+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tunel Ipv6 trafegar Ipv4

    Olá a todos!
    Com a escassez dos IPV4 estou prevendo alguns problemas em clientes que possuem Copel Telecom, fechamos vpn L2tp entre matriz e filial sem problemas, mas os novos contratos da Copel estão vindo com CGNAT e com isso não me entregam mais ip valido na ponta, porém estão entregando IPV6 válido /64.

    Consegui fazer um túnel via IPV6 e trafegar com IPV4 configurando este túnel com interface IPIPv6 no Mikrotik, funcionou o roteamento e os computadores das duas redes se comunicam. anexo a topologia;
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TunelIPIPv6.jpg
Visualizações:	407
Tamanho: 	33,7 KB
ID:      	64350

    Será que IPIPv6 é uma forma segura de se integrar estas redes?

    Tentei VPN L2tp e não consegui, dá para fazer este tipo de interligação?

    Vocês tem uma sugestão como fazer esta integração por mikrotik?

    Outro problema que vi foi a questão desses V6 serem dinâmicos também, hoje trabalho com changeip e eles não tem esta atualização.

  2. #2

    Padrão Re: Tunel Ipv6 trafegar Ipv4

    Talvez a Copel ofereça um prefixo /64 fixo, vale apena consultar, isso já resolve parte do problema.

    Mas por hora, isso é uma boa solução para 4o6.

  3. #3

    Padrão Re: Tunel Ipv6 trafegar Ipv4

    Int valeu, vou ver com a copel, mas creio que para contratos de internet empresarial eles só forneçam dinamico mesmo, o que eles oferecem com IP fixo é em contrato empresarial dedicado. A internet deles aqui é muito boa mas estes detalhes do nat e ip dinamico é que complicam, estou estudando uma forma para resolver isto no IPV6, queria saber se em termos de segurança, este tipo de tunel IPIPv6 é seguro como um tunel L2tp?

  4. #4

    Padrão Re: Tunel Ipv6 trafegar Ipv4

    Fala pessoal tava tentando l2tp com a copel mas oscilava e ficava lento as vezes, entao desisti e coloquei na net. Mas ja estou vendo em migrar para ipv6. Vi que o timeout do prefixo ipv6 da net é de 30 dias mas bloqueiam as portas e ping e a copel é de 24horas e todas as portas livres. Ja abri reclamação mas vao demorar para verem isso. So to esperando habilitar ipv6 na matriz para comecar os testes.

    Enviado via LG-V480 usando UnderLinux App