+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Olá pessoal, primeira vez que uso rocket m5 com basetation , e não estou me dando muito bem,
    antes do basetation eu tinha um nano loco m5 (velho) e parecia que tava melhor , porém eu estava com 18 clientes
    pendurados e em alguns o sinal não era muito bom , creio que por causa da abertura do nano loco .
    Comprei um basetation 90G 17dbi e coloquei com uma rocket m5 , tudo novo , porem o sinal nos clientes não aumentou sequer 1dbi , clientes todos airgrids m5 a menos de 2 km
    e estão com lentidão , testei diversas configurações e canais .. segue os prints , espero que alguem possa me ajudar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	229
Tamanho: 	126,8 KB
ID:      	64166

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	226
Tamanho: 	165,2 KB
ID:      	64165

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.JPG
Visualizações:	198
Tamanho: 	103,8 KB
ID:      	64167

  2. #2

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Bom dia
    Cara tá tudo errado ai nas configurações, primeiro ativa o WDS, depois desabilita o dfs depois coloca em 20 Mhz, depois coloca a potencia no ultimo, e tenta usar canal do 5400 ate 5500 que fica melhor nas rockets, e no pais coloca australia para poder abrir mais canais.
    Testa ai depois posta os resultados

  3. #3

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Boa noite caros colegas, aproveitando o tópico do amigo.
    Tbem estou com o mesmo problema, porem minha base-station é de 120Gº - 16DBI.
    Uso em compilance test e potencia no talo.

  4. #4

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    E como estão os sinais dos clientes?

    No caso da imagem no primeiro post, tem cliente chegando com sinal -75dBm, isso é um sinal bem inútil, só serve pra MCS9 e olhe lá.

    Esse negócio de mudar de país é uma besteira enorme, lei é pra ser cumprida, se na área da IEC e no Brasil o limite de emissão é 27dBm EIRP abaixo de 5725MHz, quem quiser usar mais potência que mude de país (Ou faça um questionamento técnico muito bem embasado pra Anatel, mas isso não tem como, tem mil motivos pra limitar a potência nessa faixa). Se você está usando canal abaixo de 5725MHz, e informa que a antena é de 17dBi, pode configurar pra 12, 15 ou 25dBm de potência que NÂO ADIANTA, o software vai limitar a 27dBm EIRP (17dBi + 10dBm = 27dBm EIRP).

    Mudar de país sem conhecer a legislação do outro país é mais noobice que não conhecer a legislação do país onde mora.

    Se tem sinais tão lixo tipo -74 ou -75dBm vindo do cliente, não adianta mexer em potência na torre, potência de TX não muda nada o RX (Só quem acha que muda é velho surdo que fala gritando). Pra saber qual data rate usar pro cliente enviar dados (TX rate do cliente, RX na torre) é só olhar o datasheet do equipto na torre, no caso do Rocket M5:
    https://dl.ubnt.com/rocketM5_DS.pdf

    Tá lá a sensibilidade, MCS12 tem sensibilidade de -84dBm. Se aplicar uma margem de 8dBm isso significa sinal de -76dBm (Entre -84 e -76 tem 8 de diferença, matemática básica), e isso implica em 10% de perdas nos pacotes, 10% de perdas nas rajadas de dados geralmente exige o reenvio de TODOS os pacotes (Perder 1800 bits de um pacote de 1472 bytes é MUITA coisa), ou seja, sinal -76dBm pra MCS12 é sinal LIXO, baixo demais, completamente inútil. Aqui dá pra ter uma noção dos perdas com cada margem:
    https://community.ubnt.com/t5/Wirele...hment-id=17483

    Com 18dB de margem (-84 + 18 = -66dBm) já cai pra 1% de perdas. Pra ficar ABAIXO de 1% de perdas (O mínimo de qualidade que se espera é isso, não ter perdas nem de 1% e sim menos que isso) é com uns 20dB de margem. Ou seja, sinal -64dBm caso use um data rate cuja sensibilidade seja de -84dBm.

    Então, se o cliente chega com sinal -75dBm, 20dB de margem leva a qual data rate? Leva ao inútil MCS8, que mal permite vender 2 ou 3Mbps de upload agregado. Então NÃO DÁ pra ter rede decente com cliente com sinal tão baixo, tem que resolver a falta de visada deles, se quiser usar um MCS10 nos clientes (TX nos clientes, RX na torre) tem que dar um jeito dos clientes chegarem em pelos menos -70dBm (E MAIS que -70 é -69, -68, -67, etc).

    Quando a desabilitar DFS, cai na mesma questão de mudar país: Tem legislação pra que, caramba? Tá lá na resolução 506 ( http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506 ), DFS é OBRIGATÓRIO entre 5470 e 5725MHz, quem quiser usar a legislação pra limpar a bunda, que se mude pra Bolívia ou pra Venezuela, aqui (E e em todo o mundo civilizado) um radar meteorológico pra uso aeronáutico é MUITO mais importante que um provedor que entrega internet pro povão ficar pendurado no facebook futricando a vida alheia. Que se dane o facebook, os radares aeronáuticos são muito mais necessários que um provedor de internet operando com alta potência onde não deve.
    (Se não quer usar DFS, é só usar 5725-5850MHz, ou se mudar pra Bolívia e Venezuela, bem simples. Quem opta deliberadamente por ignorar legislação é marginal, não merece respeito)

    Todos os canais de 5725-5850MHz estão ocupados? Se estão, tem que aprender a se virar com os 27dBm EIRP que a lei permite na faixa dos 5470-5725MHz. E com 27dBm EIRP dá pra atender cliente até uns 2km, pois com 27dbm e antena de 16 ou 17dBi terá em 2km sinal na casa dos -70dBm, que até serve pra digamos MCS12 (Daria 14dB de margem) desde que todos os clientes tem zona de Fresnel limpa. Em rede perfeita até 12dB de margem presta, mas repetindo: desde que todos os clientes tenham zona de Fresnel 100% limpa. Se 3 ou 4 clientes tiverem visada porca, com apenas 50 ou 60% da zona de Fresnel (Ou pior, se um vizinho nem tiver visada) tem que partir pra margem de 20dB (Então com -70dBm só poderia usar MCS10, que permite vender 15Mbps agregado em condições boas.

    Tem que manter TODOS os clientes com nível de sinal decente pro data rate em uso (E o software é besta, ele não sabe analisar qualidade de sinal, e seleciona automaticamente data rates altos demais pros níveis de sinal existente, o software trabalha com margem tipo 8 ou 10dB, mas ele usa a mesma margem em ambiente limpo ou poluído, onde tem reflexos ou onde não tem, enfim, em ambiente ruim ele faz como nesse caso, usa data rate muito alto pro sinal que tem, o que resulta em CCQ tipo 70%, enquanto se usasse uma margem decente teria CCQ acima de 95%.

    Outra margem a olhar é a margem entre sinal e ruído, se o ruído está em -91dBm, e o sinal está em -71dBm, isso dá uma margem de 20dB até o ruido, logo, a relação sinal-ruído é de 20dB, e... desde quando 20dB de SNR é suficiente pra data rate alto em wifi?
    Se pegar tabela como essa:
    http://image.slidesharecdn.com/v1brk...?cb=1324564314
    E ver onde tem 20dB de margem, é em MCS11 (Ou MCS3, caso use polarização simples). Se quiser usar data rate maior PRECISA ter SNR maior, e o jeito de ter isso é conseguindo nível de sinal mais alto, ou nível de ruído mais baixo.
    (Alias, notar na tabela que ela foi feita com o MRC ( https://en.wikipedia.org/wiki/Maximal-ratio_combining )com 3 clientes, entre MCS0 (1 chain, ou 1 polarização) e MCS8 (Mesma modulação mas com 2 chains, ou 2 polarizações) o MRC cai de 4,7 pra 1,7dB de ganho, porque passou de 3 pra 6 sinais, passando pra 10 clientes isso cai ainda mais, por isso PTMP não pode ter as mesmas regras de um PTP, um PTP com SNR de 25dB e margem (SOM) de 20dBm dá um throughput enorme, mas PTMP vai dar metade ou 2/3 disso com os MESMOS níveis de sinal. -70dBm de sinal vindo dos clientes só é útil em ambiente limpo, e onde esse sinal é resultado de distância e não de zona de Fresnel parcial. Pra maioria dos ambiente urbano só existe qualidade quando se ficar acima de -65dBm (E acima quer dizer -64, -63, -62, etc). Se não tem como erguer a CPE do cliente pra limpar a zona de Fresnel, então tem que cancelar o atendimento a esse cliente, se ficar atendendo todo mundo vai precisar trabalhar com margem de 20dB ou mais pra manter a qualidade nos clientes que tem sinal bom.

    E só mudem configuração de país se mudarem de país, se tem uns marginal pilantra que preferem ignorar legislação deixa eles morrerem com a legislação enfiada na bunda, quem espera um mundo mais justo tem que fazer a sua parte ainda que uns idiotas optem pela ignorância e nem leiam a legislação, ou optem pelo egoísmo e descumpram só a parte da legislação que interessa ao próprio bolso.

  5. #5

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Sobre as frequências liberadas para uso. Gostaria de tirar a dúvida. posso usar de 5470 e 5725MHz com DFS ativo, e de 5725-5850MHz com ele desativado certo?

    Outra dúvida. Sempre configurei com todos os canais liberados, acabei de testar e configurei uma PTP (mikrotik) com país brasil e setei Frequency Mode como regulatory-domain para seguir a regulação do pais. Observei então que as frequências liberadas são de 5180 até 5815 ai fiquei confuso.

    Posso deixa meu equipamento em superchannel e limitar as frequência liberadas pelo governo? Ou devo obrigatoriamente selecionar regulatory-domain?

    Fico na duvida se
    regulatory-domain ajusta outras obrigações impostas pela anatel!

    Desculpa usar o espaço desse tópico para tirar outra dúvida, mais como comentaram sobre esse assunto e sempre tive essa dúvida.

  6. #6

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    O RouterOS (Da Mikrotik) numas versões de 2010 ou 2011 ainda não tinham alterado os dados pra cumprir essa resolução da Anatel de 2008. A Mikrotik fica na Letônia (Do lado da Rússia, inclusive o idioma oficial é Russo, com caracteres cirílicos mesmo!), acho que eles não se preocupam muito em ver todo ano o que os países ao redor do mundo modificaram de legislação. Acho que nas versões mais velhas o Brasil entra nas regras da CE (Da Europa), sendo que na verdade sempre usamos legislação muito mais parecida com a da FCC (Eua).

    A UBNT está nos EUA, ela está mais atenta as legislações aqui na América do Sul que a Sia Mikrotik lá na Letônia, talvez a UBNT erre a legislação do Quirguistão, pra compensar o que a MK erra aqui na Am. do Sul.

    As vezes é olhar bem o que os softwares fazem, um software não pode ser mais esperto que um humano (Ou, se um humano for mais desinformado que um software, bota esse humano de volta pra escola!), no caso de usar RouterOS em versão velha, realmente o jeito é colocar em superchannel pra usar os canais LEGAIS.


    Sobre DFS, ele só é obrigatório de 5470-5725MHz. Acima disso, ou abaixo, não é preciso (Porque não tem radar operando). E sem radar por perto ele não faz efeito, ativar DFS digamos em 5765MHz não faz diferença.

    (E abaixo de 5470MHz (Especialmente nos 5180MHz, canal default do RouterOS nas versões da idade da pedra) tá lá na resolução 506 da Anatel: É só pra uso indoor, e ainda assim a potência limitada pra caramba (20dBm EIRP, se não me engano). Precisa deixar essa faixa limpa porque é usada pra outros radares, pra comunicação marítima e de aproximação de aeronave (Dados enviados do aeroporto pra aeronave pousando, ou radionavegação aeronáutica), esses usos são feitos justo em metrópole com aeroporto movimentado, onde esse uso (5500MHz sem DFS, ou uso outdoor de 5180MHz com digamos 40dBm EIRP) não atrapalha ninguém é bem LONGE de metrópoles, aqui na roça, mas... onde não tem nenhum uso importante de 5150 a 5725MHz também não tem uma centena de provedores poluindo todo o espectro)




    Alias, tava pensando aqui, naquela fase do RouterOS que limitava o uso abaixo de 5700MHz acho que a MK estava aplicando as regras do JAPÃO no Brasil! Que eu lembre só lá é que teve isso, DFS entre 5200 e 5700MHz, e uso vedado acima de 5700. Mas de qualquer maneira isso foi cagada da MK em não ajustar o software à legislação nacional, a resolução 506 é de 2008 mas as regras anteriores eram similares, na resolução 282 de 2001 (Antes da MK lançar qualquer RB) já estava lá o uso de 5725-5850MHz liberado, não sei bem de onde a MK tirou os parâmetros que ela aplicava ao Brasil mas ela errava FEIO, deve ter aplicado dado que conseguiu do tempo da URSS...

  7. #7

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Essa antena 90G 17dbi não seria inapropriada pra usuários tão próximos, menos de 2km? da uma lida a respeito sobre DOWNTILT, faça o calculo sobre a altura da antena e inclinação da mesma. veja se ajuda.


    https://www.youtube.com/watch?v=gqQY3ybPP6k&feature=youtu.be

  8. #8

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    davigava: rocket com a setorial trabalha em dupla polarização 2x2, assim como nano loco, air grid somente 1x1, e não ative WDS, essa opção usa-se somente para enlace (ptp). veja em suas airgrids a montagem delas, em duas partes, se você monta aquela parte que encaixa na antena ao seu suporte de instalação veja se esta em H (HORIZONTAL) ou V (VERTICAL), a polarização que estiver aqui é a mesma que vai escolher quando for encaixar o dipolo da antena, tiver problemas com uns clientes aqui, quando vi sinal baixo e fui conferir era apenas polarização, antena estava de um jeito, dipolo de outro.

  9. #9

    Padrão Re: Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Bom dia, me add no skype volverine503.
    vou te ajudar a resolver o problema!

  10. #10

    Padrão Basetation 17dbi 90G+ RocketM5

    Pessoal , desculpe a demora , não consegui postar os print , porém , segui a instruções do jackfukuta , menos a parte da Austrália , DFS, e canal baixo , ficou bom , também redirecionei melhor o painel para a área que tenho clientes , a princípio melhorou o sinal dos meus cliente , também passei em casa da maioria redirecionando , ficou bom , CCQ 92%- 96% em horário de pico , trafegando até 16mb , em horário menos tráfego chegava a 99% , a maioria dos clientes abaixo de -65 , alguns até -71 , também comecei a trabalhar com MCS 3 nos clientes , o com sinal mais ruin coloquei MCS 2, o Ping dos clientes que mostra no Rocket fica entre 1 e 10 e todo mundo feliz , após tudo isso , adicionei mais 4 clientes , agora está com 22 , 3 destes 4 com sinal -60 e o outro - 72 MCS 2
    Acho que é muito cliente pro Rocket , agora aquele Ping que ele mostra está entre 150 e 400 , CCQ 88% ,porém os clientes estão navegando com sua banda normal e o Ping direito no servidor baixo ...


    Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app