+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperação Judicial da OI

    Ou seria "Concordata"? Recuperação Judicial é um termo que não espanta tanto quanto o termo Concordata. Mas o objetivo é o mesmo. Não pagar as contas por um tempo... ou será "o tempo necessário" para consumir o que resta da empresa?

    Não me entra na cabeça que uma empresa com faturamento altíssimo, a maior do país, deixasse chegar ao ponto de dever 68 bi.

    E o curioso nisso tudo é que esta empresa foi na sombra da Telemar. Quem não se lembra que foi um pouco antes disso que o mais comentado "pupilo palaciano" deixou sua atividade e passou a respeitado acionista da Telemar.. e daí não parou mais...
    O que será que tem ainda por detrás destas "gigantes" que sempre viveram as custas das benesses dos bancos públicos.

    Tem que mexer nas papeladas destas instituições e rastrear até onde vai mais este duto. Na Petrobrás é o oleoduto da corrupção.
    Será que não tem um tele-duto da corrupção no setor também? Pode ser que não, mas sem investigação vai sempre ficar a dúvida.
    E a OI é só mais um braço que se entorta no histórico dos últimos anos... Quem se lembra da Ecodiesel? Quem estava por detrás? O mesmo pupilo que estendeu seu braço em direção à OI pelo que circula na rede.

    Ecodiesel se refestelou com empréstimos baratos, expandiu pelo país... Aqui no RS uma de suas unidades em Rosário do Sul nunca produziu um grão de mamona.. As instalações nos últimos anos já passaram por vários ocupantes do setor de oleaginosas mas nunca a Ecodiesel produziu aqui.
    Nem se fala mais em biodiesel...
    A Ecodiesel parece que mudou de nome. Vanguarda Agro.

    Mas voltando a situação da OI... que se beneficiou nos últimos anos de várias "ajudinhas". Até mudança na lei de Outorgas para facilitar a compra da BrasilTelecom pela Telemar.
    A Oi nunca teve uma gestão tranquila. Nada funciona pelo menos razoavelmente... Seu tele atendimento é só motivo de piadas e reclamações... a maioria dos funcionários que prestam serviço são terceirizados. Não me entra na cabeça, um faturamento bilionário e a empresa não tem as contas na mão.

    E meus pensamentos vão mais longe... porque estas "grandes" que faz tempo estiveram na boca do povo como sendo protegidas de algum graúdo, não sofreram pelo menos investigações jornalísticas? Sim, jornalismo tem sido um dos grandes meios de levantar denúncias... Como tudo isso chegou ao ponto que chegou? Será que a grande mídia, que forma opiniões também não se locupletou com a avalanche de publicidade destas grandes? Será que se não houvesse esta publicidade descarada da Petrobrás, OI e outras que não precisam de publicidade pois tem concessões garantidas, a mídia não teria aberto esta caixa de pandora há mais tempo? Até que ponto o grande mídia está comprometida com todos estes desmandos?

    Tem gato na Tuba, ou seria no Ducto que sangra o dinheiro público faz muitos e muitos anos. Quem se lembra do Valerioduto de 2006. E onde estava esta sangria? Na publicidade, principalmente.

  2. #2

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    E não é só isso. Muito me preocupa a paralisia que sofrerá o sistema de telecomunicações no país. Se observarmos, muitas das rotas utilizadas pelas pequenas telecoms, apesar de não serem obtidas diretamente com a Oi, passam pela estrutura da antiga Brasil Telecom, principalmente rotas com destinos internacionais e aquelas que dependem do cabeamento submarino passam em algum momento por rotas da Oi.
    Principalmente dos estados do Sul, centro-oeste e norte.

    Então eu pelo menos espero uma determinada dificuldade até que o setor se realinhe.

  3. #3

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    E não é só isso. Muito me preocupa a paralisia que sofrerá o sistema de telecomunicações no país. Se observarmos, muitas das rotas utilizadas pelas pequenas telecoms, apesar de não serem obtidas diretamente com a Oi, passam pela estrutura da antiga Brasil Telecom, principalmente rotas com destinos internacionais e aquelas que dependem do cabeamento submarino passam em algum momento por rotas da Oi.
    Principalmente dos estados do Sul, centro-oeste e norte.

    Então eu pelo menos espero uma determinada dificuldade até que o setor se realinhe.
    Também acho que haverá alguns transtornos mas localizados.. E no fim das contas vai aparecer alguma outra grande que vai assumir tudo e os responsáveis pela gestão fracassada sairão ilesos.

  4. #4

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Também acho que haverá alguns transtornos mas localizados.. E no fim das contas vai aparecer alguma outra grande que vai assumir tudo e os responsáveis pela gestão fracassada sairão ilesos.
    Eu realmente espero que uma empresa de telecom. séria assuma a infraestrutura da Oi, principalmente o backbone. Desperdício, um backbone óptico excelente, maior e melhor do país, sobrando capacidade (DWDM pra todo lado), mas a maldita da Oi não quer vender trânsito nem transporte nem nada.

    Investe na construção da rede, mas não faz bom proveito dela. Só poderia ter prejuízo mesmo.
    Duvido que estaria nessa situação se tivesse sido mais acessível comercial e financeiramente para esse tipo de serviços.

  5. #5

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Concordo Plenamente. Mas o caso da OI foi desvio de dinheiro, e muito.... Ai tem dedo do PT. Aliais, foi na era PT que a empresa conseguiu tanto empréstimo milionário.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu realmente espero que uma empresa de telecom. séria assuma a infraestrutura da Oi, principalmente o backbone. Desperdício, um backbone óptico excelente, maior e melhor do país, sobrando capacidade (DWDM pra todo lado), mas a maldita da Oi não quer vender trânsito nem transporte nem nada.

    Investe na construção da rede, mas não faz bom proveito dela. Só poderia ter prejuízo mesmo.
    Duvido que estaria nessa situação se tivesse sido mais acessível comercial e financeiramente para esse tipo de serviços.

  6. #6

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Malditos petralhas, lacrem.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Isso é previsível, pode afetar a Vivo que opera apenas no estado de São Paulo para telefonia fixa comutada que hoje é um problemão mundial.
    Telefone fixo precisa adivinhar que na outra ponta alguém atenda, enquanto que no celular é para ser achado.
    O prejuízo que tem no fixo, o lucro do celular dificilmente cobre o outro por que investimento não pode parar e cliente não perdoa caso fique insatisfeito com a operadora, onde no mínimo diminuirá a frequencia de adicionar os créditos inclusive os valores.
    Isso deve servir de alerta ao ministério das comunicações, ao governo que corre de entrar em colapso operacional ocorrido uns 20 anos atrás e impostos em mais de 30% faz agravar ainda mais( ICMS, PIS, CONFINS, FISTEL etc) que incide diretamente ao consumidor e para empresas não pode gerar créditos de ICMS o mesmo com a LUZ.
    Oi, assim como a TIM estão passando por dificuldades mas a Vivo e a Claro devem estar se adequando por que podem chegar a eles quanto menos se esperar; empresa sem concorrência engana-se quem pensa que o lucro aumenta; seu vizinho fecha a loja, nem por isso transfere os clientes dele para sua loja e a maioria comprará em outro bairro ou cidade.
    Aqui em algumas cidades, só tem a Oi como celular e fixo tbm. mas ela alugando o link ou a torre para outras três operadoras aumentará o numeros de usuários fazendo com que a arrecadação de impostos aumente em termos; Oi só tem vantagem local, Tim é só para a própria Tim, Vivo devido ao maior número de clientes, Claro é para interurbano ou era e era a única que ligava para operadoras de cartão de crédito mas não oferece diferenciação de tarifas entre seus planos, quando têm é pouca diferença. No caso da Oi e Tim, começaram a investir muito tarde em dados e ainda têm o pior em qualidade de serviços e para isso redes sociais não perdoa, ficando esta somente para ligações.

  8. #8

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    A oi é a maior empresa de telefônia fixa do País, aqui no Nordeste pode se dizer que tem o monopólio com a OI Velox. Aqui pagamos R$ 89,90 por 15 Megas que só dar 11 Megas nos testes de velocidade. O telefone fixo custa a mensalidade entre R$30,00 e R$60,00, digo a mensalidade vc fazendo ligação ou não, paga essa mesalidade e a empresa não consegue pagar as contas, algo de errado aí. ESTOU COM MEU VELOX PARADO DESDE DIA 11 DE JUNHO E HOJE DIA 22 DE JUNHO AINDA SEM O SERVIÇO. ABRI 4 PEDIDOS DE REPARO E NINGUEM APARECE PRA RESOLVER O PROBLEMA.

  9. #9

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Citação Postado originalmente por VJDvalter Ver Post
    A oi é a maior empresa de telefônia fixa do País, aqui no Nordeste pode se dizer que tem o monopólio com a OI Velox. Aqui pagamos R$ 89,90 por 15 Megas que só dar 11 Megas nos testes de velocidade. O telefone fixo custa a mensalidade entre R$30,00 e R$60,00, digo a mensalidade vc fazendo ligação ou não, paga essa mesalidade e a empresa não consegue pagar as contas, algo de errado aí. ESTOU COM MEU VELOX PARADO DESDE DIA 11 DE JUNHO E HOJE DIA 22 DE JUNHO AINDA SEM O SERVIÇO. ABRI 4 PEDIDOS DE REPARO E NINGUEM APARECE PRA RESOLVER O PROBLEMA.
    Amigo se o Velox aí tá dando 11Mb se sinta com sorte! No MS e PR nas cidades onde só tem OI é comum encontrar DSlan configurado pra 80% da banda contratada ( se você tem 15 recebe só 12, 10 só 8) sem nenhuma possibilidade de atingir 100%. Isso que em horário de pico é feito shapping pra 10%.
    Tenho clientes que saíram da OI que estão com reclamações e solicitações de reparo abertas há mais de 1 ano sem nenhum atendimento. Só as resposta que o cliente pode cancelar a hora que quiser. Nem técnico não vai ver.

    Tenho em mente que essa empresa faraônica, criada em um momento de delírio petista como a "supertele" e ainda com resquícios da "telegangue" tem de ir a falência mesmo e seu espólio repartido entre outras empresas.

    Acho que neste momento, apesar da crise, é hora de pequenos como nós investirmos um pouco em infraestrutura. Eu por exemplo já estou há algum tempo tendo demanda de novos clientes com a paralisia da OI.

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Eu tenho clientes que ficaram até mais de um ano sem telefone e contas continuaram vindo, vindo e para piorar encerrar a conta é pior ainda.

  11. #11

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Infelizmente a OI não dá nenguma bola para os clientes, mas de uns 2 meses pra cá ficou algo terrível, nada mais no teleatendimento funciona: Reparo fo fixo uma eternidade, Reparo de Velox esqueçe. Na minha cidade começaram a vender VDSL de 20 à 35 megas, depois de uns 6 meses derrubaram a velocidade de quase uns 30 clientes para o Plano de 1 Mega, os clientes tinham 15 Megas pediram aumento para 25 e 35 megas e depois de 5 ou 6 meses houve redução para plano de 1 Mega, e agora os atendentes alegam que só tem viabilidade para o plano de 1 mega mesmo, e que só resta ao assinante esperar. Não tem como aumentar nem para 2 ou 5 Megas. ou fica com 1 Mega ou cancela o serviço. O engraçado é que para novas contratações eles vendem planos de 5 e 10 Megas ainda. SERÁ QUE A OI ESTÁ SEM INTERNET PARA VENDER??????????????

  12. #12

    Padrão Re: Recuperação Judicial da OI

    Esses planos menores, sem possibilidade de upgrade, geralmente são de linhas plugadas em DSLAM ADSL (Até 1,5Mbps), ou que AINDA são ADSL, ou racks que já tiveram dslam ADSL2 ou ADSL2+ que teve problemas ou foi migrada pra local mais importante e foi substituída por equito ADSL velho.

    O normal seria a operadora vender os dslam antigões (Ou mandar pra reciclagem), mas por aqui ela só move, se troca por um adsl2+ o equipto adsl antigo vai pra outra cidade ou pra outro bairro.

    Por aqui realmente falta internet, mas falta na entrada das DSLAM, tem 30% a menos de dslam's que devia, e ainda por cima tem dslam que vende planos de 600k, 1M e 1,5Mbps, com 192 portas, operando com um mísero link de 2Mbps na entrada. O radio enlace digital até tem banda sobrando (Ou seja, o gargalo não é a falta de fibra), mas faltam dslam's e faltam mais links dedicados, falta realmente o equipamento que faz a última milha. E... acho que em 7 ou 8 cidades vizinhas é a mesma situação, falta dslam nas centrais, e onde ela até sobra só sobra a dslam adsl (Primeira geração, até 1,5Mbps).

    Nalguns locais o gargalo a Oi é a estrutura herdada da antiga tele estatal, locais apertados em capitais onda ela faz autenticação e tarifação, locais sem possibilidade de passar mais fiação (Planejar cidade? Pra quê, se é mais fácil sair cagando vila feito idiota na beira de rio ou de morro!), ela não migrou isso logo que assumiu essas estruturas antiquadas, e hoje sai MUITO mais caro fazer isso que a 6 ou 10 anos atrás custaria. A 10 anos se atendia telefonia móvel com qualquer porcaria de link de 512kbps, mas algum roceiro na diretoria da empresa achou em por todo o futuro seria assim, a internet móvel sofre muito mais que a fixa nessa áreas de atuação exclusiva da Oi, mas também é pela falta de link dedicado, ela ainda usa uns racks vhdsl de 1999, a operadora móvel que depende de link da Oi não pode nem colocar uma estrutura 3G por falta de link local, alias, não tem link nem pra atender o que os clientes consumiriam em EDGE/GPRS (Eu seria feliz com 140kbps em conexão móvel SE houvesse ao menos isso).

    Única coisa que a Oi não atrapalha por aqui é TV via parabólica, mas o resto ela atrapalha, até fila em supermercado as vezes é grande por causa da lerdeza na emissão de NFCE via web nos caixas.