+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Altura segura torre na laje

    Bom dia amigo,

    Pretendo colocar uma torre na laje de uma casa de 2 pisos, a duvida é a seguinte, existem uma altura máxima segura pra se colocar torre em lajes, ou tanto faz? A ideia é uma torre de 36 metros.

  2. #2

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    É estaiada ?

  3. #3

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    Amigo.. O que você tem ai é um provável problema de fundações e que a laje nem a estrutura inferior da edificação foram planejados para sustentar o peso de uma torre, tendo em vista ainda que o peso provável será concentrado (torre estaiada) ou distribuído em pontos (autoportante).

    Sugiro consultar um Eng. Civil para avaliar a estrutura da edificação antes de tentar implantar qualquer tipo de torre.

    Quanto a altura você tem que verificar a legislação municipal. É lá que vai dizer até qual altura você pode chegar com a torre, é claro, sob indicação do engenheiro.

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    realmente é melhor consultar um engenheiro civil, não um pedreiro,kkkkkk, falando serio. tem que ter muita atenção nisso ai, se a edificação tiver uma boa estrutura acho que dá para colocar uma autoportante de 20M. ma consulte mesmo um engenheiro.

  5. #5

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    O problema seria mais ou menos assim: Se for estaiada, o peso todo será colocado na base, que provavelmente vai ficar no meio da laja, longe dos pilares laterais. Quem estará acima dos pilares (E os pilares é que distribuem o peso pro solo) são os estaios, que são puxados pra cima, não pra baixo.

    Resumindo o problema, é normal ter pilares só nas laterais, e o meio da estrutura ter só vigas e a laje apoiada em parede comum:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         arranha_ceu_1.gif
Visualizações:	2463
Tamanho: 	10,3 KB
ID:      	64198

    A maioria das lajes é feita com lajota pra laje, se as paredes laterais ficarem sobre as vigas que distribuem o peso para os pilares, tudo vai bem, mas com uma torre estaiada o peso maior teria que ser colocado sobre um pilar, e não é tão comum ter pilar no meio das construções (Acho que só prédios mais altos costumam ter sapata central, em construções menores é mais simples fazer uma fundação em cada pilar lateral, como na imagem acima.

    Enfim, falando com o eng. civil não leve em conta só o peso da torre desmontada, porque pode ocorrer isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         viga.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	26,3 KB
ID:      	64199

    Além do peso da estrutura, há a tração dos estaios, ainda que não tracione muito, eles tem peso a ser acrescentado. Os estaios puxam a lateral quando há vento e isso pressiona a torre para baixo.

    Tem outros jeitos de transferir o peso para a lateral, com uma estrutura em V invertido em baixo, caso tenha parede central, teria que ver se algo do tipo foi construído (Se tem algo que transfira o peso do centro pras laterais). Um V tipo esse, só que invertido:
    http://a1.images.divisare.com/image/...E_img-_12_.jpg

  6. #6

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    Muito alta pra laje. Esse projeto precisa de engenheiro.

  7. #7

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    Muito arriscado um projeto desse sem aval de um engenheiro.

  8. #8

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    6 metros estaiada pra laje já vi dar merda, quanto mais 36mts ..... e outra pra uma altura destas começa do chão que é mais negócio, vai perder 6mts de altura e vai ganhar noites de sono em paz .... caiu a laje de um cara onde tenho uma torre ao lado da casa dele (espaço alugado), não derrubou minha torre por sorte, alias minha torre segurou as paredes que ficaram de pé, o desgraçado colocou 2 caixas de 1000lts e uma estaiada (alugada) em uma obra porca e mal feita, cheguei a alertar o maldito mas a ganancia falou mais alto, por sorte não matou a filha dele embaixo pois cairam as duas lajes (2° andar derrubou o 1° que foi ao chão) ... não confie de colocar torre sobre laje que voce não viu construir, se eu tivesse feito isso hoje estaria falido e provavelmente pagando indenização a alguem, gastei com a fundação mais valeu a pena, na hora do tranco ela permaneceu lá INTACTA ... no album da pra ver a obra de alvenaria que fiz na época, abaixo duas fotos depois da queda ...
    De prejuizos ficaram alguns cabos e fibras arrebentadas, fora a desorganização total e algumas horas de clientes parados, um dos piores dias que passei na vida, vendo tudo que construi quase indo de ralo por conta de um desgraçado burro e teimoso que de pedreiro não tem nem a colher ...

    https://under-linux.org/album.php?albumid=257

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2015-01-29 09.41.54.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	1,28 MB
ID:      	64201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2015-01-23 09.19.48.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	1,03 MB
ID:      	64202
    Última edição por carlinhotocabrabo; 13-06-2016 às 02:05.

  9. #9

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    Bom dia. Não arrisque. Faça essa torre sem considerar a laje.

  10. #10

    Padrão Re: Altura segura torre na laje

    Devido que geralmente quem deseja instalar uma torre em laje, não ter o devido conhecimento, é aconselhável, primeiro conversar com um engenheiro civil, um mecânico, um elétrico e um de telecomunicações, que são os profissionais quem devem te orientar. Como apresentam aqui os colegas ai, existem uma série de questões quanto as forças que geram uma estrutura metálica, que é o peso dela, as forças do vento sobre as antenas, isto gera um momento muito alto na base da torre, o que tende ela a ser girada, assim a estaiada tem os estaios, como dito ai cima, são puxados para cima, deste modo, já fiz documentação para quem fez de ancoragem, pilares de concreto armado, com 4 metros de profundidade e 2,5 metro de altura, coluna de mais ou menos acaixonado, com estrivos largura de 40x40 centimetros, coisa muito bem fundado, por que em área urbana se tem que ter rigidez nas ancoragem, mesmo que venha um tornado, a torre não será dobrada, ou girada, ou seja, se mantenha, por que se ela vier a cair no vizinho, meu caro, vai ser dores de cabeça. Assim, o projeto das fundações, do prédio, de como manter alta rigidez na base, nos estaios, tem que ter projeto, ou melhor, memória de cálculos (que indica quais sejam as forças máximas em cada elemento metálico), com a memória de cálculo, autorização da Anac, da prefeitura e, que a altura acima de 20 metros do solo, tem que ter sinalizador noturno, aterramento externo da torre e não na própria torre, existe alguns poréns neste aspecto de aterramento (consulte um engenheiro elétrico). Se alguém necessitar tenho parceiros engenheiros elétricos, de telecomunicações e mecânicos, menos civil, estes são dificieis serem encontrados, assim pode ser que encontre na tua região, é mais viável, dos projetos podem ser feito em outros estados, por que projeto é feito na casa ou escritório do engenheiro, pode ser no Estado Islâmico, pode ser na França, não importa, agora vistoria é presencial, no local, já orientação técnica pode ser virtual, prática, depende do ponto de vista, existem na ART do engenheiro, as atividades inerentes a cada caso. Antes de tudo, faço um planejamento de custos de materiais, o quanto irá gastar, o mais recomendável em área urbuna é torre autoportante, e de preferência fincada no solo do terreno, e não em lajes, isto de aproveitar a altura de um prédio, é uma boa, mas tem estes problemas de que voce ficará com uma pulga na orelha, perante incertezas, quem projetou o prédio, se foi por mão só de pedreiro, se teve um engenheiro civil, que projetou o prédio para receber uma torre estaiada ou autoporante em laje, mas se não foi projetada a casa, ou prédio para receber torres, esquece, por que ai são riscos, querer aproveitar da pobreza, para se estrepar.