+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Achei o local certo para a luz deste "instalador de final de semana" ..rs

    Senhores, li várias das mensagens e acho que podem me ajudar.

    Tenho uma fazenda na divisa de GO e TO (distante 21km da torre de celular). Há anos temos uma antena de 10dbi conectada à vivo onde o sinal é fraco e a última medição foi -104dbm com 850mhz. Eis que comprei um elsys 4g e levei, porém não consegui sinal usando o mesmo diretamente com a antena interna. Para usar com a externa, retirei o cabo (15m) que está conectada no aparelho que tenho lá (intelbras) e conectei no elsys, também sem sucesso. Me foi indicado comprar uma cf-820 de 20dbi.

    Novamente, com essa antena não obtive sucesso com o Elsys 4g. Ligando essa nova antena direta no telefone, o sinal passou para -100dbm.

    Hoje, tenho uma parafernalha no mastro: Uma CF-820 no topo, o Elsys 4g abaixo e um pouco mais abaixo a antena antiga, pois queremos deixar a antiga para VOZ e a nova com o elsys para dados. Vou fazer um cabo de 1M saindo da nova antena para o Elsys (para evitar perda de sinal).. e o Elsys está conectado via RJ-45 de 15m para POE e roteador para os aparelhos wifi.

    Alguém vê algum problema do porquê o Elsys não funcionar (pensando aqui, deveria ter comprado o 3g??).

    Agradeço pela ajuda e tempo perdido nesse leitura. Abracos.

  2. #162

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Achillesjr Ver Post
    Achei o local certo para a luz deste "instalador de final de semana" ..rs

    Senhores, li várias das mensagens e acho que podem me ajudar.

    Tenho uma fazenda na divisa de GO e TO (distante 21km da torre de celular). Há anos temos uma antena de 10dbi conectada à vivo onde o sinal é fraco e a última medição foi -104dbm com 850mhz. Eis que comprei um elsys 4g e levei, porém não consegui sinal usando o mesmo diretamente com a antena interna. Para usar com a externa, retirei o cabo (15m) que está conectada no aparelho que tenho lá (intelbras) e conectei no elsys, também sem sucesso. Me foi indicado comprar uma cf-820 de 20dbi.

    Novamente, com essa antena não obtive sucesso com o Elsys 4g. Ligando essa nova antena direta no telefone, o sinal passou para -100dbm.

    Hoje, tenho uma parafernalha no mastro: Uma CF-820 no topo, o Elsys 4g abaixo e um pouco mais abaixo a antena antiga, pois queremos deixar a antiga para VOZ e a nova com o elsys para dados. Vou fazer um cabo de 1M saindo da nova antena para o Elsys (para evitar perda de sinal).. e o Elsys está conectado via RJ-45 de 15m para POE e roteador para os aparelhos wifi.

    Alguém vê algum problema do porquê o Elsys não funcionar (pensando aqui, deveria ter comprado o 3g??).

    Agradeço pela ajuda e tempo perdido nesse leitura. Abracos.
    Posso imaginar alguns motivos...

    1º Foi feita a busca cega (instala fácil) pra conferir se operadora e frequência estão corretas?

    2º Foi selecionado antena externa no botão inferior (botão ao lado do conector- ON=externo Off=ant interna) ?



    3º Foi efetuado alinhamento de antena para melhor sinal? (Em 850Mhz o melhor apontamento não é em direção a ERB, mas em direção ao melhor sinal)

    4º -100dBm não é o suficiente pra conexão a internet. Ele pode até aparecer conectado mas não vai navegar.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         l4ge.jpg
Visualizações:	220
Tamanho: 	112,4 KB
ID:      	67831

    5º A rede é realmente 3G? Pois a Vivo, ao contrário de outras operadoras, opera o GSM (2G- GPRS/EDGE) em 850Mhz e em algumas localidades o 3G.

  3. #163

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Posso imaginar alguns motivos...

    1º Foi feita a busca cega (instala fácil) pra conferir se operadora e frequência estão corretas?

    2º Foi selecionado antena externa no botão inferior (botão ao lado do conector- ON=externo Off=ant interna) ?



    3º Foi efetuado alinhamento de antena para melhor sinal? (Em 850Mhz o melhor apontamento não é em direção a ERB, mas em direção ao melhor sinal)

    4º -100dBm não é o suficiente pra conexão a internet. Ele pode até aparecer conectado mas não vai navegar.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         l4ge.jpg
Visualizações:	220
Tamanho: 	112,4 KB
ID:      	67831

    5º A rede é realmente 3G? Pois a Vivo, ao contrário de outras operadoras, opera o GSM (2G- GPRS/EDGE) em 850Mhz e em algumas localidades o 3G.
    Vou tentar responder todos satisfatoriamente...

    1º - Não fiz a busca cega para decidir qual a operadora escolhida, pois há muito anos só é usada a vivo em toda a região. É sabidamente a única que opera com bom sinal por lá. Então só comprarmos um chip vivo diretamente e plugamos. Mas em todas as buscas cegas, retornou o Nop (imagino que seja "nenhuma operadora").

    2º sim.. tentei das 2 formas.. antena Interna e Externa, plugando diretamente da CF-820 no conector da ELSYS (que por sinal, o engenheiro que criou o equipamento não deve ter tentado fazer isso, pois a conexão é apertada, no canto do aparelho e sempre dá aquela sensação de não ter encaixado).

    3º existem 3 locais possíveis para "procura" do sinal. Veja no mapa abaixo que estamos apontando hoje para a direção da linha em azul (mais distante), porém a que funciona o telefone. As outras 2 direções não tivemos sucesso.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2017-11-06 às 20.08.43.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	765,4 KB
ID:      	67834

    para estes 3 locais que poderíamos usar, a vivo libera as seguintes informações:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Areas_cobertura.png
Visualizações:	176
Tamanho: 	548,1 KB
ID:      	67835

    4º Na minha idéia, colocar a nova antena (o dobro de tamanho e 10 -> 20dbi) resolveria a questão de termos somente -100 (antes, com a outra antena era -106);

    5º Acho que nas imagens respondo essa pergunta, onde eu tb achava que era 3g, mas pelo visto é 2!

    Obrigado sphreak pela resposta... preciso desvendar isso!

  4. #164

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Sobre antena maior aumentar sinal escaneado de digamos -100 para -90dBm, quando você opera com sinais no limiar inferior da sensibilidade, corre o risco do sinal torre>cliente ser suficiente, mas o sinal cliente>torre ser insuficiente pra efetuar a autenticação na rede.

    Como a coisa é bidirecional não dá pra confiar só no sinal sentido A>B, precisa testar na prática se terá sinal suficiente no sentido B>A, porque telefones e centrais diversas tem potências muuuuuito mais baixas que os rádios das torres.

    Enfim, faz sentido comprar antena de 21dBi pra testar (As da Aquario e ProEletronic são de 21dBi e não são tão caras), mas se ainda não autenticar na rede da operadora, não estranhe, é falta de potência pras requisições do aparelho chegarem até a torre.

    As vezes é mais barato investir em reposicionar mastro (Afastar de obstáculos na zona de Fresnel), ou colocar uns 5m mais alto, porque repetidor e roteador geralmente tem potência mais baixa mesmo, tá cheio de interface 2G e 3G com só 0,25W de potência, contra 1,25W de potência em chamadas de voz em vários celulares. Infelizmente é daquelas coisas que é mais fácil testar na prática do que calcular, porque o cálculo exato teria que levar em conta o relevo do terreno com precisão, isto é, até o mato conta, e isso não aparece nos mapas de relevo (Pra ter -106dBm em 21km, só com visada obstruída).

  5. #165
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.358

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Alguns aparelhos são "mais surdos ou cegos", ou possuem menos sensibilidade de recepção e potencia mais baixa em transmissão. Por exemplo o I-phone e Nokia tem baixa ssensibilidade, Motorola e LG são as melhores entre os tops, as comuns são boas.
    Nunca testei com os da Elsys, mas D-Link é cerca de -10 dBm a menos do que o ZTE e Huawei; estas tres marcas, possuem interface de antena externa para celular 3G/4G, aceita GSM, linha telefonica RJ-11, RJ-45 e roteador embutido com alcance de 200 visada no campo, se por dentro de casa mal chega a 30 metros como na cidade. Antena, precisa testar de vários fabricantes, e nem sempre o que dá certo naquela propriedade dá certo em outra ou mesmo operadora.

  6. #166

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    De novo esse lixo? Moderação, da um jeito nesse lixo.

  7. #167

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Venho pedir ajuda dos mais entendidos pra saber de qual operadora é esse sinal do print que vou postar a seguir. Achei que era Tim. Porém fica sempre em emergência mesmo enchendo todas as barras.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-19-08-12-16.png
Visualizações:	156
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	68111Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-19-08-12-16.png
Visualizações:	156
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	68111

  8. #168

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Venho pedir ajuda dos mais entendidos pra saber de qual operadora é esse sinal do print que vou postar a seguir. Achei que era Tim. Porém fica sempre em emergência mesmo enchendo todas as barras.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-19-08-12-16.png
Visualizações:	156
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	68111Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-19-08-12-16.png
Visualizações:	156
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	68111
    VIVO 2G (GSM) em 850mhz (879.4Mhz downlink/ 834.4Mhz uplink)


    Seu celular é da Samsung. Quando não tem sinal da operadora do chip, ele informa o sinal mais forte que encontrar no local.

  9. #169

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Certo, vou comprar um chip e testar. Muito obrigado!!!

  10. #170

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    VIVO 2G (GSM) em 850mhz (879.4Mhz downlink/ 834.4Mhz uplink)


    Seu celular é da Samsung. Quando não tem sinal da operadora do chip, ele informa o sinal mais forte que encontrar no local.
    Olá amigo! um internauta de Triunfo-PE relata em um canal de um fabricante de antena para celular no youtube, que o celular dele está indicando sinal 4G da operadora Tim, proveniente de um repetidor de sinal e uma antena rural ambos na frequência de 1800mhz, porém, o gerente da fábrica de antenas não tem nenhum esclarecimento a respeito disso, pois, a transmissão 4G é em frequência de 2600mhz. No interior da Bahia a Vivo passou a transmitir 4G, mas, no site da ANATEL assim como Triunfo, não existe especificação da frequência de 2600mhz.

  11. #171
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.358

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Cada Estado é diferente( acho), mas em Minas Gerais acho que em 3G/4G segundo alguns usuários estão assim:
    Vivo: 850/2500
    TIM: 850/1800
    Claro: 1800/2600
    Oi: 1800/1900

    Normalmente na Claro precisa se cadastrar para usar o 4G informando o cpf, nome e endereço pelo telefone 1052. Na vivo precisa se cadastrar com nome completo e cpf e na Tim acredito que seja o mesmo. Não tenho informações se a Oi tem 4G no estado.
    Quem tem plano controle e pós na maioria dos casos não precisa a menos que o chip seja antigo( Vivo e Tim).
    Caso a antena esteja na fronteira com estado ou distância superior a 15 km, pode acontecer do sinal chegar mas ficar como se estivesse bloqueado. No mapa de cobertura da Claro, basta digitar o CEP que mostra os pontos em que chega o sinal( 2G, 3G ou 4G e rural), Vivo e Tim apenas o tipo de serviço disponível e raio de cobertura e normalmente limitado no muito a 20 km.

  12. #172

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Olá amigo! um internauta de Triunfo-PE relata em um canal de um fabricante de antena para celular no youtube, que o celular dele está indicando sinal 4G da operadora Tim, proveniente de um repetidor de sinal e uma antena rural ambos na frequência de 1800mhz, porém, o gerente da fábrica de antenas não tem nenhum esclarecimento a respeito disso, pois, a transmissão 4G é em frequência de 2600mhz. No interior da Bahia a Vivo passou a transmitir 4G, mas, no site da ANATEL assim como Triunfo, não existe especificação da frequência de 2600mhz.

    Nunca confie nos registros do site da Anatel para frequências, principalmente da operadora TIM. É tudo zuado. Vale o que aparece no smartphone (tutorial no fim do post)

    Quanto ao 4G, a maioria das operadoras está utilizando a faixa de 2600Mhz. A TIM está desativando massivamente o 2G em 1800Mhz e migrando essa frequência para o 4G. Motivo: Menor interferência, tanto de outras operadoras operando em 2600Mhz quanto de provedores "espertinhos" que estão utilizando a faixa alta do 2.4Ghz que vai até 2572Mhz, sendo que a banda baixa do 4G em 2600Mhz, que geralmente é utilizado no uplink, estende-se de 2500Mhz até 2570Mhz.


    Vamos a exemplificação:

    Pegue um Smartphone Samsung (não funciona em outra marca) e digite no teclado *#0011# . Vai aparecer a tela de info da conexão

    >>>>

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto de Rafael Erica👪✨.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	109,4 KB
ID:      	68115

    Estou registrado na operadora TIM, pois como pode ver na 6ª linha do print o MCC/MNC é 724/04 (724 = Brasil 04 = TIM)

    Na 1ª linha do print podemos verificar que a rede é 4G (LTE), operado em um rádio MIMO (4ª linha).

    Como definir a frequência???

    A 3ª linha trata disso: Se observar há o DL (downlink) no canal 1425 e o UL (uplink) no canal 19425. Peguemos esses valores e vamos até o site: http://niviuk.free.fr

    Escolha a aba LTE e no campo EARFCN (que seria o nº do canal) insira o valor do canal de downlink (1425).

    O resultado para esse canal/EARFCN é:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         earfcn.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	39,2 KB
ID:      	68116

    Observe que os valores de downlink= 1827.5Mhz e uplink 1732.5Mhz. Portanto a banda de operação é da faixa de 1800Mhz

    Agora vamos pegar por base um RP-1860 da Aquário, um teco de repetidor da banda de 1800Mhz:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repaq.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	165,9 KB
ID:      	68117

    Observe que ele amplifica o Uplink entre 1710~1785Mhz (então o uplink do 4G da TIM em 1732.5Mhz está na faixa de operação) e ele amplifica o downlink entre 1805~1880Mhz (então o downlink do 4G da TIM em 1827.5Mhz está na faixa de operação).


    Tudo dentro da normalidade.

  13. #173

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nunca confie nos registros do site da Anatel para frequências, principalmente da operadora TIM. É tudo zuado. Vale o que aparece no smartphone (tutorial no fim do post)

    Quanto ao 4G, a maioria das operadoras está utilizando a faixa de 2600Mhz. A TIM está desativando massivamente o 2G em 1800Mhz e migrando essa frequência para o 4G. Motivo: Menor interferência, tanto de outras operadoras operando em 2600Mhz quanto de provedores "espertinhos" que estão utilizando a faixa alta do 2.4Ghz que vai até 2572Mhz, sendo que a banda baixa do 4G em 2600Mhz, que geralmente é utilizado no uplink, estende-se de 2500Mhz até 2570Mhz.


    Vamos a exemplificação:

    Pegue um Smartphone Samsung (não funciona em outra marca) e digite no teclado *#0011# . Vai aparecer a tela de info da conexão

    >>>>

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto de Rafael Erica👪✨.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	109,4 KB
ID:      	68115

    Estou registrado na operadora TIM, pois como pode ver na 6ª linha do print o MCC/MNC é 724/04 (724 = Brasil 04 = TIM)

    Na 1ª linha do print podemos verificar que a rede é 4G (LTE), operado em um rádio MIMO (4ª linha).

    Como definir a frequência???

    A 3ª linha trata disso: Se observar há o DL (downlink) no canal 1425 e o UL (uplink) no canal 19425. Peguemos esses valores e vamos até o site: http://niviuk.free.fr

    Escolha a aba LTE e no campo EARFCN (que seria o nº do canal) insira o valor do canal de downlink (1425).

    O resultado para esse canal/EARFCN é:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         earfcn.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	39,2 KB
ID:      	68116

    Observe que os valores de downlink= 1827.5Mhz e uplink 1732.5Mhz. Portanto a banda de operação é da faixa de 1800Mhz

    Agora vamos pegar por base um RP-1860 da Aquário, um teco de repetidor da banda de 1800Mhz:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         repaq.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	165,9 KB
ID:      	68117

    Observe que ele amplifica o Uplink entre 1710~1785Mhz (então o uplink do 4G da TIM em 1732.5Mhz está na faixa de operação) e ele amplifica o downlink entre 1805~1880Mhz (então o downlink do 4G da TIM em 1827.5Mhz está na faixa de operação).


    Tudo dentro da normalidade.
    Obrigado a você e ao amigo NILTON NAKAO pelo esclarecimento!

  14. #174

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Porque isso aí é gambiarra amigo. Essa pseudo "parabolica" é um hibrido esquisito de parabolica de tela com um feeder feito com uma yagi da pior qualidade. Essas parabolas são boas quando o alimetador é projetado para a frequência exata de operação. Se é 850mhz é 850 se é 1800lhz é 1800 e ponto.
    Outras coisas que podem influenciar é a polarização do feeder que pode estar invertida (virado) ou ele pode estar fora de foco. Esse tipo de parabola telada funciona bem quando o braço central é curvado, por isso elas tem um rendimento ótimo quando operam com feeders de 850mhz ou 900mhz. A única parabola que tem rendimento maior que os pirulitos (yagi da Aquario) enas antenas tipo grelha são essas aqui:
    Anexo 67378
    Parece do mesmo tamanho que as grelhas mas são monstras (o preço também)
    A falta de isolação do conector (isolar com fita de fusão preferencialmente) pode gerar infiltração e oxidação, atenuando ou até mesmo interrompendo o sinal.

    As melhores pra faixa de 1800mhz são as grelhas e a CF1817 da Aquario (pirulito). Parabola telada só pra frequência baixa e em distâncias enormes. Em 900mhz eu já fiz instalação com mais de 25km utilizando yagi de 20dBi (CF920 Aquario).
    Em grandes distâncias eu aconselho a operar o GSM em 900mhz... O 1800mhz eu considero complicado em situaçoes maiores que 7km... Nessa distância a CF1817 vai sussegado.
    Amigos, tenho o seguinte caso: Estou a 10 km da ERB (OI 2G 1800 e 3G em 2100) com visada absoluta, mas as antenas da ERB estão viradas na direção inversa à minha. Consegui sinal de cerca de -85dBm (1800 Mhz) com antena mini-parabola triband proeletronic PQAG-3022.
    Pergunta 1: consigo melhorar este sinal com a antena CF1817 da Aquario ou outra?
    Pergunta 2: há alguma chance de conseguir o sinal em 2100Mhz com outra antena específica como uma Aquário CF-2117?

    Ou o melhor que vou conseguir será com esta antena da proeletronic?

    Agradeço a todos.

  15. #175

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por cezarborges Ver Post
    Amigos, tenho o seguinte caso: Estou a 10 km da ERB (OI 2G 1800 e 3G em 2100) com visada absoluta, mas as antenas da ERB estão viradas na direção inversa à minha. Consegui sinal de cerca de -85dBm (1800 Mhz) com antena mini-parabola triband proeletronic PQAG-3022.
    Pergunta 1: consigo melhorar este sinal com a antena CF1817 da Aquario ou outra?
    Pergunta 2: há alguma chance de conseguir o sinal em 2100Mhz com outra antena específica como uma Aquário CF-2117?

    Ou o melhor que vou conseguir será com esta antena da proeletronic?

    Agradeço a todos.
    Em frequências altas assim as coisas são complicadas. Se fosse em 900Mhz ou 850Mhz a conversa era outra, as yagi da Aquario de 20dBi vão bem. Agora pra 1800~2100Mhz só pra lugares onde o sinal é melhor, ou visada direta. O que me preocup aí é você estar recebendo sinal das costas do painel. O que me surpreende. Em 10km não era pra chegar nada... Quanto mais -85dBm. Então sugiro ir dar uma voltinha perto da ERB e confirmar se não tem um painel voltado pra você, nem que seja de canto, tendo em vista que esses painéis são geralemente de 90º.

    O que você pode tentar. E eu digo tentar mesmo, é usar uma parabólica de chapa com um alimentador JFA.
    E quando falo em parabólica de chapa é daquelas pra banda C satélite de 1,50m ou 1,80m.

    Isso pra TALVEZ funcionar.

    Em 2100Mhz, um teste com antenas tipo "grelha" de 2.4Ghz pode medir a febre do sinal.

    Mas o ideal é um kit assim:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...i-jfa-1821-_JM


    https://produto.mercadolivre.com.br/...-180cm-180-_JM

    Existem parábolas de chapa da Lemon, de 1,30m por R$230 que também servem.


    Agora uma pergunta. Qual a necessidade de melhora de um sinal de -85dBm para telefonia celular? Esse sinal é mais que suficiente para ligações. Sua dificuldade pode estar em mandar o sinal de volta pra ERB e transmitindo pelas costas dos painéis fica pior ainda.

    Neste momento estou com sinal de -93dBm chegando no meu celular. Nada a reclamar. Perfeito!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-28-09-07-53.png
Visualizações:	178
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	68138

    Se diminuir pra uns -100dBm a única coisa que piora é a navegação 3G. Mas ligações ainda ficam OK

  16. #176

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em frequências altas assim as coisas são complicadas. Se fosse em 900Mhz ou 850Mhz a conversa era outra, as yagi da Aquario de 20dBi vão bem. Agora pra 1800~2100Mhz só pra lugares onde o sinal é melhor, ou visada direta. O que me preocup aí é você estar recebendo sinal das costas do painel. O que me surpreende. Em 10km não era pra chegar nada... Quanto mais -85dBm. Então sugiro ir dar uma voltinha perto da ERB e confirmar se não tem um painel voltado pra você, nem que seja de canto, tendo em vista que esses painéis são geralemente de 90º.

    O que você pode tentar. E eu digo tentar mesmo, é usar uma parabólica de chapa com um alimentador JFA.
    E quando falo em parabólica de chapa é daquelas pra banda C satélite de 1,50m ou 1,80m.

    Isso pra TALVEZ funcionar.

    Em 2100Mhz, um teste com antenas tipo "grelha" de 2.4Ghz pode medir a febre do sinal.

    Mas o ideal é um kit assim:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...i-jfa-1821-_JM


    https://produto.mercadolivre.com.br/...-180cm-180-_JM

    Existem parábolas de chapa da Lemon, de 1,30m por R$230 que também servem.


    Agora uma pergunta. Qual a necessidade de melhora de um sinal de -85dBm para telefonia celular? Esse sinal é mais que suficiente para ligações. Sua dificuldade pode estar em mandar o sinal de volta pra ERB e transmitindo pelas costas dos painéis fica pior ainda.

    Neste momento estou com sinal de -93dBm chegando no meu celular. Nada a reclamar. Perfeito!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-28-09-07-53.png
Visualizações:	178
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	68138

    Se diminuir pra uns -100dBm a única coisa que piora é a navegação 3G. Mas ligações ainda ficam OK
    Conheço um instalador que usou esse alimentador da JFA desse link acima, em uma parabólica telada de uns 2m de diâmetros, e só funcionou alguns dias e depois o sinal deu TCHAU e nunca mais voltou; isso em cima de um morro a 20km em linha reta da torre da Tim na frequência de 1800mhz, enquanto isso, ele trocou por uma antena de grade triband da proeletric e deu melhor resultado indicando 1 a 2 barrinhas de sinal no celular de mesa da aquario!

  17. #177

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Conheço um instalador que usou esse alimentador da JFA desse link acima, em uma parabólica telada de uns 2m de diâmetros, e só funcionou alguns dias e depois o sinal deu TCHAU e nunca mais voltou; isso em cima de um morro a 20km em linha reta da torre da Tim na frequência de 1800mhz, enquanto isso, ele trocou por uma antena de grade triband da proeletric e deu melhor resultado indicando 1 a 2 barrinhas de sinal no celular de mesa da aquario!
    Se era da TIM em 1800Mhz o sinal sumiu depois de alguns dias não foi devido a antena. A TIM está desativando massivamente o 2G em 1800Mhz e migrando essa frequência para o 4G em baixa potência. 95% de certeza que o "sumiço" do sinal é por isso.
    Eu tô trabalhando direto com substituição de antena e equipamento de telefonia rural devido a essas mudanças da TIM. Tem cliente que investiu mais de R$2.000,00 em repetidor Aquário em 1800Mhz e agora está sem sinal nenhum.
    Isso porque o 2G nessa frequência, que ia longe (15km ou +) além de ser desativado, ficou com sinal da TIM operando só em 4G (que é dependente do 3G em 2100Mhz) em distâncias de até 7km.
    Onde tinha 2G em 900Mhz continuou ativo. Onde não tinha ficou só o 2100Mhz pra voz.
    Os usuários e instaladores menos atentos estão condenando equipamentos, telefones, modens, antenas e cabos, quando a culpa é da operadora que está migrando a frequência sem aviso prévio.

  18. #178

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Aproveitando seu comentário, não sei o que está acontecendo com o sinal da Tim, mais acho que essa operadora baixou a potência de sinal de transmissão, na distância de 20km em linha reta da torre está vários dias com problemas de sinal tanto as antenas de 900 quanto as de 1800mhz. Dois celulares em 900 e dois em 1800mhz estão nesse momento sem sinal. Um familiar meu foi preciso ir na cidade para ligar para mim, kkkkkk. Já liguei da cidade para esses telefones informados, e realmente estão todos sem comunicação. Fui informado que às vezes só funcionam à noite, kkkkkkk!

  19. #179

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Aproveitando seu comentário, não sei o que está acontecendo com o sinal da Tim, mais acho que essa operadora baixou a potência de sinal de transmissão, na distância de 20km em linha reta da torre está vários dias com problemas de sinal tanto as antenas de 900 quanto as de 1800mhz. Dois celulares em 900 e dois em 1800mhz estão nesse momento sem sinal. Um familiar meu foi preciso ir na cidade para ligar para mim, kkkkkk. Já liguei da cidade para esses telefones informados, e realmente estão todos sem comunicação. Fui informado que às vezes só funcionam à noite, kkkkkkk!
    A TIM é a pior operadora do Brasil. Se for no Paraná é pior ainda.

    As torres se desligam sozinhas, ficam dias sem sinal e quando é reclamado no atendimento deles a informação é sempre a mesma "tudo normal", ou "cliente em área de sombra", ou ainda "as tecnologias não estão todas disponíveis", ou a que eu fico mais puto: "só existe sua reclamação".

    Resumindo: Nada nesse país é sério em lugar nenhum e a culpa de estar sem sinal é sempre do usuário. Piada...

    Com relação específica ao seu sinal. Verifique se essas frequências que você mencionou não foram desativadas.

  20. #180

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em frequências altas assim as coisas são complicadas. Se fosse em 900Mhz ou 850Mhz a conversa era outra, as yagi da Aquario de 20dBi vão bem. Agora pra 1800~2100Mhz só pra lugares onde o sinal é melhor, ou visada direta. O que me preocup aí é você estar recebendo sinal das costas do painel. O que me surpreende. Em 10km não era pra chegar nada... Quanto mais -85dBm. Então sugiro ir dar uma voltinha perto da ERB e confirmar se não tem um painel voltado pra você, nem que seja de canto, tendo em vista que esses painéis são geralemente de 90º.

    O que você pode tentar. E eu digo tentar mesmo, é usar uma parabólica de chapa com um alimentador JFA.
    E quando falo em parabólica de chapa é daquelas pra banda C satélite de 1,50m ou 1,80m.

    Isso pra TALVEZ funcionar.

    Em 2100Mhz, um teste com antenas tipo "grelha" de 2.4Ghz pode medir a febre do sinal.

    Mas o ideal é um kit assim:

    https://produto.mercadolivre.com.br/...i-jfa-1821-_JM


    https://produto.mercadolivre.com.br/...-180cm-180-_JM

    Existem parábolas de chapa da Lemon, de 1,30m por R$230 que também servem.


    Agora uma pergunta. Qual a necessidade de melhora de um sinal de -85dBm para telefonia celular? Esse sinal é mais que suficiente para ligações. Sua dificuldade pode estar em mandar o sinal de volta pra ERB e transmitindo pelas costas dos painéis fica pior ainda.

    Neste momento estou com sinal de -93dBm chegando no meu celular. Nada a reclamar. Perfeito!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2018-01-28-09-07-53.png
Visualizações:	178
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	68138

    Se diminuir pra uns -100dBm a única coisa que piora é a navegação 3G. Mas ligações ainda ficam OK
    Amigo, obrigado pelas informações. Eu pretendo instalar um Repetidor de 3W para alcançar uns 1000m em linha reta, por isso quero aumentar mais esse sinal de -85 dBm em 1800 Mhz. Se eu conseguir pegar 2100 MHz será melhor ainda.