+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Pessoal, tenho um RB750 + RB Metal 2SHPn. Até ai tudo bem. Antes de eu colocar em cima do prédio, eu testei, pegava tudo bem em todos os computadores, celulares etc. Agora coloquei lá em cima.

    O único computador computador que pega a wifi do RB Metal 2SHPn é um com windows 7.
    Não pega nos celulares, pegou quando eu mudei de posição e fui mais para perto da antena.
    Não pega no note com windows 10.

    Ai peguei a antena externa que funcionou com o pc no windows 7 e coloquei no note com windows 10 e não pegou do mesmo jeito.
    Não sei o que fazer. Não conecta. Aparece como se estivesse conectando... mas não chega nem a entrar na página do hotspot.
    Funciona com senha WAP2 e depois senha para entrar através do hotspot.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB.png
Visualizações:	185
Tamanho: 	20,6 KB
ID:      	64203

  2. #2

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Mas está usando WPA2 com AES? Porque TKIP é coisa velha do tempo do WPA. Se usar WPA tem que usar TKIP, mas se usar WPA2 tem que ser AES.

    Equipto velho não aceitará WPA2 TKIP talvez (Porque isso é uma mistura que não faz sentido). Equipto mais novo talvez não aceite coisa velha tipo WEP ou WPA, e o modo AUTO que devia facilitar a vida (O marcar no perfil de segurança TKIP e AES) atrapalha ao invés de ajudar.

    E quando fala "lá em cima", não é numa altura muito grande os equiptos no chão só usam os lóbulos secundários das antenas? Os smartphones podem estar recebendo sinal suficiente, mas como é o sinal que sai dos celulares e chega na torre? Digo, como está a aba Registration em Wireless? Não tem uns sinais tipo -80dBm? Se tiver, isso é sinal baixo demais, celular e notebook tem antena de 2 ou 3dBi, e rádio de 10 a 14dBm, dependendo do data rate em uso isso impede um sinal cliente>torre decente. Tem que ver se as estações ficam dentro do ângulo nominal da antena (Esse ângulo de abertura está no datasheet da antena.

    E testa (Teste não implica deixar eternamente assim, teste é coisa temporária) modo somente G. Em modo automático (Múltiplos modo) as vezes acontece o mesmo problemas de selecionar múltiplas criptografias, o software é burro e tenta usar algum modo incompatível com algum cliente (Tenta modo N em equiptos antigos).

    E testa SSID com mais de 5 caracteres, nos padrões A, B e G era bem claro que o SSID era livre de 1 a 32 caracteres (Com 0 é SSID oculto), mas em N e AC o texto do padrão só fala que o espaço no cabeçalho hoje é de 0 a 32 octetos para o SSID, porém muitos fabricantes tipo Cisco, Linksys e Arruba exigem SSID de mais de 5 ou 6 letras, acho que tem a ver com o pacote de beacon, ele hoje tem 6 bytes ou mais reservados pro BSSID, não sei o que o software faz quando o SSID tem menos de 6 bytes (E a emissão de SSID em si não é a mesma coisa que BSSID no beacon, mas se um tem tamanho mínimo, talvez alguns firmwares de chipsets ignorem SSID's pequenos demais, testar isso é simples)

  3. #3

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Ok. Chegar em casa a noite vou procurar testar e atualizo o tópico. Vou verificar a criptografia.

    Referente a altura. O equipamento com windows 7 funciona, coloquei o notebook (Windows 10) do lado e não funcionou.

    Acredito que já coloquei só o modo G. E deu a mesma coisa.

    O SSID da rede atual é BK antes era BK XXXX - XXXX onde X era o número de telefone. Mas vou alterar novamente.

    O RB750 quando conecto por cabo aparece o nome da rede BK XXXX - XXXX e o nome da wifi (rbMetal 2shpn) está só BK. Eu não lembro onde alterar o nome no RB750 apenas, se alguém souber, avisar, por favor.

  4. #4

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    como o amigo falou ai, equipamento mais antigo não aceita WPA2+AES, aproveita e nessa tela principal que postou a imagem em WIRELESS PROTOCOL, deixa apenas none

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    História do SSD é bem complicado; Meu SSD é de 10 caracteres e senha de 13 caracteres não usa número mas usa ponto. Alguns dispositivos não aceitam se conectar de forma alguma(mais simples e barato) além de usar IP estático e este quem faz autenticação é o 3Com.
    Na média quanto mais curto o nome de rede melhor mas na senha é o maior problema que pedem que seja no máximo 8 caracteres em dispositivos mais antigos e nos mais novos APs de 8 a 13, 15 caracteres na senha mas os mais antigos dispositivos não aceita. Alguns celulares, só conecta a primeira vez se aquele AP tiver internet o mesmo vale para PC com win10; tive um caso que precisei desligar o anti-vírus para conectar.
    Adoro win10, mas no meu caso não aceita nenhum anti-vírus, somente o Defender( próprio do windows) e estando desatualizado mesmo com outro anti-virus ainda que pago, ele não conecta, affffff. MotoG, MotoX se o SSD for supeito ou não tiver internet ele não conecta; precisa fazer a verificação manual pelo dispositivo, aí ele conecta.

  6. #6

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Android geralmente não lê caracteres especiais, um SSID com ponto ele lê todo torto, só conecta porque conecta pelo MAC e não pelo SSID.

    Windows e Linux pra desktops em geral lêem caracteres especiais sem problemas. iOS chama de "especial" qualquer caractere não usado nos EUA, é um conceito meio estranho.

    Na duvida, um nome simples e longo deve ser tentato, sem acentos.

    Alias, talvez algumas versões do Android é que tem problema pra ler SSID com caracteres especiais.

    Na 5ª ou 6ª-feira em um cliente um note novo com Win8.1 não conectava no roteador, ele estava em modo B/G/N com senha WPA2-AES, ao invés de testar mudar pra WPA-TKIP e ter que reconectar outros equiptos eu preferi testar fixando em modo somente G (Já que uns smartphones baratos AINDA não conectam em N, em pleno 2016) e resolveu. Acredito que o preambulo estava sendo emitido em B ou algo antiquado que os smartphones e uns notebooks velhos liam, mas o notebook novo não. E imagino isso porque até um note Acer que eu tinha, de 2013, não aceitava mais conectar em WEP! Ele efetivamente bloqueava a tentativa de conectar, só pra teste eu fui procurar driver antigo daquele chipset e com driver de 2010 ele conectava, o bloqueio era em software mesmo, todas as versões novas do driver negando conexão em wep de 40 bits. Foi o único caso que tirei tempo pra ver o que os drivers bloqueiam, mas devem ter mais, a maioria dos chipsets que temos em notebook ou smartphones é de 2009 ou 2010, só os drivers são atualizados.

    Alias, em todo desktop ou notebook eu uso o DriverPack Solution pra instalar os drivers, eu sempre todo primeiro a versão Release 234, que é o Release 11.8, ou seja, mês 8 do ano 2011, e... 90% dos driver ele tem! Só passo pro release 15.4 (De 1 ano atrás) quando precisa, e raramente precisa, a maioria dos chipsets em notebooks NOVOS é velho pra caramba! Geralmente tem duzias de versões de drivers pra testar.

  7. #7

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Rubem, eu fiz o que você falou. Não funcionou.
    Troquei o nome da rede para "INTERNET".
    Agora o Noise Floor era o que você tava falando? tá -97dBm.
    O aviso que da é esse "Não foi possível conectar-se a esta rede"

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB2.png
Visualizações:	223
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	64210

  8. #8

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Boa noite, Rubem, Eu verifiquei o que você disse. A versão do meu driver estava em 2016. Deletei e a atual está: E mesmo assim não funciona. Alguma sugestão para deletar esse driver? E instalar algum mais antigo?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Driver.png
Visualizações:	214
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	64212
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Driver.png
Visualizações:	109
Tamanho: 	13,7 KB
ID:      	64211  

  9. #9

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Teria essa versão aqui pra testar:
    https://www.atheros-drivers.com/down...Windows10.html

    Esse é um adaptador recente, ele é de 2013 mesmo, já é Qualcomm-Atheros (Por isso pode ser AR9565 ou QCA9565), em teoria o que devia dar problema é com coisa velha tipo WEP, ou no máximo TKIP.

    Sobre o ruído (Noise floor), ele teria que ser muuuuuuito alto pra impedir conexão, ruído alto (Tipo -80dBm) atrapalha velocidade mas não impede conexão, o problema aí com certeza não deve ser canal em uso ou ruído.

    Dá pra testar WPA-TKIP. Em iPhone eu tive 2 ou 3x problema com RB de chipset mais velho (RB433 com cartão EMP8602, RB411R) que era o seguinte: Em WPA2 não conectava nem com TKIP nem com AES. Em WPA conectava com TKIP, mas... em 2 não pegava IP, e se setasse manualmente o IP ele não dava ping nem navegava. Como era empresa, com duzias de funcionários que nunca reclamaram de conexão (E equipto que nunca travou), foi fácil botar a culpa no iPhone (E num caso, a pessoa tinha 2 iPhone 4s completamente iguais, um conectava e outro não, seja lá qual configuração eu testasse, como botar culpa na RB num caso desse?).

    Não tem muitas redes memorizadas no notebook né? Se tiver, eu removo quase tudo, as vezes note lerdo (Os com processador final U são sempre lerdos) com 15 redes memorizadas não consegue conectar em alguma.

    Próxima vez que eu topar com problema do tipo e tiver tempo quero testar trocar o MAC Adress da RB, tipo aquele começo com 00, 01, 02 e colocar letra, um C4 ou algo assim.

    Na aba Wireless, dá pra testar mudar o wireless protocol pra unespecified, isso não costuma fazer efeito na maioria dos equipamentos.

    Largura fixa em 20MHz provavelmente já está usando. Os data rates selecionados tanto faz, ainda que fosse sinal baixo pro data rate ele conectaria e cairia, se o seu nem conecta e o nível de sinal aparece bom então não deve ser esse o problema.

    Até dá pra testar mudar a versão do RouterOS, se digamos tem a 5.27 muda pra 5.29 ou coisa assim, mais pra regravar o firmware do que pra esperar correção de bug, isso não parece bug da versão do software (Driver do notebook, ou RouterOS na RB), tá mais pra bug nessa instalação específica (E eu diria que é no driver).

    Alias, é Win10 atualizado em cima de win7 ou 8? Se for isso, anda MUITO comum uma série de bugs por conta da atualização. Eu não faço isso NEM em caso de vida ou morte, faço somente instalação limpa, porque nessas atualizações (Instalação sobre sistema rodando) desde o Win2000 sempre teve muuuuuuito mais bug que com instalação limpa (Dá boot pelo CD, formata a partição, ou melhor, exclui a partição, e manda o instalador usar aquele espaço).

    E aqui não sei bem de onde o cara tirou que o QCA9565 não seria compatível com o Win10, mas no final achou uma solução:
    http://h30434.www3.hp.com/t5/Noteboo...e/td-p/5201431

    Esse aqui está sem solução e nem é Win10:
    http://h30434.www3.hp.com/t5/Noteboo...g/td-p/3795534

    Lá por 2009 o Win7 tinha muita falta de drivers (Os drivers do Vista as vezes davam pau), como não teve isso com o Win8 todo mundo esqueceu como é sofrer com drivers, mas desde o Windows 3.11 eu lembro de milhares de problemas que só a troca de driver (Nem sempre a atualização, alias, poucas vezes a atualização) resolvia.

    E nos Win10 atualizados (Sobre win7/8/8.1) aquelas séries de bugs menores em geral tem solução muito mais demorada (Tem que ficar testando mil "dicas" do google) que fazer uma instalação limpa.

  10. #10

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Primeiramente.... Muito obrigado pelo acompanhamento que está dando.
    Quando meu Windows começou a dar erros eu apaguei todo e coloquei só o 10. Ele ficava muito lento antes!
    Eu vou fazer o seguinte: Vou jogar a configuração inicial de quando comprei o RB e ver o que da! Ai aviso a vocês!

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    WIN de 32 bits é uma negação, seja em 7, 8, 8,1 ou mesmo 10 por que cada vez mais queremos realizar multitarefas nestes dispositivos. Depois que migrei para 64 bits, acabaram-se os problemas em mais de 60%( quase não trava pelo menos), haja visto que até os smartphones estão saindo com 64 bits e suporte a cartão de 2TB numa tela de 5 polegadas( meu PC, 1,5 TB) kkkkkk. Acho que no android 6.0 já reserva 5,5 GB na memória do celular por isso o motoG 4 já vem com 16 ou 32 GB e 3GB de RAN, outros fabricantes estão no mesmo caminho antes mesmo da motorola mas ela já implantou com os modelos de entrada. Celular de 1 GB de memória, note antigo nem conecta no meu wireless, só cabo de rede mesmo ou ligando um velho roteador para resolver o problema de um determinado cliente.
    Hoje fica difícil convencer o cliente que ele foi lá na loja compra um PC e.... achando que é o defeito na máquina, eu afirmo que ele não fez uma boa compra, mas fez um bom negócio financeiramente. Eu com PC de 64 bits, técnico em informática que me desculpem, nunca mais viram meu dinheiro e já faz 3 anos inclusive os notes com quase o mesmo tempo, que no caso do note, foi só trocar a memória...

  12. #12

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Resetei o RB aqui com a configuração inicial.
    O computador que tem Windows 10 não pegou e o com windows 7 continuo pegando.
    Então troquei o driver que foi sugerido. Agora ele abre as vezes e outras não.
    Quando abre fica assim:
    Nome:      rb3.png
Visitas:     216
Tamanho:  2,2 KB
    Abro o navegador ele não entra no hotspot nem digitando o endereço.
    Tem um celular que conecta e chegou quase a carregar tudo mas depois o sinal cai. Já tentei só usar o modo G depois só o N e nada.

  13. #13
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Dá uma verificada nas configurações do seu IP do PC com win 7. Acho que o RB em sua configuração original é no modo privilegiado ou dizem uns IP estático. Eu uso 3Com que em sua configuração original é sempre no modo privilegiado e paguei um pau para conseguir programar.
    Caso esse modelo seja homologado no Brasil costuma ser: 192.168. X.A , se for padrão da mikrotik 192.168.88.1 onde vc configura o IP do seu PC qualquer numero diferente do " 1 "; para ter certeza o google dá a resposta.

  14. #14

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Não sei se é isso que entendi, mas não coloquei IP Fixo, tudo através do do DHCP.

  15. #15

    Padrão Re: RB Metal 2SHPn sem funcionar WINDOWS 10

    Como é em relação a esse post ainda. Vou continuar aqui.
    Eu quero tentar agora desativar o HOTSPOT para testar se entra.
    Vocês sabem falar como eu desativo? Tenho um RB750 + RB2SHPN ligados juntos, a configuração já veio de fábrica. Se alguém puder entrar no skype para me ajudar.
    Vou tentar desativar o hotspot para ver se entra direto.

    Obrigado.