+ Responder ao Tópico

Padrão

Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, li todas as postagens, 39 páginas, e fiquei confuso: uma antena externa, cabo, e dentro de casa a antena fixa do repetidor.
    A anatel proíbe se o sinal na antena externa ficar mais "forte" que o sinal do telefone sem o repetidor ? Ou a proibição é se o sinal da antena interna "vazar", ou ambos ?
    Obrigado.
    Nenhum deles. A proibição é referente a interferência, que não pode ocorrer!

Geralmente se deve a chamada realimentação de sistema.

Você já deve ter presenciado o efeito da chamada "microfonia". Aquele efeito horrível de quando um microfone é aproximado de uma caixa de som.
    Ou faça um teste: Pegue 2 celulares. Coloque um ao lado do outro e ligue de um celular para o outro. Coloque ambos no modo viva-voz. O som irá fazer um "LOOP" pelo sistema, realimentando infinitamente o túnel de áudio. Se for um microfone em um show ou uma festa, todo mundo fica surdo

Voltemos para o mundo da radiofrequência.

Guarde essa informação>>> Torres de celular (assim como repetidores) trabalham com salto de frequência para uplink (telefone>>ERB) e downlink (ERB>>telefone). Então se a torre está enviando voz e dados para o telefone em digamos, 735Mhz, o telefone irá enviar voz e dados para a torre com um salto abaixo, digamos em 715Mhz. Uplink e Downlink trabalhando em frequências diferentes.
    Esse salto de frequência é importante para evitar a poluição do espectro e evitar interferência.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repetidor.jpg
Visualizações:	24
Tamanho: 	60,1 KB
ID:      	69261

O que ocorre com repetidores são alguns problemas, os mais comuns são:

-Repetidor em local desnecessário: Neste caso o sinal da operadora é forte o suficiente para prover os serviços, entretanto o cidadão resolve colocar um repetidor para simplesmente ficar com sinal cheio no celular.
    Dentro desse problema podem acontecer 2 coisas: Como as ERB de operadoras tem sensibilidade elevada, o excesso de sinal na entrada da antena pode resultar em uma amplificação excessiva pelo repetidor e esse sinal pode retornar para a torre e ser recaptado pela operadora. É mais raro mas pode acontecer.
    O segundo fator mais frequente neste problema, é o excesso de sinal da saída do repetidor chegar a antena externa, gerando um LOOP no túnel de radiofrequência, gerando um efeito cascata e com aumento de intensidade da saída do repetidor até o seu limite operacional.
    E aí vem o pepino!!! Esse efeito costuma simplesmente cortar a conexão de todos os celulares no raio de ação da interferência, desde cortes em ligações, ausência de conexão a internet até total disrupção do sinal. É nesse ponto que a operadora, juntamente com a Anatel pegam o cara.

-Repetidor mal dimensionado ou com instalação precária: Neste caso, quando a instalação é mal feita, ocorre realimentação do sistema por falta de separação entre antena externa e antena interna, falta de separação entre antena externa e repetidor.
    Este é um dos casos mais graves que o excesso de sinal na entrada do repetidor. O excesso de sinal na entrada do repetidor causa LOOP somente na fase ERB>>telefone, derrubando o sinal ou interferindo no raio de ação do repetidor. No caso de realimentação por proximidade/mal dimensionamento do projeto, o LOOP pode ocorrer no sentido contrário. No sentido telefone>>ERB, matando a célula de sinal celular e não só o raio de ação do repetidor, tendo em vista que o sinal com LOOP será enviado pela antena externa em direção a ERB.

Então tenha em mente que: Quanto maior for o sinal de entrada na antena externa, tão maior deve ser a separação entre a antena externa e a antena interna

Ingresso
    Sep 2013

Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

Por recomendação a ANATEL não aconselha o uso de repetidores de sinal, por que num dado momento pode acontecer de estar conectado por conta do loopig mas nada conectado a ele. O ideal seria que ele recebesse da ERB ( 900 ou 1800) e transmitisse aos celulares ( 1800 ou 900) e no máximo 5 dBm, transmissor do repetidor para a ERB seguirá o padrão( 20 dBm).
    Não aconselha, por que muitos delas são homologados seja por imaturidade dos profissionais ou pressão dos fabricantes/importadores.

Caso funcione, este seu sinal deverá ficar restrito somente em sua propriedade ou edificação, sendo vedada a cobrança aos usuários. Caso seja para uso em edificação ou imóvel comercial é necessário licença específica.

Sphreak e Nilton, obrigado pelas respostas.
    Creio que no meu caso, não teria problemas. O sinal chega de tal forma, que o modem E8372 consegue achar e se registrar na rede, sempre com Tim B28 (700 MHz), sempre em área aberta (fora de casa), mas os celulares somente a acham mas não se registram.
    Todos os aparelhos com Banda B28 (700 MHz) (Um Galaxy J5 Metal 2016, da Samsung, um K10-Novo da LG, um Sony Xperia XA, e um Lg G5SE)

Ingresso
    Sep 2013

joaoBC, obrigado. Fui numa propriedade onde somente os celulares comuns com android 2.3 se conectavam, o resto esquece. De repente chega uma mensagem no meu moto G via whatsapp e sinal com duas barras ou uma mesmo. Fiz ligação, entrei dentro de casa(sala), continuei falando normalmente mesmo tendo sumido( não sei como ele consegue).
    Era de primeira geração, atualmente é G5S então não sei quanto ao seu comportamento, mas é um pouco mais fraco na recepção em 3 G pelo menos.

Não sou um "puxa-saco" para linha motorola, mas meus filhos também aderiram e eles afirmam que onde outros não chegam, nos deles chegam normalmente, mas com rede wi-fi espalhado em muitos comércios isso é irrelevante. Negócio deles é mais atualização do SO mesmo, e é o unico que faz roteamento em 5.8 nos modelos intermediários.

Em 2016 houve um estudo sobre qual telefone tinha melhor sinal. O S7 edge ganhou em quase todos os quesitos. Nunca mais repetiram o estudo.

Vi no site adrenaline uma foto da tela do computador onde se usa o amplimax 4G, uma referência ao VoLTE.

https://adrenaline.uol.com.br/forum/...ost-1073973605