Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com PTP de 2,5km

    Boa noite pessoal!

    Recorro a vocês para me ajudarem no seguinte problema:
    Possuo um chácara que era atendida por sinal de internet via rádio de um AP a 2,5 Km. O provedor desativou o serviço e fiquei sem internet na chácara.
    Possuo outro imóvel do meu irmão próximo ao antigo AP, onde posso assinar a internet por fibra e montar um AP para jogar o sinal para a chácara. (visada 100% limpa, e como é área pouco povoada, quase não sofria interferência com o antigo servidor que operava em 2,4 GHz)
    Fazendo chegar 10 mb de conexão na chácara já está ótimo.
    A dúvida é: qual equipamento é indicado para fazer esse serviço sem ter dores de cabeça? Uma configuração que atenda essa baixa demanda, com um bom custo/benefício? 2,4 ou 5,8 GHz?
    Agradeço a quem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Amigo. Te indico fazer em 5.8ghz com 2 Powerbeam M5 300 já dá pra atender esse PTP tranquilo... Com R$800 vc compra as duas. Agora tem que observar a visada. Visada limpa significa que do local da antena na casa do seu irmão dá pra ver o lugar da antena na chácara. Isso ocorre?

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo. Te indico fazer em 5.8ghz com 2 Powerbeam M5 300 já dá pra atender esse PTP tranquilo... Com R$800 vc compra as duas. Agora tem que observar a visada. Visada limpa significa que do local da antena na casa do seu irmão dá pra ver o lugar da antena na chácara. Isso ocorre?

    Abraço
    Exatamente, a casa do meu irmão fica em um plano elevado, e de lá é possível ver a edificação da chácara sem obstáculos visuais. Apesar de uma distancia considerável, 2,5 km, entre os pontos é um vale sem obstáculos.

    Com esse equipamento que tu me indicou consigo até que limite de tráfego no rádio?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Duas sxt lite5

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    Duas sxt lite5
    Tinha esquecido dessa amigo... Uns R$ 550 o par... Só tem que cuidar com o alinhamento (a base é fixa, necessitando de haste ajustável para ancorar) e configuração.

    Citação Postado originalmente por zagarcia Ver Post
    Exatamente, a casa do meu irmão fica em um plano elevado, e de lá é possível ver a edificação da chácara sem obstáculos visuais. Apesar de uma distancia considerável, 2,5 km, entre os pontos é um vale sem obstáculos.

    Com esse equipamento que tu me indicou consigo até que limite de tráfego no rádio?
    Amigo... Bem configurado, sem interferência e largura de 40mhz dá pra chegar perto dos 100Mbps (com alguma variação leve)... Mas passa bem mais que os 10Mbps que mencionou aí...

    Desses equipamentos mencionados, ambos fecham esse PTP... Agora eu pessoalmente e por preferência gosto da Powerbeam. Por ter uma interface mais amigável, e por ser uom pouco mais potente que a SXT (47 eirp da Powerbeam contra 42 eirp da Sxt)... Na tua distância não faz muita diferença... Só em distâncias de até 20km.... Mas fica a dica. Além de as Powerbeam ter ancoragem ajustável, podendo ser instalada em mastro fixo, já as SXT tem ancoragem fixa, o que obriga a fazer o ajuste de elevação no mastro ou usar mastro ajustável.

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Powerbeam M5 resolve seu problema. Estou com um PTP na cidade que tem muita interferência e com o powerbeam M5 a uma distância de 4 km estou com throughput agregado de 180 Mbps. Em um outro PTP com a distância de 2.5 km, estou com um throughput agregado de 195 Mbps. Porém como será apenas um link de 10 Mbps, acredito que encontre um equipamento com o custo x benefício melhor para atender a sua necessidade. Como nosso amigo falou tem o mikrotik STX 5 que você encontra no mercado livre por R$ 279,00 que poderá servir para o seu PTP

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Agradeço a ajuda de vcs sphreak, terencerocha e MDdantas e sem querer abusar já abusando, rs gostaria, se possível, da opinião dos usuários quanto a duas outras questões (sou apenas usuário e sem conhecimentos técnicos sobre redes em rádio, e recorri ao fórum para não ser "tapiado" por oportunistas):
    1º - Nas condições que citei o provedor pode "encrencar" comigo? Pelo pouco que entendo só não posso revender o sinal dele, correto? O enlace seria uma rede privada, certo?
    2º - Pela experiência de vcs, com boa vontade de aprender, pesquisando etc, um técnico em redes cabeadas consegue configurar esse PTP? Afinal de contas tudo na vida é aprendizado e de mais a mais o objetivo é bem simples (em tese, rs) pois nao se deseja montar um provedor ou atingir distancias e ou velocidades absurdas.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Amigo, desculpa invadir seu tópico, mas como minha dúvida é praticamente a mesma que a sua, acho que não deve ter problema. Estou precisando fazer o mesmo que você, enviar a internet de uma casa para outra, mas a distância é de apenas 400 mts. Ainda não sei afirmar se tem visada limpa pois não subi no telhado para verificar.
    Nesse cenário, e querendo reduzir o custo ao mínimo possível, poderia usar dois nanostation loco 5 ou wom 5000 pra esse ponto a ponto? Foram os equipamentos mais baratos que encontrei, sendo que o nano está mais barato que o wom.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por clerisonB Ver Post
    Amigo, desculpa invadir seu tópico, mas como minha dúvida é praticamente a mesma que a sua, acho que não deve ter problema. Estou precisando fazer o mesmo que você, enviar a internet de uma casa para outra, mas a distância é de apenas 400 mts. Ainda não sei afirmar se tem visada limpa pois não subi no telhado para verificar.
    Nesse cenário, e querendo reduzir o custo ao mínimo possível, poderia usar dois nanostation loco 5 ou wom 5000 pra esse ponto a ponto? Foram os equipamentos mais baratos que encontrei, sendo que o nano está mais barato que o wom.
    Pode sim sem problemas.. só verifique a visada... ficar 1/2 "aparecendo" pode gerar problemas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode sim sem problemas.. só verifique a visada... ficar 1/2 "aparecendo" pode gerar problemas.
    Mas nesse cenário seria mais recomendável usar o nano (não é m5) ou o wom 5000? O nano encontrei por 200,00 e o wom por 278,00, ambos no ML.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por clerisonB Ver Post
    Mas nesse cenário seria mais recomendável usar o nano (não é m5) ou o wom 5000? O nano encontrei por 200,00 e o wom por 278,00, ambos no ML.
    Nano Loco 5 sem o M é equipamento mais antigo amigo. Cuidado! É SISO, 802.11a, processador e memória inferiores. Vá de SXT, melhor equipamento abaixo dos R$ 300,00.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tinha esquecido dessa amigo... Uns R$ 550 o par... Só tem que cuidar com o alinhamento (a base é fixa, necessitando de haste ajustável para ancorar) e configuração.



    Amigo... Bem configurado, sem interferência e largura de 40mhz dá pra chegar perto dos 100Mbps (com alguma variação leve)... Mas passa bem mais que os 10Mbps que mencionou aí...

    Desses equipamentos mencionados, ambos fecham esse PTP... Agora eu pessoalmente e por preferência gosto da Powerbeam. Por ter uma interface mais amigável, e por ser uom pouco mais potente que a SXT (47 eirp da Powerbeam contra 42 eirp da Sxt)... Na tua distância não faz muita diferença... Só em distâncias de até 20km.... Mas fica a dica. Além de as Powerbeam ter ancoragem ajustável, podendo ser instalada em mastro fixo, já as SXT tem ancoragem fixa, o que obriga a fazer o ajuste de elevação no mastro ou usar mastro ajustável.
    Powerbeam subiu o preço....

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por zagarcia Ver Post
    Powerbeam subiu o preço....
    É devido ao dólar. Mas vc acha ainda em estoque por R$ 399,00 +-...

    Dá uma olhada no ML

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Bom dia pessoal!
    Estou colocando o PTP em ação com 2 SXT. A internet chega na Bridge com 40 Mbps e no cliente só está chegando 9,8 Mbps. A bridge está conectada em um roteador de 150 Mbps. O que pode estar causando essa limitação? Obs: testei antes de instalar no ambiente externo em bancada, com outro roteador numa conexão de 30Mbps e passou os 30. Quem puder me dar uma ajuda, agradeço.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por zagarcia Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Estou colocando o PTP em ação com 2 SXT. A internet chega na Bridge com 40 Mbps e no cliente só está chegando 9,8 Mbps. A bridge está conectada em um roteador de 150 Mbps. O que pode estar causando essa limitação? Obs: testei antes de instalar no ambiente externo em bancada, com outro roteador numa conexão de 30Mbps e passou os 30. Quem puder me dar uma ajuda, agradeço.
    Se funcionou em bancada e em campo está dando problemas verifique: Poluição, visada, alinhamento, visada, instalação próximo de calhas, com altura inferior a 1,5m de telhado ou lage, visada, Fresnel... Etc etc etcetc

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por zagarcia Ver Post
    Bom dia pessoal!
    Estou colocando o PTP em ação com 2 SXT. A internet chega na Bridge com 40 Mbps e no cliente só está chegando 9,8 Mbps. A bridge está conectada em um roteador de 150 Mbps. O que pode estar causando essa limitação? Obs: testei antes de instalar no ambiente externo em bancada, com outro roteador numa conexão de 30Mbps e passou os 30. Quem puder me dar uma ajuda, agradeço.

    Posta print das configurações ai para a gente ver.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1471606232173.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	57,3 KB
ID:      	64782
    Bom pessoal, a questão da banda era problemas no cabo do roteador à STX bridge. Ja foi resolvido como demostra a foto do teste de velocidade. Só que... usei a frequência 5260 nesse teste e pesquisando verifiquei q tenho que ficar na frequência 5800 certo? Quando alterei a frequência do bridge ela já deu pau...não funcionou mais (as duas sxt estão na mesma frequência... scan list ta certo etc...)
    Existe uso da frequência 5180 pelo próprio provedor que assino a internet pq consigo ver o sinal dele na sxt.
    É isso mesmo? Eu só posso usar no PTP a frequência 5800??? Quais frequências vcs utilizam para fechar esses ptp privados?


    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Amigo. Faixa de 5100~5400 MHz é destinado a exploração espacial e radionavegação aeronáutica (radar militar). É o que a gente chama de frequência criminosa, que caso venha a ser denunciado não dá problema só com a Anatel, mas também com a PF, FAB, e Min da Defesa. Rádios como Ubnt configurados para região Brasil, nem aparece essas frequências. Eles trabalham entre 5500mhz e 5825mhz que é a faixa liberada de radiação restrita.

    Radiação restrita liberada para usuário comum é em 5.8Ghz


    Resolução 506 Anatel

    Seção IX
    Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou outras Tecnologias de Modulação Digital
    Art. 39. Equipamentos Utilizando Tecnologia de Espalhamento Espectral ou outras Tecnologias de Modulação Digital operando nas faixas 902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.400-2.483,5 MHz e 5.725-5.850 MHz devem atender às condições estabelecidas nesta Seção.

    Essas frequências são liberadas para uso pessoal, para SLP (PTP privado) sem necessidade de licença, desde que utilizados conforme os parâmetros técnicos da resolução 506 Anatel e com equipamentos homologados de antena embutida (SXT se encaixa nesse quesito)



    Seção X
    Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais

    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas 5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel.

    Parágrafo único. As aplicações do serviço móvel a serem usufruídas pelos usuários dos Sistemas de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais serão nomádicas, ou seja, acesso sem fio em que o terminal do usuário pode se mover livremente dentro da área de cobertura mas que, quando em uso, permanecerá estacionário.

    Art. 46. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa 5.150-5.350 MHz, devem atender às seguintes condições:

    I - as emissões devem estar confinadas aos ambientes internos das edificações;


    Essas freqüências estão confinadas às edificações.

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Resumindo sphreak, setando num canal de 5725 a 5850 Mhz não vou causar transtorno pra ninguém nem ter apurrinhação, correto?

    Outra dúvida: o canal, qualquer que seja, eu vou conseguir o mesmo desempenho nesse enlace? Tipo tanto faz utilização do 4800 ou 5700... 5800 q vai ser a mesma coisa (desprezando as proibições, apenas a título de didáticos). Pois coloquei um canal Na faixa de 5725 a 5850 Mhz e o sinal do meu bridge sumiu...rs...mesmo o Cliente escaneando de 4800 a 6000 ele não aparece...

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda com PTP de 2,5km

    Citação Postado originalmente por zagarcia Ver Post
    Resumindo sphreak, setando num canal de 5725 a 5850 Mhz não vou causar transtorno pra ninguém nem ter apurrinhação, correto?

    Outra dúvida: o canal, qualquer que seja, eu vou conseguir o mesmo desempenho nesse enlace? Tipo tanto faz utilização do 4800 ou 5700... 5800 q vai ser a mesma coisa (desprezando as proibições, apenas a título de didáticos). Pois coloquei um canal Na faixa de 5725 a 5850 Mhz e o sinal do meu bridge sumiu...rs...mesmo o Cliente escaneando de 4800 a 6000 ele não aparece...

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App
    Assim... Nessa faixa de freqüência você não terá problemas com as autoridades (Anatel, etc) isso não significa que se você estiver na mesma frequência de um provedor por exemplo, você não irá causar interferência no provedor ou vice versa. Cabe a você na hora de configurar escolher uma freqüência livre, dentro da faixa liberada.

    Quanto a mudar o canal e parar de funcionar é questão de configuração dos equipamentos. Não existe motivo pra ele funcionar em um canal e em outro não. Geralmente o erro está em travar o canal na estação, o que faz o enlace parar de funcionar ao trocar de freqüência.