+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 20km

    buenas amigos,estou montando um ptp de 20km com dish 30 + 912, fiz um calculo utilizandoo air link e apareceu uma obstrução. Segue em anexo a imagem, vocês acham que consigo uns 60 megas com este ptp.Obrigado a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.jpg
Visualizações:	174
Tamanho: 	57,6 KB
ID:      	64245  

  2. #2

    Padrão Re: PTP 20km

    Bom dia passa sim pode fazer
    Use esse equipamentos
    2 Antenas algcom 29,5 dbi blindada com radome
    2 Rb 911 ac
    2 Pig Tail blindado

    Tenho esse msm cenario aqui to passando com esses equipamentos to passando 160 MB full

  3. #3

    Padrão Re: PTP 20km

    No cálculo as antenas estão com 0m de altura? É o que parece pela imagem. Sem torre em 20km complica.

    Até pra ter a zona de Fresnel limpa logo no começo, veja que altura pode subir em cada lado, as vezes subir 3m a mais já melhora o throughput em 100%, no cálculo pode ter 1 ou 2m de diferença nas altitudes (Compara o que tem no Google Earth (Que o software da UBNT usa como base) com o valor de um GPS de mão (Ou automotivo, ou de algum smartphone com essa função). Seria bom ter uma folga extra de uns metros com relação ao calculo. E na imagem tem uns metros faltando, não sobrando.

    Se não tiver mesmo como subir mais as antenas, só testado, esse pico na imagem pode ter mato, com 5-8m de altura que não aparece no mapa de relevo (Ele pega altitude do solo, não da vegetação) e por isso ter zona de Fresnel muito mais suja que o cálculo, ou ter erro nas altitudes no mapa e ter a zona de Fresnel mais limpa que no cálculo. Mas se for exatamente como na imagem, uns uns 10% da zona de Fresnel obstruída, com esse equipto passa fácil fácil 60M half, não sei se passa 60M full mas acho que uns 60M+30M tx/rx passa, na prática pouca gente usa link full mesmo, o upload é sempre baixo.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 20km

    Ola valeu pelos comentarios amigos. Rubem a região é montanhosa mas com relação a ter arvores pelo caminho não tem, é so pastagem....

  5. #5
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: PTP 20km

    O certo seria aumentar as antenas em ambos os lados, com isso desobstruir a zona de fresnel. Ou então utilizar 900 mhz.

  6. #6

    Padrão Re: PTP 20km

    Bom dia. Como disse o amigo Mdantas se tiver a possibilidade de aumentar a altura em ambas os lados e liberar a zona de fresnel. e também a possibilidade de uma torre no meio do trajeto (repetidora) próximo ao ponto de obstrução ou ate mesmo a torre no lado mais baixo. Mas financeiramente não sei a possibilidade.

    Att,

    Fabiano.

  7. #7

    Padrão Re: PTP 20km

    No proprio calculo esta mostrando passaria 84.5Mbps porem ele esta no limite de 60% da 1º zona fresnel , o que teoricamente seria como se estivesse no espaço livre sem obstruçoes. O problema é que isso é teórico e nao considera arvores, construçoes , etc. Para assegurar instala duas torres em cada extremo e verifica de deixar entre a 1º zona e 60% dela.

    Citação Postado originalmente por Ricardo-nick Ver Post
    buenas amigos,estou montando um ptp de 20km com dish 30 + 912, fiz um calculo utilizandoo air link e apareceu uma obstrução. Segue em anexo a imagem, vocês acham que consigo uns 60 megas com este ptp.Obrigado a todos