Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com concorrente

    Ola, venho aos amigos para ver se consigo achar solução para meu problema, que vem ocorrendo a 1 semana.
    Meu concorrente montou um ptp na mesma frequência minha (E pra variar esta mirada bem na direção da minha torre.), e no período da noite, meu pop fica instável.
    Os clientes cai constantemente, devido a uma perca de 50% no CCQ, utilizo o canal 5785, porem ao tentar mudar para um outro canal (tentei o 5540), poucos clientes se conectam, quando dfs ativado ninguém conecta, quando desativo apenas 6 conecta.

    Alguém teria alguma ideia de como resolver essa parada do canal, o porque de quando altero o canal ninguém conecta?

    Uso pop da computech + rochet m5.
    Clientes airgrid m5 e sxt lite5(espero ate final ano mudar tudo pra lite5).
    Utilizo todos em modo N.

  2. #2

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Cada versão e país tem uma scan list. Atualize todos os clientes nos seus respectivos firmwares. Sete o mesmo país. No mikrotik o padrão e no_country_set. O AirOS você escolhe na tela de login pela primeira vez. No mikrotik em frequência as que estão na scan list estão em negrito. No AirOS você consegue ver quando faz a busca.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Problema com concorrente

    não importa o canal que eu coloque, só funciona nos:
    5745
    5765
    5785
    5805
    5825
    Se eu coloco algum dos canais que esta com o (DFS) na frente ninguém conecta, se eu desativo o DFS do AP alguns consegue conectar apenas, digamos de 25 clinete apenas 6 conecta novamente.

  4. #4

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    não importa o canal que eu coloque, só funciona nos:
    5745
    5765
    5785
    5805
    5825
    Se eu coloco algum dos canais que esta com o (DFS) na frente ninguém conecta, se eu desativo o DFS do AP alguns consegue conectar apenas, digamos de 25 clinete apenas 6 conecta novamente.
    Qual country e versão de cada cliente?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  5. #5

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Isso é problema de configuração no cliente.. Em firmwares de versões muito discrepantes no cliente com relacão ao AP, se deixar em Compliance Teste o rádio cliente só fica buscando canal e não conecta quando muda a frequência do AP (por isso sou contra o compliance teste caso não seja pra fazer Airview, tem que setar o pais Brasil e pronto). Pode ser também que o scan list de frequência das estações esteja ativo, pode ser que o pais esteja discrepante com relação ao AP e antenas de marcas diferentes ao AP podem não conectar em canais DFS...

  6. #6

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Isso é problema de configuração no cliente.. Em firmwares de versões muito discrepantes no cliente com relacão ao AP, se deixar em Compliance Teste o rádio cliente só fica buscando canal e não conecta quando muda a frequência do AP. Pode ser também que o scan list de frequência das estações esteja ativo, pode ser que o pais esteja discrepante com relação ao AP e antenas de marcas diferentes ao AP podem não conectar em canais DFS...
    +1

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  7. #7

    Padrão Re: Problema com concorrente

    todas as airgrid m5 estão com firmware XM.v5.6.3, e as lite5 v6.34.3.
    as airgrid estão com dfs marcados, e as lite5 estão com a opção none.

    Sera que terei que desmarcar o dfs das m5 e na lite5 colocar no radar detect?

    As M5 estão setada Brasil, as lite5 no_country_set.

    E todas estão sem compliance teste.

    Frequency Scan List, MHz:
    , também esta desativado
    Última edição por offzinho; 01-09-2016 às 21:56. Razão: Esqueci de mencionar. xD

  8. #8

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    todas as airgrid m5 estão com firmware XM.v5.6.3, e as lite5 v6.34.3.
    as airgrid estão com dfs marcados, e as lite5 estão com a opção none.

    Sera que terei que desmarcar o dfs das m5 e na lite5 colocar no radar detect?

    As M5 estão setada Brasil, as lite5 no_country_set.

    E todas estão sem compliance teste.
    no_country_set é o seu problema. Veja a lista de frequências na interface wireless como eu disse veja quais existem e quais estão em negrito.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  9. #9

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Tem 12 em negrito, o restante estão apagadinha em tom de cinza claro, e quando coloco em Brazil aparece a 5540, que e pra que eu ia mudar. (não sei se ela e permitida, mais iria mudar ate solucionar o problema.)

    Irei alterar todas as lite5 para Brazil e ver no que vai dar, minha unica duvida agora e DFS, none ou no radar detect, e nas M5 desativar o dfs.

    Meus Ap usa antena de 14dbi e seto no Output Power 6dBm, creio que não precise do DFS, já que não passo dos 27 certo?

  10. #10

    Padrão Re: Problema com concorrente

    5540 está em negrito ou apagadinha em cinza claro? Se estiver cinza claro não vai conectar.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  11. #11

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    Tem 12 em negrito, o restante estão apagadinha em tom de cinza claro, e quando coloco em Brazil aparece a 5540, que e pra que eu ia mudar. (não sei se ela e permitida, mais iria mudar ate solucionar o problema.)

    Irei alterar todas as lite5 para Brazil e ver no que vai dar, minha unica duvida agora e DFS, none ou no radar detect, e nas M5 desativar o dfs.

    Meus Ap usa antena de 14dbi e seto no Output Power 6dBm, creio que não precise do DFS, já que não passo dos 27 certo?
    Amigo monta um lab e treine as configurações dos seus equipamentos. Aprenda o que é scan list e resolverá o seu problema.
    Vá na aba wireless scan list e deixe marcado 5500-5600. Por desencargo de consciência deixe frequency mode em superchannel.
    Nos ubnt use firmware licensed (equivalente a compliance test) e use a opção Frequency List, MHz e defina um range de canais dentro dos quais deseja trabalhar. Isto irá limitar a área de varredura e aumentar a velocidade de reconexão.

  12. #12

    Padrão Re: Problema com concorrente

    @eduardomazolini
    Esta em Negrito.
    @chocobama
    hehe meu problema mesmo, e o ptp que o cara monto na mesma frequência que meu AP e pra variar ele esta reto no meu AP.

    Porem são apenas 20 clientes, irei começar a mudar as lite5 para Brazil agora e mudar o canal do AP para 5540.

    Fiz um teste apenas com 1 cliente e o CCQ de 70% foi para 99% com a troca de canal, agora e só alterar as demais antenas. E acredito que o problema acabe.

  13. #13

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    @eduardomazolini
    Esta em Negrito.
    @chocobama
    hehe meu problema mesmo, e o ptp que o cara monto na mesma frequência que meu AP e pra variar ele esta reto no meu AP.

    Porem são apenas 20 clientes, irei começar a mudar as lite5 para Brazil agora e mudar o canal do AP para 5540.

    Fiz um teste apenas com 1 cliente e o CCQ de 70% foi para 99% com a troca de canal, agora e só alterar as demais antenas. E acredito que o problema acabe.
    Atualize as airgrids e utilize o airview nos clientes de 4 diferentes pontos do setor. Assim poderá definir o melhor canal.

  14. #14

    Padrão Re: Problema com concorrente

    @chocobama
    fiz o que referiu, e apos a mudança de canal, diminui ate a potencia do AP de 27dBm para 20dBm e esta perfeito, CCQ na torre antes ficava de 97% a 98%, agora esta tudo 100%. Na antena de teste que estava usando o CCQ caia para 15%-70% depois das 5 da tarde, agora ficou cravado em 98%-100%, agora a questão e sobre os canais, são liberados?
    5540 e 5580?

    ----//-----//-----
    Pop Computech + Rocket M5 MCS7 Auto
    Antena 14dbi+output 6dBm

    Clientes M5 e Lite5 (todos os clientes estão num raio de 2km, MCS0 Fixo)
    Potencia nas antenas varia de 9 a 14.

  15. #15

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Bom que está resolvendo... mas você entendeu o motivo disto acontecer? Todos nós começamos um dia e continuamos aprendendo a cada dia.
    Esta situação que você passou é básica e precisa tirar lições dela... Se você simplesmente resolveu porque seguiu as dicas de todos, e foram unânimes, mas não entendeu exatamente o motivo, a ajuda não foi bem aproveitada.

    Eu arrisco dizer que você ainda não entendeu exatamente pela sua pergunta sobre se o canal era legal ou não...
    Por favor não me leve como crítica, mas sim como incentivo ao estudo e pesquisa. O wireless é apaixonante quando começamos a entender a radiofrequencia.

    Sucesso!!!

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por offzinho Ver Post
    Tem 12 em negrito, o restante estão apagadinha em tom de cinza claro, e quando coloco em Brazil aparece a 5540, que e pra que eu ia mudar. (não sei se ela e permitida, mais iria mudar ate solucionar o problema.)

    Irei alterar todas as lite5 para Brazil e ver no que vai dar, minha unica duvida agora e DFS, none ou no radar detect, e nas M5 desativar o dfs.

    Meus Ap usa antena de 14dbi e seto no Output Power 6dBm, creio que não precise do DFS, já que não passo dos 27 certo?
    SIMPLES!

    1º entre no rocket e mude o pais para COMPLIANCE TEST "AUTOMATICAMENTE O DFS NÃO MAIS ESTARÁ DISPONÍVEL). e mantenha o canal 5745 setado no AP



    2º Acessa as antenas UBIQUITI dos clientes e mude para brasil:

    3º Acesse as SXT :
    A) onde tem SCAN LIST digite: 5500-5825
    B) onde tem frequency Mode deixe: manual tx power
    C) onde tem Country deixe: no_country_set


    4º No rocket vc DEVERÁ selecionar QUALQUER um dos canais abaixo: (recomendo a faixa 01)

    "caso o canal escolhido não esteja na lista abaixo você corre o risco de não funcionar"

    faixa 01:
    5500, 5520,5540,5560,5580, 5600,5620,5640,5680,5700

    faixa 02:
    5745, 5765,5785,5805,5825

    caso queira me chame no whats: 43 9836-0490

  17. #17

    Padrão Re: Problema com concorrente

    @1929
    Sim entendi o motivo do problema. Apenas não encontrava o papel da Anatel falando a respeito da frequência. Só me recordo que nesses canais não se pode passar ou e de 20dBm ou de 27dBm.

    A relação do problema já sabia que era por interferência da torre, me perdi mesmo porque não percebei que no mikrotik, ele não vem setado o country, foi onde os amigos clareou as ideias hehe. Onde fico muito agradecido, pois quando estamos de cabeça quente, sempre tem uma boa alma para ajudar clarear .

    Mais parece que o problema foi solucionado, agora e esperar dar 6 da tarde e ver no que vai dar. Mais acho que ficara normal pois o CCQ voltou pra casa dos 98%-99.1% na antena dos clientes.

    ----//----//----
    Eu já passei um problema parecido um tempinho atras com uns pop dele, ele seta a potencia muito acima do permitido, quando vai ver o canal ta todo estourado. E aqui só tem eu, ele e mais 1. Ele não precisa definir a potencia nas altura, pois eu e o outro cara deixamos a potencia tanto nos clientes como na torre o minimo possível., porem não adianta conversar com ele.

  18. #18

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Vai la e troca uma ideia com o cara

  19. #19

    Padrão Re: Problema com concorrente

    @emiliano
    E amigo, seria ótimo, se ele escuta-se.

    Pois o spectro ta ficando péssimo aqui, devido as alta potencia, tem canal que se você por, o CCQ de 100% cai pra 70% isso se não ficar pior.

    E pra ter ideia e apenas 3 provedores incluindo eu.

    O cara só usa nanobridge m5 em 25dBm nos clientes dele, e pra variar a cidade e apenas 2km, não precisa de tanta potencia, tem cliente meu com lite5 que ta com 10dBm, isso a 1.2km e funciona perfeitamente, pois aqui quase tudo tem visada perfeita.

    Segue CCQ de um dos painel, todos cliente com potencia entre 10dBm a 16dBm maioria mesmo ta com 13dBm, e quase sempre no painel ta todos 100%, porem ultimamente ta ficando feio a coisa. E tenho 1000% certeza que e devido ao aumento da potencia que ele anda fazendo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ccq.png
Visualizações:	183
Tamanho: 	2,5 KB
ID:      	64911

  20. #20

    Padrão Re: Problema com concorrente

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    Vai la e troca uma ideia com o cara
    Tem casos que não adianta. Ou esquece o sujeito e tenta contornar ou então parte "prá cima".
    Aqui tem um caso típico. Alguns anos atrás instalamos uma torre num morro alto. Passado algum tempo veio outro provedor e se instalou. Daí chegou este último "turrão". Se instalou...
    Nunca ninguém chegou nele pedindo explicações porque eu entendo que o espaço é livre e para todos.
    Agora queremos instalar outro ponto em local alto onde ele chegou primeiro e já vi que vai se instalar uma encrenca. Ele se acha dono do local, apesar de não pagar nada para ninguém pelo espaço. E já foi no dono do local para colocar minhoca.. Como este é uma pessoa de idade e não gosta de encrencas, já está se posicionando para não permitir pois não quer deixar o primeiro que chegou magoado... e esta posição do senhor é perfeitamente entendível. Pessoa de educação do tempo antigo que respeitava os outros não quer estar se envolvendo..
    Mas isso acaba trazendo uma situação de dois pesos e duas medidas. O sem-vergonha no primeiro caso se achou no direito e ninguém foi lá tirar satisfação. Agora que a situação se inverte vira lavadeira fazendo fofoca..
    Tem conversa com uma pessoa assim? Não adianta apesar de isso me irritar muito.