+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Estrutura de rede ... ideias ....

    Fala Galera ... boa tarde

    Fiz um desenho kkkkk mais o menos .... sobre como vai ficar a minha estrutura .. e queria a opinião de vcs ... sobre os equipamentos ... Queria Ideias conceitos .... Vou centralizar as autenticações na 3011 . Posteriormente vou usar um servidor MK para gerenciar. Mas como grana ta meia curta e estou começando agora quero a opinião sincera de vcs .

    Desde ja agradeço a atenção ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cats.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	54,3 KB
ID:      	65228  

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Retire a 2011 e coloque um switch, e deixe as autenticações tudo na 3011, faça VLAN entre as duas ominitik para 3011

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    A questão da Vlan naum tinha pensado , mas a autenticação vai centralizar na 3011 msm , a rb 2011 vou usar, pq depois no lugar da Omnitik ( quando alcançar um numero de clientes ) vou colocar 4 SXT no lugar , mas msm assim autenticando na 3011 .

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Você poderia economizar e deixar essa 2011 de backup, mais se quiser fazer assim, não tem problema

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Backup Alex .. como assim ? Desculpe se for pergunta boba , mas to entrando agora na area e algumas coisas ainda me garram .

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    É uma opção tua, eu usaria um switch gerenciável (ToughSwitch é barato e tem 5 portas com POE).
    Gostei dessa ideia ab5x2...

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Essas omintik não tenho uma boa experiencia com elas, sinal fraco e não dissipa legal para todos os lados.

    Use 3 SXTg 5hpnd que já cobre a area toda e os clientes SXT lite5.

    No ptp não sei a distancia tente usar Nanobeam 22 ou 25, funcionam perfeitamente e tem uma boa taxa de transmissão.

    Onde está a 2011 poderia usar uma RB260gsp ou um Tplink TL-SG108PE os dois já tem POE integrado nas portas e voce sobe uma VLAN em cada eth.

    Lá no concentrador sobe um PPPoe Server por VLAN para ajudar no monitoramento.


  8. #8

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Citação Postado originalmente por wells.sp Ver Post
    Essas omintik não tenho uma boa experiencia com elas, sinal fraco e não dissipa legal para todos os lados.

    Use 3 SXTg 5hpnd que já cobre a area toda e os clientes SXT lite5.

    No ptp não sei a distancia tente usar Nanobeam 22 ou 25, funcionam perfeitamente e tem uma boa taxa de transmissão.

    Onde está a 2011 poderia usar uma RB260gsp ou um Tplink TL-SG108PE os dois já tem POE integrado nas portas e voce sobe uma VLAN em cada eth.

    Lá no concentrador sobe um PPPoe Server por VLAN para ajudar no monitoramento.

    Interessante , a cidade é pequena , a distancia do PTP é 500m só , por isso cloquei a sxt . Em relação a Omnitik , em parte é verdade , mas poucos clientes ela da conta . o problema é quando aumentar ....

  9. #9

    Padrão

    Estou mandando uma imagem da cidade , para vcs tere uma melhor ideia de como vai ser o atendimento .

    Ponto azul minha casa, de onde sai o link e vai ficar concentrado as autenticações , ponto roxo , prédio alto , onde termina esse PtP .

    Agora estou mudando um pouco de ideia ...

    Estou querendo trocar as Ominitik por painéis setoriais ou ate msm sxt com switch gerenciável, acho que vai me atender melhor , mas um amigo me disse que para cobrir os 360 graus so 4 sxt não dariam , o que vcs acham ?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cats-crop.jpg
Visualizações:	87
Tamanho: 	303,5 KB
ID:      	65236  

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Citação Postado originalmente por thiagoferreira Ver Post
    Backup Alex .. como assim ? Desculpe se for pergunta boba , mas to entrando agora na area e algumas coisas ainda me garram .

    Ter uma rb de reserva caso a sua principal queime

  11. #11

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Ter uma rb de reserva caso a sua principal queime

    Agora intendi mano .... valeu

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    SXT não é ideal para AP tipo PTMP, principalmente por ser de angulo estreito e ser licença Lv3.
    Amigo, para AP você tem que pensar também nos clientes, para principalmente aproveitar os recursos TDMA dos rádios. Se seus clientes terão estações Ubiquiti (Airgrid, Litebeam, Nano, etc) pense em ter Ubiquiti também no POP (Rocket M5 + painéis setoriais). Se seus clientes serāo Mikrotik (Sxt e Sxt HP) use RB912 + painéis setoriais. Se irá usar Intelbras, WOM 5000 principalmente, use como AP a APC 5M + painéis setoriais...

    Porquê tudo de um mesmo fabricante? Posso misturar? Pode... Mas tem duas coisas: Para misturar equipamentos de fabricantes difetentes, o protocolo TDMA nativo deverá ser desativado, pois o protocolo de um fabricante é incompatível com qualquer outro, então você não poderá usa-lo. Segundo a compatibilidade... o equipamento que oferece a melhor compatibilidade para estações multimarcas é Rocket Ubnt...

    Mas se quer aproveitar mesmo o melhor que os sistemas wireless modernos tem a oferecer. Escolha um fabricante e use ele desde o AP do POP até o cliente.

    Abraço

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    SXT não é ideal para AP tipo PTMP, principalmente por ser de angulo estreito e ser licença Lv3.
    Amigo, para AP você tem que pensar também nos clientes, para principalmente aproveitar os recursos TDMA dos rádios. Se seus clientes terão estações Ubiquiti (Airgrid, Litebeam, Nano, etc) pense em ter Ubiquiti também no POP (Rocket M5 + painéis setoriais). Se seus clientes serāo Mikrotik (Sxt e Sxt HP) use RB912 + painéis setoriais. Se irá usar Intelbras, WOM 5000 principalmente, use como AP a APC 5M + painéis setoriais...

    Porquê tudo de um mesmo fabricante? Posso misturar? Pode... Mas tem duas coisas: Para misturar equipamentos de fabricantes difetentes, o protocolo TDMA nativo deverá ser desativado, pois o protocolo de um fabricante é incompatível com qualquer outro, então você não poderá usa-lo. Segundo a compatibilidade... o equipamento que oferece a melhor compatibilidade para estações multimarcas é Rocket Ubnt...

    Mas se quer aproveitar mesmo o melhor que os sistemas wireless modernos tem a oferecer. Escolha um fabricante e use ele desde o AP do POP até o cliente.

    Abraço

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

    Boa tarde.

    Em relação as SXT amigo, no post citei a SXTg 5hpnd que é L4 e foi desenvolvida exatamente para função PMTP de baixo custo.

    No routerOS utilizando o protocolo TDMA Nv2 você vai chegar a excelentes taxas de transmissão e estabilidade.

    Hoje trabalhamos com rádio apenas em areas remotas pois já migramos a rede para FTTH ou PACPON, porém cheguei a ter 70 clientes SXT lite5 conectados a apenas um AP SXTg 5hpnd.

    Recomendo e insisto que utilize Mikrotik, as soluções UBNT são mais fáceis de configurar por isso o gosto do pessoal. (gosto não se discute)

    Mais se quiser utilizar um sistema confiável livre de virus e worms esta ai a solução.

    No caso do ângulo de abertura é de 90º , voce pode utilizar Basestations de 120º (isso mesmo a da UBNT) com RB912 e NV2.

    Utilizar o mesmo fabricante lhe garante ter todos os recursos de qualquer que seja a escolhas nas suas mãos.

    Pesquise sobre o uso de TDMA em PMTP.

    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura de rede ... ideias ....

    Pessoal to cotando alguns equipamentos , mas alguns não são homolagados ... porem tem garantia ...


    O que vcs acham ? Vale a pena comprar não homologado ?