Página 6 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    sim vou usar a discadora do alarme pra disca um numero nesse moldem 3g. e colocar também uma extensão num telefone sem fio pra usar.Gostaria de saber se e possivel.
    usaria como uma linha fixa entendeu?? a duvida e se funciona ou nao com aparelhos de telefone fixo sem fio.
    obrigado
    Eu utilizo esses cara aqui:

    ZTE MF253L

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         D_Q_NP_847321-MLB20754492175_062016-Q.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	6,5 KB
ID:      	67271

    Ele funciona como telefone fixo e roteador 3G/4G. Dá pra você plugar um telefone comum nele (sem fio, fixo, etc) e utilizar ligado ao discador do alarme. Dá pra por até uns 150mts de linha nele. Compra no ML por uns R$ 250,00. Vem da Vivo ou da Claro, mas geralmente é desbloqueada.


    Ou uma interface JFA 3G (existe a GSM também mas não é boa, confira na compra se é a 3G)
    Essa interface é boa pra caramba. Dá pra por até 800mts de linha nela. Eu uso muito na área rural onde o sinal fica longe. Instalo em uma caixa hermética e faço uma extensão com cabo FE80. Show de bola! Compra também no ML, mas essa como é mais robusta tá na faixa de R$550,00

    Interface JFA 3G
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         smart3gmais.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	43,4 KB
ID:      	67272

  2. #102
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Para ligar o alarme, conforme o fabricante e/ou modelo pode ser complicado por que ao discar o último número precisa esperar até 10 segundos para iniciar a discagem( send, ligar, seguir etc); que é um complicador para maquininhas de cartão. Para discagem manual, no último número aguarde 2 segundos e aperte a tecla #.
    Pode usar o telefone sem fio, com bina, sem bina, PABX, KS numa linha de até 200 metros seguindo normas reguladoras de telecom e energia; isto é como se fosse uma via pública, só que dentro de uma propriedade.

  3. #103

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu utilizo esses cara aqui:

    ZTE MF253L

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         D_Q_NP_847321-MLB20754492175_062016-Q.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	6,5 KB
ID:      	67271

    Ele funciona como telefone fixo e roteador 3G/4G. Dá pra você plugar um telefone comum nele (sem fio, fixo, etc) e utilizar ligado ao discador do alarme. Dá pra por até uns 150mts de linha nele. Compra no ML por uns R$ 250,00. Vem da Vivo ou da Claro, mas geralmente é desbloqueada.


    Ou uma interface JFA 3G (existe a GSM também mas não é boa, confira na compra se é a 3G)
    Essa interface é boa pra caramba. Dá pra por até 800mts de linha nela. Eu uso muito na área rural onde o sinal fica longe. Instalo em uma caixa hermética e faço uma extensão com cabo FE80. Show de bola! Compra também no ML, mas essa como é mais robusta tá na faixa de R$550,00

    Interface JFA 3G
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         smart3gmais.jpg
Visualizações:	165
Tamanho: 	43,4 KB
ID:      	67272
    obrigado pela dica.

    vou comprar um pra testar. realmente ele e mais barato que qualquer interface.

    outra pergunta. a sensibilidade dele e boa com a antena original?digo comparado a um celular normal.

    obrigado mais uma vez

  4. #104

    Padrão

    aproveitando o topico, alguem ja usou repetidor de sinal celular com duas antenas de alto ganho. como no desenho? teria que ver o problema da realimentaçao ou loop. talvez usando um escudo na que vai ser apontada pro cliente. alguem teve sucesso em algum caso parecido??Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rep.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	67295

  5. #105

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    aproveitando o topico, alguem ja usou repetidor de sinal celular com duas antenas de alto ganho. como no desenho? teria que ver o problema da realimentaçao ou loop. talvez usando um escudo na que vai ser apontada pro cliente. alguem teve sucesso em algum caso parecido??Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rep.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	67295
    Ja pra te adiantar: Não funciona direito. Realimenta e dá dor de cabeça. Para uma isolação boa a antena receptora tem de ficar 10mts acima do repetidor/antena doadora e a antena doadora 10mts de distância do repetidor/antena receptora (distâncias mínimas). A isolação em altura é mais efetiva que em distância horizontal. Uma antena nunca deve apontar por cima da outra.
    Caso bole um shield metálico, faça maior que o elemento refletor da Yagi. E posicione atrás dele.

    Quanto maior o ganho do repetidor, maior a isolação necessária.

  6. #106

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    aproveitando o topico, alguem ja usou repetidor de sinal celular com duas antenas de alto ganho. como no desenho? teria que ver o problema da realimentaçao ou loop. talvez usando um escudo na que vai ser apontada pro cliente. alguem teve sucesso em algum caso parecido??Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rep.png
Visualizações:	146
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	67295
    Regra geral de isolação de repetidores de celular.
    Lembrando que são no mínimo 10mts verticais e não horizontais.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         agdsfg.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	64,6 KB
ID:      	67303

  7. #107

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Depende amigo. Qual a intenção? Você quer usar como discador do alarme?
    Especifique melhor porque existem muitas soluções dependendo do tipo de aplicação.
    Olá amigo!

    O ano passado, tentei usar o roteador ZTE mf253L como interface de celular para usar apenas telefone a 20km em linha reta da torre da TIM, na frequência de 1800mhz, só que quando ligado na antena rural externa não dá sinal algum; só dá sinal na cidade com a antena interna, com isso, foi preciso eu comprar uma interface JFA que está funcionando perfeitamente até agora.

  8. #108

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo!

    O ano passado, tentei usar o roteador ZTE mf253L como interface de celular para usar apenas telefone a 20km em linha reta da torre da TIM, na frequência de 1800mhz, só que quando ligado na antena rural externa não dá sinal algum; só dá sinal na cidade com a antena interna, com isso, foi preciso eu comprar uma interface JFA que está funcionando perfeitamente até agora.
    Isso é porque essr ZTE tem potência limitada a 200mW, já a interface JFA pode chegar a incríveis 2Watts, sendo realmente mais indicada para grandes distâncias rurais. Essas interfaces ZTE, DLink só reconhecem o sinal após a conexão com a ERB... Por isso a potência de retorno/conexão de retorno influenciam.

  9. #109
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Alguns modelos para usar antena externa precisa entrar no firmiware( como se fosse nos roteadores) e entrar no ícone "antena" e selecionar interna ou externa.

  10. #110

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Alguns modelos para usar antena externa precisa entrar no firmiware( como se fosse nos roteadores) e entrar no ícone "antena" e selecionar interna ou externa.
    Agora, entrando no modo de configuração do roteador, observei que existe uma configuração manual, na qual, se faz uma seleção especifica para uma única banda de frequência; não sei se isso tem algo haver ou não, pois, a frequência específica da antena em questão era de 1800mzh, pois, não pude mais testar esse tipo de situação.

  11. #111

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Agora, entrando no modo de configuração do roteador, observei que existe uma configuração manual, na qual, se faz uma seleção especifica para uma única banda de frequência; não sei se isso tem algo haver ou não, pois, a frequência específica da antena em questão era de 1800mzh, pois, não pude mais testar esse tipo de situação.
    Tem alguns equipamentos que é possível travar na frequência desejada. Agora 2G (GSM) em 1800mhz é um pouco restrito. O alcance fica em torno de 7km em torno da torre e os equipamentos na sua maioria não passam de 300mW quando operam nessa frequência. A TIM por exemplo está expandindo o 3G (CDMA) em 850mhz. Já instalei interfaces com 25Km nessa frequência. Ja fiz também em 2G 900mhz. Essas duas frequências tem um maior alcance e as interfaces que operam nessas frequências tem potências de 1Watt a 2Watts.
    As antenas Yagi também tem em modelos de maior ganho em 850 e 900mhz, chegando a 20dBi, contra 17dBi dos "pirulitos" de 1800 e 2100mhz.

  12. #112

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tem alguns equipamentos que é possível travar na frequência desejada. Agora 2G (GSM) em 1800mhz é um pouco restrito. O alcance fica em torno de 7km em torno da torre e os equipamentos na sua maioria não passam de 300mW quando operam nessa frequência. A TIM por exemplo está expandindo o 3G (CDMA) em 850mhz. Já instalei interfaces com 25Km nessa frequência. Ja fiz também em 2G 900mhz. Essas duas frequências tem um maior alcance e as interfaces que operam nessas frequências tem potências de 1Watt a 2Watts.
    As antenas Yagi também tem em modelos de maior ganho em 850 e 900mhz, chegando a 20dBi, contra 17dBi dos "pirulitos" de 1800 e 2100mhz.


    Olá amigo!
    por que será que esta antena parabólica para celular na frequência de 1800mhz deu pior resultado, chegando depois de alguns dias a não dar sinal algum, enquanto isso, uma antena yagi e uma antena de grade na mesma frequência está dando 3 barrinhas de sinal?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Alimentador-de-Parábola-Vista-1.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	67377

  13. #113

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo!
    por que será que esta antena parabólica para celular na frequência de 1800mhz deu pior resultado, chegando depois de alguns dias a não dar sinal algum, enquanto isso, uma antena yagi e uma antena de grade na mesma frequência está dando 3 barrinhas de sinal?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Alimentador-de-Parábola-Vista-1.png
Visualizações:	175
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	67377
    Porque isso aí é gambiarra amigo. Essa pseudo "parabolica" é um hibrido esquisito de parabolica de tela com um feeder feito com uma yagi da pior qualidade. Essas parabolas são boas quando o alimetador é projetado para a frequência exata de operação. Se é 850mhz é 850 se é 1800lhz é 1800 e ponto.
    Outras coisas que podem influenciar é a polarização do feeder que pode estar invertida (virado) ou ele pode estar fora de foco. Esse tipo de parabola telada funciona bem quando o braço central é curvado, por isso elas tem um rendimento ótimo quando operam com feeders de 850mhz ou 900mhz. A única parabola que tem rendimento maior que os pirulitos (yagi da Aquario) enas antenas tipo grelha são essas aqui:
    Nome:      parabolic-antenna-pw-900spl.jpg
Visitas:     496
Tamanho:  4,6 KB
    Parece do mesmo tamanho que as grelhas mas são monstras (o preço também)
    A falta de isolação do conector (isolar com fita de fusão preferencialmente) pode gerar infiltração e oxidação, atenuando ou até mesmo interrompendo o sinal.

    As melhores pra faixa de 1800mhz são as grelhas e a CF1817 da Aquario (pirulito). Parabola telada só pra frequência baixa e em distâncias enormes. Em 900mhz eu já fiz instalação com mais de 25km utilizando yagi de 20dBi (CF920 Aquario).
    Em grandes distâncias eu aconselho a operar o GSM em 900mhz... O 1800mhz eu considero complicado em situaçoes maiores que 7km... Nessa distância a CF1817 vai sussegado.

  14. #114
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Eu prefiro utilizar a identificação automática de banda, portanto se achar a antena log periódica que vai de 700 MHz a 2600MHz é muito melhor pois caso a operadora mude de banda não precisa trocar de antena. Seu ganho é inferior, mas como as distãncias são limitada a 15 km, conforme a topografia não fará diferença.
    Alguns dos meus colegas me relataram que até 16 km funcionou perfeitamente, mas numa outra propriedade a 18 km funcionou por uns instantes e nill; acho que foi devido a geo-localização.

  15. #115

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Tem alguns equipamentos que é possível travar na frequência desejada. Agora 2G (GSM) em 1800mhz é um pouco restrito. O alcance fica em torno de 7km em torno da torre e os equipamentos na sua maioria não passam de 300mW quando operam nessa frequência. A TIM por exemplo está expandindo o 3G (CDMA) em 850mhz. Já instalei interfaces com 25Km nessa frequência. Ja fiz também em 2G 900mhz. Essas duas frequências tem um maior alcance e as interfaces que operam nessas frequências tem potências de 1Watt a 2Watts.
    As antenas Yagi também tem em modelos de maior ganho em 850 e 900mhz, chegando a 20dBi, contra 17dBi dos "pirulitos" de 1800 e 2100mhz.
    Olá amigo!
    entrei no modo de configuração do meu roteador ZTE253l 4G, e fiz um teste de cada uma das frequências da operadora Claro em área de sinal local usando apenas a antena interna do roteador; na opção somente 2G das frequências 850/900/1800/1900mhz, só deu sinal em 1800mhz; na opção somente 3g das frequências 850/2100mhz, deu sinal em ambas. A minha pergunta é: se com antena interna de sinal local está indicando sinal em 850, 1800 e 2100mhz, então, em longa distância uma antena externa de 850, 1800 ou 2100mhz serviria para capitar o sinal?

  16. #116

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo!
    entrei no modo de configuração do meu roteador ZTE253l 4G, e fiz um teste de cada uma das frequências da operadora Claro em área de sinal local usando apenas a antena interna do roteador; na opção somente 2G das frequências 850/900/1800/1900mhz, só deu sinal em 1800mhz; na opção somente 3g das frequências 850/2100mhz, deu sinal em ambas. A minha pergunta é: se com antena interna de sinal local está indicando sinal em 850, 1800 e 2100mhz, então, em longa distância uma antena externa de 850, 1800 ou 2100mhz serviria para capitar o sinal?
    Lembre-se do seguinte: Quanto menor a frequência, melhor a propagação em distância. Então em 850Mhz é provável que os resultados sejam mais satisfatórios.
    Porquê provavel? Por que só um teste de campo no local de instalação para determinar qual frequência está com melhor sinal no ponto de instalação.
    E não adianta tacar uma antena quadriband e torcer pra que funcione! Tem que instalar uma antena na frequencia certa e bem dimensionada pra distância.
    Em distancias superiores a 10km pode-se até captar o sinal em 1800mhz e 2100mhz, mas se não houver uma visada 100% da torre de celular, duvido muito que o sinal recebido sirva pra muito mais que fazer ligações.
    A faixa de 1800mhz (GSM 2G) eu considero meio inútil, ja que não trasmite dados que preste nem se estiver debaixo da torre da operadora.
    Tenho trabalhado muito com 3G em 850Mhz, já que é uma frequência que atende bem o quesito propagação e também opera dados em CDMA 3G.

  17. #117
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48; teoricamente sim, mas existe dois fatos:
    1- As operadoras usam antenas setoriais e mesmo que fosse omni se tornaria tipo setorial por conta da estrutura metálica da torre.
    2- Por serem painéis, estão apontados para uma determinada região possuindo uma região de zona morta conforme o caso.
    A Tim, tinha 4 painéis sendo uma para cada canto da torre. Não sei o motivo duas destas foram retirada deixando consumidores na mão.
    Acho que algumas delas estão usando duas bandas de frequências( Rx= 2100; Tx= 850); aí nem uma e nem outra antena serve; somente logperiódica( 700 a 2600) mas seu ganho é menor. Acima de 15 km ou 30 km(4G rural), é bom ter cautela para não ter relação complicada com seus clientes( recusei alguns, outro fez mas parou de funcionar).

  18. #118

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; teoricamente sim, mas existe dois fatos:
    1- As operadoras usam antenas setoriais e mesmo que fosse omni se tornaria tipo setorial por conta da estrutura metálica da torre.
    2- Por serem painéis, estão apontados para uma determinada região possuindo uma região de zona morta conforme o caso.
    A Tim, tinha 4 painéis sendo uma para cada canto da torre. Não sei o motivo duas destas foram retirada deixando consumidores na mão.
    Acho que algumas delas estão usando duas bandas de frequências( Rx= 2100; Tx= 850); aí nem uma e nem outra antena serve; somente logperiódica( 700 a 2600) mas seu ganho é menor. Acima de 15 km ou 30 km(4G rural), é bom ter cautela para não ter relação complicada com seus clientes( recusei alguns, outro fez mas parou de funcionar).
    Olá amigo!
    Antenas de 700 a 2600mhz só encontro na internet no modelo de parábola.

  19. #119

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48; teoricamente sim, mas existe dois fatos:
    1- As operadoras usam antenas setoriais e mesmo que fosse omni se tornaria tipo setorial por conta da estrutura metálica da torre.
    2- Por serem painéis, estão apontados para uma determinada região possuindo uma região de zona morta conforme o caso.
    A Tim, tinha 4 painéis sendo uma para cada canto da torre. Não sei o motivo duas destas foram retirada deixando consumidores na mão.
    Acho que algumas delas estão usando duas bandas de frequências( Rx= 2100; Tx= 850); aí nem uma e nem outra antena serve; somente logperiódica( 700 a 2600) mas seu ganho é menor. Acima de 15 km ou 30 km(4G rural), é bom ter cautela para não ter relação complicada com seus clientes( recusei alguns, outro fez mas parou de funcionar).
    Esses paineis que as operadoras utilizam tem uma montagem interna com antenas de 4 frequencias (850, 900, 1800, 2100 mhz) tanto que se tiver oportunidade de olhar um painel de perto verá que são 4 conectores (1 para cada radio da ERB).
    Não existe isso de fazer rx em 2100 e tx em 850! O TX e RX são feitos em canais diferentes dentro da mesma faixa, por exemplo o CDMA 3G da Tim em 850Mhz próximo a minha casa opera o downlink (TX da ERB sentido torre>terminal) no canal 4358 - 871.6Mhz e o uplink (RX da ERB sentido terminal>torre) no canal 4133 - 826.6Mhz. Como pode-se observar o TX e RX ocorrem em frequências diferentes mas nunca em faixas de operação diferentes. Isso é uma regra e padronização internacional.

    Quais as faixas de operação existentes no Brasil hoje?

    2G tecnologia GSM. Faixas: 850Mhz (somente a Vivo), 900mhz e 1800Mhz
    3G tecnologia CDMA. Faixas: 850Mhz e 2100Mhz
    4G tecnologia LTE. Faixas: 700Mhz (somente Brasília por enquanto)
    2600Mhz (resto do país) >>>> Essa faixa é dependente da existência de sinal 3G em 2100Mhz, pois ao realizar ou receber chamadas a operadora rebaixa para 3G. LTE portador de voz somente em 700Mhz por enquanto.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo!
    Antenas de 700 a 2600mhz só encontro na internet no modelo de parábola.
    Por experiência própria, antenas que atendem uma faixa tão larga entre 700~2600Mhz não tem um desempenho bom.

    Se concentre em determinar a necessidade do seu cliente (dados/voz), determinar a faixa exata de frequência que irá trabalhar no local em que instalará cada sistema.
    O melhor fabricante disparado de antenas, para clientes de telefonia, é a Aquário.
    www.aquario.com.br
    Tem toda a linha de antenas para telefonia que qualquer instalador de terminais cliente possa querer.

    Eu trabalho há mais de 10 anos com instalação de telefonia rural e só comecei a ter sucesso e me diferenciar dos demais quando me especializei em determinar a frequência exata a ser operada.
    Enquanto eu utilizava antenas quadriband, faixa larga, parábola mutifrequência... Eu só me ferrava e era só dor de cabeça com cliente.

  20. #120

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Esses paineis que as operadoras utilizam tem uma montagem interna com antenas de 4 frequencias (850, 900, 1800, 2100 mhz) tanto que se tiver oportunidade de olhar um painel de perto verá que são 4 conectores (1 para cada radio da ERB).
    Não existe isso de fazer rx em 2100 e tx em 850! O TX e RX são feitos em canais diferentes dentro da mesma faixa, por exemplo o CDMA 3G da Tim em 850Mhz próximo a minha casa opera o downlink (TX da ERB sentido torre>terminal) no canal 4358 - 871.6Mhz e o uplink (RX da ERB sentido terminal>torre) no canal 4133 - 826.6Mhz. Como pode-se observar o TX e RX ocorrem em frequências diferentes mas nunca em faixas de operação diferentes. Isso é uma regra e padronização internacional.

    Quais as faixas de operação existentes no Brasil hoje?

    2G tecnologia GSM. Faixas: 850Mhz (somente a Vivo), 900mhz e 1800Mhz
    3G tecnologia CDMA. Faixas: 850Mhz e 2100Mhz
    4G tecnologia LTE. Faixas: 700Mhz (somente Brasília por enquanto)
    2600Mhz (resto do país) >>>> Essa faixa é dependente da existência de sinal 3G em 2100Mhz, pois ao realizar ou receber chamadas a operadora rebaixa para 3G. LTE portador de voz somente em 700Mhz por enquanto.



    Por experiência própria, antenas que atendem uma faixa tão larga entre 700~2600Mhz não tem um desempenho bom.

    Se concentre em determinar a necessidade do seu cliente (dados/voz), determinar a faixa exata de frequência que irá trabalhar no local em que instalará cada sistema.
    O melhor fabricante disparado de antenas, para clientes de telefonia, é a Aquário.
    www.aquario.com.br
    Tem toda a linha de antenas para telefonia que qualquer instalador de terminais cliente possa querer.

    Eu trabalho há mais de 10 anos com instalação de telefonia rural e só comecei a ter sucesso e me diferenciar dos demais quando me especializei em determinar a frequência exata a ser operada.
    Enquanto eu utilizava antenas quadriband, faixa larga, parábola mutifrequência... Eu só me ferrava e era só dor de cabeça com cliente.
    Quanto as antenas painéis das operadoras, já vi anúncio de vendas de painéis usados sendo vendidos, e realmente é isso mesmo existe 4 conectores embaixo, um para cada frequência.