Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Boa noite a todos os amigos aqui do fórum.

    Bom, devido a varias regiões do pais, o pessoal ter dificuldade de contratar uma quantidade de link expressiva para atender seus clientes, hora por dificuldade para buscar link em cidades distantes, hora por preços elevados do link dedicado....

    Gostaria de saber o que os amigos (guerreiros e muitas vezes artistas), fazem para driblar essas dificuldades, que muitos de nós, aqui do fórum tem passado, ou já passaram no passado .

    Qual a solução que os amigos têm usado?

    Cache?

    Load Ballance de varios ADSLs da vida?

    Que Deus Abençoe a todos nós!

    Desde já grato a todos!

  2. #2
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Amigo, adsl msm, enquanto não não se tem link.. Tem balance bacana no yt do Rodrigo Aguilar

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Eu busco link em cidade à 100km de distância, portanto sempre sujeito a alguns transtornos, tem duas repetidoras, quando comecei na minha cidade nem adsl tinha, alias nem sinal de celular possuía, hoje pouca coisa mudou, tem sinal de celular 2g adsl no inicio de 300k, hoje de 1MB.
    Meus enlaces estão na terceira geração, quando comecei foi com os famosos cartões xr5, hoje estou na terceira rede bem mais estável aceitei nos equipamentos porém em pouco tempo vou ter mudar os equipamentos pra algo quem sabe AC ou qualquer outro para poder passar mais de 100Mbs.
    É isso ai...

  4. #4
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Provedor é dinâmico, nunca pode parar, demanda sempre aumentando!! Tem pessoas idosas q se qr tem um computador, instalando Internet p acessar no WhatsApp,

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  5. #5
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    usei por uns 2 anos link via satelite, alguns aqui irão criticar a solução. mas por 2 anos me salvou pois a banda é grande porem o que peca é a latencia que é alta, mas se usar umas boas regras de firewall / mangle consegue suprir a necessidade, na epoca atendi uns 200 clientes finais (PF) com ele e uns adsl fazendo o upload
    se precisar de auxilio pra implantar a solução estou a disposição.

  6. #6

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    ola amigo vagnerricardo


    quais seriam essas regras de regras de firewall / mangle? poderia me passar essas regras, tenho uma RB750 discando 4 adsl de 15MB e uma RB450g com +ou - 80 user. planos de 2MBdown /256k up. mas esta travando os modem com frequencia.

  7. #7
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Amigo @cerbero procure no yt por Load Balance pcc, de Rodrigo aguilar. Poucas regras de mangle, e da p colocar concentrador pppoe junto. La tem ele fzndo com 2 links com modem em bridge, se seguir o raciocínio da p colocar mais links. Estou com 4 adsl de 15 e 60 clientes em uma 450G, picos de 20 % de processamento. Qm não tem link e está começando, a opção é essa.

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    ok amigo SanchezMT

    vou seguir suas orientaçoes, obrigado pela dica

  9. #9
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    @cerbero, não me recordo as regras agora mas o caminho acredito que seja contratar a broadsat configurar e implantar o balance, eu fazia isso em 2009 hoje oa planos deles e a tecnologia embarcada é outra. Muito melhor.

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  10. #10
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    @cerbero posta os resultados, se deu certo. manda seu whats no primado, te envio uma foto da minha interface

  11. #11

    Padrão

    qual empreza consigo


    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    usei por uns 2 anos link via satelite, alguns aqui irão criticar a solução. mas por 2 anos me salvou pois a banda é grande porem o que peca é a latencia que é alta, mas se usar umas boas regras de firewall / mangle consegue suprir a necessidade, na epoca atendi uns 200 clientes finais (PF) com ele e uns adsl fazendo o upload
    se precisar de auxilio pra implantar a solução estou a disposição.

  12. #12
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Broadsat é gringa e está em inglês vai precisar dos adsls pra fazer upload e vai fazer download pelo link deles (dvbs2)


    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  13. #13
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Amigo, as adsl pecam pelo baixo taxa de upload, mas bateu uma dúvida: é possível fz up por um link e Dow por outro?!

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    seguindo este raciocínio aqui em minha cidade eu tenho dois link:
    Link1 4 MB down e 128K UP
    LINK2 8MB down e 8MB UP

    Tenho RB2011 UIAS algo assim
    gostaria de saber o que da para fazer para deixar a navegação boa pq os clientes que boto no link1 reclamam do upload

  15. #15
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Sim eu sei que o ADSL tem pouco UPload, porem o que se tem de upload é o suficiente para enviar as requisições de acesso para a broadsat. e ela lhe retornar com o down...
    sim é possível, não é recomendado porquê se tem a uma latência muito alto, mas gostaria de enfatizar aqui, na época era minha unica solução disponivel para atender a gama de clientes que eu possuia.
    pra você ter ideia (em 2009) atendia cerca de 200 clientes com 2 adsl fazendo upload e uma parabola de 1.80 com download...e por quase 2 anos trabalhei assim
    realmente sofria com a latencia, mas para videos e streans funcionava muito bem, usava as regras de mangle para paginas que precisavam de maior velocidade e deixava (facebook, orkut, youtube, vimeo e etc para sair pelo satelite)

  16. #16
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Mas é isso aí, qm não tem gato, caça com rato!! Se era a única opção, tinha de mandar ver msm. Se não tem link dedicado, vamos de adsl até ter condições de contratar um link decente

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  17. #17

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    POIS É EU TENHO LINK DEDICADO DE 8 MEGA SOMENTE E um link basico de 4 mega download mas upload um lixo queria saber se era possivel esse link fica somente para download ou acesso de sites algo assim dae upload sai pelo dedicado

  18. #18
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    Dá pra fazer qualquer coisa, com mikrotik, o bom do satelital é para tirar o gargalo da banda principal eu tinha frame da Oi de 2mb full, 10mb adsl da Oi, e um satelital de 100mb somente download
    salvei meu provedor por muito tempo e cresci bastante.
    alem das regras que tinha com squid que me davam mais um pouco de lastro.

  19. #19

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    bem como tenho dos link
    LINK 1 - 4MB DOWNLOAD E 128K DE UPLOAD
    LINK 2 - 8MB DOWNLOAD E 8MB UPLOAD - DEDICADO.

    Gostaria de saber da possibilidade do upload do LINK1 sair pelo link 2 que é meu link dedicado assim os clientes nao iriao reclamar do upload.

    quais regras devo usar.

  20. #20

    Padrão Re: Atender vários clientes com pouca disponibilidade de link....

    qual seria link do vídeo pode me passar tem muito conteúdo.