+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Prezados ... há uma maneira de colocar um roteador atrás da minha RB fazendo o roteamento do meu link e a Rb só o QoS ( controle de velocidade & autenticação PPPOe ) ???????????????????? Eu gostaria de passar a carga de roteamento pro CISCO, porém preciso do mikrotik pra controlar a banda dos meus clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    ai no caso eu colocaria a RB em Bridge e apontaria o gateway do roteador para meus clientes ???

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    estude ospf que abrirá a mente

    Enviado via SM-G530BT usando UnderLinux App

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    o que ele quer é que a RB autentique e faça o controle de banda e quem faça o router o cisco tipo que a RB fique em bridge até tem como fazer mais não vejo o pq já que vai consumir processo dos 2 pq não faz tudo no cisco ?????

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    É só subir o OSPF no router Cisco.
    Colocar a RB autenticando por Pool configurado nela ou por poll do radius, habilitar o OSPF na RB.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Boa tarde amigo, o cisco não tem integração com o sistema de gerenciamento do meu provedor. Um amigo meu fez e eu notei um desempenho muito superior na abertura de páginas e na qualidade da internet dele. Ele separou os processos ficou infinitamente melhor do que o roteamento e controle de banda sendo executado pela Routerboard.



    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    o que ele quer é que a RB autentique e faça o controle de banda e quem faça o router o cisco tipo que a RB fique em bridge até tem como fazer mais não vejo o pq já que vai consumir processo dos 2 pq não faz tudo no cisco ?????

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Pois é

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Talvez seja pela complexidade de se manter um operando e falta de condições pra pagar alguém.

    Dá pra usar numa boa o RouterOS como concentrador e o Cisco como roteador de borda. Só usar roteamento estático ou dinâmico, se for o caso.

    Sent from my iPhone using UnderLinux

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Eu gostaria de fazer sem ospf.
    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    É só subir o OSPF no router Cisco.
    Colocar a RB autenticando por Pool configurado nela ou por poll do radius, habilitar o OSPF na RB.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Sem OSPF é possível tbm, porem se perde a possibilidade de ocupar melhor os blocos de endereçamento ipv4 públicos, se utilizar é claro, pois terá que definir através de rota estática blocos de IP para cada concentrador PPPoE.
    E tera uma manutenção maior tbm, pois caso o cliente mude de concentrador PPPoE, terá que trocar o IP atribuído a ele, o que não é legal.
    Ou criar uma rota mais especifica para ele.
    Até 3 anos atras fazia desta forma, mas hj com a escassez de ipv4, cortei as atribuições /29 para /30 e passei a trabalhar com OSPF para melhor ocupação dos blocos que possuo.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas Roteamento Cisco + Mikrotik

    Da sim ... você tem acesso ao roteador cisco ? Configura um /30 na interface giga ou fast dependendo do roteador ... estende esse link para o mikrotik e configura o 2 ip do /30 ... após isso só ajustar o gateway para o ip do router.


    Sent from my iPhone using UnderLinux