+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ptp 2 Nanostations 5 não passa de 50mb download.

    Olá galera, sou novo aqui, e novo nessa área de redes wireless, enfim...
    To com uma dúvida e um tremendo problema, Seguinte:
    possuo 2 nanostations 5, e um link de 50Mb de velocidade.

    o ptp está a 300mts, funciona direitinho, visada limpa e alinhada, porém... as nanos estão passando somente 25Mb de download dos 50mb.
    gostaria de saber em que parte de configuração eu mexo, pois já tentei algumas coisas, e não obtive sucesso. abaixei a frequencia para 20mhz, aumentei tbm, nao muda nada, ja ativei algumas opções na aba advanced, como burst, compression, etc... algumas vezes chegou a diminuir o link pra 10mb.
    botei as nanos pra trabalhar em 5dbi, 10, 20, nada muda, nao tem opção de ativar airmax, atualizei a firmware, e nada. já pesquisei na internet e nada.

    é que assim... Ela passa 50Mb de download e 25mb de upload? se passa, alguem poderia me ajudar nas configurações? seria o Canal ?

    se der pra ajudar em algo, blz, mais tarde Vou postar uns prints das configurações pra vocês darem uma olhada, ai fica mais facil.
    Última edição por Marvim; 16-10-2016 às 18:35. Razão: Desculpem, a Nano Station é 5 e não M5

  2. #2

    Padrão Re: Ptp 2 Nanostations m5 não passa de 50mb download.

    Poste as prints das abas MAIN e WIRELESS de ambos os rádios. Sem isso qualquer coisa é palpite no escuro.

  3. #3

    Padrão

    Desculpe o equívoco, mas são duas Nanostations 5 e não M5, mas ainda assim, segue minha dúvida, se passa ou nao os 50mb.
    ai os estão os prints...
    Essa é a que envia,
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main 10.10.png
Visualizações:	376
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	65201Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless 10.10.png
Visualizações:	303
Tamanho: 	57,9 KB
ID:      	65202


    essa eh a que recebe.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main 10.20.png
Visualizações:	300
Tamanho: 	52,2 KB
ID:      	65203Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless 10.20.png
Visualizações:	261
Tamanho: 	61,6 KB
ID:      	65204

  4. #4

    Padrão Re: Ptp 2 Nanostations 5 não passa de 50mb download.

    Se você observar em ambos os radios o padrão IEEE 802.11 MODE está em A. Então os rádios irão modular até 54mbps e não em MCS. Altere para N ou AUTO. Data rate mbps também deixe em AUTO. Isso deve resolver

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se você observar em ambos os radios o padrão IEEE 802.11 MODE está em A. Então os rádios irão modular até 54mbps e não em MCS. Altere para N ou AUTO. Data rate mbps também deixe em AUTO. Isso deve resolver

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Então, acho que aí está o problema, não tem a opção de por em "N". :/

  6. #6
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Jan 2016
    Posts
    74

    Padrão Re: Ptp 2 Nanostations m5 não passa de 50mb download.

    ola meu grande esse seu radio é antigo funciona 1x1 vc tera que trocar para mimo 2x2 ai vc tera uma banda maior

  7. #7

    Padrão Re: Ptp 2 Nanostations m5 não passa de 50mb download.

    Olá como o amigo disse acima, acredito também que por o radio ser antigo, sua transferência máxima sera 54mb

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por weslleyr.vieira Ver Post
    Olá como o amigo disse acima, acredito também que por o radio ser antigo, sua transferência máxima sera 54mb
    54mbps, 25 download e 25 de upload? somando os dois, ou consigo passar os 54mb só de download?

  9. #9

    Padrão Re: Ptp 2 Nanostations m5 não passa de 50mb download.

    Quanta confusão.
    54Mbps é o data rate máximo usável nesses rádios.

    Data rate é a taxa de dados que envolve o pacote TCP/IP com o cabeçalho wifi e cia. Se o data rate é de 54Mbps, o throughput (Velocidade real, só da parte TCP/IP) deve ficar em certa de metade disso.

    O throughput máximo conseguível nessas velharias 54M é de uns 20-24Mbps.

    Throughput é uma coisa, data rate é outra, não adianta NADA configurar pra um data rate alto.

    Nanostation5 talvez tenha firmware mais novo (Vai em https://www.ubnt.com/download/airmax...41507241344bin ) que suporte modo N, cujo data rate chega a 150Mbps (Mas cujo troughput mal chega a 70Mbps num NS M5), teria que atualizar pra ver se tem modo N, porque o modo A (802.11A) desses NS5 é um protocolo de 1999!


    Com equipamento 802.11a tem quem diga que já teve 24Mbps half-duplex (Falo de throughput), mas eu só consegui 22Mbps, usando cartões mini-pci muito bons (XR5). O número exato pode variar, mas as chances de conseguir 50Mbps half (Só download, digamos) usando equipamento 802.11a é zero. Precisa usar um data rate de mais de 100Mbps pra conseguir um throughput de uns 50Mbps.

    (Ou seja, teria que usar equipamento N, e ter sinal suficiente pra digamos MCS12 a 30MHz, seria uns -65dBm de sinal, se tiver sinal ruim tipo -70dBm e configurar pra data rate tipo MCS15 (150Mbps em 20MHz) também não adianta nada, tem que ter sinal suficiente pro data rate que escolher. Em 802.11a um sinal tipo -70dBm é suficiente pro data rate de 24Mbps, que vai ter throughput de uns 14Mbps na real. Configurar pro data rate de 54M com sinal baixo não dá mais throughput, simplesmente só perde percentualmente mais pacotes, a velocidade real (throughput) não aumenta, só aumenta o numero percentual de pacotes pedidos)

    Se está passando 25Mbps (Alias, note que 25Mbps não tem nada a ver com 25MB, menos ainda com 25MB/s) então seu PTP já está no limite, não tem como ter um throughput maior que esse usando 802.11a.

    (E com o NS M5 seu limite provavelmente iria pra 70-80Mbps half duplex (Só em 1 sentido), melhora muito mas o throughput conseguível não tem relação direta com o data rate (300Mbps no caso do NS M5))

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Quanta confusão.
    54Mbps é o data rate máximo usável nesses rádios.

    Data rate é a taxa de dados que envolve o pacote TCP/IP com o cabeçalho wifi e cia. Se o data rate é de 54Mbps, o throughput (Velocidade real, só da parte TCP/IP) deve ficar em certa de metade disso.

    O throughput máximo conseguível nessas velharias 54M é de uns 20-24Mbps.

    Throughput é uma coisa, data rate é outra, não adianta NADA configurar pra um data rate alto.

    Nanostation5 talvez tenha firmware mais novo (Vai em https://www.ubnt.com/download/airmax...41507241344bin ) que suporte modo N, cujo data rate chega a 150Mbps (Mas cujo troughput mal chega a 70Mbps num NS M5), teria que atualizar pra ver se tem modo N, porque o modo A (802.11A) desses NS5 é um protocolo de 1999!


    Com equipamento 802.11a tem quem diga que já teve 24Mbps half-duplex (Falo de throughput), mas eu só consegui 22Mbps, usando cartões mini-pci muito bons (XR5). O número exato pode variar, mas as chances de conseguir 50Mbps half (Só download, digamos) usando equipamento 802.11a é zero. Precisa usar um data rate de mais de 100Mbps pra conseguir um throughput de uns 50Mbps.

    (Ou seja, teria que usar equipamento N, e ter sinal suficiente pra digamos MCS12 a 30MHz, seria uns -65dBm de sinal, se tiver sinal ruim tipo -70dBm e configurar pra data rate tipo MCS15 (150Mbps em 20MHz) também não adianta nada, tem que ter sinal suficiente pro data rate que escolher. Em 802.11a um sinal tipo -70dBm é suficiente pro data rate de 24Mbps, que vai ter throughput de uns 14Mbps na real. Configurar pro data rate de 54M com sinal baixo não dá mais throughput, simplesmente só perde percentualmente mais pacotes, a velocidade real (throughput) não aumenta, só aumenta o numero percentual de pacotes pedidos)

    Se está passando 25Mbps (Alias, note que 25Mbps não tem nada a ver com 25MB, menos ainda com 25MB/s) então seu PTP já está no limite, não tem como ter um throughput maior que esse usando 802.11a.

    (E com o NS M5 seu limite provavelmente iria pra 70-80Mbps half duplex (Só em 1 sentido), melhora muito mas o throughput conseguível não tem relação direta com o data rate (300Mbps no caso do NS M5))
    Cara, Putz... muito obrigado pela paciência e explicação, agradeço a todos também, vou até dar uma re-lida nessa sua resposta, rs, pois muita coisa me esclareceu, e muita coisa não sabia. como sou novo nessa área de redes sem fio, (aliás não sei quase nada ainda) vou continuar pesquisando no forum, lendo uns topicos, e sempre tirando duvidas! to trabalhando nessa área numa empresa, e pretendo evoluir nesse quesito.

    bom, vou providenciar 2 Nanoloco M5, acho que conseguiria passar os 50Mbps throughput ou trabalhar com a nanobean, me falaram que é boa, afinal esses equipamentos meus, (não mencionei) já tinha guardado a um tempo, velharia mesmo, e usava para uma conexão bem mais baixa, botei por questão de necessidade mesmo, devido a isso, tenho que dar uma melhorada!

    Obrigado mesmo gente. (y)