Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Se centralizar fosse uma boa opção as operadores iriam centralizar tudo ... ou talvez por região metropolitana.

São diversos pontos a serem considerados, overhead sem dúvidas é um dos mais importantes, redundância e alta disponibilidade tbm!

Pegue os materiais da Cisco e verá o desenho de rede indicado.

Uma rede bem estruturada deverá ter roteadores apenas para backbone e outros roteadores para autenticar clientes.

Resumindo, no pop do provedor deve ter sempre 2 roteadores ( normalmente rb/ccr).
    1 backbone (pe)
    1 autenticador (ce)

Sent from my iPhone using UnderLinux

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Se centralizar fosse uma boa opção as operadores iriam centralizar tudo ... ou talvez por região metropolitana.

São diversos pontos a serem considerados, overhead sem dúvidas é um dos mais importantes, redundância e alta disponibilidade tbm!

Pegue os materiais da Cisco e verá o desenho de rede indicado.

Uma rede bem estruturada deverá ter roteadores apenas para backbone e outros roteadores para autenticar clientes.

Resumindo, no pop do provedor deve ter sempre 2 roteadores ( normalmente rb/ccr).
    1 backbone (pe)
    1 autenticador (ce)

Sent from my iPhone using UnderLinux
    Ijr, boa noite.

Desculpa a minha ignorância, mas você pode me dizer o que significa as siglas: pe/ce.

Valeu pela atenção.

4. e pq as operadoras não tem um concentrador em cada poste então?

5. Citação Postado originalmente por edutomasi Ver Post
    Ijr, boa noite.

Desculpa a minha ignorância, mas você pode me dizer o que significa as siglas: pe/ce.

Valeu pela atenção.
    CE (Customer Edge Router)
    PE (Provider Edge Router)

De acordo com a norma internacional, ainda tem o "P", ele não se comunica com CE, apenas com outro P pu PE.

P (Provider Edge Router)

Ai cada um escolhe o que quer para sua rede, uma estrutura com alta qualidade e disponibilidade, ou "gambiarras" porque fulano ou ciclano disse.
    Eu prefiro utilizar de acordo com o que diz a norma e os principais fabricantes recomendam.

Não é necessário equipamentos monstruosos, utilize os mesmos mikrotiks que você está acostumado.
    Se for um POP pequeno, use 02 RB750 e conforme a demanda crescer atualize o hardware.

6. Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    e pq as operadoras não tem um concentrador em cada poste então?
    Muito simples a resposta!

Design de rede e custo.

7.    Publicidade

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L