+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Pessoal,

    Sou novo por aqui e quero alguma dica de vocês que já estão a mais tempo no ramo de provedor. Estou viabilizando a ideia de abrir um provedor em uma região que os provedores ainda trabalhão em 2.4Ghz e os que trabalham em 5Ghz entregam um serviço de péssima qualidade. Com isso quero montar um provedor de 5.8Ghz que entregue qualidade e disponibilidade para os clientes. Quero atender no primeiro ano uns 100 clientes. Então segue abaixo o diagrama da minha rede e de como ela irá ficar assim como a lista de equipamentos que devo utilizar. A principio irei receber o sinal em meu escritório e redirecionar a um prédio aonde será colocado as basestation para conectar os clientes. Lembrando que as basestation seria adicionada mais conforme o crescimento do numero clientes.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede Provedor.jpeg
Visualizações:	422
Tamanho: 	55,5 KB
ID:      	64612

    Estou aberto a sugestões.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Não misture equipamento SISO e MIMO, vai estar desperdiçando a capacidade dos MIMO. Nem ao menos gaste dinheiro com SISO, é o que eu recomendo. Use MIMO em tudo, no AP e no cliente, para ter melhor performance e aproveitamento do espectro (mais capacidade de banda).

    Outra coisa, se quer atender uma distância tão grande que um CPE com antena de 16dBi não é suficiente, está fazendo errado. Se quer qualidade, faça POPs para atender raios pequenos. Passou do limite de um CPE 16dBi, faça outro POP. Acho que 16dBi são suficientes para até uns 4Km, não precisa de um CPE de maior ganho nessa distância, mas tem que calcular para ter certeza.

    Não misture fabricantes no PTMP, vai ficar um lixo no mínimo semelhante a seus concorrentes que você critica. Se vai usar RB912 no AP, use SXT nos clientes. Se quer usar UBNT nos clientes, use UBNT no AP também.

    O problema de UBNT é que para AP tem o Rocket M5, que é antigo e muito inferior a uma RB912. O que há de mais novo da Ubiquiti é tudo 802.11ac e para funcionar em modo misto com suporte a 802.11n, tem que usar firmwares que ainda estão em versão beta.

    Se quiser persistir na ideia de um POP para atender uma área de raio extenso, vai ter que seguir com UBNT. Infelizmente o rádio da MikroTik para maiores distâncias, o LHG 5, ainda não é encontrado no Brasil. Já quanto a UBNT, tem NanoBeam M5, LiteBeam M5 (que é SISO, desperdício de dinheiro e capacidade), LiteBeam AC (é MIMO, e parece que a opção mais barata para maiores distâncias, mas precisa de firmware beta para funcionar em 802.11n), etc. Não use AirGrid, é mais cara e foi substituída pela LiteBeam M5.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Não misture equipamento SISO e MIMO, vai estar desperdiçando a capacidade dos MIMO. Nem ao menos gaste dinheiro com SISO, é o que eu recomendo. Use MIMO em tudo, no AP e no cliente, para ter melhor performance e aproveitamento do espectro (mais capacidade de banda).

    Outra coisa, se quer atender uma distância tão grande que um CPE com antena de 16dBi não é suficiente, está fazendo errado. Se quer qualidade, faça POPs para atender raios pequenos. Passou do limite de um CPE 16dBi, faça outro POP. Acho que 16dBi são suficientes para até uns 4Km, não precisa de um CPE de maior ganho nessa distância, mas tem que calcular para ter certeza.

    Não misture fabricantes no PTMP, vai ficar um lixo no mínimo semelhante a seus concorrentes que você critica. Se vai usar RB912 no AP, use SXT nos clientes. Se quer usar UBNT nos clientes, use UBNT no AP também.

    O problema de UBNT é que para AP tem o Rocket M5, que é antigo e muito inferior a uma RB912. O que há de mais novo da Ubiquiti é tudo 802.11ac e para funcionar em modo misto com suporte a 802.11n, tem que usar firmwares que ainda estão em versão beta.

    Se quiser persistir na ideia de um POP para atender uma área de raio extenso, vai ter que seguir com UBNT. Infelizmente o rádio da MikroTik para maiores distâncias, o LHG 5, ainda não é encontrado no Brasil. Já quanto a UBNT, tem NanoBeam M5, LiteBeam M5 (que é SISO, desperdício de dinheiro e capacidade), LiteBeam AC (é MIMO, e parece que a opção mais barata para maiores distâncias, mas precisa de firmware beta para funcionar em 802.11n), etc. Não use AirGrid, é mais cara e foi substituída pela LiteBeam M5.
    Meu raio no começo devido ao custo vai ser de 4km mais após uns clientes vou trabalhar apenas com 2km para não ter perca de qualidade. Instalando uns POP menores para repetição e antenass PTP entre eles. Com relação as equipamentos vou usar todos MIMO, acho que já foi o tempo dos SISO.

    Com relação ao PTMP estou com essa grande duvida, como não tenho muito capinal no começo não sei se consigo trabalhar com tudo AirMax AC, digo no caso um AM-5AC21-60 + R5AC-Lite . Então no começo penso em trabalhar com o RB912 que são ótimos e usar o SXT, visto que não vou trabalhar com comodato posso colocar um CPE mais caro e repassar isso ao cliente.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    boa amigo, 912+sxt é lindo, funciona muito bem, ccq estável sinal sempre bom, com distancias variadas de 1 a 3km, com nv2 ativo

  5. #5

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    boa amigo, 912+sxt é lindo, funciona muito bem, ccq estável sinal sempre bom, com distancias variadas de 1 a 3km, com nv2 ativo
    Exatamente oque quero fazer! RB912 para o PTMP, já nos clientes próximos SXT Lite 5 e nos mais longes as LHG5.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Amigos, vcs estão falando de usar RB912, qual a antena pretende usar, visto que a RB é um box apenas.
    Obrigado.

    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Não misture equipamento SISO e MIMO, vai estar desperdiçando a capacidade dos MIMO. Nem ao menos gaste dinheiro com SISO, é o que eu recomendo. Use MIMO em tudo, no AP e no cliente, para ter melhor performance e aproveitamento do espectro (mais capacidade de banda).

    Outra coisa, se quer atender uma distância tão grande que um CPE com antena de 16dBi não é suficiente, está fazendo errado. Se quer qualidade, faça POPs para atender raios pequenos. Passou do limite de um CPE 16dBi, faça outro POP. Acho que 16dBi são suficientes para até uns 4Km, não precisa de um CPE de maior ganho nessa distância, mas tem que calcular para ter certeza.

    Não misture fabricantes no PTMP, vai ficar um lixo no mínimo semelhante a seus concorrentes que você critica. Se vai usar RB912 no AP, use SXT nos clientes. Se quer usar UBNT nos clientes, use UBNT no AP também.

    O problema de UBNT é que para AP tem o Rocket M5, que é antigo e muito inferior a uma RB912. O que há de mais novo da Ubiquiti é tudo 802.11ac e para funcionar em modo misto com suporte a 802.11n, tem que usar firmwares que ainda estão em versão beta.

    Se quiser persistir na ideia de um POP para atender uma área de raio extenso, vai ter que seguir com UBNT. Infelizmente o rádio da MikroTik para maiores distâncias, o LHG 5, ainda não é encontrado no Brasil. Já quanto a UBNT, tem NanoBeam M5, LiteBeam M5 (que é SISO, desperdício de dinheiro e capacidade), LiteBeam AC (é MIMO, e parece que a opção mais barata para maiores distâncias, mas precisa de firmware beta para funcionar em 802.11n), etc. Não use AirGrid, é mais cara e foi substituída pela LiteBeam M5.
    faço das palavras do nobre colega as minhas, e acrescento, se estima atender 100 clientes, recomendo usar duas base station, ou então duas omni, omni, recomendaria claro, somente se usa-se somente ela e mais nada na torre, se tiver que acrescentar equipamento, mude para basestation

  8. #8

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    boa amigo, 912+sxt é lindo, funciona muito bem, ccq estável sinal sempre bom, com distancias variadas de 1 a 3km, com nv2 ativo
    A propósito, quantos clientes conectados simultaneamente com bandas de 2Mb cada e total de throughput de 10Mb é suportado pela RB912?

    Lembrando que conectados simultaneamente não significa NAVEGANDO SIMULTANEAMENTE

    Grato.

  9. #9

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Porque ao invés de basestation 120º no pop não usa cornetas Algcom com abertura de 60º, coloca 06 em cima do pop fecha 360º e conseguirá atender muito mais clientes sem mexer na rede por um período maior de tempo e usa sxt nos clientes

  10. #10

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por VNInfo Ver Post
    Porque ao invés de basestation 120º no pop não usa cornetas Algcom com abertura de 60º, coloca 06 em cima do pop fecha 360º e conseguirá atender muito mais clientes sem mexer na rede por um período maior de tempo e usa sxt nos clientes
    Estas antenas da Algcom são boas? tem abertura vertical ampla?

    Enviado via SM-G530BT usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por marcelorodrigues Ver Post
    Estas antenas da Algcom são boas? tem abertura vertical ampla?

    Enviado via SM-G530BT usando UnderLinux App
    São muito boas segue link para conferência:
    http://www.algcom.com.br/produtos/de...iais-blindadas

  12. #12

    Padrão Re: Provedor Novo [DÚVIDAS]

    Citação Postado originalmente por gfqsw Ver Post
    A propósito, quantos clientes conectados simultaneamente com bandas de 2Mb cada e total de throughput de 10Mb é suportado pela RB912?

    Lembrando que conectados simultaneamente não significa NAVEGANDO SIMULTANEAMENTE

    Grato.
    Amigo nao tenho muitos, no maximo 5 ou 6 sxts, mais cada uma conectada x clientes, mais deve da umas 30 ou mais