+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post configurar uma porta do Switch em modo Trunk e ADD mais de uma Vlan

    boa tarde Amigos, como ja havia falado no post anterior estou compartilhando com vocês algumas linhas de comando que eu aprendi e quando estava procurando como fazer não achei quase nada na Internet então tive que aprender na raça mesmo.
    e vou deixar aqui como se faz para facilitar e ajudar quem precisa, bom vamos la.

    vou mostrar algumas linhas de comando para colocar uma porta em Trunk e ADD mais de uma Vlan na mesma porta!.

    ::::Linhas de comando:::::

    sw#conf t
    sw(config)#interface gigabitethernet11 (11 porta do sw)
    sw(config-if)#switchport mode trunk (até aqui vc só deixa ela como trunk mas logo abaixo ja ADD algumas Vlans.)
    sw(config-if)#switchport trunk allowed vlan add 11,12,120 (sempre as vlans são separadas por "," não é "." se não não reconhece o codigo.)
    sw(config-if)#end
    sw(config-if)#wr
    sw(config-if)#y
    sw# (esperando proximo comando)

  2. #2

    Padrão Re: configurar uma porta do Switch em modo Trunk e ADD mais de uma Vlan

    e pela interface como seria?estou tendando segumentar minha rede em vlans tenho um MK e uns switcs tp-link 3210 mas estou com dificuldades de configurar esse switc.
    temo como me ajudar ?

  3. #3

    Padrão Re: configurar uma porta do Switch em modo Trunk e ADD mais de uma Vlan

    Também estou na mesma briga, tenho um core com vários servidores pppoe configurados em cima de vlans, e estas em interfaces diferentes na rb, ex: torre 1 com 3 painéis e cada qual com sua ID, torre 2 com 4 painéis e cada qual em sua ID e assim por diante, todas chegando em seus respectivos servidores pppoe, tudo funcionando beleza. O cliente conecta em um painel x com ID 100 e é encaminhado ao servidor pppoe vinculado a vlan com respectiva ID 100 vinculado a uma interface. Cada painel tem sua vlan configurada que chega a uma interface e respectivamente ao seu servidor pppoe.

    Ai onde entra o problema, tive que colocar outro servidor provendo um serviço de hotspot. Então coloquei o core e o hotspot num Switch, no core liguei cada interface ao switch, e os cabos que veem dos p2p tambem ligados neste switch, assim cada qual seguindo para sua interface vlan, detalhe, tive que colocar o hotspot também em vlan, caso contrario os clientes conectados nas torres nunca chegaria ao hotspot, então cada painel tem 2 vlans, ID respectiva ao seu concentrador pppoe e ID do hostpot. Apesar do respectivo mangue, tudo funciona muito bem.

    O que ta pegando agora é que vou tirar este switch (não gerenciável), e colocar um tplink gerenciável. Quando substituído nas configurações padrão, os painéis não encontram mais os servidores.
    Teoricamente eu teria que ter as portas quem veem dos painéis, passando todas as ID, e o resto de cada porta passando somente a id respectiva na qual esta vinculada.

    Estou quebrando cabeça, é muito confuso as configurações do tplink.

  4. #4

    Padrão Re: configurar uma porta do Switch em modo Trunk e ADD mais de uma Vlan

    Na verdade não é não, é muito simples. Eu uso muito em diferentes cenários, no 'modo de ajuda' tudo que posso fazer é recomendar uma leitura bem feita do manual, que foi onde encontrei boa informação para fazer o que queria. Mais que isso só com consultoria.