+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Shared users

    Salve Galera
    to tendo um problema com meu mikrotik
    eu tenho um cliente que vai conectar com varios aparelhos com mesmo login
    porem eu limitei o cliente pra 4mb e shared users deixei 2 pra testa
    se eu conectar 2 usuario com a mesmo login e senha os dois consegue baixa 4 mb
    eu gostaria que esses 4 mb dividi-se para os 2 usuarios

  2. #2
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Shared users

    Do jeito que vc quer, não funcionar em modo pppoe e nem hotspot, eu já fiz isso uma vez, porém tive que fazer o queues manual, lá no endereço ip vc configurar com os 2 ips que estão setados nas duas antenas em modo estático.

  3. #3

    Padrão Re: Shared users

    Se você rotear a chegada no cliente, para o servidor o que vai ter é um cliente só. E então coloca um roteador interno para vários usuários acessarem. Quando estiver só um usando fica com toda a banda programada.

  4. #4

    Padrão Re: Shared users

    Então, pelo hotspot não existe uma maneira de limita um usuário shared?

  5. #5

    Padrão Re: Shared users

    no caso eu ia deixa no clientes so roteadores sem dhcp ativado

  6. #6

    Padrão Re: Shared users

    Nunca testei, mas uma forma pode ser assim:

    Primeiro você cria um item lá no Queue Simple, com 4Mbps de banda, e no target você deixa 0.0.0.0/0, vai na aba "Advanced" e no campo "Packet Marks" você coloca um nome que você vai usar para os pacotes desse cliente, algo como "Joao_Packet" (ou "Maria_Packet" ou "Hermanoteu_Packet" ou "QualquerCoisaQueEuQuiserColocarAquiSemNemPacketNoFinal", você decide).

    Depois, no Hotspot, você cria um perfil novo, só pra esse usuário, e coloca lá os 4Mb dele no perfil, e nos campos "Incomming Packet Mark" e "Outgoing Packet Mark" coloca o mesmo nome que você colocou la na regra de Queue. Ainda no perfil do usuário, na aba "Queue", no campo que diz "Parent Queue", você seleciona o item de queue que você criou anteriormente.

    O que vai acontecer é que, todos os pacotes vindo do cliente, vão ser marcados com a marca que você selecionou, assim como todos os pacotes que vão ser enviados para o cliente, e assim, todos esses pacotes vão cair na regra de queue que você criou manualmente ANTES de cair nas regras de queue dinamicas do hotspot, pois as regras do hotspot vão ser FILHAS (vão estar DENTRO) da regra manual que você criou. Isto quer dizer que, cada usuário que conectar com aquele perfil, vai ter a banda máxima configurada naquele perfil, até o máximo configurado na regra manual de queue, e você pode ter muitos usuários de 4Mb conectados, pois como todos vão estar dentro da regra manual com limite de 4Mb, todas as regras filhas vão estar limitados a um máximo somado de 4Mb.

    Testa ai e da um retorno pra gente saber se funciona.

  7. #7

    Padrão Re: Shared users

    vlw a tentativa inquiery, mas nem funcionou, pelo que andei pesquisando no forum do mikrotik tem um topico desde 2011 sem solução http://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?f=10&t=50847

  8. #8

    Padrão Re: Shared users

    Buenas @fdswesley

    Rapaz, pode ter certeza que se fizer direito funciona sim.
    Eu não tinha lembrado quando postei antes, mas eu tenho um cliente aqui assim. Ele tem 2 pontos de instalação dividindo em uma só assinatura. Funciona perfeitinho. A única diferença é que aqui os IPs dele são fixos, e no Queue manual eu coloquei no target os 2 IPs dele (1 IP de cada instalação), e no profile do hotspot dele, eu coloquei esse Queue manual como Parent quele daquele perfil. Não usei os packet marks como indiquei no post anterior, mas acredito que com os packet marks iria funcionar direitinho tb.

    Mas qualquer coisa, cria um Pool separado para esse cliente e usa esse Pool no target ao invés de IPs fixos, que dai vai funcionar da mesma forma que eu faço aqui sem packet mark.

  9. #9

    Padrão

    quando eu crio uma pool separada simplesmente não navega

  10. #10

    Padrão Re: Shared users

    Você tem que colocar um IP do range do pool na interface do hotspot.
    Digamos que você queira a rede 10.0.0.0/24 (IPs de 10.0.0.1 a 10.0.0.254)

    Na interface do hotspot você coloca o IP 10.0.0.1/24 e no pool você coloca 10.0.0.2-10.0.0.254

    Dai vai navegar, considerando que você tenha regra de mascaramento no NAT que englobe essa rede.