+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDA: Antena Omni Ubiquiti Airmax Amo-5g13 Omni 13dbi 5.8ghz

    • Faixa de Freqüência: 5.45-5.85GHz
    • Ganho: 13dBi
    • Polarização: Linear Dupla
    • Cross-pol Isolamento: 25dB min
    • Max VSWR: 1.5:1
    • Largura de feixe de elevação: 7 graus.


    gostaria de entender melhor essa largura de feixe de elevação da antena qual altura ideal para se colocar ela irei usá-la com uma rocket m5, gostaria de saber a media de alcance também.

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA: Antena Omni Ubiquiti Airmax Amo-5g13 Omni 13dbi 5.8ghz

    Significa que o lóbulo de irradiação vertical ( não confundir com polarização vertical) tem um angulo de 7º
    Imagina uma lanterna. Ela tem uma emissão de luz com o mesmo angulo tanto na horizontal como na vertical.
    Mas se tiver uma máscara na frente do feixe luminoso e rr numa parece por exemplo voce vai ver que a área iluminada pode ser larga num sentido e estreita noutro.
    É uma analogia para entender o lóbulo de irradiação da antena. Vai abrir um feixe de 7º . Dai se voce quer atender mais longe, deixa a antena na posição mais a prumo.
    Se quer atender mais perto daí inclina um pouco a antena no caso de painel. Omni não tem como.

    O que uma antena de angulo estreito assim não faz é atender bem perto e bem longe.
    Precisa daí uma antena com um lóbulo vertical com angulo maior.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA: Antena Omni Ubiquiti Airmax Amo-5g13 Omni 13dbi 5.8ghz

    Essa antena tem um downtilt elétrico de 2º. Ou seja, se colocar ela reta, ao invés de ter sinal 3,5° acima e 3,5° abaixo da linha do horizonte, ela emite 1,5° acima e 5,5° abaixo da linha do horizonte.

    Sobre alcance, quando não informam data rate a usar eu presumo o uso de MCS12. E quando não informam que antena usará nos clientes, hoje eu presumo NS Loco M5 nos próximos, e Nanobeam M5 nos distantes. MCS12 se dá bem até com sinal -70dBm, em 10km se esse Rocket M5 estiver em 20dBm (33dBm EIRP de emissão, só é legal entre 5725 e 5850MHz. Abaixo disso precisa limitar a 27dBm EIRP) o sinal no ar será de -95dBm, se usar CPE de 25dBi (PBE 25dBi) o sinal no rádio será de -70dBm, suficiente.

    Calcule aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    O exemplo que dei:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calc.jpg
Visualizações:	583
Tamanho: 	190,1 KB
ID:      	64366

    Não importa qual rádio seleciona no cliente, pra esse cálculo importa apenas o ganho da antena, pode colocar na direita um Rocket e antena de 13dBi pra saber que sinal um NS Loco M5 teria em X distância.

    O problema dela está mais nos clientes próximos, ela emite só 5,5° pra baixo da linha do horizonte, então se colocar ela a 20m de altura em 100m o sinal dela passará a mais de 10m de altura, mas se colocar ela muito baixa (A míseros 10m de altura) vai comer zona de Fresnel, cliente PRECISA ter 100% da zona de Fresnel limpa pra ter rede boa, melhor colocar um Picostation ou Omnitik a 10m pros clientes próximos e deixar a antena pra clientes distantes (2km pra mim não é distante) bem mais alta, numa altura suficiente pra ter zona de Fresnel limpa até os clientes mais distantes que quiser atender.

    (Aqui tem muita árvore, e árvores de 10 a 18m, então aqui colocar uma antena a míseros 20m de altura é pedir pra ter rede ruim por zona de Fresnel obstruída. Cada região urbana tem suas características, mas o ideal eu diria que é ficar pelo menos 10m acima dos obstáculos mais altos caso queira atender clientes a digamos 3km)

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA: Antena Omni Ubiquiti Airmax Amo-5g13 Omni 13dbi 5.8ghz

    obrigado pela resposta resposta estou querendo apreender sobre isso quais antenas colocar para determinados setores, hahah ja vi que vou ter que estudar bastante.