+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Boa tarde a todos estou com 5 rbs ( são duas 850g e tres 450g ) sobrando e Gostaria de usa para Fragmenta minha rede
    tenho uma ccr 1009 como concentrador pppoe e minha rede estar em bridge
    tenho cerca de 300 clientes
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         unnamed.jpg
Visualizações:	191
Tamanho: 	52,3 KB
ID:      	64690 estou em duvida se faço OSPF, MPLS ou só uso elas como Vlans

  2. #2

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Cara para fragmentar a rede vai ser impossível com essas rbs... Agora elas podem te ajudar a segmentar, aconselho você a usar ospf, vpls não tem haver com roteamento e VLAN é um protocolo camada 2, não é necessariamente usado para segmentar.

    Então, o OSPF é o protocolo de roteamento mais adequado para você ter segmentos menores e aconselharia usar EoIP como meio de transporte para as sessões PPPOE, o pessoal fala mal de EoIP, mas é porque não sabem ajustar a MTU, e claro, sem o ajuste correto vai gerar problema mesmo, mas se ajustar a MTU do EoIP e do túnel ppp, vai ficar excelente sem consumir banda a mais da sua estrutura, eu mesmo tenho mais de 1.3Gbps em EoIP!

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Valeuuu André vou seguir seu conselho

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Amigo não usei nada disso.
    Criei ramais.
    Se der algum problema fica fácil de identificar, carga fica balanceada,usei rbs450 mesmo.
    Até o momento está muito bom.

  5. #5

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Bruno Como assim ramais?

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Fala amigo.
    Bom ramal é vc tipo dividir sua rede.Quando se cadastra um cliente vc define o ramal que o mesmo está conectado.
    Exemplo;bairro A ramal A,os clientes deste ramal só se comunicam com este.
    Bairro B ramal B,os clientes deste ramal só se comunicam com este.
    Assim por diante.
    No meu caso eu coloquei meu mk auth nas nuvens,criei um server pptp no mkauth.Cada ramal(rb) disca e pega seu ip do ramal.
    Eu tenho seis pops.Quando cadastro o cliente defino em qual ramal o que mesmo esta e pronto.
    Quando tem algum problema fica isolado a este pop.Fica muito mais fácil de resolver.
    Mas acho que cada situação é quase exclusiva.Porém esta me atende muito bem até o momento.

  7. #7

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Fala amigo.
    Bom ramal é vc tipo dividir sua rede.Quando se cadastra um cliente vc define o ramal que o mesmo está conectado.
    Exemplo;bairro A ramal A,os clientes deste ramal só se comunicam com este.
    Bairro B ramal B,os clientes deste ramal só se comunicam com este.
    Assim por diante.
    No meu caso eu coloquei meu mk auth nas nuvens,criei um server pptp no mkauth.Cada ramal(rb) disca e pega seu ip do ramal.
    Eu tenho seis pops.Quando cadastro o cliente defino em qual ramal o que mesmo esta e pronto.
    Quando tem algum problema fica isolado a este pop.Fica muito mais fácil de resolver.
    Mas acho que cada situação é quase exclusiva.Porém esta me atende muito bem até o momento.
    Funciona bem para poucas sessões sem accounting, se você tiver mais de 400 sessões com acct vai ficar lento e começar a derrubar as sessões, prefiro o radius dentro da rede, até para facilitar o backup, e tem mais, se você ficar sem rota para o teu fornecedor de cloud, por mais que tenha link os clientes que conectem não vão conseguir autenticar a senha até que restabeleça a comunicação com o radius, a menos que você guarde as senhas nas rbs...

    Enfim, prefiro o radius dentro da minha rede! Já tirei muito radius assim e migrei para dentro da rede, é comum quando o provedor começa a crescer.

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Mas uso um backup aqui também.
    Por usar pptp é so direcionar para o backup.
    Nunca tive que usar mas ...

  9. #9

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Bruno eu tenho mk-auth e thundecache e um servidor samba como ficaria nesta sua topologia

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Explicar assim fica meio difícil até porque não sou plano entendedor do assunto.
    O ideal seria vc buscar informações nos fóruns sobre ramal e etc.
    Porém no geral não é nada de outro mundo.O mkauth gerencia várias rbs.No caso estas rbs são os ramais onde os clientes se autenticarao.

  11. #11
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Rbs Sobrando, como usar para fragmenta a rede?

    Sugestão que eu utilizo aqui:
    Vlans + Eoip+ queue,
    Como antendo clientes PJ e são todos com links full faço da seguinte forma
    Core (ccr) -> portas 10 e 8 para Vlans pares e impares, e por eoip entrego o link pro cliente por DHCP /30 (1 ip) assim o cliente não me dá broadcast, navega sem problemas e não tenho aporrinhações configurando a RB cliente, que de quebra roda SNMP para eu monitorar via Dude/Zabbix.

    é um luxo.