+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto...

    Boa tarde pessoal...
    A questão é o seguinte: Atualmente tenho internet via rádio de uma empresa, esta nos últimos tempos vem me causando alguns transtornos, sempre a noite a velocidade cai para menos da metade contratada (no caso 10MB), fui várias vezes junto a empresa para tentar sanar o problema, mas eles não conseguem achar com exatidão aonde está a causa aparente. Dizem que não é falta de banda, o que está ocorrendo é algum tipo de interferência.
    Da minha empresa até a torre que transmite o sinal para mim são aproximadamente 10KM, então eles me sugeriram fazer um link ponto a ponto direto.
    Para isso eram necessários antenas maiores e mais potentes.

    Gostaria que alguém por gentileza, me falasse quais antenas seriam a mais indicadas para se fazer Ponto a ponto da torre principal até a minha empresa.


    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    Em 10km vai 2 Powerbeam M5 400.

    Só que o seguinte... se o problema for fresnel, obstrução, morro, prédio, nem PTP vai resolver.

    O provedor tem condições de ver sim qual é o problema, pelo sinal, visada etc...

    Que tipo de antena você tem atualmente instalada?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em 10km vai 2 Powerbeam M5 400.

    Só que o seguinte... se o problema for fresnel, obstrução, morro, prédio, nem PTP vai resolver.

    O provedor tem condições de ver sim qual é o problema, pelo sinal, visada etc...

    Que tipo de antena você tem atualmente instalada?



    Não há obstrução alguma num primeiro momento, sobre a antena instalada pelo que me falaram é uma NanoBeam M5

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    Se você verificar que o Fresnel não está obstruído e que o problema é a região de alta interferência, você pode utilizar as nossas Parábolas Sólidas Blindadas (http://www.algcom.com.br/produtos/ve...as/cat:antenas), que garantem uma excelente performance, mesmo em regiões com o espectro bem poluído.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    Essa abordagem esta errada. Primeiro tem que descobrir a causa do problema que podem ser duas as mais evidentes:

    1) Falta de banda contratada que se manifesta nos horários pico
    2) Saturação do AP atende ao cliente nas horas picos.

    1) Falta de banda contratada pelo provedor ele tem condições de te informar e , se for confiável, deixar você monitorar entrada roteador dele.Também pode efetuar trace e ver onde esta o gargalo nesse horário.

    2) Saturação do AP do provedor pode ter duas causas, Aumento das interferências outros rádios ou saturação processamento do AP. Monitora 24h o endereço do AP e vai ver o comportamento dele no dia.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Essa abordagem esta errada. Primeiro tem que descobrir a causa do problema que podem ser duas as mais evidentes:

    1) Falta de banda contratada que se manifesta nos horários pico
    2) Saturação do AP atende ao cliente nas horas picos.

    1) Falta de banda contratada pelo provedor ele tem condições de te informar e , se for confiável, deixar você monitorar entrada roteador dele.Também pode efetuar trace e ver onde esta o gargalo nesse horário.

    2) Saturação do AP do provedor pode ter duas causas, Aumento das interferências outros rádios ou saturação processamento do AP. Monitora 24h o endereço do AP e vai ver o comportamento dele no dia.

    Em conversa com eles hoje, me afirmaram que não era falta de banda, e sim a interferência de outros rádios ligados simultaneamente.


    Como havia dito acima durante o dia a internet funciona muito bem.
    Antes de eu ter feito a reclamação, o horário entre as 19hrs até as 23hrs era o horário critico.
    Depois disso não sei o que eles andaram fazendo, mas mudou um pouco o horário critico, passou afetar mais dentre as 21hrs até 23hrs.
    Difícil de entender o que pode estar acontecendo.

    Por isso eles me sugeriram fazer um PTP.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    É facil entender, pois no horário pico tem mais rádios operando e utilizando as mesma frequência o que faz que todo mundo diminua a velocidade (throughput) para poderem navegar.

    O PtP pode se tentar porem nada garante não será interferido novamente. Deixa eles resolverem com equipamentos deles antes de fazer qualquer investimento.


    Citação Postado originalmente por DJFABIOMIX Ver Post
    Em conversa com eles hoje, me afirmaram que não era falta de banda, e sim a interferência de outros rádios ligados simultaneamente.


    Como havia dito acima durante o dia a internet funciona muito bem.
    Antes de eu ter feito a reclamação, o horário entre as 19hrs até as 23hrs era o horário critico.
    Depois disso não sei o que eles andaram fazendo, mas mudou um pouco o horário critico, passou afetar mais dentre as 21hrs até 23hrs.
    Difícil de entender o que pode estar acontecendo.

    Por isso eles me sugeriram fazer um PTP.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto...

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    É facil entender, pois no horário pico tem mais rádios operando e utilizando as mesma frequência o que faz que todo mundo diminua a velocidade (throughput) para poderem navegar.

    O PtP pode se tentar porem nada garante não será interferido novamente. Deixa eles resolverem com equipamentos deles antes de fazer qualquer investimento.


    Ok...vamos ver o que eles optarem.

    Obrigado pelas dicas, qualquer coisa volto a pedir algumas informações.


    Grande Abraço!