+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Giga Lan com RB450g

    boa noite pessoal, tenho provedor wireless ha 7 anos, e estou querendo investir em outro e outra cidade, mais com uma tecnologia diferente, e gostaria de saber dos experts aqui se ja fizeram assim ou se pode dar errado, segue detalhes do que quero fazer:

    servidor: 01 rb 1100ahx2 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         download.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	8,5 KB
ID:      	64391
    servidor cache: pc core i7 24 de ram hd 4tb 1 hd ssd 120gb com placa de rede giga
    switch: 01
    Mikrotik Cloud Router Switch Crs125-24g-1s-

    tronco: 12 rbs 450gswitch
    rua
    :
    60 giga lan 10/100/1000
    cabo cat6 blindado: 6 km
    energia 160vdc por cabo FE

    a ideia é passar o cabo cat6 por todas as ruas e os troncos feitos com as rbs 450g e as imendas com os switchs giga lan deixando assim toda a rede 10/100/1000 ate o clientes que recebera e se conectara com pppoe dai minha pergunta é melhor essa rede em bridge ou roteada se for roteada podem dar dicas se uso bgp ou ospf ou vlan minha ideia é chagar na casa do cliente com a rede 10/100/1000

    quem pode dar dicas ai galera

  2. #2

    Padrão Re: Rede Gga Lan com RB450g

    com o dinheiro que vc vai investir ai, coloca mais um pouco e vai logo de gepon. Se vc nao tiver experiencia, paga consultoria. No final vc va8 sair ganhando.

  3. #3

    Padrão Re: Rede Giga Lan com RB450g

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não sou expert em redes cabeadas, mas eu acredito que seja uma grande burrice usar RB450G ao longo da rede como switch.

    Se você tem pretenção de montar uma rede híbrida (fibra e UTP), acho interessante você dar uma olhada nos tal Pacpon. Aqui usamos os Pacpon e PacSwitch da FIT. Em alguns lugares não tem nos dado dor de cabeça nenhuma, mas em compensação, em outros foi aterrorizante. Hoje temos ativos mais de 400 clientes somente com essa rede híbrida.

    A respeito da topologia, nesse caso e baseado na minha opinião e experiência, mantenha a rede toda L2. Segmente seus switches com VLAN. Aqui cada rua está segmentadas em uma VLAN diferente, além de ter muita organização, não ficamos preocupados com o alto broadcast. Amanhã posto um print de nosso concentrador.


    Sent from my iPhone.
    Bom dia colega!
    Você poderia dar uma breve explanada sobre os problemas que teve com os pacpon...
    se foi travamentos... queimas... se sua região existe uma alta incidência de raios...