+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    Ola Pessoal

    Fiz um ponto a ponto de 4 km com 2 antenas Litebeam, esta funcionando, mas a velocidade fica variando. acho que inverti as antenas pois coloquei a (estacão para enviar a internet e o ponto de acesso para receber ).
    Tem problema esta inversão de posição?

    Quero fazer agora um sistema para compartilhar a minha internet com meus irmãos,( 05 no total) espalhados em um angulo de uns 120 graus a uma distancia máxima de minha casa de 1,5 km e minima de 100 metros, tem 2 a 600 metros que tem alguma arvore no caminho, mas, tem boa visada.
    Meus equipamentos atuais são----- roteador Tplink ---antena litebeam que envia------antena litebeam que recebe-----------roteador Tplink.
    Minha velocidade atual 15 mb, mas vou aumentar inicialmente pra 30 mb.

    Quais equipamentos usar? (ubiquite)
    Seria possível controlar a velocidade que irei enviar a eles?

    Segue imagens do Ponto a Ponto

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Estacao.jpg
Visualizações:	753
Tamanho: 	143,5 KB
ID:      	65356Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto de acesso.jpg
Visualizações:	697
Tamanho: 	141,7 KB
ID:      	65357

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Ola Pessoal

    Fiz um ponto a ponto de 4 km com 2 antenas Litebeam, esta funcionando, mas a velocidade fica variando. acho que inverti as antenas pois coloquei a (estacão para enviar a internet e o ponto de acesso para receber ).
    Tem problema esta inversão de posição?
    Vamos lá....

    Seu enlace me parece ok, CCQ bom, sinal bom, Noise floor OK, modulando em MCS alto (150/150mbps)... A inversão de posição nem sempre é um problema quando configurado em bridge, mas se puder configurar de modo que eles fiquem em sequência correta é recomendável.

    A variação de velocidade portanto nada parece ter a ver com o enlace em si. Pode ser o link que está usando, roteadores, tipo de configuração de roteamento, etc...
    Tem de lembrar também que a Litebeam é SISO 1x1. Então não dá pra esperar uma taxa contínua de down e up sempre.
    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Quero fazer agora um sistema para compartilhar a minha internet com meus irmãos,( 05 no total) espalhados em um angulo de uns 120 graus a uma distancia máxima de minha casa de 1,5 km e minima de 100 metros, tem 2 a 600 metros
    O equipamento para fazer essa distribuição seria um Rocket M5 + Painel setorial de 120º.

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    que tem alguma arvore no caminho, mas, tem boa visada.
    Sua informação é sem lógica... se tem uma árvore na frente a visada não é boa. Talvez tenha problemas.

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Seria possível controlar a velocidade que irei enviar a eles?
    Sim... instalando um Mikrotik na entrada do link e configurando as queues... ou diretamente no Traffic shapping de cada antena cliente. É só configurar na aba Network a velocidade máxima de cada um. Teria que mudar a senha de acesso de cada antena e não informar eles qual é...

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    seguindo as instruções do @sphreak, no meu cenário eu faria com uma omni da ubiquiti mesmo, em uma altura boa para que todos os seus irmãos tenham visada dela, só pra 5 pessos, use uma rb usada mesmo, da mais barata que encontrar, e nela cria os usuario pppoe, com os plano de acesso.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    seguindo as instruções do @sphreak, no meu cenário eu faria com uma omni da ubiquiti mesmo, em uma altura boa para que todos os seus irmãos tenham visada dela, só pra 5 pessos, use uma rb usada mesmo, da mais barata que encontrar, e nela cria os usuario pppoe, com os plano de acesso.
    Ola,
    Poderia explicar com mais detalhes, pq eu sou praticamente analfabeto em relação a internet via radio.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    Rosemiro,

    Omni é uma antena não direcional, ou seja, espalha o sinal em um quase plano de 360 graus.

    RB é uma routerboard da Mikrotik que em alguns modelos tem o rádio também, e aí pode ligar nessa antena. É isso @alextaws ?

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto Litebeam + Compartilhamento de internet

    @fhayashi, é RB é abreviação RouterBoard. Sim, pode fazer isso