+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ajuda engenharia para construção de uma torre de 18 m

    to querendo compra as chapas de ferro para construlção de uma torre de 18m em casa toda no parafuso algum tecnico ou engenheiro ou alguem que estiver conhecimento nesa area nao poso pagar muito e meu primeiro investimento mas uma aventura doida mas to qerendo muito faze porque onde moro para compra ou pagar para fazer sai mas de 12mil intao vo pos a maos na massa e fazer si alguem poder ajudar poso nao pagar bem mas posso arumar um agrado bom para quem si despos a ajudar des de ja agradeço a todos deus us abençoe

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda engenharia para construção de uma torre de 18 m

    Torre eh coisa seria. Qualquer falha por economia de material , falta de conhecimento ou erro de projeto, pode resultar no minimo em multa ou ate mesmo cadeia caso venha a ferir alguem. O correto eh vc seguir a tendencia da sua região. Faz uma pesquisa. Ve o que os outros provedores estão usando e quem sao os parceiros que fabricam estrutura em sua região. Eh lembre-se : basta uma simples denuncia para o crea lacrar qualquer projeto que ofereça risco a populaçao.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda engenharia para construção de uma torre de 18 m

    12 mil? Você cotou torre autoportante então.

    O preço do metro, em módulos pra estaias, as vezes fica pouco acima dos R$ 110 por metro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-de-torre-_JM

    Mas é normal chegar a R$ 150 por metro:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...e-internet-_JM

    Ou uns R$ 180 por metro.

    Sério que nenhuma serralheria por aí não tem um pingo de experiência em fazer esses módulos? Por aqui ultimamente a praxe é fazer módulo de 6m (Porque é o tamanho das chapas e tubos a venda), pra 18m são só 3 módulos, precisa uma arara gigante pra montar, então se for montar sem arara, erguendo na mão, é melhor fazer módulos de 2m, seriam 6 módulos. Se eu chegar numa serralheria qualquer por aqui com alguma dessas fotos:
    https://www.google.com.br/search?q=m...=lnms&tbm=isch
    E pedir 6 módulos de 2m cada, com cantoeiras 3/4" (Chapa de 2mm de espessura), e ferro liso 3/8, vão me cobrar uns R$ 1400, já pintadas e entregues. A maior diferença de preço viria de comprar instalada, exige fazer a base (Cavar, fazer o suporte de aço, jogar o concreto) e pontos pra estaiamento, e exige montar. Se você está disposto a fabricar, certamente tem condições de montar.


    Autoportante não é comigo, pessoal a meu ver exagera e faz torres de 18m com 50cm de largura, faz base de mal e mal 1m³ de concreto, eu me sinto muito inseguro nelas. Autoportante tem estaio, em geral 60 ou 70cm de concreto num buraco já fica firme a ponto de ser inarrancável (Em fazenda já fiz tentativa de arrancar com trator, arrebentou a argola de aço mas o concreto nem mexeu, precisei cavar ao redor pra arrancar), apesar de tremer com o vento e cia, tem 3 estaios segurando a coisa, pros lados elas não vão, no máximo dobram e meio que implodem pra baixo (Por isso não dá pra usar chapas finas na estrutura, não é pelo peso, é pela torção). O pouco de confiança que tenho nelas é pela fixação dos estaios e pelas soldas, não confio nem em parafuso de aço (Fui mecânico de maquinário agrícola, maquinário de 10t, onde há esforço aos montes não há parafuso mas sim outras formas de fixação, buchas travadas na posição ou soldadas mesmo), mas um eletrodo enchendo o espaço ao redor de um ferro liso 3/8 numa chapa 3/4" é solda que aguenta muitas toneladas de esforço. Parafuso quebra (Se apertar demais, ou se tiver feito), mas a solda tem que ser feita por uma criança de 5 anos pra quebrar (Soldador barato de 150A já serve pra fazer torre, o que eles tem é durabilidade baixa, tem que deixar esfriar uns 5 minutos depois de cada uso de uns 3 minutos, não é questa de potência ou preço mas sim de ventilação, o enrolamento de uns modelos industriais da Bambozzi é igual os domésticos, só muda a ventilação e forma de ajuste. Qualquer serralheria tem que dar conta disso justo porque não precisa nada especial, serra de R$ 150 pra cortar e alisar pontas, soldador de R$ 300, isso é ferramenta básica pra se ter (Eu só uso isso pra soldar suporte de tela de notebooks, racks, encosto de cadeira, e só isso já paga os preço, imagina quem trabalha com isso), não acredito que nenhuma serralheria por aí nunca fez um mísero módulo desse tipo, e se nunca fizeram, só sendo bem incompetente pra um serralheiro errar solda quando tem tanta foto de módulo na web pra pegar de referência.


    Só cuida pra não confundir com módulos pra palco ou montagem de barracas e tal, só pra segurar iluminação ou uma lona, esses são bem mais frágeis, a construção é similar mas muda o tipo de material, pra esses módulos pra palco sai mais barato usar tubos chapa 18 e soldar com MIG, mas pra torre estaiada é melhor usar chapa bem grossa por causa da torção, eu avalio que com cantoneiras, e com módulos de 2m, a torçao é bem menor que com módulos de 6m com tubos, mas é mais fácil construir com tubos, se eles forem grossos o suficiente (Chapa 12? Não sei) não tem risco de uma solda em alta corrente furar o cano, fora que tem que se contorcer menos pra soldar, o ponto da solda está visível por todos os lados:
    http://mlb-d2-p.mlstatic.com/modulos...g?square=false Talvez alguma serralheria prefira construir com tubos, mas no fim das contas muda pouco em 18m, o que mais recomendo é comprar módulos pronto mesmo, fabricado por quem tem mais experiência e por quem padroniza mais a fabricação, eu não mexo com isso mas sempre que passei projeto pra fazendeiro ou peão fazer, levam 2 ou 3 semanas pra fazer coisa simples, porque a primeira semana perdem corrigindo o que soldaram errado, ou o que estava na posição certa mas a solda puxou e desalinhou, é mais fácil começar com a base a ser enterrada, pra ir usando de gabarito, porque ela é menor e mais difícil desalinhar, mas os módulos depois dão muita canseira em quem se mete a fabricar só meia duzia, recomendaria fazer em casa se fossem módulos de 6m pra colocar avulsos no meio do nada, ou pra usar tipo os módulos de palco ou suporte de coberturas móveis.