de repetição.
    E clientes com CPE todas roteadas...
    Apoiado @1929

    WDS foi criado para se assemelhar as redes cabeadas, onde há interatividade entre os terminais da rede. Ela permite que redes wireless expandam-se utilizando múltiplos access points sem a necessidade de um backbone central para ligá-los através de cabos.

    No caso de provimento de acesso a internet, qual a necessidade de um usuário se comunicar com outro dentro da própria rede do provedor??? Nenhuma!!!

    De vez em quando eu vejo um comentário ou outro que para resolver um determinado problema diz lá "ativa o WDS".

    Se ao ativar o WDS algo funcionou, significa que algo não está certo nas configurações de rede e devem ser revistas...

  16. #16

    Padrão Re: Roteador interferindo na rede

    OK pessoal, obrigado a todos que responderam.