+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Airgrid x formigas

    Boa noite, fui hoje em um cliente que tinha aberto já dois chamados em uma semana e então resolvi revisar a antena e quando desci ela tinha um ninho de formiga na ponteira, estava acessando ela normalmente mas ao desmontá-la parou, agora nem liga, e o led da fonte fica piscando. Os componentes estão aparentemente normais, alguém tem alguma dica de como fazê-la voltar?

  2. #2

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Amigo... isso é uma praga! Já tive problemas assim em algumas estações repetidoras em meio a pastos. E as danadas adoram essas instalações, justamente porque é uma fonte de calor para elas.

    O problema das formigas é o ácido fórmico (ácido metanóico) que formigas utilizam para acidificar os ninhos e proteger as colônias contra bactérias. Aí vem o problema... Esse ácido é altamente reativo, se infiltrando e causando corrosão principalmente em ligas de estanho, cromo e níquel (percebeu o desespero?).
    Esse ácido costuma infiltrar-se pelas soldas dos CI's ou mesmo dentro de sua estrutura, corroendo e catalizando a oxidação de alguns componentes.

    Eu particularmente jogo fora uma placa contaminada assim... ou removo algum componente que me possa ser útil... O que pode ser feito é tentar remover a oxidação dos componentes com solução desoxidante (como é feito com placas de celular que cai na água) e verificar se não houve trilhas ou soldas corroídas.
    O que acontece quando o circuito impresso e os componentes não estão muito detonados é a oxidação se expandir e acaber por fazer contato em tudo quando é ponto na placa... por isso uma limpeza pode acabar salvando o equipamento.

    Abraço!

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Quem trabalha no conserto de eletrônicos como eu sabe bem o que é isso.
    Pode-se limpar, lavar bem, secar com soprador térmico, secador comum mesmo, maçaricos de acampamento ou em pequenas estufas(prefiro), cuidado para não passar de uns 60°C; depois deixando esfriar naturalmente e testo. Pode ganhar um tempo até comprar outro, mas é bom avisar o cliente se o equipamento for dele; funcionando eu aconselho a passar querosene, isso evita que volte a fazer o ninho novamente.

  4. #4

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Por isso vedo tudo com silicone. Isso é uma praga pra detonar os equipamentos, principalmente switches.

  5. #5

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    O negocio eh tampar silicone e tem umas que são minúsculas.

  6. #6

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Amigo, quando a fonte fica piscandi é porque existe um curto na placa da airgrid. O sistema de proteção da fonte detecta o curto e corta a alimentação até o capacitor descarregar e desenergizar o ci para tentar novamente. Para resolver isso, lave a placa da airgrid com sabão e uma escova de dente até eliminar todo resíduo das formigas, deixe secar e faca o teste.

  7. #7

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, quando a fonte fica piscandi é porque existe um curto na placa da airgrid. O sistema de proteção da fonte detecta o curto e corta a alimentação até o capacitor descarregar e desenergizar o ci para tentar novamente. Para resolver isso, lave a placa da airgrid com sabão e uma escova de dente até eliminar todo resíduo das formigas, deixe secar e faca o teste.
    Por favor não cometam esse erro! Colocar na água solubiliza o ácido fórmico podendo piorar a infiltração nos componentes. Utilizem solução desoxidante para celulares ou alcool isopropilico.
    O ácido formico deixado pelas formigas não está exatamente liquido... ele está em algumas porções cerosas incrustadas... e essas cerosidades são higrofobicas, tornando assim o uso da água mais maléfico do que benéfico.

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  8. #8

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Amigo, me desculpe mas nao faz sentido algum. Uma coisa é molhar a placa e outra é lavar com sabão. Nao existe a possibilidade de ser malefico dado que precisa lavar com escova de dente justamente para tirar qualquer resíduo. Se a preocupação com acido fórmico ainda continuar, após lavar a placa, dê um banho nela com agua + bicabornato.

  9. #9

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Lavar com água e detergente neutro retira até resto de líquido eletrolítico que vazou e solidificou, desde que lave esfregando bem, e seque completamente antes de ligar de novo, não vejo porque ter problemas.

    Spray limpa-contas e espumas de limpeza, ou álcool isopropílico em spray, não retirar material eletrolítico que solidificou depois de seco, precisaria esfregar, e pra esfregar precisa muito líquido. Eu acho que é um custo que não compensa, água é virtualmente grátis então pode gastar 10l esfregando por um minuto, mas os líquidos teoricamente mais voláteis (que evaporam rápido e não deixam restos) são muito caros e nem dá pra gastar 50ml por aparelho.


    Único lugar que poderia ficar resto de água é debaixo de chipset, mas lá também pode ficar resto de álcool isopropílico e similares (Produtos pra esse tipo de limpeza quase sempre tem álcool isopropílico no meio). É só secar direito, até indico secador de cabelo ao invés de pistolas de ar quente porque secador de cabelo em temperatura que não queime as mãos de quem segura a placa não tem potencial pra danificar nada. Já pistola de ar quente... consegue derreter chapa fina de alumínio, então se usar mal vai ressecar metade da cerâmica dos encapsulamentos.

    É o caso das pilhas de placas-mãe até a era 486, não era 1 célula 3V de lithium, eram 3 células de zinco-manganes ou algo assim, de 1,2V cada (Basicamente iguais pilhas AA ou AAA), formando um conjunto 3,6V que obviamente vazava as vezes. A discussão pelo uso de spray's caríssimos eu ouço desde essa época, uns malucos até diziam usar thinner (E em TV's mais antigas usávamos mesmo, onde não tinha baixa tensão podia usar a vontade, limpa bem melhor e a capacitância parasita que ele deixa não incomoda em circuitos de potência mais alta), mas o fato é que caso ainda não tivesse queimado nenhum mosfet, transistor ou diodo na vizinhança, podia lavar com água e detergente neutro, e MUITA água, era só secar direito antes de usar.

    (Secar direito pra mim é uns 5 minutos com secador de cabelos pra uma placa desse tamanho, jogando ar com o bico pelo canto do chipset pra forçar a água a sair de baixo dele, e depois esperar esfriar naturalmente (Sem ventilador nem nada) mais uns 10 minutos. Pra fazer solda BGA sempre coloco em estufa pra tirar a umidade, mas a solda é bem diferente do uso comum, pra uso comum pode ter umidade do ar de 90% (E essa umidade existe pelo menos uns 100 dias no ano nuns cantos do Brasil), então um pouco de umidade na cerâmica dos encapsulamentos dos CI's não é problema, se passar um spray pra expulsar a umidade eles não exatamente funcionam assim, o álcool isopropílico desses spray's de fato evapora rápido, mas a umidade que estava presente antes continuará lá depois, nos higrômetros é legal medir isso, você passa o spray, a umidade sobe, e em segundos ela cai, volta pro valor anterior, sem expulsar nada de umidade na prática, só empurra pro lado)

  10. #10

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Um dica Suporte Simples temos esse problema aqui tambem coloca dentro no encaixe da antena uma pedrinha de Naftalina compra em qualquer mercado, nunca mais dentro dos paineis de repetidor a mesma coisa nem maribondo fica ali .


  11. #11

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Mas a naftalina não evapora?

  12. #12

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Mas a naftalina não evapora?
    Naftalina sublima com o tempo... se tiver uma vedação boa na caixa ela demora algumas semanas para desaparecer

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Airgrid x formigas

    sim mais uso isso a mais de 3 anos tem antena que os técnico tem que colocar de novo por que jah acabou nunca tive problema por esse motivo acho eu hehehe