+ Responder ao Tópico



  1. #341

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    ja esta em uma torre de 17 Metros.

    Pergunta: Quanto de cabo tem entre a antena e o Amplimax e qual modelo de cabo está usando?

  2. #342

    Padrão

    Esse sinal de 75% foi com cabo de 1 metro do fino. Com cabo grosso de 30 metros que tenho deu 45 a 55% de sinal.
    Engraçado que esse sinal 4g ai apareceu por segundos e quando estava na antena de 850mhz e o cabo de 30 metros . Quando coloquei a antena de 700mhz e um cabo de 1 metro melhorou o sinal e não conectou nenhuma vez. De noite o sinal melhora bem, mas mesmo assim não vai.

    Coloquei mais uns prints da regiao. Na estrada que vou pra la, a 17km da torre pega o 4g no celular, no chao e mais 10 km pra frente que é o rancho não pega nem com antena de 20dbi, isso q acho estranho.

    Segundo suporte da Elsys me falaram isso:
    De acordo com o que foi mencionado anteriormente, o sinal no 4G está em 75%, sendo mais que o suficiente para comunicação com a operadora, no entanto há a probabilidade da operadora não estar distribuindo Rede.
    Um teste válido, é acessar o IP do Amplimax, ir na Opção Status do Sistema, e verificar os pontos de Endereço de IP e Mascara de Rede, se estes campos estiverem zerados, sua operadora não está distribuindo rede para seu chip.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210605-205728_Chrome.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	345,3 KB
ID:      	70419   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         REGIAO.png
Visualizações:	151
Tamanho: 	1,23 MB
ID:      	70420  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DISTANCIA TORRE A RANCHO.png
Visualizações:	138
Tamanho: 	1,01 MB
ID:      	70421   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DISTANCIA TORRE A OLARIA.png
Visualizações:	120
Tamanho: 	1,21 MB
ID:      	70422  


  3. #343

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Esse sinal de 75% foi com cabo de 1 metro do fino. Com cabo grosso de 30 metros que tenho deu 45 a 55% de sinal.
    Engraçado que esse sinal 4g ai apareceu por segundos e quando estava na antena de 850mhz e o cabo de 30 metros . Quando coloquei a antena de 700mhz e um cabo de 1 metro melhorou o sinal e não conectou nenhuma vez. De noite o sinal melhora bem, mas mesmo assim não vai.

    Coloquei mais uns prints da regiao. Na estrada que vou pra la, a 17km da torre pega o 4g no celular, no chao e mais 10 km pra frente que é o rancho não pega nem com antena de 20dbi, isso q acho estranho.

    Segundo suporte da Elsys me falaram isso:
    De acordo com o que foi mencionado anteriormente, o sinal no 4G está em 75%, sendo mais que o suficiente para comunicação com a operadora, no entanto há a probabilidade da operadora não estar distribuindo Rede.
    Um teste válido, é acessar o IP do Amplimax, ir na Opção Status do Sistema, e verificar os pontos de Endereço de IP e Mascara de Rede, se estes campos estiverem zerados, sua operadora não está distribuindo rede para seu chip.
    Pra mim essa explicação da Elsys é baboseira...

    Quanto aos cabos, quanto menor o cabo melhor o sinal. Pois há menos perda.

    Analisando sua região, há uma torre da Vivo, com base nesse mapa que você postou, na localidade denominada "Curvelândia".

    Deduzi que o local do seu Amplimax esteja na marcação "Rancho".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VV3.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	20,8 KB
ID:      	70423


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VV2.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	314,1 KB
ID:      	70424


    Esta é a situação do sinal da Vivo na sua localidade. Eu ainda deduzo que o problema é que seu equipamento não está conseguindo "devolver" o sinal de uplink para a torre da Vivo. Por isso, apesar de chegar muito sinal, afinal a frequencia de 700Mhz é muito penetrante, seu equipamento não conecta.

    Se esta é a região da sua casa:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vv4.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	140,3 KB
ID:      	70425

    Observe nas imagens anteriores que há uma região avermelhada a direita, do outro lado do rio. Essa região avermelhada é onde o sinal da Vivo reflete no relevo.

    Talvez, mas bem talvez, apontar a antena para a direção do sinal refletido faça o equipamento conectar. Afinal, apontamento de antena em 900/850/700Mhz nunca é na direção da torre. Pode coincidir com a direção da torre. Mas o apontamento é na direção de melhor sinal.

    Eu, se estivesse ai, pegaria o Amplimax, colocaria debaixo do braço e iria dar uma volta com ele lá onde tem essa mancha vermelha no mapa.
    Ligaria ele na bateria. Apontaria a antena e veria se conecta.

    Se funcionar, o problema é por estar muito baixo e realmente o Amplimax não estar conseguindo enviar sinal para a torre da Vivo.

  4. #344

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Esse sinal de 75% foi com cabo de 1 metro do fino. Com cabo grosso de 30 metros que tenho deu 45 a 55% de sinal.
    Engraçado que esse sinal 4g ai apareceu por segundos e quando estava na antena de 850mhz e o cabo de 30 metros . Quando coloquei a antena de 700mhz e um cabo de 1 metro melhorou o sinal e não conectou nenhuma vez. De noite o sinal melhora bem, mas mesmo assim não vai.

    Coloquei mais uns prints da regiao. Na estrada que vou pra la, a 17km da torre pega o 4g no celular, no chao e mais 10 km pra frente que é o rancho não pega nem com antena de 20dbi, isso q acho estranho.

    Segundo suporte da Elsys me falaram isso:
    De acordo com o que foi mencionado anteriormente, o sinal no 4G está em 75%, sendo mais que o suficiente para comunicação com a operadora, no entanto há a probabilidade da operadora não estar distribuindo Rede.
    Um teste válido, é acessar o IP do Amplimax, ir na Opção Status do Sistema, e verificar os pontos de Endereço de IP e Mascara de Rede, se estes campos estiverem zerados, sua operadora não está distribuindo rede para seu chip.
    As ondas eletromagnéticas se propagam no ar como o reflexo de um farol aceso, mas, não visível ao olho humano. A escuridão da noite funciona como um espelho para elas. Se durante o dia um dispositivo que está a longa distância conectado a uma antena externa captando uma potencia de sinal de -100dBm, durante a noite as ondas eletromagnéticas se refletem na escuridão, e que por sua vez se refletem na antena externa, potencializando o sinal captado, melhorando a potencia de sinal, e fazendo com que essa sua potencia suba para -95dBm. Além desse fator contribuir para uma melhor velocidade da internet durante a noite, outro fator que contribui também, é o fato de durante a noite as pessoas estarem em suas casas usando a internet do seu provedor, e não mais usando seus dados móveis como fazem durante o dia quando estão fora de casa, congestionando a rede.

    Você terá que ir girando lentamente essa antena yagi em ângulo de 360 graus, pois talvez esse sinal esteja se refletindo em algum ponto na direção direita ou esquerda, e também com a possibilidade de está passando direto e se refletindo em um local atrás da antena. Em alguns lugares o sinal refletido pode chegar torcido fazendo com que se encontre o melhor sinal com os elementos da antena um pouco na posição horizontal e até mesmo totalmente na posição horizontal, e não totalmente com os elementos na posição vertical como é transmitido pelo torre!

  5. #345

    Padrão

    Pessoal obrigado pelo Feedback!!! Já tenho um norte para mais testes, qualquer duvida venho atormentar vcs mais um pouco...

    DEUS ABENCOE TODOS VCS!!!!

  6. #346

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Pessoal obrigado pelo Feedback!!! Já tenho um norte para mais testes, qualquer duvida venho atormentar vcs mais um pouco...

    DEUS ABENCOE TODOS VCS!!!!
    @pinhal À vontade. Espero ansioso para mais uma aprendizagem!

  7. #347

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Pessoal obrigado pelo Feedback!!! Já tenho um norte para mais testes, qualquer duvida venho atormentar vcs mais um pouco...

    DEUS ABENCOE TODOS VCS!!!!
    Funcionando poste o resultado pra gente

  8. #348

    Padrão

    Pois é, aí a pessoa compra um repetidor de celular chinês com conectores tipo f de entrada e saída, e instala numa antena a 20 metros de altura com um cabo rg06. O repetidor fica perdendo conexão, e a pessoa fica batendo cabeça sem saber o motivo!


    https://afdatalink.com.br/telecomuni...-da-atenuacao/

  9. #349

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post
    Pois é, aí a pessoa compra um repetidor de celular chinês com conectores tipo f de entrada e saída, e instala numa antena a 20 metros de altura com um cabo rg06. O repetidor fica perdendo conexão, e a pessoa fica batendo cabeça sem saber o motivo!


    https://afdatalink.com.br/telecomuni...-da-atenuacao/
    Aí o problema nem é os conectores, cabo etc... Mesmo porque a perda do cabo RG06 é infinitamente menor que os cabos RG58 e RG213.

    O problema real é que esses equipamentos, antenas etc são 50ohms. Já o cabo RG06 é 75ohms. Tem descasamento de impedância. Que transforma tudo numa merda. Zoa a ROE. Tem reflexão de ondas que voltam pro emissor de RF... Um inferno!

    A ainda tem o problema das antenas genéricas que os chineses mandam junto com esses repetidores. Não valem o alumínio que foram montadas.

    Na verdade essa parada de repetidor é meio furada.

    Eu já trabalhei muito com isso e tem aplicação específica. Esses da Aquario homologados são muito fracos e o mais forte (que ainda é fraco) custa um rim!

    Aí vale mais a pena comprar um roteador.

  10. #350

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Eu já trabalhei muito com isso e tem aplicação específica. Esses da Aquario homologados são muito fracos e o mais forte (que ainda é fraco) custa um rim!
    Aí vale mais a pena comprar um roteador.
    @sphreak Anos atrás uma pessoa instalou em cima de uma montanha, um repetidor Aquário de 900Mhz, 70dB com potência de sinal de entrada de -55dBm. Foi instalado com antenas yagis de 20dbi tanto na recepção quanto na transmissão de sinal. Ele falou que aparelhos com distância de 25 km conseguiam captar sinal muito bem com outra antena apontada para a montanha!

  11. #351
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, se a recomendação para 3 G é 15 km e tráfego de 2 MB nem teria como conseguir 20 km em 700 MHz com 8 MB mesmo 4 MB faixa onde algumas operadoras conseguem em 3 G.
    Limite de alcance é de acordo com densidade populacional, e antes de terem suas estações homologadas as operadoras precisam enviar dados ao ministério das comunicações. Atualmente nossos celulares têm potência máxima de RF de 75 mW, 5 anos atrás era de 100 mW e a meta é reduzir ainda mais; Brasil segue o protocolo europeu onde gera uma certa "critica" pelo governo americano que tempos atrás ainda era permitido roteadores de 200 mW até mesmo 400 mW.

  12. #352

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    chicao48, se a recomendação para 3 G é 15 km e tráfego de 2 MB nem teria como conseguir 20 km em 700 MHz com 8 MB mesmo 4 MB faixa onde algumas operadoras conseguem em 3 G.
    Limite de alcance é de acordo com densidade populacional, e antes de terem suas estações homologadas as operadoras precisam enviar dados ao ministério das comunicações. Atualmente nossos celulares têm potência máxima de RF de 75 mW, 5 anos atrás era de 100 mW e a meta é reduzir ainda mais; Brasil segue o protocolo europeu onde gera uma certa "critica" pelo governo americano que tempos atrás ainda era permitido roteadores de 200 mW até mesmo 400 mW.
    @Nilton Nakao Tempos atrás alguém abriu um tópico neste fórum a respeito de uso de repetidor de celular. Entrei no mérito da questão, e por desconhecer as normas da ANATEL, escrevi naquele tópico que não acreditava que operadoras de telefonia celular usavam transmissores de 5w de potência por achar que elas usavam transmissores de no mínimo 20w. Após isso, li que a ANATEL limita a irradiação de sinal até no máximo 50dBm de potência, e que convertendo são 100w. Como o "achar" é amigo de todos os enganos, eu estava enganado. Esses 50dBm de potência irradiada terá que ser a potência do transmissor somada com o ganho da antena transmissora. Antenas painéis setoriais profissionais são fabricadas de no máximo até 17~18dbi de ganho. Se as operadoras usam antenas painéis de 17dbi nas suas torres, podemos concluir que elas usam transmissores de 2w, e que convertendo são 33dBm de potência. 33dBm+17dbi=50dBm. Em uma torre autoportante de 80m transmitindo sinal da Claro e Tim, e numa distância de 20km sem muitos obstáculos no trajeto como morros e árvores, e onde capta sinal da Tim de 1 ponto com celular lanterninha Gsm sem antena externa na frequência de 1800Mhz, não se capta sinal da Claro em 1800Mhz também, e nem tão pouco com antena. Concluo que existem operadoras que não priorizam moradores da zona rural, e utilizam transmissores de apenas 1w de potência!

  13. #353
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, desde 2018 tem uma portaria do Ministério das Comunicações "obrigando" todos os municípios a terem pelo menos rede de dados em 3 G, Oi é única( leste e nordeste mineiro com menos de 20 mil) em muitas cidades com GSM e não deixa nenhuma outra entrar, exceto nos distritos até hoje. Janeiro de 2019 já teria que começar com 4 G e nada.
    Potência irradiada de 100 W, cada painel tem 3 ou 4 rádios e nesta cidade a Claro tem uns 6 a 8, Vivo com 10, Tim com 4 e Oi com 2, sendo que Tim e Oi tem 4 antenas/bandas em cada painel, Claro e Vivo são 3 antenas e até 2 mesmo. Cada rádio tem um limite de celulares conectados, menor a frequência menos celulares conectados e menos velocidade de DW w UP.
    Claro sempre priorizou conexão segura e boa taxa de dados; Vivo com qualidade na cobertura; Tim com distância da torre; Oi nunca conseguiu decidir rsrsrs
    Muitos dos meus clientes, conhecidos estão fazendo portabilidade para Claro onde a Vivo( 60%/2019) apesar de dominar na região raramente consegue atingir 30 MB em 2,5 GHz, enquanto com a Claro já cheguei a 103 MB com 1,8 GHz; todas as operadoras no pico é 1/3, mesmo com 3 G e 2 MB tendo 4 celulares pelo menos conectados a um ZTE, Huawei, Elsys, D-Link etc chegando 700 kB.

  14. #354

    Padrão

    Boa Noite galera! Tudo na paz de DEUS???

    Sigo na cina de conseguir a internet la. Coloquei agora o amplimax em uma antena parabólica de 1.70, deu uma melhorada. No 2g conecta de boa, porem impossível navegar ou mandar msg. No 3G (umts) conecta e cai não segura, e no 4G o mesmo erro, não conecta nem na bala.
    O que percebi, quando travei nas frequências especifica, em 700 ou 850 (4g e 3G) fica so buscando e não acha nada. Quando deixo em automatico, ele vai tentando achar uma banda. No 4g dificilmente aparece conexão, agora no 3G fica tentando conectar, ai quando não consegue conecta o 2G. E o engraçado que em certo momento (segundos)ele ate achou o 3G em 2100, com um sinal bem ruim, mais achou.
    Segue os prints.
    Sobre o sinal, só tem apontado direto pra torre mesmo. Virei pra tudo que é lado e nada.
    Vou na ultima tentativa, uma parabólica de 2,20, posto aqui para atualizar vcs. Tomara que seja um final feliz!!!!!rsrsrs.

    Fiquem na paz!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210619-130153_Chrome.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	313,8 KB
ID:      	70431   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210619-191045_Chrome.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	312,1 KB
ID:      	70432  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210619-191132_Chrome.jpg
Visualizações:	111
Tamanho: 	293,4 KB
ID:      	70433   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210619-191815_Chrome.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	314,6 KB
ID:      	70434  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210619-202035_Chrome.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	313,0 KB
ID:      	70435   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210620-104002_Chrome.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	268,5 KB
ID:      	70436  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210620-104211_Chrome.jpg
Visualizações:	92
Tamanho: 	306,1 KB
ID:      	70437   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210620-151459_Chrome.jpg
Visualizações:	106
Tamanho: 	300,4 KB
ID:      	70438  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210620-152303_Chrome.jpg
Visualizações:	102
Tamanho: 	296,2 KB
ID:      	70439   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20210620-152334_Chrome.jpg
Visualizações:	112
Tamanho: 	304,0 KB
ID:      	70440  


  15. #355

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Boa Noite galera! Tudo na paz de DEUS???

    Sigo na cina de conseguir a internet la. Coloquei agora o amplimax em uma antena parabólica de 1.70, deu uma melhorada. No 2g conecta de boa, porem impossível navegar ou mandar msg. No 3G (umts) conecta e cai não segura, e no 4G o mesmo erro, não conecta nem na bala.
    O que percebi, quando travei nas frequências especifica, em 700 ou 850 (4g e 3G) fica so buscando e não acha nada. Quando deixo em automatico, ele vai tentando achar uma banda. No 4g dificilmente aparece conexão, agora no 3G fica tentando conectar, ai quando não consegue conecta o 2G. E o engraçado que em certo momento (segundos)ele ate achou o 3G em 2100, com um sinal bem ruim, mais achou.
    Segue os prints.
    Sobre o sinal, só tem apontado direto pra torre mesmo. Virei pra tudo que é lado e nada.
    Vou na ultima tentativa, uma parabólica de 2,20, posto aqui para atualizar vcs. Tomara que seja um final feliz!!!!!rsrsrs.

    Fiquem na paz!!!
    Amigo... Como já citei antes, existe o problema de sinal de retorno. O uplink. É o sinal que é enviado do seu equipamento em direção a torre.

    Se ele não chegar lá, ou chegar com intensidade abaixo do nível mínimo, não conecta mesmo.

    Vai por mim.

    Você pode colocar a antena do tamanho observatório de Arecibo aí... Não vai conectar. Não é questão de tamanho.

    Observe os locais de irradiação de sinal no mapa da minha postagem. Sua solução é mudar de local os equipamentos.

    Eu pegaria o Amplimax e levaria do outro lado do rio da imagem de satelite. Na outra margem. Pra testar o sinal. Acho que as chances lá são consideráveis.

    Existem inúmeras soluções pra repetir esse sinal de internet: Solar, repetição em 5.8Ghz pra você colocar esses equipamentos em um lugar de melhor sinal.

    No mais é tacar fogo em $$$
    Última edição por sphreak; 29-06-2021 às 00:33.

  16. #356
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    pinhal, eu nem cogito em utilizar antenas parabólicas banda C ou KU, seus refletores( prato ou disco ) são calculados para uma banda de 4,2 / 4,7 GHz ou 10 GHz, podendo ter algum resultado em seu submúltiplo ou até terceiro múltiplo; um radio-amador das antigas conhece isso.
    Embora com ganho efetivo menor, procuro utilizar antenas de 700 MHz a 2,5 GHz por que desde GSM a Claro( pelo menos aqui) troca ou alterna as bandas em Tx e Rx, pode estar transmitindo em 2100 mas recebendo em 850 ou ao contrário; Tim fez isso tão logo ligou o 4 G, tem acontecido o mesmo com a Vivo. Com 5 G e bandas de 3,5 GHz e 20 GHz ou 30 GHz, e ANATEL já estuda para 50 GHz com 6 G a partir de 2025.

  17. #357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Citação Postado originalmente por pinhal Ver Post
    Boa Noite galera! Tudo na paz de DEUS???

    Sigo na cina de conseguir a internet la. Coloquei agora o amplimax em uma antena parabólica de 1.70, deu uma melhorada. No 2g conecta de boa, porem impossível navegar ou mandar msg. No 3G (umts) conecta e cai não segura, e no 4G o mesmo erro, não conecta nem na bala.
    O que percebi, quando travei nas frequências especifica, em 700 ou 850 (4g e 3G) fica so buscando e não acha nada. Quando deixo em automatico, ele vai tentando achar uma banda. No 4g dificilmente aparece conexão, agora no 3G fica tentando conectar, ai quando não consegue conecta o 2G. E o engraçado que em certo momento (segundos)ele ate achou o 3G em 2100, com um sinal bem ruim, mais achou.
    Segue os prints.
    Sobre o sinal, só tem apontado direto pra torre mesmo. Virei pra tudo que é lado e nada.
    Vou na ultima tentativa, uma parabólica de 2,20, posto aqui para atualizar vcs. Tomara que seja um final feliz!!!!!rsrsrs.

    Fiquem na paz!!!
    @pinhal Isso é sinal de zona de "sombra" ou refletido. O aparelho não consegue retorno pra torre. Conheço um local assim também, onde a 20 km da torre pega sinal refletido e não consegue funcionar nem mesmo telefone rural apenas para voz em 900Mhz. Só funciona melhor a partir do cair do noite até umas 10 horas da manhã, e esse ciclo se repete todos os dias. Todas as pessoas desistiram. A sorte que botaram um sinal de internet via rádio, e todos os moradores largaram de mão telefonia rural. Ano passado a Claro ativou o sinal dela numa torre a 10 km. Essa torre estava com 6 anos montada.

    A solução para o seu problema será fazer um ponto a ponto com rádios Cpe's, pois não estou vendo outra solução!

  18. #358

    Padrão

    @Nilton Nakao O Aquário Analyzer indica as frequências 4G da Tim no meu smartphone: 700, +1800 e 2600Mhz.
    O aplicativo Network cell infor lite e o código *#0011# da Samsung indicam hora sim, hora não, uma alternância entre as frequências de +1800 e 2600Mhz, mas nunca indicam a conexão na frequência de 700Mhz. Muito estranho isso!

  19. #359
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    chicao48, no início era só a Claro alternando 900, 1800 já em GSM. agora todas exceto a Oi pelo menos aqui já noto essa alternância de bandas de frequência. Ao usuário vai consumir menos banda e limite de franquia, por ora clientes da Claro consomem bem menos e em relação a Vivo é quase metade com mesmo limite. Eu não gasto 500 MB num mês dos 40 GB com a Claro, enquanto com a Vivo é pelo menos 80 MB num dia.

  20. #360

    Padrão Re: Sinal de 3G e 4G usando antena Celular Rural, muito ruido eu acho.

    Amigos, eu instalei o aplicativo NetMonster no meu smartphone, e esse aplicativo além de mostrar a banda de frequência em que a operadora tá transmitindo, ele oferece também na sua ferramenta, a opção de configurar o aparelho para trabalhar em apenas uma banda de frequência. Como postei no comentário acima, que o meu smartphone fica alternando entre +1800 e 2600Mhz, e não entra na frequência de 700Mhz, eu configurei o aparelho através aplicativo para apenas 700Mhz, fica conectado em apenas 700Mhz, mas a potência de sinal fica oscilando entre -118~-120dBm, por isso, o aparelho só dá prioridade para as frequências de +1800 e 2600Mhz, em apenas 1 km de distância da torre com visada!