+ Responder ao Tópico



  1. #261

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, alguém aqui já usou antena + repetidor em banda 28 (700 MHz)?
    Por que a curiosidade?

  2. #262

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Pessoal, alguém aqui já usou antena + repetidor em banda 28 (700 MHz)?
    Sim. Funciona ok!

    Dados + VoLTE

    Os equipamentos pós repetidor que não tem capacidade VoLTE funciona somente dados, sendo necessário a instalação de um repetidor secundário na banda do 3G presente.

  3. #263

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Sim. Funciona ok!

    Dados + VoLTE

    Os equipamentos pós repetidor que não tem capacidade VoLTE funciona somente dados, sendo necessário a instalação de um repetidor secundário na banda do 3G presente.
    Inclusive, vi um relato que ele funciona em antena de 850Mhz, não por muito tempo!

  4. #264

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Francisco, a curiosidade é q estou pensando em adquirir um kit destes, e queria ver com quem já usou, se pode me dar algumas dicas.
    Outro que gostei mas estou com medo de importar, seria este:
    https://s.click.aliexpress.com/e/6jZeK5K

  5. #265

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Por quê 850 funciona mas por pouco tempo ?

    Meu cel possui VoLTE da Tim e da Vivo
    (Conforme a customização)

  6. #266

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por JoaoBC Ver Post
    Por quê 850 funciona mas por pouco tempo ?

    Meu cel possui VoLTE da Tim e da Vivo
    (Conforme a customização)
    Na verdade não é que funciona por pouco tempo. A antena de 850Mhz pega apenas uma faixa do downlink da banda de 700Mhz. O uplink fica longe da faixa de corte da antena, por isso o sinal começa a oscilar, gerar espúrios e até mesmo sumir.

  7. #267

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Na verdade não é que funciona por pouco tempo. A antena de 850Mhz pega apenas uma faixa do downlink da banda de 700Mhz. O uplink fica longe da faixa de corte da antena, por isso o sinal começa a oscilar, gerar espúrios e até mesmo sumir.
    A primeira vez que eu comprei uma antena de celular, só comprei a antena na frequência certa por um detalhe que eu observei nas antenas instaladas na região. Eu já sabia que tinha que saber a frequência, mas eu não sabia em qual delas a Tim que fica em uma cidade a 30 Km de distância por estrada, transmitia. Cheguei na loja de antenas de outra cidade que não é a mesma onde está essa torre da Tim, e falei que queria uma antena para pegar o sinal da Tim, e o atendente perguntou qual era frequência da antena que eu queria para captar o sinal da mesma, e eu falei que não sabia, mas que todas antenas da região tinha um tubinho de plástico de cor laranja no elementos curvado, e no tubo redondo da antena tinha uma tampinha de cor laranja, também; então o vendedor me vendeu a antena da Aquário de 20dbi de 900Mhz. Um dia eu andava com um irmão, e tive a necessidade de fazer uma ligação, na zona rural que fica a 10 Km de outra cidade, onde só tinha sinal da Vivo, e meu irmão conhece algumas pessoas de lá, e a gente foi na casa de um conhecido dele para fazer a ligação, e ele pediu emprestado o celular rural dessa pessoa, e o dono do telefone falou que aquele telefone horas funcionava e horas ficava apenas em emergência, e eu olhei para antena dele e vi que tinha um canudinho de plástico de cor laranja, e falei pra ele que era devido a Vivo está na frequência de 850Mhz, mas a antena dele era de 900Mhz. Eu tenho até hoje um celular Nokia dual band 900/1800Mhz, e naquela época eu tinha um chip da Vivo inserido no aparelho, e pegava o sinal da Vivo na cidade, e eu concluí que a Vivo 2G naquela cidade era 850/1800Mhz.

  8. #268

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Pessoal, no novo firmware do amplimax, já há frequências novas.
    Inclusive o 4G em 850, que está presente em algumas cidades.

  9. #269

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Mais uma atualização, a 1.3
    - Acesso remoto
    - Salvamento e recuperação das configurações
    - Medição de tráfego de dados

  10. #270

    Padrão

    Olá pessoal!

    Eu comprei uma antena quadriband para acessar a internet da Claro. Desde o princípio eu sabia que minha região não tinha 4g desta operadora mas prossegui com a compra pois precisava urgente e uma boa 3g atende minha necessidade.

    Fiz um bom suporte e suspendi a antena a 7 metros de altura e consegui sinais como a imagem abaixo. Mesmo não entendendo nada sobre o assunto, tentei ao ler os posts anteriores achar solução para meu problema.

    Vocês com mais experiencia podem me indicar uma solução?

    Minha antena é quadriband e está localizada aproximadamente 7 km de duas torres. Consigo sinal apenas em 850mhz e 2100mhz, mas em 2100mhz nao é navegavel de maneira alguma.
    O modem que ela esta conectada é um MF253v

    Realizei alguns testes através do cmd, pingando o google.com.br -t e sempre perco 4~14% dos pacotes. Depende da hora do dia.

    Upei 2 prints do modem. Uma com as informações mais técnicas do sinal, a outra mostrando meu downlink que oscila bastante ente alguns mb/s até 0kbs. A outra foto é a antena que comprei e estou usando no momento.

    Se houver outra informação que eu possa adicionar. Desde já muito grato pelo espaço e ajuda!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Print1- internet.png
Visualizações:	106
Tamanho: 	12,4 KB
ID:      	69760Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	186,0 KB
ID:      	69761Nome:      dowlink.png
Visitas:     175
Tamanho:  1,9 KB
    Última edição por Andre01; 29-08-2019 às 16:00. Razão: adicionar informação

  11. #271
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Sempre digo que para a Claro para se obter precisa ligar na operadora( 1052) e informar o que está acontecendo. Lhe pedirão todas as informações como nome completo e talvez até o nome social, CPF, RG, filiação, CEP e até endereço conforme o caso. Terras devolutas corre o risco de não conseguir o acesso, somente ligações.

    Alguns anos atrás tive esse problema no Moto Delfi mini, fazia ligações costumava não completar ligações, internet podia esquecer mesmo em 2,5G e 3 G piorou; liguei acabando com o problema, tornou a acontecer com moto G 1 liguei e blz. Com G 5, veio a mensagem perguntando se era o novo dispositivo, confirmei e pronto.

    Já utilizei essa antena, costumo recomendar esse modelo a meus clientes mas seu ganho real é bem menor pelo fato de ser de faixa larga mas não precisa ficar fazendo um estoque de antenas na propriedade, "ecologicamente correto kkkk".
    Claro consegue identificar( acho), qual a distância que esta a origem( cliente) em relação a torre; para 3 G é 10 km, no muito 15 km, em 4 G deve ser uns 4 km por que aqui o máximo que consegui foi 6 km via terrestre e visual para 4 G; Com a Tim máximo que consegui foi 1,5 km mas em 3G até 25 km assim como a Vivo e a Oi mal chega a 1 km.
    Sinal está é ótimo, e eles aceitam até -105 dBm, mas para não ter complicações é no máximo -100 dBm.
    Falo a pessoas que com a Claro, não adianta querer dar uma de esperto tipo assim; sabe que será de uso fixo pelo IMEI e A-GPS, tirar o chip de um celular e inserir pode funcionar por uns 15 minutos, no máximo 24 horas.

  12. #272

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Sempre digo que para a Claro para se obter precisa ligar na operadora( 1052) e informar o que está acontecendo. Lhe pedirão todas as informações como nome completo e talvez até o nome social, CPF, RG, filiação, CEP e até endereço conforme o caso. Terras devolutas corre o risco de não conseguir o acesso, somente ligações.

    Alguns anos atrás tive esse problema no Moto Delfi mini, fazia ligações costumava não completar ligações, internet podia esquecer mesmo em 2,5G e 3 G piorou; liguei acabando com o problema, tornou a acontecer com moto G 1 liguei e blz. Com G 5, veio a mensagem perguntando se era o novo dispositivo, confirmei e pronto.

    Já utilizei essa antena, costumo recomendar esse modelo a meus clientes mas seu ganho real é bem menor pelo fato de ser de faixa larga mas não precisa ficar fazendo um estoque de antenas na propriedade, "ecologicamente correto kkkk".
    Claro consegue identificar( acho), qual a distância que esta a origem( cliente) em relação a torre; para 3 G é 10 km, no muito 15 km, em 4 G deve ser uns 4 km por que aqui o máximo que consegui foi 6 km via terrestre e visual para 4 G; Com a Tim máximo que consegui foi 1,5 km mas em 3G até 25 km assim como a Vivo e a Oi mal chega a 1 km.
    Sinal está é ótimo, e eles aceitam até -105 dBm, mas para não ter complicações é no máximo -100 dBm.
    Falo a pessoas que com a Claro, não adianta querer dar uma de esperto tipo assim; sabe que será de uso fixo pelo IMEI e A-GPS, tirar o chip de um celular e inserir pode funcionar por uns 15 minutos, no máximo 24 horas.

    Conforme a recomendação, fiz a ligação e de fato o sinal ficou bem melhor. A velocidade não teve alterações mas a oscilação ficou bem menos frequente. Fico até aliviado de não ter que comprar outra antena kkkk.


    Agradeço a resposta Nilton!!

  13. #273
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Andre01; Bom Dia...

    Fico feliz em ajudar; Aqui muitos, aliás exceto eu acha que isso nada tem a ver por que outras operadoras não tem isso...
    Acredito que a Claro faz como os provedores que usam PPPoE, Estático ou vinculado ao MAC, caso troquemos o roteador ou modem autenticador por melhor ou pior temos de ligar e pedir a solicitação de serviços.

    Aqui no último mês usuários da Claro tem aumentado, por que é a única que entregava acima dos 30 Mbps em 4G e atualmente em torno de 15 Mbps mas ainda sim bem melhor do que a Tim com 7 Mbps; em 3G durante o dia mal atinge 1 Mbps durante o dia, mesmo a Claro que para chamadas via voz redireciona para 3G.
    Acredito que para o país a capacidade de tráfego teria de aumentar em 10 vezes nos próximos 5 anos, conforme a região até mais do que isso; a nível mundial acredito que alguns países pode chegar a 50 vezes. Um celular, PC ou qualquer outro dispositivo consumirá muito mais dados caso a conexão esteja instável; é como se fosse um motor desregulado ou estrada esburacada.

  14. #274

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Acredito que a Claro faz como os provedores que usam PPPoE, Estático ou vinculado ao MAC, caso troquemos o roteador ou modem autenticador por melhor ou pior temos de ligar e pedir a solicitação de serviços.
    Tenho esta mesma impressão.

  15. #275
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    JoaoBC, quando eu programo o meu roteador que é tipo um switch gerenciável, se eu habilitar DHCP durante uns 10 dias vai muito bem, mesmo que eu desligue diariamente( 23:15 Hs às 5:45 Hs) ou seja o seu LOG está limpo. Desabilitando DHCP posso deixar ligado direto 24 horas, fiz isso por mais de um ano e nunca me deu problema.
    Quando minha ex tinha número da Oi, era constante reiniciar o celular por que travava o aparelho principalmente Samsung. Agora com Motorola, que atualmente pede o CPF para configuração( desde G 5) e ele se reinicia sozinho e normalmente de madrugada desde que tenha mais do que 50% de carga.

  16. #276

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Gente, já disponível atualização de firmware no site da aquário, para o celular de mesa rural CA-42S 4G

  17. #277

    Padrão

    Alguem recomenda antena de 850mhz boa. Distancia ate a torre aproximadamente de 4k sem visada.
    Atualmente tenho uma e fico com -80 porem da uma oscilada.

  18. #278

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por vfernandes0408 Ver Post
    Alguem recomenda antena de 850mhz boa. Distancia ate a torre aproximadamente de 4k sem visada.
    Atualmente tenho uma e fico com -80 porem da uma oscilada.
    CF 820 da Aquario. Em 850Mhz é a melhor que tem.

    -80dBm em baixa frequência não é ruim. Pra ligações em 2G e 3G é suficiente.

    Pra internet 3G ou 4G (algumas operadoras somente) seriam interessante aumentar esse sinal pra uns -75dBm, maior na casa dos -70dBm é mais que bom!

    Atente pra um detalhe: Em 850Mhz, em regiões montanhosas, o apontamento da antena nem sempre é na direção da torre. Na maioria dos casos é necessario girar a antena para a posição de melhor sinal, que pode ser refletido.

    Oscilações da ordem de +ou- 10dBm em cenários sem visada, com vegetação ou morros é normal.

    Não sei qual o cenário de equipamentos você tem, mas atente para o comprimento dos cabos. Procure se manter no tamanho máximo de 10mts, principalmente se o cabo for RG58 (fino). Com cabo grosso RGC213 de núcleo de cobre rígido, a perda de sinal tende a ser baixa em 10mts

  19. #279

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    CF 820 da Aquario. Em 850Mhz é a melhor que tem.

    -80dBm em baixa frequência não é ruim. Pra ligações em 2G e 3G é suficiente.

    Pra internet 3G ou 4G (algumas operadoras somente) seriam interessante aumentar esse sinal pra uns -75dBm, maior na casa dos -70dBm é mais que bom!

    Atente pra um detalhe: Em 850Mhz, em regiões montanhosas, o apontamento da antena nem sempre é na direção da torre. Na maioria dos casos é necessario girar a antena para a posição de melhor sinal, que pode ser refletido.

    Oscilações da ordem de +ou- 10dBm em cenários sem visada, com vegetação ou morros é normal.

    Não sei qual o cenário de equipamentos você tem, mas atente para o comprimento dos cabos. Procure se manter no tamanho máximo de 10mts, principalmente se o cabo for RG58 (fino). Com cabo grosso RGC213 de núcleo de cobre rígido, a perda de sinal tende a ser baixa em 10mts
    Muito obrigado pela ajuda.
    Minhan antena nao aponta na direcao da torre, tive que rodar ela para pegar o sinal refletido.
    Atualmente fica na casa dos -74 ate -79. Se nao me engano o cabo que tenho e o RG58.
    O unico que acho estranho e a oscilacao do download que varia de 10mb a 2mb.
    Estou trocando o roteador pois atualmente tenho um DWR922 e comprei um amplimax 4g

  20. #280

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por vfernandes0408 Ver Post
    Muito obrigado pela ajuda.
    Minhan antena nao aponta na direcao da torre, tive que rodar ela para pegar o sinal refletido.
    Atualmente fica na casa dos -74 ate -79. Se nao me engano o cabo que tenho e o RG58.
    O unico que acho estranho e a oscilacao do download que varia de 10mb a 2mb.
    Estou trocando o roteador pois atualmente tenho um DWR922 e comprei um amplimax 4g
    -74dBm é um sinal aceitável. Sinal menor que esse (de -80 pra baixo, tipo -90, -95, -100) são ruins para internet. Sinal bem baixo como -100dBm servem só para ligação.
    O cabo fino RG58 é bom, desde que não ultrapasse 10mts.

    Quanto ao roteador, eu sempre achei o DWR922 meio travado e o rabicho adaptador que vai atrás dele faz perder sinal na casa dos 3~5dBm.
    Não sei se você já está com o Amplimax em mãos. Ele é muito bom mas tem macetes: Primeiro ele não aceita cabo grosso RGC213. Só o fino RG58 devido ao encaixe do conector da antena externa ser apertado. Quanto ao conector TNC que vai nele, tem que ter paciência pra rosquear ele até o fundo.
    Outra dica é selecionar o modo "antena externa" pelo botão ao lado do conector e não pelo firmware. Isso porque as vezes acontece de mudar sozinho pra antena interna quando é selecionado no firmware.

    No mais é só alegria!