+ Responder ao Tópico



  1. #281

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    -74dBm é um sinal aceitável. Sinal menor que esse (de -80 pra baixo, tipo -90, -95, -100) são ruins para internet. Sinal bem baixo como -100dBm servem só para ligação.
    O cabo fino RG58 é bom, desde que não ultrapasse 10mts.

    Quanto ao roteador, eu sempre achei o DWR922 meio travado e o rabicho adaptador que vai atrás dele faz perder sinal na casa dos 3~5dBm.
    Dias atrás vi na internet um comentário de um internauta que usa um roteador Zte com banda de frequência de 2600Mhz na 4G. Ele relata que a internet só fica estável durante a madrugada, e a tarde a internet cai o tempo todo, mesmo com sinal 4G cheio, usando uma antena externa de 2600Mhz, sendo que a residência dele fica a 1 km da torre da Claro. Ele tinha comprado pela internet outro roteador com banda 4G de 1800Mhz também, pois a Claro transmite nessa frequência também, para ver se solucionava o problema!

  2. #282

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Dias atrás vi na internet um comentário de um internauta que usa um roteador Zte com banda de frequência de 2600Mhz na 4G. Ele relata que a internet só fica estável durante a madrugada, e a tarde a internet cai o tempo todo, mesmo com sinal 4G cheio, usando uma antena externa de 2600Mhz, sendo que a residência dele fica a 1 km da torre da Claro. Ele tinha comprado pela internet outro roteador com banda 4G de 1800Mhz também, pois a Claro transmite nessa frequência também, para ver se solucionava o problema!
    Na verdade o problema aí é a saturação da frequência. Durante o dia tem um monte de gente utilizando o 4G e todo mundo em uma estreita faixa de frequência. A poluição do espectro é enorme.

    Na madrugada o número de usuários cai drasticamente, por isso a estabilidade melhora.

    Talvez ele sinta diferença devido ao menor número de usuários em 1800mhz, já que a massiva parcela de usuários está pendurada em.2600mhzv mas não que a frequência por si só tenha algum efeito.

  3. #283

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    -74dBm é um sinal aceitável. Sinal menor que esse (de -80 pra baixo, tipo -90, -95, -100) são ruins para internet. Sinal bem baixo como -100dBm servem só para ligação.
    O cabo fino RG58 é bom, desde que não ultrapasse 10mts.

    Quanto ao roteador, eu sempre achei o DWR922 meio travado e o rabicho adaptador que vai atrás dele faz perder sinal na casa dos 3~5dBm.
    Não sei se você já está com o Amplimax em mãos. Ele é muito bom mas tem macetes: Primeiro ele não aceita cabo grosso RGC213. Só o fino RG58 devido ao encaixe do conector da antena externa ser apertado. Quanto ao conector TNC que vai nele, tem que ter paciência pra rosquear ele até o fundo.
    Outra dica é selecionar o modo "antena externa" pelo botão ao lado do conector e não pelo firmware. Isso porque as vezes acontece de mudar sozinho pra antena interna quando é selecionado no firmware.

    No mais é só alegria!
    Ele chegou porem so vou conseguir instalar semana que vem que irei pro sitio.
    To com ele aqui em casa ja atualizando e testando.
    Obrigado pelas dicas.
    Ja comprei o adaptador TNC x sma para meu cabo agora vamos ver a questao da estabilidade.

  4. #284

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Alguma novidade ?

  5. #285

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    -74dBm é um sinal aceitável. Sinal menor que esse (de -80 pra baixo, tipo -90, -95, -100) são ruins para internet. Sinal bem baixo como -100dBm servem só para ligação.
    O cabo fino RG58 é bom, desde que não ultrapasse 10mts.

    Quanto ao roteador, eu sempre achei o DWR922 meio travado e o rabicho adaptador que vai atrás dele faz perder sinal na casa dos 3~5dBm.
    Não sei se você já está com o Amplimax em mãos. Ele é muito bom mas tem macetes: Primeiro ele não aceita cabo grosso RGC213. Só o fino RG58 devido ao encaixe do conector da antena externa ser apertado. Quanto ao conector TNC que vai nele, tem que ter paciência pra rosquear ele até o fundo.
    Outra dica é selecionar o modo "antena externa" pelo botão ao lado do conector e não pelo firmware. Isso porque as vezes acontece de mudar sozinho pra antena interna quando é selecionado no firmware.

    No mais é só alegria!
    Instalei aqui no sítio o amplimax. Sinal tô com 83% de intensidade porém as vezes ele diminui um pouco. Vi que meu rg58 tá quebrando perno do conector então ele só tá encaixado.tenho um rg213 que vou trocar amanhã e ver como fica.
    Com o amplimax acabei descobrindo que tem 4g da Tim em 850mhz e a intensidade fica em 60%. Amanhã também irei posicionar a antena para saber se melhora.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20191222-180314_Samsung Internet.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	348,2 KB
ID:      	69904  

  6. #286

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por vfernandes0408 Ver Post
    Instalei aqui no sítio o amplimax. Sinal tô com 83% de intensidade porém as vezes ele diminui um pouco. Vi que meu rg58 tá quebrando perno do conector então ele só tá encaixado.tenho um rg213 que vou trocar amanhã e ver como fica.
    Com o amplimax acabei descobrindo que tem 4g da Tim em 850mhz e a intensidade fica em 60%. Amanhã também irei posicionar a antena para saber se melhora.
    Teve internauta que colocou uma senha de acesso ao endereço IP do aparelho, e esqueceu a senha, e não consegue mais entrar nas configurações no aparelho. Nem fazendo o reset do aparelho, e nem tão pouco o suporte de atendimento da Elsys consegue solucionar o problema!

  7. #287

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por vfernandes0408 Ver Post
    Instalei aqui no sítio o amplimax. Sinal tô com 83% de intensidade porém as vezes ele diminui um pouco. Vi que meu rg58 tá quebrando perno do conector então ele só tá encaixado.tenho um rg213 que vou trocar amanhã e ver como fica.
    Com o amplimax acabei descobrindo que tem 4g da Tim em 850mhz e a intensidade fica em 60%. Amanhã também irei posicionar a antena para saber se melhora.
    RG213 não encaixa no Amplimax. Não tem espaço pro conector. Falha terrível da Elsys.

  8. #288

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Teve internauta que colocou uma senha de acesso ao endereço IP do aparelho, e esqueceu a senha, e não consegue mais entrar nas configurações no aparelho. Nem fazendo o reset do aparelho, e nem tão pouco o suporte de atendimento da Elsys consegue solucionar o problema!
    Tem que colocar um POE do Link 3G pra resetar, pois o POE do Amplimax não tem botão de reset.

  9. #289

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tem que colocar um POE do Link 3G pra resetar, pois o POE do Amplimax não tem botão de reset.
    Segundo informações de terceiros, para fazer o reset tem que manter pressionado por 7 segundos o botão instala fácil que fica embaixo do aparelho!

  10. #290
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Em meu celular com a Vivo se mantém 3 G para ligações e internet e em raras ocasiões ficou de 4 G para 3 G em ligações. O que já não acontece com a Claro; 4 G para internet e 3 G em ligações e o mesmo acontece caso o celular não tenha suporte para 4 G só que vai para 2 G.
    Em termos de frequência acho que virou uma zona ou estão fazendo compatibilidade entre as redes; Todas estão usando 900 MHz, 1800 MHz e 2100 MHz, não duvido se estiverem usando 700 MHz e 850 MHz. Embora o ping seja alto a Claro tem velocidades maiores.

  11. #291

    Padrão

    Fala ai pessoal, depois de ler todo o tópico resolvi tentar a internet móvel aqui na minha chácara.
    Estou a mais ou menos 3.5 km de umas 3 torres da claro e achei que seria uma tarefa fácil.
    Na expectativa de conseguir acessar 4G Max da claro coloquei uma antena Pro eletronic full band (sei que não é o ideal mas dessa forma conseguiria acesso a todas as bandas 4g da minha cidade), com cabo de descida rgc 58 de 10 metros e adaptador tnc femea-sma macho em um modem ZTE MF253V.

    Consegui sinais dB bem satisfatórios no 4g com base em outros resultados aqui do fórum mas não consegui nenhuma barrinha de sinal 4g e mesmo em 3g com todas as barrinhas não consigo acessar a internet (melhor resultado que consegui foi -61dB).

    A foto esta meio ruim mas mostra os resultados que consegui no 4g reposicionando a antena.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-04-10 at 7.35.26 PM.jpeg
Visualizações:	135
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	70035
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-04-10 at 7.50.31 PM.jpeg
Visualizações:	114
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	70036


    Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Estou com medo do modem ZTE nao ter potencia de transmissão suficiente para enviar sinais de volta a estação, pode ser realmente isso? Já testei a antena tanto na vertical quanto na horizontal.
    Já estou sem ideias do que fazer, alguém tem alguma ideia?



  12. #292

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por beecoelho Ver Post
    Fala ai pessoal, depois de ler todo o tópico resolvi tentar a internet móvel aqui na minha chácara.
    Estou a mais ou menos 3.5 km de umas 3 torres da claro e achei que seria uma tarefa fácil.
    Na expectativa de conseguir acessar 4G Max da claro coloquei uma antena Pro eletronic full band (sei que não é o ideal mas dessa forma conseguiria acesso a todas as bandas 4g da minha cidade), com cabo de descida rgc 58 de 10 metros e adaptador tnc femea-sma macho em um modem ZTE MF253V.

    Consegui sinais dB bem satisfatórios no 4g com base em outros resultados aqui do fórum mas não consegui nenhuma barrinha de sinal 4g e mesmo em 3g com todas as barrinhas não consigo acessar a internet (melhor resultado que consegui foi -61dB).

    A foto esta meio ruim mas mostra os resultados que consegui no 4g reposicionando a antena.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-04-10 at 7.35.26 PM.jpeg
Visualizações:	135
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	70035
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2020-04-10 at 7.50.31 PM.jpeg
Visualizações:	114
Tamanho: 	77,4 KB
ID:      	70036


    Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Estou com medo do modem ZTE nao ter potencia de transmissão suficiente para enviar sinais de volta a estação, pode ser realmente isso? Já testei a antena tanto na vertical quanto na horizontal.
    Já estou sem ideias do que fazer, alguém tem alguma ideia?


    Amigo. Utilize a tecla "printScreen" do seu teclado, cole no paint (ctrl+V) salve e poste aqui.

    Esse menu visita técnica só informa o sinal. Tente printar o menu inicial, lá inclusive informa a frequência que você está conectado.

    O correto é utilizar uma antena própria pra banda desejada. Da Aquario prefenrencialmente, porque essas full band, triband, são lixo. Proeletronic é mais lixo ainda.

    Quanto ao seu aparelho "não ter potência", existe essa possibilidade mas você tem que estar bem longe da torre ou a antena está atrás de morro, prédio, árvore, etc.

    Antena vertical e horizontal só faria sentido se existisse alguma emissão na polarização horizontal da torre da operadora. Por via de regra a polarização é sempre vertical.

    Por último e não menos importante: A operadora Claro é meio xarope no quesito de conexão desses aparelhos. Se você tiver oportunidade de testar com chip de outra operadora (se tiver outra operadora disponível aí) teste antes de condenar seus equipamentos e instalação. Pode ser a Claro te boicotando.

  13. #293
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Se o chip foi habilitado pelo celular, a Claro vai identificar que está em outro dispositivo que não seja o dispositivo móvel. Com certeza deu tom de linha, basta ligar para 1052 e informar o CPF do titular, CEP do local de instalação, RG, nome completo e talvez o IMEI do dispositivo, segundo algumas reportagens a Claro é única que recolhe o ICMS em favor do CEP mesmo no pré-pago. Por norma todas as operadoras já deveriam estar fazendo esse procedimento; é uma brincadeira que o município receberia mais $$$$ no repasse do ICMS e não ficaria na capital do estado.
    Já consegui 4G da Claro com -96 dBm no celular, mas todas elas são limitados a 3 km, pode chegar a 5 km ou 8 km conforme a densidade populacional; em 3 G é 8 km podendo chegar a 15 km até 20 km normalmente apenas Vivo ou Tim.

    Até 10 km, antena proeletronic vai muito bem, mas pode trocar o cabo por RGC 213 C por que para dados e voz não funciona muito bem. Está navegando pela web, toca o telefone ou vai fazer a ligação é outra frequência embora talvez seja da mesma faixa. A Claro para chamada de voz usa uma tecnologia abaixo: internet 4 G, voz 3 G/gsm ou internet 3 G voz gsm além disso costuma usar armadilhas do tipo Tx em 1800 e Rx em 900 ou ao inverso. Por isso fica a impressão que o alcance da Vivo ou Tim é maior.

  14. #294

    Padrão

    Amigos, esmiunçando na internet, encontrei um sistema de ponto a ponto aplicado em fazendas por um técnico no Tocantins, que em distâncias muito longas na qual é impossível o alcance de sinal de voz, e apenas dados, ele faz um ponto a ponto com um ATA, e esse equipamento converte voz em dados, e na residência é configurado outro ATA, e funciona internet e telefone fixo. Isso é algo igual a telefone/internet fixo da OI, onde o modem adsl converte o sinal de telefone vindo pelo fio FE80 em dados. Só a título de curiosidade, alguém tem conhecimento desse sistema de comunicação?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto ATA1.png
Visualizações:	110
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	70037

  15. #295

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, esmiunçando na internet, encontrei um sistema de ponto a ponto aplicado em fazendas por um técnico no Tocantins, que em distâncias muito longas na qual é impossível o alcance de sinal de voz, e apenas dados, ele faz um ponto a ponto com um ATA, e esse equipamento converte voz em dados, e na residência é configurado outro ATA, e funciona internet e telefone fixo. Isso é algo igual a telefone/internet fixo da OI, onde o modem adsl converte o sinal de telefone vindo pelo fio FE80 em dados. Só a título de curiosidade, alguém tem conhecimento desse sistema de comunicação?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto ATA1.png
Visualizações:	110
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	70037
    Acho que é apenas para chamada de voz!

  16. #296

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Amigos, esmiunçando na internet, encontrei um sistema de ponto a ponto aplicado em fazendas por um técnico no Tocantins, que em distâncias muito longas na qual é impossível o alcance de sinal de voz, e apenas dados, ele faz um ponto a ponto com um ATA, e esse equipamento converte voz em dados, e na residência é configurado outro ATA, e funciona internet e telefone fixo. Isso é algo igual a telefone/internet fixo da OI, onde o modem adsl converte o sinal de telefone vindo pelo fio FE80 em dados. Só a título de curiosidade, alguém tem conhecimento desse sistema de comunicação?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto ATA1.png
Visualizações:	110
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	70037
    Nesse esquema de montagem é só voz. Mas se colocar um switch e a interface tiver capacidade 3G/4G dá pra injetar tudo na mesma rede e fixar IPs diferentes tem como fazer passar dados e voz.

  17. #297

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Valeu Sphreak e Nilton pela rápida resposta, hoje fiquei meio enrolado pra mexer nisso. Amanhã vou tantar ligar lá na claro e resolver isso. Se não der certo vou comprar uma antena Aquário e ver se melhora. Vou dando notícias aqui!

  18. #298

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por beecoelho Ver Post
    Valeu Sphreak e Nilton pela rápida resposta, hoje fiquei meio enrolado pra mexer nisso. Amanhã vou tantar ligar lá na claro e resolver isso. Se não der certo vou comprar uma antena Aquário e ver se melhora. Vou dando notícias aqui!
    Amigo, se a Claro não resolver o seu problema de conexão com a internet com uma torre a apenas 3,5 km de distância, com esse ótimo nivel de sinal que está chegando no aparelho, acho que pode largar de mão, pois numa distância dessa qualquer pedaço de arame preso na ponta do cabo da antena, por se só já seria suficiente. Várias pessoas continuam com esse mesmo problema de conexão com a Claro por todo o Brasil, e inclusive no Amplimax. Tenho um Zte 253L e naquela época na cidade ele se conectava à internet com qualquer outro chip, menos com o da Claro. Ele só funcionava chamadas de voz. Ele tem a logomarca da Claro!

  19. #299
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Quer ver o pessoal reclamar é se cadastrar com chip em nome de menor, conseguirá tudo menos velocidade decente na internet. Se tiver interdição judicial não consegue nem a pau.

  20. #300

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Eu tava vendo num site que em paises onde já tem a tecnologia 5G, smartphones 4G dispencaram de preço. Logo, logo, smartphones 4G irão parar na lata do lixo, enquanto que, aqui no Brasil um J5 32G custa ainda 800 reais. Essas tecnologias no Brasil só aumentam o preço dos aparelhos e do número de G's, só isso mesmo. Hoje no Brasil, ainda há a dificuldade de se captar sinal numa distância de apenas 3,5 Km de uma torre, com uma antena apontada para a torre, e isso para conseguir uma velocidade lixo de 4 mega no 4G. Ainda tem uma tarifa cobrada por está conectado na rede 4G mesmo sem acessar nenhuma página do Google!