+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Bom galera estou com um grande problema , loquei uma torre de radio AM de 60 metros para por equipamentos wireles e até agora não consegui fazer funcionar quando ligo a energia o áudio da emissora da uma interferência medonha sem contar que a própria torre da uma irradiação preciso de ajuda

  2. #2

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    A rádio é ondas curtas?? Porque não era pra dar interferência... Ou você montou junto com os dipolos da emissora? Porque daí, bem próximo ao dipolo emissor (principalmente se o rádio for de 10 watts pra cima) gera espúrios de interferir até em micro ondas...

    Quanto torre dar irradiação????? Explique melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    AM não tem dipolos a torre em si e a antena da am com 120 radial enterrado no chão ai não endendo desligo a energia o audio volta 100%

  4. #4

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    A rádio é ondas curtas?? Porque não era pra dar interferência... Ou você montou junto com os dipolos da emissora? Porque daí, bem próximo ao dipolo emissor (principalmente se o rádio for de 10 watts pra cima) gera espúrios de interferir até em micro ondas...

    Quanto torre dar irradiação????? Explique melhor.
    medi no multímetro deu mais de 600 w de energia não continua sei lá kkkk não e energia mais so tinha um multímetro , sei que não e energia a coisa e bem estranha

  5. #5

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por lopesnet Ver Post
    AM não tem dipolos a torre em si e a antena da am com 120 radial enterrado no chão ai não endendo desligo a energia o audio volta 100%
    Vixxx amigo... É queo titulo diz "montado em torre" Você montou uma antena na outra? É uma emissora em qual frequência?

    Já posso te garantir que isso aí é uma "bomba" eletromagnética amigo... Lembra a interferência de celular nas caixas de som? Então... Pense uma situação semelhante só que com 60metros!?!?

  6. #6

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Em torre de AM é complicado... Já vi casos que nem o mouse do note funcionava no pé da torre, de tanta interferência... Se não há alternativa tem que tentar usar cabo blindado, ou até mesmo fibra pra dados e energia separada, enfim, eu tenho mais pratica no quesito rádio do que no quesito provedor, mas sei que não é simples esse cenário... Dá mais detalhes da tua estrutura pra todo mundo poder avaliar...

  7. #7

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Pouco tempo atrás surgiu esta questão de colocar antena de provedor em torre de AM.
    Na hora dei o contra pois seria impossível colocar um painel fixado numa torre que é o próprio dipolo.
    Mas como uma pessoa no forum me afirmou que era possível sim, daí fui a campo ver de perto como era isso.
    Visitei nossa rádio de AM onde a própria torre é o elemento irradiante e neste caso não pode colocar nada nela.
    Mas o dono da rádio me mostrou outros sistemas mais modernos onde a torre é só um elemento estrutural e em cada lado dela, com isoladores/afastadores descem cabos de aço que atuam como emissores. Torre triangular descem 3 cabos que são alimentados pelo transmissor. Com este sistema fica livre a ponta da torre que pode ser utilizada para fixação de outros elementos e serviços. É um sistema relativamente novo e quando bem calibrada a estação de AM através de acopladores de antena, ela vai funcionar tão perfeita que permite que outros serviços usufruam da mesma torre.
    É inclusive um sistema que muitas AM estão trocando para justamente poder alugar espaço para operadoras e celulares e provedores.

    Quem é ou foi radioamador sabe que sinal espúrio sempre há o risco. Para isso existem bons acopladores de antenas a serem utilizados pelas rádios AM que amenizam ou eliminam por completo estes riscos. Aqui em casa eu tinha uma estação de radioamador em 80m e 40m e nunca tive problemas com interferências em TV, que era muito comum na época. Hoje as TVs são de melhor projeto e nem se ouve mais falar em interferência em TV.
    @lopesnet , confere aí e confirma que tipo de torre a AM usa. Se você subiu lá e colocou equipamento na ponta, com certeza é uma AM com este sistema de irradiação mais moderno. E daí, um trabalho conjunto entre a AM e o provedor pode permitir a coexistência dos dois serviços.

  8. #8
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Como a própria torre é a antena de rádio AM, não poderá colocar nada de metal ou energia em contato diretamente com a torre, pelo que entendo de eletrônica, uma solução que não ficaria muito caro para tentar seria: isolar as antenas da torre com suportes com buchas de tecnil (nylon) e utilizar cabos blindados para passar dados e energia.

  9. #9

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    @1929 Fui eu mesmo na época hehehehe, comentei daqui de Garibaldi onde a Rádio Garibaldi já opera AM com a torre isolada desde 1956...

  10. #10

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    @1929 Fui eu mesmo na época hehehehe, comentei daqui de Garibaldi onde a Rádio Garibaldi já opera AM com a torre isolada desde 1956...

    Isso mesmo, lembro agora que era em Garibaldi.. Até citei o exemplo para o dono da rádio aqui. Eu não conhecia o sistema. Daí ele me mostrou fotos. Apesar do sistema ser antigo, praticamente ninguém usava.
    HOje muitas AM que ainda operam por teimosia estão mudando para este sistema para ter um faturamento extra com aluguel de espaço.

    Na verdade, quando eu operava no radioamadorismo em 40m eu fiz algo muito parecido sem saber que já existia... kkk

    Então o fato de ser AM na torre não é o empecilho. Só que vai precisar de um perfeito entendimento entre o dono da AM e os que locam espaço. AM bem ajustada não dá problema para ninguém.. A reciproca também é verdadeira

  11. #11

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Isso mesmo, lembro agora que era em Garibaldi.. Até citei o exemplo para o dono da rádio aqui. Eu não conhecia o sistema. Daí ele me mostrou fotos. Apesar do sistema ser antigo, praticamente ninguém usava.
    HOje muitas AM que ainda operam por teimosia estão mudando para este sistema para ter um faturamento extra com aluguel de espaço.

    Na verdade, quando eu operava no radioamadorismo em 40m eu fiz algo muito parecido sem saber que já existia... kkk

    Então o fato de ser AM na torre não é o empecilho. Só que vai precisar de um perfeito entendimento entre o dono da AM e os que locam espaço. AM bem ajustada não dá problema para ninguém.. A reciproca também é verdadeira
    Exatamente! Se a antena e o transmissor estiverem 100% redondos, sintonizados, tudo certinho, tomando os cuidados básicos como cabo blindado e etc, provavelmente não vai ter problemas, mas se já está enfrentando problemas de interferência, é uma situação complicada.

  12. #12

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    AntTorre de radio AM é um monopolo vertical alimentado direto pelo transmissor. O mais provavel é que tenha indução direta sobre a fonte de seu equipamento.

    1º) A fonte de seu equipamento deveria estar isolada com trafo isolador 1:1 para separar do potencial da torre.
    2º) sua fonte de alimentação deverá ser "Blindada" o mesmo que seu equipamento. Isso acho muito improvável consiga, pois os equipamento wireless convencionais não são blindados e nem tem como fazer-os.

    É muito estranho alguém instalar equipamentos em torres AM porem existem quem instala o receptor do link de transporte em UHF ou Micro-ondas e tem que atender a esses detalhes.

  13. #13

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    AntTorre de radio AM é um monopolo vertical alimentado direto pelo transmissor. O mais provavel é que tenha indução direta sobre a fonte de seu equipamento.

    1º) A fonte de seu equipamento deveria estar isolada com trafo isolador 1:1 para separar do potencial da torre.
    2º) sua fonte de alimentação deverá ser "Blindada" o mesmo que seu equipamento. Isso acho muito improvável consiga, pois os equipamento wireless convencionais não são blindados e nem tem como fazer-os.

    É muito estranho alguém instalar equipamentos em torres AM porem existem quem instala o receptor do link de transporte em UHF ou Micro-ondas e tem que atender a esses detalhes.
    @emilidani, eu também não conhecia este tipo de torre. Só conhecia os monopolos, onde a própria torre é o elemento irradiante. Fica a torre assentada sobre isoladores cerâmicos pois a torre é o elemento positivo. Não dá nem para encostar a mão.

    Foi o Bruno que me alertou para este modelo onde permite fixar outros equipamentos na torre, pois daí ela não é mais o elemento irradiante.... Aprendi algo que nem imaginava que existia.

  14. #14

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    1929, tem dois tipos de torres utilizadas em Brasil para rádio Ondas Medias . A convencional monopolo , que possui isolador na base e uma versão mais nova que utiliza "Saia" , são cabos que descem do topo nas laterais (normalmente 6) , separados da torre e isolados , que servem para aumentar diâmetro eficaz das torres mais fininhas. Com esse aumento diâmetro aumenta a largura de banda do conjunto irradiante permitindo mais fidelidade.
    As emissoras com mais de 1KW, é provável que a tensão na base seja de mais de 400V.

  15. #15

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Tô por fora dos produtos de hoje, mas torre isolada nesse estilo era comum ter até mais de 40kV mesmo.

    É fácil queimar transistor e válvula excitadora nuns sistemas de alta potência, mas com um trafo passando pra 100kV as chances de dano em tempestade são quase zero. E na verdade o custo de transmissor desse tipo é muito mais baixo, o custo dos isoladores na torre é pago 10x pela economia nos transmissores.

    Na Radio Nacional de Brasilia (Junto com a rádio Nacional do Amazonas foram as únicas rádios que eu ouvi até uns 7 ou 8 anos de idade) são usados mais de 120kV. Há uma linha de 138kV vindo de uma hidroelétrica por perto mas pra torre chegam uns 120kV, em corrente tipo uns 2A. O isolador tem "só" cerca de 1,6m de altura, é bem nesse estilo:


    (E daria pra fazer isso se permitissem a entrada de qualquer criança pra brincar com capim e se eletrocutar do lado)

    O equipto de exatos 1kW que lembro era de 3kV na saída, valvulado porque assim como áudio ainda tem vantagens em usar válvula nisso (Válvulas especiais de 4 ou 5 eletrodos, ou minimamente especiais já que as comuns trabalham fácil com 2kV no anodo).

    Se a rádio tem transmissor desse tipo, o equipamento está a centímetros de uma fonte de pelo menos 3kV, apesar da frequencia ser muito distante a intermodulação no circuito do roteador será enorme, uma bobina de 10 espiras no VRM do roteador vira um receptor de sinal AM ou OC, que intermodula ripple, deve dar uns spikes malucos chegando no chipset, isso se o circuito interno do chipset não estiver sendo afetado pela EMI/RFI da torre.

  16. #16

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    1929, tem dois tipos de torres utilizadas em Brasil para rádio Ondas Medias . A convencional monopolo , que possui isolador na base e uma versão mais nova que utiliza "Saia" , são cabos que descem do topo nas laterais (normalmente 6) , separados da torre e isolados , que servem para aumentar diâmetro eficaz das torres mais fininhas. Com esse aumento diâmetro aumenta a largura de banda do conjunto irradiante permitindo mais fidelidade.
    As emissoras com mais de 1KW, é provável que a tensão na base seja de mais de 400V.

    Então, foi isso que aprendi com o @brunozerves. Eu um pouco acima citei que não conhecia. Achava que era só o monopolo que não permite que se fixe nada na torre.
    Depois que o Bruno comentou em outro tópico alguns meses atrás, eu fui buscar informações e realmente é assim. Dois modelos. Foi o que citei. E neste modelo com cabos dá para alugar espaço no topo da torre tranquilamente. E como é uma solução técnica, não dá para colocar a culpa em interferências de AM. Se há precisa ser solucionada tecnicamente e não condenada.

  17. #17

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tô por fora dos produtos de hoje, mas torre isolada nesse estilo era comum ter até mais de 40kV mesmo.

    É fácil queimar transistor e válvula excitadora nuns sistemas de alta potência, mas com um trafo passando pra 100kV as chances de dano em tempestade são quase zero. E na verdade o custo de transmissor desse tipo é muito mais baixo, o custo dos isoladores na torre é pago 10x pela economia nos transmissores.

    Na Radio Nacional de Brasilia (Junto com a rádio Nacional do Amazonas foram as únicas rádios que eu ouvi até uns 7 ou 8 anos de idade) são usados mais de 120kV. Há uma linha de 138kV vindo de uma hidroelétrica por perto mas pra torre chegam uns 120kV, em corrente tipo uns 2A. O isolador tem "só" cerca de 1,6m de altura, é bem nesse estilo:


    (E daria pra fazer isso se permitissem a entrada de qualquer criança pra brincar com capim e se eletrocutar do lado)

    O equipto de exatos 1kW que lembro era de 3kV na saída, valvulado porque assim como áudio ainda tem vantagens em usar válvula nisso (Válvulas especiais de 4 ou 5 eletrodos, ou minimamente especiais já que as comuns trabalham fácil com 2kV no anodo).

    Se a rádio tem transmissor desse tipo, o equipamento está a centímetros de uma fonte de pelo menos 3kV, apesar da frequencia ser muito distante a intermodulação no circuito do roteador será enorme, uma bobina de 10 espiras no VRM do roteador vira um receptor de sinal AM ou OC, que intermodula ripple, deve dar uns spikes malucos chegando no chipset, isso se o circuito interno do chipset não estiver sendo afetado pela EMI/RFI da torre.
    Para Rubem. Não me faz lembrar o tempo que eu tinha transmissor de 80 e 40m em AM com duas válvulas 813 no tanque de saída... e 811 no estágio de modulação. Modulação super "aveludada". Parecia até de estúdio..
    Houve época que isso era o supra sumo para o radioamadorismo.
    Depois tive outro com AM e SSB com uma 8146 se não me engano.
    O Deltinha tinha a 6kd6, válvula mais barata mas que também fazia sucesso..
    Mas estas coisas não nos pertencem mais... Agora uns poucos que ainda tem. E fortes candidatos a museu...

  18. #18

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Acontece que mesmo a torre não esteja energizada, a indução é muito alta para rádios convencionais de plástico, e vai ter todo tipo de problemas.

    Para radios profissionais , com housing em alumínio, só teria que tomar cuidado com a filtragem na alimentação 48VCC.

  19. #19

    Padrão Re: Montei equipamentos 5.8 numa torre am

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Para Rubem. Não me faz lembrar o tempo que eu tinha transmissor de 80 e 40m em AM com duas válvulas 813 no tanque de saída... e 811 no estágio de modulação. Modulação super "aveludada". Parecia até de estúdio..
    Houve época que isso era o supra sumo para o radioamadorismo.
    Depois tive outro com AM e SSB com uma 8146 se não me engano.
    O Deltinha tinha a 6kd6, válvula mais barata mas que também fazia sucesso..
    Mas estas coisas não nos pertencem mais... Agora uns poucos que ainda tem. E fortes candidatos a museu...
    Tá fácil ter esse som com brilho e aveludado hoje:
    http://www.ebay.com/itm/Nobsound-MS-...-/251518804007

    Mas se usar só um pre-amp no caminho também dá um brilho legal:
    http://www.ebay.com/itm/Per6J1-Valve...-/322071444709

    Olha o amp de potência, 125 vendidos, só em 1 anúncio. Não chega nos 402 vendidos de um vintage fake, mas som valvulado tem mercado crescendo.


    Transmissor MW e SW moderno mesmo é com PWM modulando a transmissão , é frequência tão baixa que nem usam mosfet, é transistor mesmo, acho que apareceram lá por 2000, tipo: http://www.ebay.com/itm/am-transmitt...wAAOSw7XZXhek9 . Nos mais recentes o controlador é microprocessado e tudo. Mas... isso é coisa de provavelmente uns 10 a 15 anos pra cá, até 2000 ainda tinha muuuuuuito transmissor valvulado pra 3kV ou mais, até um de 500W com homologação da Anatel lembro que eram valvulados exatamente em 2000.

    FM já é frequência muito alta pra válvula, então quase todo transmissor FM é transistorizado provavelmente desde os anos 70, mas AM e OC usou válvula muito mais tempo pela durabilidade e baixo custo (Alias, sem PWM um transmissor transistorizado desperdiça energia pra caramba, é complicado fabricar algum que suporte 1kV então a corrente precisa ser maior, e corrente maior implica mais calor. Com válvula de alta tensão a corrente é menor e o desperdício é menor. Uma rádio que opera com 2kW valvulado no transmissor vai ter hoje uma conta de luz de uns R$ 2 mil por mês! Mudar pra um PWM moderno cortaria pela metade o gasto com eletricidade, faz diferença.


    E TALVEZ esse PWM dos transmissores dos anos 2000 (Não computadorizados como os de 2016) gere ainda outras intermodulações em equipamento wifi, já é ruim ter um sinal de 1MHz a 1kW do lado, mas imagina um PWM em frequência bem mais alta formando essa onda de 1MHz! Claro que tem filtragens na saída e tal, mas elas levam em conta geralmente o nível de sinal medido a 1m do emissor (Torre/antena), é tipo medir EMI de lâmpada compacta comum, a 1m dela não se detecta nada, mas a 1cm, colado nelas, tem EMI pra caramba.