+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MikroTik em Estações X86

    Boa noite,

    Ainda pouco estava lendo alguns tópicos, falando o quanto as pessoas trocam de Hardware (RouterBoard) com frequência...
    Alguém utiliza, ou já viu alguma aplicação do MikroTik instalado em Hardware X86?

    Queria debater um pouco sobre o assunto, pois o alto consumo de processamento das RB's se dá por conta de quais processos atribuídos às mesmas? Autenticação, Firewall, Roteamento, e etc...

    At,
    Eduardo Tomasi.

  2. #2

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Já usei x86 em Servidor, agora uso RouterOS 64_86 sobre CHR.

  3. #3

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    O que é CHR?

  4. #4

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    O que é CHR?
    É a sigla para Cloud Hosted Router...
    É um Router utilizado em máquinas virtuais, funciona da mesma maneira que qualquer equipamento de roteamento.

    At,
    Eduardo.

    Enviado via Nexus 5 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Mas qual soluçao pode oferece melhor desempenho?

    1- Uma RB Mikrotik CC1036
    2- Um bom servidor XEON com bastante memória e processador;
    3- Uma soluçao dessa de Cloud Hosted Router

    Atualmente tenho somente um concentrador e pretendo continuar usando somente um, porém já estamos perto de mil sessoes PPPoe e tenho receio de começar a ter problema por falta de capacidade do hardware da CCR ou do ROUTEROS.

  6. #6
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    X86 tem limitações de Memoria,
    CHR é a RB "virtualizada"
    se for pra ter seções PPPoE pode subir um x86 rodando somente o PPoE alem de seguro, vai isolar o serviço dos clientes pode manter clones da maquina caso venha a dar algum problema..

    não sugiro ficar somente com RB ou só com CHR entendo que eles se complementam, logo uma boa prática seria redesenhar a infra de sua rede. assim aproveita seu hardware e aproveita recursos

  7. #7

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Atualmente eu uso uma CCR1036 como concentrador, firewall e controle de banda. Todo dia é enviado automaticamente um email com o backup dessa RB.
    Tenho outra identica de reserva, já pré configurada, pronta pra assumir a funcao caso essa principal apresente problema.

    Essa configuracao tem me atendido muito bem até o momento, pois me traz a facilidade de ter que gerenciar somente esse servidor e também a tranquilidade de saber que eu posso substituir totalmente em alguns minutos, caso ela tenha algum problema ou venha a queimar.

    Ja vi varias sugestoes em descentralizar o concentador pppoe diminuindo o numero de coxoes por RB, porém nao me atrai muito essa topologia e realmente acho que deve ter uma forma de manter centralizada.

    A questao pra mim é:

    1-Até quantas conexoes essa RB CCR1036 poderia suportar?
    2- Até quantas conexoes uma boa plataforma x86 com RouerOS poderia suportar?

  8. #8

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Mas qual soluçao pode oferece melhor desempenho?

    1- Uma RB Mikrotik CC1036
    2- Um bom servidor XEON com bastante memória e processador;
    3- Uma soluçao dessa de Cloud Hosted Router

    Atualmente tenho somente um concentrador e pretendo continuar usando somente um, porém já estamos perto de mil sessoes PPPoe e tenho receio de começar a ter problema por falta de capacidade do hardware da CCR ou do ROUTEROS.
    CHR trabalha em 64 bits e aproveita bem o processador e memória, creio que 2 instâncias virtualizadas já seria ótimo, por redundância de kernel mesmo, não por necessidade.
    A licença é barato e transferível, comparando com a licença fixa, cara e intransferível do x86 comum.

  9. #9
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Sugiro que virtualize com proxmox é excelente

    Enviado via SM-J700M usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: MikroTik em Estações X86

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Atualmente eu uso uma CCR1036 como concentrador, firewall e controle de banda. Todo dia é enviado automaticamente um email com o backup dessa RB.
    Tenho outra identica de reserva, já pré configurada, pronta pra assumir a funcao caso essa principal apresente problema.

    Essa configuracao tem me atendido muito bem até o momento, pois me traz a facilidade de ter que gerenciar somente esse servidor e também a tranquilidade de saber que eu posso substituir totalmente em alguns minutos, caso ela tenha algum problema ou venha a queimar.

    Ja vi varias sugestoes em descentralizar o concentador pppoe diminuindo o numero de coxoes por RB, porém nao me atrai muito essa topologia e realmente acho que deve ter uma forma de manter centralizada.

    A questao pra mim é:

    1-Até quantas conexoes essa RB CCR1036 poderia suportar?
    2- Até quantas conexoes uma boa plataforma x86 com RouerOS poderia suportar?
    Só uma dica a ccr1036 é muito forte porém se um cpu dela estourar (100%) vai gerrar lentidão por isso tem que saber dimencionar bem o tráfego na suas portas e sempre monitorar os núcleos da CPU.

    Enviado via LG-D805 usando UnderLinux App