+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com comandos Mikrotik

    Olá pessoal tudo joia? Eu sou programador e ao mesmo tempo trabalho com redes usando o RouterOS para gerência. Estou desenvolvendo um programa que faz conexão SSH com o mikrotik para automatizar alguns comandos e estou tendo alguns problemas muito provavelmente com versões de sistema, por exemplo:
    Quando vou adicionar uma queue simple, utilizo o comando: "queue simple add target=192.168.x.x", só que percebi que este atributo target em algumas versões do mikrotik, ele está ao invés de "target" apenas, ele está "target-address" e isso é um problema, pois meu comando envia um "target", mas o mikrotik espera um "target-address". Onde posso consultar quais os nomes de atributos que foram modificados de acordo com upgrade de versão do RouterOS?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com comandos Mikrotik

    cara,somente testando mesmo as versões de firmwares,posso lhe fornecer,favor informar exatamente qual versão vc precisa que faço um pacote para vc fazer o download

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com comandos Mikrotik

    Na wiki do RouterOS essas mudanças são explicadas geralmente.
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:TOC

    No caso do target-adress, ele explica que a diferença ocorreu na mudança pra versão 6:
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...ow_Identifiers

    Se visitar a wiki quando tiver novidades (Assina a newsletter, ou na aba de downloads assina a notificação por email) você vai se habituando a ver as alterações.


    Se eu não me engano a versão rc do 6.0 foi lançada no meio de 2013, e a primeira versão estável no final de 2013, tem então 2 anos e meio de uso, eu não atualizo software a não ser que tenha alguma falha grave conhecida (Prefiro os bugs de fábrica aos bugs criados pelas atualizações) mas dá pra atualizar todas as RB's pra ter versões similares (E padronizar os comandos), só quem não atualiza pra 6.0 são as velhas RB's clássicas com MIPS little-endiam, mas são hardwares meio básicos com chipsets de 10 anos de idade (Convenhamos que uma RB133 lançada em 2002 ter software atualizado em 2013 é extremamente raro, nenhum Cisco, 3com ou Huawei de 2002 tinha suporte sequer até 2007). Uma RB600 de 2005 roda RouterOS 6.35 de 2016 tranquilamente, isso é um suporte pra lá de longo, o produto está fora de linha faz muitos anos mas ainda tem software novo.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com comandos Mikrotik

    show, vi la na wiki a modificação do target-addres para target na manutenção das queues hehe obrigado