Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCQ oscilando a noite

    Tenho um enlace de 3km, sinal bom -62, airmaxqualit 98 e armaxcapacit 49, durante o dia o CCQ fica em 98,9, 90 e durante a noite ele cai pra 70%, como ap uso uma argridm5 de 23dbi e do outro lado um nanobeam19 antes tava bom passando 7M full de três dias pra cá ta assim agora ja realinhei e continua. durante o dia é as mil maravilhas...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	428
Tamanho: 	282,7 KB
ID:      	64252Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	429
Tamanho: 	335,7 KB
ID:      	64253Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	400,3 KB
ID:      	64254

  2. #2

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Dá uma olhada no fresnel amigo. Teu Horizontal/vertical tá -70/-62... eles deveriam estar um pouco mais próximos. O sinal tá passando raspando aí em algum morro, prédio, etc...

    Já aconteceu isso comigo e o problema noturno era devido a vegetação. Não sei se por orvalho, ou sei lá... Pode parecer besteira.

    Tente elevar as antenas pra ver se melhora, como o valor -70 tá no horizontal é problema de fresnel de elevação.

  3. #3

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Outra coisa que já vi tenho tentado me interar do assunto é que a faixa de 5650 - 5725 Mhz também está liberada para rádio amador... então pode ser também interferência disso aí....

    Que eu sei os rádio amadores de plantão gostam muito de ficar em QAP a noite... só não sei até que ponto essa frequência está sendo usada...

    Faça um Airview aí nas duas antenas e verifique se tem um canal melhor que este que está usando!


    Segue o print da Anatel



    REGIÃO 2
    ATRIBUIÇÕES
    5650 - 5725 MHz
    MÓVEL (exceto móvel aeronáutico) 5.446A 5.450A
    RADIOLOCALIZAÇÃO
    Pesquisa Espacial (espaço distante)
    Radioamador

    5.282 5.451 5.453 5.454 5.455


    BRASIL
    ATRIBUIÇÕES
    5650 - 5725 MHz
    MÓVEL (exceto móvel aeronáutico) 5.446A 5.450A
    RADIOLOCALIZAÇÃO
    Radioamador

    5.282
    DESTINAÇÃO DISTRIBUIÇÃO REGULAMENTAÇÃO
    5650 - 5725 MHz
    Radioamador RESOLUÇÃO ANATEL N§ 452/2006 (D.O.U. de 20.12.2006)
    Radiação Restrita RESOLUÇÃO ANATEL N§ 506/2008 (D.O.U. de 07.07.2008)

  4. #4

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    a zona de fresnel ta limpa o radio ap fica num alto enorme da pra ver ambas...

  5. #5

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Não instalou uma das antenas muito perto da laje/telhado? Tipo menos de 1 metro de altura e longe da beirada?

    Se estiver instalado na beirada ok... Agora se por exemplo estiver no centro de uma laje/telhado o mastro tem de ter pelo menos 1,5mts...

    Se nada disso der certo o jeito vai ser testar outro equipamento no lugar pra ver se não é defeito em um dos rádios.

    Não esqueça do Airview... seu noise no lado do AP tá um pouco ruidoso... veja isso e troque o canal...

  6. #6

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Porque deixou Antenna em Feed Only -3dbi?

  7. #7

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    em Feed Only -3dbi a potencia vai ate 25 dbm e se colocar antena em 23dbi fica em 7dbm de potencia.

  8. #8
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Ative o Compilance Test

  9. #9

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Ative o Compilance Test
    Como?

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Não instalou uma das antenas muito perto da laje/telhado? Tipo menos de 1 metro de altura e longe da beirada?

    Se estiver instalado na beirada ok... Agora se por exemplo estiver no centro de uma laje/telhado o mastro tem de ter pelo menos 1,5mts...

    Se nada disso der certo o jeito vai ser testar outro equipamento no lugar pra ver se não é defeito em um dos rádios.

    Não esqueça do Airview... seu noise no lado do AP tá um pouco ruidoso... veja isso e troque o canal...
    Não. Tá no final do telhado na beirada e ta acima de 1,5 quase 2 metros de altura agora do lado dela tenho outra antena pode ser isso do lado do ap estação.

  12. #12

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    em frequency list mhz deixe apenas o canal que vc esta usando e nao esse tanto marcado, atualize a versao para 5.66, sua LAN0 está dando apenas 10mega, pode ser que o air grid esteja com pau.

  13. #13

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Nao tem nada a ver a Zona de Fresnel. Ela é uma ferramenta teórica para manifestar a reflexão interferente e depende exclusivamente das alturas das antenas, frequência, distancia e relevo do terreno. Se nenhuma dessas variáveis mudou , então nao é ela o problema.

    O Hor/Ver = -70/-62 esta dese jeito pois ele esta operando em condição MIMO 2x2 e um dos radios é 1x1 (airgrid) , o que esta errado. De continuar operando com os mesmos equipamentos deveria ajustar o nanobeam para 1x1.

    Pela distancia ser curta demais, o mais provável e que durante a noite aumente a indiferença o que faz diminuir o CCQ

    Deveria monitorar no horário problemático o aumento de SSID no mesmo canal ou canais adjacentes.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Dá uma olhada no fresnel amigo. Teu Horizontal/vertical tá -70/-62... eles deveriam estar um pouco mais próximos. O sinal tá passando raspando aí em algum morro, prédio, etc...

    Já aconteceu isso comigo e o problema noturno era devido a vegetação. Não sei se por orvalho, ou sei lá... Pode parecer besteira.

    Tente elevar as antenas pra ver se melhora, como o valor -70 tá no horizontal é problema de fresnel de elevação.

  14. #14

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    em Feed Only -3dbi a potencia vai ate 25 dbm e se colocar antena em 23dbi fica em 7dbm de potencia.
    Vivendo e aprendendo... Não sabia deste detalhe.

    Agora uma coisa me chamou a atenção. Está modulando em 10mbps.

  15. #15

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Amigo já tentou baixa a potencia desses rádios, se tem visada como falou a 3km não tem porque esta com tudo isso de potencia e outra coisa tente no futuro trocar essa argrid por uma antena mimo, outra nanobeam que ficara muito melhor com 2 radios 2x2 mimo!

  16. #16

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Com relação as possibilidades de ajustes finos e configurações, acho que já tem respostas suficientes.
    Então vai minha contribuição, uma visão por outro angulo.
    Não custa observar nesses momentos a noite quando o CCQ cai, se não há uma ave pousada na ponteira de uma das antenas.
    Já aconteceu com um amigo, não com essa frequência especifica de ser todo dia, mas ele subiu o morro onde tem a torre, e la estava o bicho de asas abertas tomando sol.

  17. #17

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Tem fazenda aqui que tem ave em antena todo santo dia, sempre de tardezinha quando eles voltam pras árvores (Talvez também de manhã quando eles saem, mas ninguém usa internet de manhão mesmo). As vezes alguns ficam até de noite, desistem de ir brigar por espaço nalguma árvore próxima.


    Eu notei que quando tem rede de alta tensão na zona de Fresnel, ela atrapalha MAIS quando o consumo é maior, tipo uma fazenda com PTP passando perpendicular a uma rede de 10kV que ia pra uma armazém, apesar da rede ficar na zona de Fresnel (A uns 500m de distância), o CCQ só virava um lixo na época do ano em que se usam os secadores (Motores de alto consumo). Na área urbana, nas partes residenciais, por acaso o pico de consumo é entre 18 e 22h, nas áreas comerciais é 14-18h ou algo assim. Em área residencial é o horário que ligam chuveiros, lâmpadas, TV's, fornos elétricos, ar-condicionados, ventiladores, é normal um bairro puramente residencial ter consumo tipo 10kWh a 3h da madruga, e ter 40kWh as 20h da noite, é uma diferença de consumo gigante mesmo. Se com baixa tensão (110/120/127/220V) ocorre o mesmo efeito que com alta tensão (3/5/10/35kV) seria só erguer antena pra livrar a zona de Fresnel da fiação.

    E também pode ver se não é caso de estação usando o mesmo canal só a noite. Explico: Se sua antena está virada pro oeste, e ao norte tem um cliente de um provedor que fica ao sul, com a sua antena virada pro oeste você não captará nada desse AP ao sul, mas se seu vizinho ao norte estiver a digamos 20m o sinal da estação (Não do AP) te atinge em cheio. E tá cheeeeeeio de gente que só lugar a CPE de noite. Um AP a 1km não incomoda, ainda mais se estiver fora do ângulo nominal da antena. Mas uma estação a 20m, mesmo fora do ângulo da antena, se estiver apontada reto pra sua antena (Pelo lado), vai criar uso no canal só quando essa estação for ligada.

    E -62dbm é um sinal "na mosca" pra MCS7. -63dBm já é sinal baixo (Só 11dB de margem até a sensibilidade, o MÍNIMO recomendável é 12dB). Se o sinal cai 1dBm de noite, já tem motivo pra ter CCQ menor, trabalhar com sinal no limiar inferior de qualidade dá nisso (Sinal ótimo pra MCS7 é -54dBm). -62dBm dá apenas pra MCS5 ou MCS4 com segurança (Sabe lá quanto cai quando chove).

  18. #18

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Quanto a poluição do espectro, uma analise para escolha de melhor canal e verificação do piso de ruido já é possível saber se é esse o caso.
    Mas eu no seu lugar como já foi sugerido, ganharia uns DBs a mais substituindo uma das antenas.
    Pois a antena que trabalha em 2X2 fica com uma defasagem considerável por não haver a uma das polaridades na outra ponta.
    É melhor duas AirGrid ou duas NanoBeam, pois como esta o cenário é propicio a diminuição de CCQ.
    Como parece que vc não precisa de muita banda, eu trabalharia com melhor ganho, trocaria a NanoBeam por AirGrid, é até mais barata a AirgGrid, guardaria a NanoBeam para outra ocasião.
    Pois com 23 DBi em ambas as pontas e não havendo perda pois as duas são 1x1, mesmo que a noite continue dagradando o sinal, acredito que com o ganho que haverá, ainda ficara dentro da margem.

  19. #19

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Citação Postado originalmente por rogerinhosp25 Ver Post
    Amigo já tentou baixa a potencia desses rádios, se tem visada como falou a 3km não tem porque esta com tudo isso de potencia e outra coisa tente no futuro trocar essa argrid por uma antena mimo, outra nanobeam que ficara muito melhor com 2 radios 2x2 mimo!
    Já sim

  20. #20

    Padrão Re: CCQ oscilando a noite

    Citação Postado originalmente por vinitec Ver Post
    Quanto a poluição do espectro, uma analise para escolha de melhor canal e verificação do piso de ruido já é possível saber se é esse o caso.
    Mas eu no seu lugar como já foi sugerido, ganharia uns DBs a mais substituindo uma das antenas.
    Pois a antena que trabalha em 2X2 fica com uma defasagem considerável por não haver a uma das polaridades na outra ponta.
    É melhor duas AirGrid ou duas NanoBeam, pois como esta o cenário é propicio a diminuição de CCQ.
    Como parece que vc não precisa de muita banda, eu trabalharia com melhor ganho, trocaria a NanoBeam por AirGrid, é até mais barata a AirgGrid, guardaria a NanoBeam para outra ocasião.
    Pois com 23 DBi em ambas as pontas e não havendo perda pois as duas são 1x1, mesmo que a noite continue dagradando o sinal, acredito que com o ganho que haverá, ainda ficara dentro da margem.
    Aqui é o contrario o nanobeam é mas barato do que a argrid....