Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Senhores, estou com um problema o qual não consigo resolver. Ja passeei por diversas configurações e canais. O melhor resultado disparado foi usar canal 4920 em 30mhz. Em um sentido passa 150mb/s e no outro passa no maxmo 25mb/s , sendo que preciso que passe no minimo 35mb pois o link esta do outro lado.

Ja tentei com e sem airmax, canais de 5,10,20,25,30,40mhz, sendo os melhores resultados 25 e 30 mhz onde raramente bate 30/mbps.

Após analisar com airview encontrei outros canais vazios, sendo o 5755 onde o snr sobe bastante em comparação ao canal 4920, porem passa menos de 7mb/s , não sei mais o que fazer, fresnel 100%. Em questao da energia levei até o radio então não estou usando mais do que 30cm de cabo do poe até a antena. Ambos os radios estão com o mesmo firmware XW.v5.6.9, lembrando também que aumentar e diminuir a potencia não consigo diferença expressiva. A distancia é de 2.77km segundo o airlink, no mesmo lugar tenho um ptp de powerbeam m300 que esta passando 40/40 numa distancia de 5km, quase o dobro, não consigo entender, a unica coisa que falta é trocar o radio, porem não tenho como fazer isso. Segue imagens.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	84
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	65208Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	78
Tamanho: 	72,3 KB
ID:      	65209

2.    Publicidade

3. pow, se tem visada então teu alinhamento esta péssimo. O equipamento não faz milagre nessas condições. com essa distancia devia ter sinal ma casa dos -55. So alinha que funciona. vlw

4. Pois é, o sinal de RX na polarização vertical é -72 e -74dBm nos 2 lados, isso é sinal ruim, teria que usar algo tipo MCS10, que não passa nada que presta.

(Ter -68 ou -69dBm na pol. horizontal não adianta, o rádio usa as 2 polarizações, se não tiver sinal suficiente nos 2 (dois) chains um percentual enorme de pacotes será perdido)

Teria que erguer mais uma ou as 2, pro sinal ficar mais igual nos 2 chains (Zona de Fresnel parcialmente obstruída atenua sinal, e só na polarização atenuada).

Insisto: Se a zona de Fresnel estivesse mesmo 100% limpa teria sinal -68/-68dBm nos 2 chains, mas a vertical está com 5dBm a menos de sinal que a horizontal.

Experimenta girar as 2 em 90°, se o sinal na horizontal cair é porque há defeito nos rádioas, mas em 99,9% dos casos o sinal no outro chain passa a cair, sinal de zona de Fresnel parcialmente obstruída.

Em quebra-galho com zona de Fresnel ruim é usar ack-timeout fixo e bem alto (Tipo 6km, nesse caso), potência mais baixa (Nunca no talo) e data rate fixo baixo tipo MCS9 (-74dBm é baixo demais!), canal de 30MHz é uma boa pra esses casos.

Se continuar com -74dBm de sinal em algum lado ou polarização, não tem o que fazer, sinal baixo assim só serve pra data rate minúsculo, com -74dBm duvido até que tenha 100% de CCQ em MCS9.

5. Senhores, obrigado pelas respostas, mas como dito antes, fiz diversos testes, com configurações diferentes. Somente alterando o canal de 4920 para 5500 o sinal sobe de -72/-67 para -57/-57 , mas incrivelmente o ccq cai e a banda piora muito, não entendo pq o snr maior passa menos banda. com sinal ruim consigo 150mb/25mb , ja com o sinal alto consigo 3,68mb/2,50 . o Ajuste foi feito fino, perdi algum tempo e melhorou apenas 1db. Acontece a mesma coisa com o outro ptp de power m300, a unica diferença é que passa a mesma banda dos dois lados, sei que parece muito estranho. Agradeço a atenção, tentarei outro alinhamento do outro lado, pois do meu lado ja subi o ptp 2 metros para cima tb tentei 2 metros para baixo.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	46
Tamanho: 	64,0 KB
ID:      	65221Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.png
Visualizações:	42
Tamanho: 	64,4 KB
ID:      	65222Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airlink.png
Visualizações:	43
Tamanho: 	31,5 KB
ID:      	65223