+ Responder ao Tópico



  1. #221

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Como o "achar" é amigo de todos os enganos, eu achava que repetidores de sinal de celular era liberado para ser usado. Na Bahia, em várias regiões, a ANATEL já apreendeu muitos. Vi a tempos atrás, no site da Aquario, um internauta relatando que não sabia porque a ANATEL apreendeu o repetidor da Aquario que ele possuia, já que ele é homologado por ela, kkkkkkkkk!
    Repetidor de celular é para uso "indoor". Assim como exitem regras para as frequências wifi não poderem ultrapassar os limites de uma edificação o sinal de repetidores não é para ser usado em ambiente externo.
    Aliás. Para uso externo a ANATEL nem homologa equipamentos se não for para uso da própria operadora.
    Esses chamados repetidores da Aquário, são homologados como reforçador de sinais interno.

  2. #222

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Repetidor de celular é para uso "indoor". Assim como exitem regras para as frequências wifi não poderem ultrapassar os limites de uma edificação o sinal de repetidores não é para ser usado em ambiente externo.
    Aliás. Para uso externo a ANATEL nem homologa equipamentos se não for para uso da própria operadora.
    Esses chamados repetidores da Aquário, são homologados como reforçador de sinais interno.
    Há uns 3 anos eu ia passando em um povoado, e vi um instalador instalando uma antena em uma residência; na caminhonete dele tinha máquina de solda, tubos de ferro, cabos rgc 213 e conectores, e eu para adquirir conhecimentos técnicos fui até o mesmo. Ele me falou que trabalhava também com montagem de torres em propriedades particulares, e nessa conversa chegamos ao assunto de repetidores de sinal, e "segundo ele", os poucos que ele já instalou para atender povoados ou mesmo para uma fazenda, ele teve que ir na ANATEL em Brasília para legalizar o funcionamento, e que essas mini erbs são legalizadas como "erb comunitária"!

  3. #223
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48 no site do ministério das comunicações e a maioria dos tribunais federais entendem o seguinte:
    1- transmissão de sinais eletromagnéticos a partir de um determinado ponto ou estação para outras unidades receptoras por meio de fio ou ar precisa ter licença.
    2- eventos como shows, exposições precisa ter comunicação prévia junto ao órgão fiscalizador.
    3- homologação da estação está condicionado a todos os critérios da legislação em vigor.
    4- roteadores domésticos/comerciais precisam de licença prévia solicitado pelo assinante junto ao órgão competente.

    É considerado aceitável, em casos como.
    1- instalação de cabos para devidos fins dentro de um mesmo imóvel, condomínio ou edificação.
    2- o uso por meio de sistemas irradiantes limitados a 26 dBm irradiados com um alcance condicionado dentro do mesmo imóvel, condomínio ou edificação. Se ultrapassar acho que o limite é de 20 metros ou menos
    3- em propriedades rurais, é limitado a 1 km no pior sinal aceitável( -100 dBm) desde que seja na mesma propriedade; caso seja usado em outra propriedade precisa de autorização prévia( vizinho) mas este não pode fazer o uso do mesmo.
    Eu aconselho a adoção de um contrato informal, de preferência por escrito; não tem limite de antenas a ser instalado. Muitas vezes os pequenos provedores fazem jus deste espaço para levar a internet nas áreas rurais.

    O problema dos repetidores, é que ficam travados num canal criando problemas para a operadora( ligação em andamento). Existe repetidores passivos. que são painéis refletores e até rochas e mesmo usando com duas antenas, muitas vezes construídas acidentalmente e nunca vi dois sistemas que dessem certo.
    Pessoal põe os repetidores, muitas vezes por falta de competência dos governos locais e até mesmo a flexibilização para pequenas cidades, distritos ou povoados. Torres já existem para telefonia fixa, algumas homologadas inclusive particulares.Basta o acerto de locação ou compartilhamento de torre e normalmente são 3 antenas, quando muito 5 antenas.
    Compartilhamento de torre e flexibilização já até existe em forma da lei, mas prefeituras querem licitação para o uso, estados querem o ICMS e operadoras ainda ficam na briga por "exclusividade" e todas poderão ir à falência. Fazendeiro vai por a internet, pagará 50, 100, 200 por mês mas terá 10, 20 pessoas que se beneficiarão, se tiver sinal de celular numa comunidade próxima não deixarão de usar o celular. Vamos levar em conta que participação de smartfones de dois chips é cerca de 80%. Como uso a Claro, para eles é celular, não possui plano ou cadastro específico para 3G ou 4G e meu chip é desde a época do gsm e funciona o 4G a taxas de 60 MB, talvez poderia ser superior uma vez que prevê 100 MB.

    Aqui tem umas 5 comunidades, 10 famílias, campo de futebol, bar, salão para missas ou cultos, escola, internet mas celular só por meio de antena específica. Nos eventos chega a agrupar 200, 300 pessoas, fora cerca de 300 estudantes, tendo sinal de operadoras não seria difícil chegar a meta de 1000 pessoas. Uma fazenda organizou vaquejada, reuniu 150 pessoas sem propaganda, patrocínio nada, como tem telefone e hoje não tem internet e celular mal chegaria a 20. O parque de exposições que fica 5 km, sem celular, mas internet é público acho difícil alcançar a meta de 500 por dia em visitantes, leilão é um outro público.
    Todos eles me chamaram, para instalar repetidor, fui contra alegando nas implicações que poderia ter, um revendedor da aquário me contestou numa reunião; simplesmente disse prove, não é somente a homologação do equipamento, é muito além. Isso é como comprar o carro, não é só a homologação no DENATRAN é muito além.

  4. #224

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48 no site do ministério das comunicações e a maioria dos tribunais federais entendem o seguinte:
    1- transmissão de sinais eletromagnéticos a partir de um determinado ponto ou estação para outras unidades receptoras por meio de fio ou ar precisa ter licença.
    2- eventos como shows, exposições precisa ter comunicação prévia junto ao órgão fiscalizador.
    3- homologação da estação está condicionado a todos os critérios da legislação em vigor.
    4- roteadores domésticos/comerciais precisam de licença prévia solicitado pelo assinante junto ao órgão competente.

    É considerado aceitável, em casos como.
    1- instalação de cabos para devidos fins dentro de um mesmo imóvel, condomínio ou edificação.
    2- o uso por meio de sistemas irradiantes limitados a 26 dBm irradiados com um alcance condicionado dentro do mesmo imóvel, condomínio ou edificação. Se ultrapassar acho que o limite é de 20 metros ou menos
    3- em propriedades rurais, é limitado a 1 km no pior sinal aceitável( -100 dBm) desde que seja na mesma propriedade; caso seja usado em outra propriedade precisa de autorização prévia( vizinho) mas este não pode fazer o uso do mesmo.
    Eu aconselho a adoção de um contrato informal, de preferência por escrito; não tem limite de antenas a ser instalado. Muitas vezes os pequenos provedores fazem jus deste espaço para levar a internet nas áreas rurais.

    O problema dos repetidores, é que ficam travados num canal criando problemas para a operadora( ligação em andamento). Existe repetidores passivos. que são painéis refletores e até rochas e mesmo usando com duas antenas, muitas vezes construídas acidentalmente e nunca vi dois sistemas que dessem certo.
    Pessoal põe os repetidores, muitas vezes por falta de competência dos governos locais e até mesmo a flexibilização para pequenas cidades, distritos ou povoados. Torres já existem para telefonia fixa, algumas homologadas inclusive particulares.Basta o acerto de locação ou compartilhamento de torre e normalmente são 3 antenas, quando muito 5 antenas.
    Compartilhamento de torre e flexibilização já até existe em forma da lei, mas prefeituras querem licitação para o uso, estados querem o ICMS e operadoras ainda ficam na briga por "exclusividade" e todas poderão ir à falência. Fazendeiro vai por a internet, pagará 50, 100, 200 por mês mas terá 10, 20 pessoas que se beneficiarão, se tiver sinal de celular numa comunidade próxima não deixarão de usar o celular. Vamos levar em conta que participação de smartfones de dois chips é cerca de 80%. Como uso a Claro, para eles é celular, não possui plano ou cadastro específico para 3G ou 4G e meu chip é desde a época do gsm e funciona o 4G a taxas de 60 MB, talvez poderia ser superior uma vez que prevê 100 MB.

    Aqui tem umas 5 comunidades, 10 famílias, campo de futebol, bar, salão para missas ou cultos, escola, internet mas celular só por meio de antena específica. Nos eventos chega a agrupar 200, 300 pessoas, fora cerca de 300 estudantes, tendo sinal de operadoras não seria difícil chegar a meta de 1000 pessoas. Uma fazenda organizou vaquejada, reuniu 150 pessoas sem propaganda, patrocínio nada, como tem telefone e hoje não tem internet e celular mal chegaria a 20. O parque de exposições que fica 5 km, sem celular, mas internet é público acho difícil alcançar a meta de 500 por dia em visitantes, leilão é um outro público.
    Todos eles me chamaram, para instalar repetidor, fui contra alegando nas implicações que poderia ter, um revendedor da aquário me contestou numa reunião; simplesmente disse prove, não é somente a homologação do equipamento, é muito além. Isso é como comprar o carro, não é só a homologação no DENATRAN é muito além.
    É isso aí amigo, aí fica um monte de malucos instalando repetidores de sinal em cima de tudo quanto é morro desse Brasil e postando vídeo na internet. Dizem que além da ANATEL apreender os equipamentos ainda aplica uma multa em reai$, kkkkkkkkk!

  5. #225

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Boa noite amigos sou novato aqui e totalmente leigo no assunto, pois bem o que me trouxe até aqui foi a solicitação de um cliente que quer internet em sua casa que fica no meio da floresta Amazônica. Pois bem na casa dele que fica à 22 Km da torre mais próxima ele já tem um celular da vivo funcionando perfeitamente com uma antena aquário de 20 dbi. minha pergunta e a seguinte se o sinal de voz chega perfeitamente o 3G também chega?estou pretendendo ou o link 3g de elsys ou o modem 3g/4g wifi Zte MF235 se houver a possibilidade qual dos modelos devo usar? desde já agradeço a atenção de todos. segue fotos com a localizaçãoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429

  6. #226
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Normalmente basta trocar o aparelho, mas como o 3G supostamente possui uma potência em RF menor se o sinal for fraco não chegara com qualidade ou nem chegará. Alguns casos a Vivo e Tim tem reduzido a potência nos rádios 2G/GSM ficando a meu ver numa potência pouco mais alta que a Claro. Aqui em Minas a Vivo utiliza em 3 G 850 MHz e 2500 MHz em 4 G, a Tim em 700, 850, 1800 e a Claro em 1800/1900, 2600 mas todas conforme o caso utilizam outras faixas autorizadas pela ANATEL.
    Mas o maior sofrimento é quanto ao canal de voz e dados, a Claro desde o 2 G usa duas faixas ou duas bandas ou até mesmo recebe em uma banda e transmite em outra; a Tim está se preparando para isso na rede 4 G talvez até com 3 G e com certeza a Vivo fará isso também. Isso já por si nos exige antenas com largura de banda maior tipo LOG periódicas ( 700 a 2600 MHz), mas tem um ganho efetivo menor e nos testes que fiz com até 20 km foi satisfatório.

  7. #227

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por mariorural Ver Post
    Boa noite amigos sou novato aqui e totalmente leigo no assunto, pois bem o que me trouxe até aqui foi a solicitação de um cliente que quer internet em sua casa que fica no meio da floresta Amazônica. Pois bem na casa dele que fica à 22 Km da torre mais próxima ele já tem um celular da vivo funcionando perfeitamente com uma antena aquário de 20 dbi. minha pergunta e a seguinte se o sinal de voz chega perfeitamente o 3G também chega?estou pretendendo ou o link 3g de elsys ou o modem 3g/4g wifi Zte MF235 se houver a possibilidade qual dos modelos devo usar? desde já agradeço a atenção de todos. segue fotos com a localizaçãoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429
    Chega sinal para voz, mas este sinal é 3G ou 2G? Porque este sinal pode ser GSM. Daí só funciona para coz mesmo.
    O ideal seria localizar esse sinal com um smatphone Samsung (só esse mesmo) digitar no teclado *#0011# tirar um print da tela de info que vai aparecer e postar aqui para análise do sinal.
    Ou ainda ir lá nessa antena do cliente e plugar um modem desses aí e ver o sinal

  8. #228

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por mariorural Ver Post
    Boa noite amigos sou novato aqui e totalmente leigo no assunto, pois bem o que me trouxe até aqui foi a solicitação de um cliente que quer internet em sua casa que fica no meio da floresta Amazônica. Pois bem na casa dele que fica à 22 Km da torre mais próxima ele já tem um celular da vivo funcionando perfeitamente com uma antena aquário de 20 dbi. minha pergunta e a seguinte se o sinal de voz chega perfeitamente o 3G também chega?estou pretendendo ou o link 3g de elsys ou o modem 3g/4g wifi Zte MF235 se houver a possibilidade qual dos modelos devo usar? desde já agradeço a atenção de todos. segue fotos com a localizaçãoClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.43.jpeg
Visualizações:	147
Tamanho: 	133,2 KB
ID:      	68428Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2018-04-26 at 23.57.44.jpeg
Visualizações:	178
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	68429
    Nem sempre o que chega bem para voz, chega para dados, ainda mais se tratando de uma distância dessa. Celular rural de mesa consegue funcionar para voz com nível de sinal bastante precário em torno de -102dbm, mas dados não se consegue. A primeira coisa a se fazer é identificar em qual frequência o 3g realmente está funcionando e identificar qual nível de sinal recebido. O celular rural de mesa 3g da aquario tem como se fazer isso, pois, ele possui recurso nas suas configurações, que você pode ir testando cada frequência, se é 3g ou 2g e nivel de sinal recebido, inclusive ele possui também frequência de 2100mhz. De antemão, já vou lhe informando que não tive boa experiência com esse zte 253L em zona rural, enquanto os nivel de sinal recebido foi o suficiente para fazer funcionar interfaces e celular de mesa, não foi suficiente para funcioná-lo. O link 3g elsys nunca usei, e ele só transmite dados, então teria que montá-lo independente com outro chip apenas para dados.

  9. #229

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Nem sempre o que chega bem para voz, chega para dados, ainda mais se tratando de uma distância dessa. Celular rural de mesa consegue funcionar para voz com nível de sinal bastante precário em torno de -102dbm, mas dados não se consegue. A primeira coisa a se fazer é identificar em qual frequência o 3g realmente está funcionando e identificar qual nível de sinal recebido. O celular rural de mesa 3g da aquario tem como se fazer isso, pois, ele possui recurso nas suas configurações, que você pode ir testando cada frequência, se é 3g ou 2g e nivel de sinal recebido, inclusive ele possui também frequência de 2100mhz. De antemão, já vou lhe informando que não tive boa experiência com esse zte 253L em zona rural, enquanto os nivel de sinal recebido foi o suficiente para fazer funcionar interfaces e celular de mesa, não foi suficiente para funcioná-lo. O link 3g elsys nunca usei, e ele só transmite dados, então teria que montá-lo independente com outro chip apenas para dados.
    Realmente esses ZTE da vida é complicado pra área rural. Tem um modelo novo da Elsys, o AMPLIMAX que funciona com 4G/3G e voz no mesmo cabo de dados, separando a linha de voz no POE. Me parece promissor. Tô esperando chegar um pra testes aqui.

  10. #230

    Padrão

    Boa Tarde! Caros amigos a tempo acompanho esse topico em busca de conhecimento e solução para o meu problema. Como muitos quero coolocar internet na zona rural, hoje utilizo um antena de 20 dbi cf820 e um celular de mesa e uma torre de 17 metros, com esses equipamentos consigo sinal da vivo entre -98 a -102 dbm para falar ate vai bem porem navegar nem sonhando, como eu tenho um modem da vivo 3g sempre instalo ele, na madrugada ate recebo msgs de wats porem nao consigo enviar nada, estou pensando em testar a OI, vou postar uns prints aqui e quero que vcs deem uma olhada e ve se tem algo que eu possa fazer para melhorar meu sinal, sei que assim é dificil pois varios fatores influenciam, porem nao custa tentar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TORRE DA OI.png
Visualizações:	161
Tamanho: 	1,24 MB
ID:      	68637   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TORRE VIVO.png
Visualizações:	148
Tamanho: 	1,29 MB
ID:      	68638  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180428-211139.png
Visualizações:	140
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	68639   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180428-213453.png
Visualizações:	155
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	68640  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180530-165807.png
Visualizações:	143
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	68641   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180530-165834.png
Visualizações:	157
Tamanho: 	114,5 KB
ID:      	68642  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20180530-225452.png
Visualizações:	239
Tamanho: 	100,7 KB
ID:      	68643  

  11. #231

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Boa Tarde! Caros amigos a tempo acompanho esse topico em busca de conhecimento e solução para o meu problema. Como muitos quero coolocar internet na zona rural, hoje utilizo um antena de 20 dbi cf820 e um celular de mesa e uma torre de 17 metros, com esses equipamentos consigo sinal da vivo entre -98 a -102 dbm para falar ate vai bem porem navegar nem sonhando, como eu tenho um modem da vivo 3g sempre instalo ele, na madrugada ate recebo msgs de wats porem nao consigo enviar nada, estou pensando em testar a OI, vou postar uns prints aqui e quero que vcs deem uma olhada e ve se tem algo que eu possa fazer para melhorar meu sinal, sei que assim é dificil pois varios fatores influenciam, porem nao custa tentar...
    Tem um monte de coisa errada e inconsistente aí amigo. No teste via aparelho Samsung o UARFCN é 10612 (Frequência 2122.4Mhz) condizente com a banda 3G em 2100Mhz. Só que tem um problema!!! Esse sinal não é da VIVO! Segundo o MNC/MCC 724/16 esse sinal é da OI (Brasil Telecom). E com sinal em -116dBm (nulo/impraticável)
    Para que um teste seja válido tem que aparecer as barrinhas de sinal (pelo menos uma) no aparelho. Isso ocorre porque os celulares Samsung no modo de teste, não estando registrado na rede do chip, ele mede o primeiro melhor sinal ou o sinal presente no local. Refaça o teste em um local que ele não apareça como sem rede. Dica: Se você quer o sinal 3G vá no menu de rede do aparelho e deixe ele só para 3G antes do teste. Porque se ele se registrar em uma rede 2G, vai apresentar os dados dessa rede.

    Segunda coisa aí é a antena. A CF820 é para a banda de 850Mhz. Só que a Vivo opera o 2G (GSM) nessa frequência. Poucos locais a Vivo opera o 3G nessa frequência. O 850Mhz é utilizado muito pela TIM para 3G. Mas são poucos os locais que tem. Esse aspecto se sustenta pelo print do Blackbox 3G. No status da conexão WAN, o tipo de rede é GPRS (sigla para 2G GSM). Se fosse 3G seria UMTS ou WCDMA e se fosse 4G seria LTE. Então esqueça conexão a internet nessa modulação GPRS. E mesmo se fosse 3G, o sinal é de -93dBm. Bom pra voz mas muito ruim para dados. O sinal teria que ser maior. Uns -85dBm ou -80dBm seria ideal.

    Considere utilizar um equipamento com pigtail de no máximo 1 metro da antena. Eu indico o Link Amplimax da Elsys. Funciona como modem 3G/4G e telefone. É só colocar o chip nele, um telefone sem fio e um roteador WIFI. Instala ele no pé da antena e dá pra puxar até uns 80mts de cabo de rede.

    Se a OI funciona aí bem o 3G, é só comprar uma antena de 2100Mhz e mandar ver, uma CF2117 da Aquário. Nessa frequência você pode utilizar uma grelha daquelas da Aquario para WIFI modelo MM2420 ou de maior ganho a MM2425 que vai de boas!! (não é a modelo USB... USB é lixo!)

  12. #232

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Me expressei mal amigo... Com essa antena de 20 dbi uso a vivo no celular de mesa em 850, pois eu achava que so funcionava ela la, depois de ver o fórum que aprendi essa do teclado da samsung e fui la e fiz o teste, que foi esses prints que postei, pelo print da vivo não da nem sinal de vida, agora na oi em 2100 apareceu algum sinal, por dar esse sinal no celular sera q com uma antena externa na frequência 2100 terá uma melhorada significativa? e qual é melhor para 2100 a Yagi ou a telada? Desde ja agradeço a atenção!

  13. #233

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Me expressei mal amigo... Com essa antena de 20 dbi uso a vivo no celular de mesa em 850, pois eu achava que so funcionava ela la, depois de ver o fórum que aprendi essa do teclado da samsung e fui la e fiz o teste, que foi esses prints que postei, pelo print da vivo não da nem sinal de vida, agora na oi em 2100 apareceu algum sinal, por dar esse sinal no celular sera q com uma antena externa na frequência 2100 terá uma melhorada significativa? e qual é melhor para 2100 a Yagi ou a telada? Desde ja agradeço a atenção!
    É possível sim que com uma antena externa o sinal em 2100Mhz melhore. A melhor é a telada. Mas eu aconselho a emprestar uma antena dessas tipo grelha antes e fazer um teste pra não jogar $$ fora. Não utilize pigtail maior que 5mts (RG58) ou 10mts (RGC213) pois a perda de sinal nessas frequências é alta se o cabo for muito comprido.

  14. #234

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Pessoal, li todas as postagens, 39 páginas, e fiquei confuso: uma antena externa, cabo, e dentro de casa a antena fixa do repetidor.
    A anatel proíbe se o sinal na antena externa ficar mais "forte" que o sinal do telefone sem o repetidor ? Ou a proibição é se o sinal da antena interna "vazar", ou ambos ?
    Obrigado.

  15. #235

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, li todas as postagens, 39 páginas, e fiquei confuso: uma antena externa, cabo, e dentro de casa a antena fixa do repetidor.
    A anatel proíbe se o sinal na antena externa ficar mais "forte" que o sinal do telefone sem o repetidor ? Ou a proibição é se o sinal da antena interna "vazar", ou ambos ?
    Obrigado.
    Nenhum deles. A proibição é referente a interferência, que não pode ocorrer!

    Geralmente se deve a chamada realimentação de sistema.

    Você já deve ter presenciado o efeito da chamada "microfonia". Aquele efeito horrível de quando um microfone é aproximado de uma caixa de som.
    Ou faça um teste: Pegue 2 celulares. Coloque um ao lado do outro e ligue de um celular para o outro. Coloque ambos no modo viva-voz. O som irá fazer um "LOOP" pelo sistema, realimentando infinitamente o túnel de áudio. Se for um microfone em um show ou uma festa, todo mundo fica surdo

    Voltemos para o mundo da radiofrequência.


    Guarde essa informação>>> Torres de celular (assim como repetidores) trabalham com salto de frequência para uplink (telefone>>ERB) e downlink (ERB>>telefone). Então se a torre está enviando voz e dados para o telefone em digamos, 735Mhz, o telefone irá enviar voz e dados para a torre com um salto abaixo, digamos em 715Mhz. Uplink e Downlink trabalhando em frequências diferentes.
    Esse salto de frequência é importante para evitar a poluição do espectro e evitar interferência.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repetidor.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	60,1 KB
ID:      	69261

    O que ocorre com repetidores são alguns problemas, os mais comuns são:

    -Repetidor em local desnecessário: Neste caso o sinal da operadora é forte o suficiente para prover os serviços, entretanto o cidadão resolve colocar um repetidor para simplesmente ficar com sinal cheio no celular.
    Dentro desse problema podem acontecer 2 coisas: Como as ERB de operadoras tem sensibilidade elevada, o excesso de sinal na entrada da antena pode resultar em uma amplificação excessiva pelo repetidor e esse sinal pode retornar para a torre e ser recaptado pela operadora. É mais raro mas pode acontecer.
    O segundo fator mais frequente neste problema, é o excesso de sinal da saída do repetidor chegar a antena externa, gerando um LOOP no túnel de radiofrequência, gerando um efeito cascata e com aumento de intensidade da saída do repetidor até o seu limite operacional.
    E aí vem o pepino!!! Esse efeito costuma simplesmente cortar a conexão de todos os celulares no raio de ação da interferência, desde cortes em ligações, ausência de conexão a internet até total disrupção do sinal. É nesse ponto que a operadora, juntamente com a Anatel pegam o cara.

    -Repetidor mal dimensionado ou com instalação precária: Neste caso, quando a instalação é mal feita, ocorre realimentação do sistema por falta de separação entre antena externa e antena interna, falta de separação entre antena externa e repetidor.
    Este é um dos casos mais graves que o excesso de sinal na entrada do repetidor. O excesso de sinal na entrada do repetidor causa LOOP somente na fase ERB>>telefone, derrubando o sinal ou interferindo no raio de ação do repetidor. No caso de realimentação por proximidade/mal dimensionamento do projeto, o LOOP pode ocorrer no sentido contrário. No sentido telefone>>ERB, matando a célula de sinal celular e não só o raio de ação do repetidor, tendo em vista que o sinal com LOOP será enviado pela antena externa em direção a ERB.


    Então tenha em mente que: Quanto maior for o sinal de entrada na antena externa, tão maior deve ser a separação entre a antena externa e a antena interna

  16. #236
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Por recomendação a ANATEL não aconselha o uso de repetidores de sinal, por que num dado momento pode acontecer de estar conectado por conta do loopig mas nada conectado a ele. O ideal seria que ele recebesse da ERB ( 900 ou 1800) e transmitisse aos celulares ( 1800 ou 900) e no máximo 5 dBm, transmissor do repetidor para a ERB seguirá o padrão( 20 dBm).
    Não aconselha, por que muitos delas são homologados seja por imaturidade dos profissionais ou pressão dos fabricantes/importadores.

    Caso funcione, este seu sinal deverá ficar restrito somente em sua propriedade ou edificação, sendo vedada a cobrança aos usuários. Caso seja para uso em edificação ou imóvel comercial é necessário licença específica.

  17. #237

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Sphreak e Nilton, obrigado pelas respostas.
    Creio que no meu caso, não teria problemas. O sinal chega de tal forma, que o modem E8372 consegue achar e se registrar na rede, sempre com Tim B28 (700 MHz), sempre em área aberta (fora de casa), mas os celulares somente a acham mas não se registram.
    Todos os aparelhos com Banda B28 (700 MHz) (Um Galaxy J5 Metal 2016, da Samsung, um K10-Novo da LG, um Sony Xperia XA, e um Lg G5SE)

  18. #238
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    joaoBC, obrigado. Fui numa propriedade onde somente os celulares comuns com android 2.3 se conectavam, o resto esquece. De repente chega uma mensagem no meu moto G via whatsapp e sinal com duas barras ou uma mesmo. Fiz ligação, entrei dentro de casa(sala), continuei falando normalmente mesmo tendo sumido( não sei como ele consegue).
    Era de primeira geração, atualmente é G5S então não sei quanto ao seu comportamento, mas é um pouco mais fraco na recepção em 3 G pelo menos.

    Não sou um "puxa-saco" para linha motorola, mas meus filhos também aderiram e eles afirmam que onde outros não chegam, nos deles chegam normalmente, mas com rede wi-fi espalhado em muitos comércios isso é irrelevante. Negócio deles é mais atualização do SO mesmo, e é o unico que faz roteamento em 5.8 nos modelos intermediários.

  19. #239

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Em 2016 houve um estudo sobre qual telefone tinha melhor sinal. O S7 edge ganhou em quase todos os quesitos. Nunca mais repetiram o estudo.

  20. #240

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Vi no site adrenaline uma foto da tela do computador onde se usa o amplimax 4G, uma referência ao VoLTE.

    https://adrenaline.uol.com.br/forum/...ost-1073973605