Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Aqui empresa como a oi, que deveria usar uma ancoragem nos postes, chega a usar três. O limite de 5 ancoragens já foi ultrapassado a tempo. Hoje vejo poste com oito, nove até doze ancoragens em um único poste. Projeto existe mas tem muita gente fazendo o que quer.uma hora isso acaba. Voltando ao foco do topico, procuro fazer meus projetos em fibra, mas também faço uso de rádio e isso vai durar muito tempo, apesar da interferência.

  2. #22

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Até hoje em grandes metrópoles como New York tem isp's trabalhando com ubnt.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

    Verdade, o mercado WISP nos EUA é bem forte até, mas é como falei, vejo lá que esses provedores também cobrem áreas rurais e regiões periféricas para sobreviver...

    Minha preocupação hoje em dia é como entregarei banda pro assinante, afinal é isso que eles querem, mais banda e mais upload! Upload é crítico em wireless. Difícil entregar simetria de banda em wireless. Hoje tenho um problema grande quando acabo de instalar um cliente, de 3 mega digamos, com 400K de u pload. O cliente liga horas depois da instalação dizendo que a net tá super lenta, que tá tentando assistir vídeo e não consegue, fica travando. Na verificação vejo que o upload do cliente tá topado em 400K e vai assim horas a fio! Num caso ultimo, ficou quase que 24 horas o upload do cliente topado no maximo! Dando um torch na conexão do cliente vi q o IP era da Apple, do serviço Icloud. Falei com o cliente pra desativar o sistema de backup do celular dele ou tablet que provavelmente estava enviando todas fotos e videos do celular pros servidores da Apple. O cliente chiou, dizendo que se a conexão tem 3 mega, tinha que aguentar... mas acabou q ele falou q ia testar se melhorava no dia seguinte... mas volta e meia vejo a conexão dele topando 400K por muito tempo. Por sorte ele não reclamou mais. O que quero falar com isso é que hoje mais que nunca o upload tá sendo cada vez mais usado, os celulares e tablets vem com serviços de nuvem ativado por padrão, backup de whatsapp o usuário ativa sem saber pra que serve, fica enviando tudo quanto é porcaria pra nuvem como backup... Cada vez mais pessoas querem enviar vídeos pro Youtube...

    Hoje em Wireless o que to vendo pra conseguir um upload melhor pro usuário é o sistema de Beamforming no Upload, da Cambium. Mas é caro, um setor completo EPMP 2000 ta 5000,00! To pensando em montar dois setores desses no futuro...

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Hoje entregar Internet e o que fazemos todos seja no nacional intelbras seja ubnt, mikrotik, seja wi2be SIAE ou outro em frequência licenciada. O que você faz para seu cliente que o concorrente não faz?
    Não estou falando de melhor prática pra entregar Internet.
    TV e telefone já sabemos que não deu certo.
    Cuida da rede interna?
    Oferece Hotspot?
    Atende plantão?

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
    O que diferencio hoje pro meu cliente em comparação com outros é o suporte praticamente imediato! Resolvo qualquer problema interno pro cliente e não cobro, se for na parte de Internet. Se for problema em um PC, notebook, celular, cobro metade do que cobram aqui e muitos gostam. Tenho um concorrente que final de semana o suporte não funciona de jeito nenhum e tem cliente deles que vieram pra mim reclamando disso, que quando precisam no final de semana, somem..

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Pela sua lógica, do que adianta o cara ter rede 5GHz e vender no máximo 3Mbps (situação da maioria)? Isso ele pode entregar em 2.4GHz mesmo... ou será que não? E por que não? Será que não é o mesmo motivo para a migração para redes em cabo?

    A grande sacada de investir em redes por cabo é: a gente precisa ofertar planos maiores aqui agora, então temos que trocar por outra tecnologia na rede de acesso. No entanto, porque não aproveitar essa transição para aderir logo a algo que é à prova do futuro, que vai suprir a demanda por bons longos anos?

    Por que eu investiria em Cambium ePMP ou qualquer outra coisa wireless em frequência restrita sabendo que logo vai chegar no limite dela também e que o espectro eletromagnético já está totalmente poluído e só tende a piorar? Do que adianta trocar os equipamentos e continuar dependente de um espectro imprevisível e mal utilizado por incompetentes?

    Reinvestimentos e migrações frequentes são perda de dinheiro. Isso sem falar que um CPE da linha ePMP custa quase R$600. Dá para fazer quase 2 instalações FTTH com esse custo ou umas 3 por cabo de par trançado (rede híbrida). Dependendo da forma como você lida com o custo da instalação do cliente (se é repassado ou subsidiado pela empresa), esse é um fator decisivo.

    No meu ver, wireless vai sobrar para a única demanda que somente ele atende: mobilidade. Hotspots públicos, LTE para quem comprar frequência e tiver milhões para investir, etc. O acesso fixo à Internet será por meios confinados (cabos), essa é a minha aposta.

    ...

    E me veio agora à cabeça que há dois pontos de vista:
    1. provedor quer se manter: pode sobreviver com wireless atendendo demandas periféricas
    2. provedor quer crescer e subir o patamar, chegar mais perto das operadoras: vai ter que aderir a redes por cabos.

    Cabe a cada um ver o que almeja para sua empresa. Eu acho que tenho um raciocínio bem empreendedor, e por isso tendo ao ponto de vista 2.

    Hoje, mesmo com melhor que se tem, EPMP2000 no PTMP, beamforming e tudo mais, ainda temos a avenida onde trafega os dados. O radio pode filtrar tudo que está nos canais adjacentes, pode focar melhor em cada cliente (beamforming), mas ainda tem a "avenida", nada se pode fazer quando a avenida ta congestionada, com dados trafegando! Hoje vc tem um setor a mil maravilhas, passando 100mega num EPMP1000/2000, amanhão vem um e ativa um AP na mesma "avenida" ou "seu" canal e mela tudo. Eu vejo isso como um dos maiores problemas do Wireless não licenciado, não tem como garantir banda indefinidamente, no mesmo momento q vc tem banda no setor, no outro essa banda cai pela metade do nada! Num meio confinado, cabo, a avenida do usuário é dedicada pra cada ponto final...


    Citação Postado originalmente por ultranet Ver Post
    aqui em minha região praticamente todos os meus concorrentes usam fibra apenas dois provedores não usam eu e outro colega porem para poder liberar mais banda para os clientes troquei todos os radios de minha rede para tecnologia AC como ja uso mikrotik 9 anos ficou facil migrar e quando tenho em determinado bairro um consumo maior faço um ptp individual para o bairro de coloco no cabo lan para o determinado bairro pois com switch giga vc consegue passar uma banda legal tambem embora não seja a mesma banda que suporta uma fibra mais da para vc dar uma respirada ate conseguir trocar de tecnologia.
    Mas e a licença dos postes? Eu jamais investiria numa rede cabeada sem ter licença nos postes, pra depois vir a CIA elétrica e cortar tudo... EDITADO: Outra coisa, AC não faz diferença, só se vc tiver clientes tudo com -55dbm ou mais de sinal! Se não modular alto em todos clientes, não adianta.

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Quando os espaços nos postes acabarem é que vai começar a parte boa.
    Os provedores vão ter que aprender a compartilhar infraestrutura (não de graça, claro, aluguel ou swap).
    Talvez até operadoras vão querer locar infraestrutura óptica de provedores quando elas forem expandir para alguma cidade ou bairro e não houver mais espaço nos postes.

    Eu vejo um grande mercado de redes de acesso neutras surgindo no futuro. Na verdade já até começou a surgir no Brasil, como é o caso da Reabra. E em outros países redes neutras estão se tornando bem comum e em alguns casos são construídas até mesmo pelo governo (o que é ruim, empresas estatais não deveriam existir e o Estado não deve interferir no mercado), como é o caso da NBN: http://www.nbnco.com.au/



    Uma coisa é 3G ou 4G vs. WiFi. Isso é operadoras vs. provedores, e as grandes sempre tiveram desvantagem em relação a qualidade, franquia, atendimento, etc. É o que possibilita o crescimento dos provedores hoje.

    Já cabo/fibra vs. WiFi é operadoras vs. provedores, mas também é provedores vs. provedores. A disputa é bem maior, o público alvo é o mesmo, os diferenciais são os mesmos em relação aos dominantes do mercado, mas uma das tecnologias é bem superior à outra.

    É como eu disse, há provedores que querem apenas se manter e há provedores que querem crescer. Em grandes centros, onde há operadoras para todo lado, só há espaço para provedores se manterem de demandas periféricas, por isso wireless ainda atende. Quem quer dominar o mercado de acesso fixo em uma região com boa vantagem na competição e futuro quase garantido, tem que partir para meios confinados, no meu ver.

    Em relação à comparação de cabo/fibra e Cambium ePMP: Cambium ePMP está limitado a uns 20Mbps, latência mínima é de uns 15ms (fibra/híbrida é menos que 1ms) até o ponto de acesso, o rádio CPE custa quase 2 instalações FTTH, uma hora pode funcionar perfeitamente mas de repente surgir interferência no canal e deteriorar tudo (meio de transmissão - espectro eletromagnético em frequência restrita - imprevisível, não confiável), etc. Frequências licenciadas resolvem grande parte dos problemas mas não só por elas mesmas, mas também porque os equipamentos geralmente são de outro nível e consequentemente bem mais caros (fiquei com pena de quem comprou frequência no leilão da Anatel e vai ter que gastar cerca de R$1 milhão para montar um ponto de acesso).

    Seria muito bom se a Anatel leiloasse 3.5GHz nos moldes do último leilão, por regiões. Nada de liberar como frequência restrita. É a única frequência além das atuais que tem equipamentos de acesso que podem se tornar acessíveis (até UBNT trabalha com 3.5GHz).



    Você deu a entender que simplesmente faz esse PTP e sai puxando cabo nos postes sem antes providenciar autorização nem nada. Ou seja, ilegalmente. Sem quere ofender, mas relatos de quem trabalha dessa forma não podem ser muito valorizados em uma discussão desse tipo, uma vez que não enfrenta todas as reais dificuldades de um provedor trabalhando com uma tecnologia ou outra.

    Como falei acima, o maior de todos problemas no Wireless é a "avenida" compartilhada. Sem espectro e garantia de canal disponível pra trabalhar, pode se ter a melhor tecnologia que existe, que a avenida ainda estará lá, mas congestionada! É como ter uma Ferrari querendo andar num engarrafamento.

  3. #23
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    aqui tenho licença meu amigo para compartilhamento de poste não postei que tinha licença por que não achei necessario postar isso pois minha intenção era justamente contribuir para o forum e não questionar o que o amigo tem ou deixa de ter!

  4. #24

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Nao leve a mal, amigo....

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App

  5. #25
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato


  6. #26

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Citação Postado originalmente por ultranet Ver Post
    aqui tenho licença meu amigo para compartilhamento de poste não postei que tinha licença por que não achei necessario postar isso pois minha intenção era justamente contribuir para o forum e não questionar o que o amigo tem ou deixa de ter!
    Deixei claro que foi o que me pareceu, o que deu a entender no meu ver.
    E derivado desse entendimento (que pelo que você diz, foi errôneo), eu disse que o relato de um clandestino não tem muita valia para esse tipo de discussão. Se você não é clandestino, nem falei de você, ué.

    Tendo esclarecido sua legalidade, agora seu relato ficou bem válido para mim. Diante disso, gostaria de perguntar: como tem sido o avanço desses seus concorrentes com fibra óptica no mercado aí? Eles têm disputado o mesmo público alvo que você, com o acesso via rádio, ou seria uma concorrência maior com operadoras e clientes mais exigentes? Ficou mais difícil para você concorrer (perdeu mercado?) ou a tecnologia usada não tem influenciado muito?

    Agradeceria se pudesse relatar essas questões, que no meu ver são a raiz de toda essa preocupação do pessoal com a migração para redes confinadas.

  7. #27
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    sim o publico alvo é o mesmo porem os concorrentes não tem velocidade na entrada ou seja não tem link suficiente no meu caso tenho 1 par de enlace licenciado SIAE com limite de 2 giga full

  8. #28
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    pois eles penam pois compram de terceiros eu compro direto da operadora porem creio que ate final do ano estou interligando no PTT em uma cidade vizinha

  9. #29

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Calma pessoal... vcs já fugiRAM do tema...kkkkk

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  10. #30

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Citação Postado originalmente por VAGNER Ver Post
    Calma pessoal... vcs já fugiRAM do tema...kkkkk

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Ainda está no tema.

    O relato do @ultranet ajuda a verificar como tem sido a concorrência com o pessoal investindo em fibra óptica. E pelo que ele diz, na região dele não há aquele fascínio por fibra óptica a ponto de o pessoal ignorar a falta de link por causa da tecnologia de acesso superior.

    Esse é um cenário possível e mostra que rede óptica sozinha não faz milagre pelo markenting.

    Agora gostaria de saber também de quem está concorrendo com operadoras e outros provedores no mesmo nível de profissionalismo (com link suficiente, atendimento satisfatório, etc.), mas com tecnologias diferentes na rede de acesso. Na teoria técnica sabe-se que uma rede em cabos é superior, mas será que na prática isso tem resultado em vantagens competitivas reais para os provedores?

  11. #31

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Ainda está no tema.

    O relato do @ultranet ajuda a verificar como tem sido a concorrência com o pessoal investindo em fibra óptica. E pelo que ele diz, na região dele não há aquele fascínio por fibra óptica a ponto de o pessoal ignorar a falta de link por causa da tecnologia de acesso superior.

    Esse é um cenário possível e mostra que rede óptica sozinha não faz milagre pelo markenting.

    Agora gostaria de saber também de quem está concorrendo com operadoras e outros provedores no mesmo nível de profissionalismo (com link suficiente, atendimento satisfatório, etc.), mas com tecnologias diferentes na rede de acesso. Na teoria técnica sabe-se que uma rede em cabos é superior, mas será que na prática isso tem resultado em vantagens competitivas reais para os provedores?
    Aqui eu concorro diretamente com todas as grandes operadoras e uma grande operadora local(triple player) que é ligada a políticos da região, 3 e 4g e alguns provedores maiores que o meu em infra e atendimento. Mas como vc percebeu eu não tenho esse fascínio por fibra. 1° que é difícil concorrer com eles, vejamos bem, nos pequenos sempre vamos ser clientes das grandes, então quem manda no mercado? 2° você vai lá monta a rede em fibra, adere uns 2000 clientes e pah, chega a net ou vivo e se interessa pelo local e manda um marketing do capeta, vende 50M a 30 reais no combo e lá se vai teu investimento(que sabemos que fibra e médio/longo prazo). 3° pq não vale a pena vender internet na fibra pra região de classe baixa(roubo de cabo, inadiplênciaencia alta e etc), volto ao item 2° se existe uma demanda satisfatória pode crer que vai chegar a grande e que eles é quem mandam no mercado.
    Mas.... Eu de forma alguma condeno, afinal rede em fibra é top, mas manter sem ter um ticket alto não vai muito longe. Vejo um monte de gente oferecendo curso de fibra, um monte de consultores, vendedores e uma mídia em cima da fibra, que parece que é ou fibra ou fibra. Tem um colega provedor da cidade vendo o Post, ele fez isso, usou o BNDES, vendeu um carro, contratou outra operadora, aumentou a capacidade e acabou que não está vendo o retorno que ele projetou. Talvez isso mude, mas por agora quem se deu bem foi o fornecedor dele. E vale lembrar que por aqui é tudo comodato, afinal se quer concorrer no mercado, ou fornece os equipamentos ou nao vende nada.
    Eu sem dúvida se tivesse muita bala, iria de fibra, mas ainda iria esperar alguns anos e ver como o mercado reage. Pra banda que entrego a usuários finais e empresas, esta dando conta no radio, em breve talvez não mais na tecnologia de hoje, mas quem sabe a tecnologia de amanhã!!!

    Talvez ele se pronuncie aqui no Post.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  12. #32
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    ja esta sendo posto em pratica um projeto em uma cidade vizinha para um amigo meu ele tem praticamente o mesmo cenário que eu, cabeamento lan em toda cidade para ele não ter que trocar tudo de uma vez eu fiz o seguinte ele pois uma fibra em cada bairro com isso ele tirou alguns ptp wireless , porem permaneceu o ptp wireless de algumas empresas pois ai fiz uma redundância no wireless junto com o cabeamento lan nos bairros em que chega fibra com isso se por ventura acontecer algum acidente com o cabeamento o wireless segura até a solução do problema.

  13. #33

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Já o cabeamento com lan eu já não acho confiável. Cheguei a usar a solução com 30 switches em um Residencial, com projeto, aterramento e tudo que tem direito. Mas tive muitos travamentos em sw, era um inferno. Acabei montando uma torre pequena e colocando tudo no radio.

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  14. #34

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Acho que essa empolgação do momento de todo mundo usar fibra está sendo excelente pra quem está atendendo no rádio. Isso significa que quanto mais provedores migrarem a fibra, menos interferências e poluição de sinal pra quem usa rádio. Com isso a qualidade no atendimento tende a melhorar.

  15. #35

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Na minha cidade tem 2 concorrentes misto (cabo/fibra/wireless) acabou de entrar outro no puro cabo Lan, são os piores que já vi. Eu atendo só no wireless e não pretendo usar rede cabeada de qualquer espécie. O quê pretendo é microsetorizar os bairros e trabalhar com sinal bom em cliente e investir em Ptmp mais parrudo como citados acima (Cambium), não posso trocar as cpes dos clientes todos pois não compensa, mas não é possivel que uma cpe com sinal bom não consiga passar 10Mbps, se o AP aguentar é o que manda. Outra coisa que estou reparando em clientes que estão chegando agora é o pécimo atendimento dos concorrentes e internet "caindo" a noite e finais de semana. Aqui na minha empresa a internet funciona sem interrupções, quando troco algum equipamento que tenho que parar algum setor ou ate mesmo o serviço por completo, disparo um torpedo sms para todos os clientes, isso que faz a diferença, o cliente quer atenção!!!!!! a net rodando facebook, youtube e netflix tá filé para eles. abraço a todos e se disse alguma coisa errada me corrijam, valeu.

  16. #36

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Tecnologia hoje em dia é a corrida do ouro ou da borracha de séculos atrás, mas em ciclos muito menores. Relutar em ir para fibra é parar no tempo. Claro que irá depender da região, mas não de poder aquisitivo e sim de densidade. Mas cabe lembrar que uma coisa não precisa matar a outra. Qualquer ISP que já tenha infra wireless pode deslocar essa infra para mais adiante, ampliando o raio de cobertura. O que sustenta um ISP é o número de usuários e há dois aspectos quanto a eles: manutenção e ampliação. Sem olhar para essas duas preocupações é ficar para trás na "corrida do ouro".

  17. #37

    Padrão

    Estamos passando por um processo de evolução, creio que se houver sistemas a Rádio que entregue valores próximos da fibra, com certeza os provedores irão continuar com esse sistema, hoje o cliente final está mais exigente, consumindo mais banda, de todas as formas possíveis, o mesmo quer uma internet de qualidade e quer pagar o mínimo possível, isso sempre vai existir!!!

  18. #38

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Pro radio entregar o mesmo que a fibra só se tiver espectro dedicado e um radio pra cada cliente. Na fibra além de termos uma porta fisica pra cada cliente, o backbone e o drop até o cliente tem capacidade de x giga por segundo e ainda por cima é Full Duplex. No radios temos tdo contra, espectro poluido, compartilhado, um radio pra atender varios clientes 1 de cada vez, limitação de banda, em ponto multiponto dificilmente temos 100 mega passando num setor e o sistema é half duplex, ou entrega download ou entrega upload, hj é dificil vender banda simétrica ou muita banda de upload no radio, pela natureza half duplex da coisa e um processador cuidando de vários clientes ao mesmo tempo fazendo down e up separados no tempo.

    Enviado via LG-H818 usando UnderLinux App
    Última edição por raumaster; 19-09-2016 às 23:25.

  19. #39

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    O que vai matar o provedor via rádio são os próprios provedores. Não fazem ocupação consciente do espectro e vão ligando rádios e fazendo enlaces igual instalar antena de TV.

    Hoje vi um anexo de outro tópico que me fez coçar a cabeça...
    https://under-linux.org/showthread.php?t=185457&page=2

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20160919-122405.png
Visualizações:	232
Tamanho: 	105,6 KB
ID:      	65058

    Sei que a qualidade não é boa, mas se forçar um pouco a visão dá pra ver um monte de transmissões em um mesmo canal, utilização de frequência criminosa e tem provedor que faz tudo em um canal só... ou seja, está se auto-poluindo...

    Agora me digam que quem vai detonar o wifi não são os próprios que o utilizam.

  20. #40

    Padrão Re: Fibra matará provedor Wireless?? Deixe aqui seu relato

    Infelizmente o sistema Wireless permite muito zé mané trabalhar de qualquer jeito, porque "funciona". Na fibra a coisa tem que ser feita direito, não tem como qualquer zé ruela mexer com ela, fundi-la... Se fizer errado não funciona e se fizer errado, não vai prejudicar os outros, só ele mesmo.